sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Prefeitura intensifica limpeza da orla para festa da virada

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) montou um planejamento especial para a limpeza da cidade na celebração da virada do ano. A ação será realizada de modo mais intenso nas ruas e avenidas da orla marítima, onde o fluxo de pessoas é mais elevado devido à programação montada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) com shows e queima de fogos no réveillon. Mais de 400 agentes de limpeza serão deslocados de diversos pontos da Capital para suprir a demanda dos bairros próximos às praias.

O trabalho será realizado em forma de mutirão desde a praia do Sol até o Bessa, e, nas proximidades do palco montado pela PMJP, os agentes contarão com o apoio de um veículo especial para a higienização da areia. A ação terá início às 6h do domingo (1), com previsão de encerramento ao meio dia. O mesmo esquema será repetido também na segunda-feira (2), para garantir a retirada de resíduos eventuais.

Coleta domiciliar – A Emlur, assim como em anos anteriores, optou por antecipar os horários da coleta regular deste sábado (31). A coleta domiciliar deve ocorrer até às 19h30, facilitando o trabalho dos agentes de limpeza e o tráfego dos caminhões compactadores na orla marítima, uma vez que nessa área algumas vias serão interditadas para o fluxo de veículos a partir das 16h. Os moradores devem, então, ficar atentos para o esquema da coleta e, por conta da antecipação, o lixo deve ser colocado para fora das residências mais cedo.

Reforço das ações - Desde o início de dezembro, os serviços de limpeza foram intensificados na região da orla, visando garantir as praias limpas durante o verão e as festas de final de ano. Estas ações, que estão em andamento, têm o intuito de preparar o espaço para receber os moradores e visitantes durante as celebrações de réveillon, Circuito do Sol e Estação do Som. Para isso, além da atenção dada aos locais destinados aos shows, também foram executadas ações de varrição, coleta, roço e capinação nas principais vias que dão acesso à orla e aos pontos onde ocorrerão apresentações musicais e atividades esportivas.

De acordo com o diretor do Departamento de Remoção de Resíduos Sólidos, Varrição e Coleta (Devac), José Antônio Araújo, com a chegada do verão e o consequente aumento do número de visitantes na Capital, os esforços no trabalho de limpeza tem que ser ampliados. O diretor ainda afirmou que as equipes da Emlur devem concluir o mês de dezembro com mais de 1200 ações finalizadas, entre higienização de ruas, coleta de podas e limpeza em equipamentos públicos

Nenhum comentário: