sábado, 12 de novembro de 2011

UM RUMO SEM VOLTA?UM PASSADO DE GLÓRIA, UM PRESENTE DE VERGONHA! (José Mário Rodrigues Pacheco

Essa casa estar marcada na história da cidade de Itabaiana/PB tal qual outros acontecimentos tão importantes aqui ocorridos, senão vejamos: A batalha do riacho das pedras, o funcionamento do curtume Santo Antônio, a instalação do correto, os grandes carnavais da cidade e a feira de gado (a maior da região), e por falar em feira de gado foi nessa casa que morou um dos grandes homens que essa cidade já teve, o Sr. Severino Duré.


Foi Severino Duré e seus irmãos, João Duré e José Duré que fizeram as grandes e memoráveis vaquejadas dessa cidade e região lembradas até hoje; foi ele que forneceu por muitos e muitos anos a carne que abastecia os hospitais da capital João Pessoa; foram eles que fizeram com que até hoje o que era apelido (Duré) se tornasse um nome, uma referência.

Nessa casa o então Empresário, Fazendeiro, e Homem Público (pois já estava engajado na política da cidade) Severino Duré, recebeu em seu interior os Governadores do Estado da Paraíba Pedro Gondim e João Agripino e outra dezena de deputados estaduais e federais, foi sentados ao redor da mesa de jantar ou na sala enquanto esperavam a comida ser servida, que se discutiu a solução para os problemas da cidade naquela época.

O tempo passa, e muito tempo depois, essa mesma casa continua com o seu status de local das grandes decisões da cidade, é que o então prefeito municipal Dr. Santiago aluga o prédio e o transforma na Prefeitura Municipal de Itabaiana, e ali continua a receber as maiores autoridades do estado, alguns anos depois, o então prefeito á época Galego compra o referido prédio em 05 (cinco parcelas), pagando 02 e o seu sucessor eleito prefeito Babá paga as outras 03 parcelas restantes, e depois a transforma em Secretaria da Saúde tendo em vista a compra de um novo prédio onde funciona atualmente a Prefeitura Municipal.

Para nossa surpresa e vergonha, essa casa de grandes e memoráveis encontros políticos encontra-se hoje servindo de “MICTÓRIO PÚBLICO” dos bares que funcionam nas áreas próximas. Como pode uma Secretaria (da Saúde), que deveria ser e dá exemplo de uma boa saúde, oferece as suas dependências para que lá seja feito todas as necessidades fisiológicas, isso só nos entristece, isso só nos envergonha.


José Mário Rodrigues Pacheco


- Não é triste mudar de idéias; triste é não ter idéias para mudar.
(Barão de Itararé, ou Sun-Tzu, ou U-Tan. Mas é certo que não foi nenhum esquerdista)

- Quem se omite, indiretamente se associa."
(Benjamim Constant)

- "O mundo estaria salvo se os homens de bem tivessem a mesma ousadia dos canalhas".

- " Tudo o que é necessário para que o mal triunfe é a omissão dos homens de boa índole."
(Edmund Burke).

-"Há um IDIOTA no poder, mas os que o elegeram estão bem representados".
(Aparício Torelli, Barão de Itararé)

"CAVALGANDO NA PLANÍCIE DA SOLIDARIEDADE''
CAVALGADA DA INTEGRAÇÃO JOÃO DURÉ
SITE www.joaodure.com.br


"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam

Nenhum comentário: