quarta-feira, 18 de abril de 2012

João Pessoa conta com mais de cem pacientes que aguardam cirurgias de joelho, ombro e quadril há mais de quatro anos

A reportagem do ClickPB recebeu na tarde de hoje (18) um verdadeiro dossiê que comprova o caos na saúde pública do município de João Pessoa. A lista apresenta o nome de 108 pacientes que aguardam há quase cinco anos a realização de cirurgias ortopédicas. A listagem contém os nomes, endereços e telefones dos pacientes da “Fila do Osso”.

As lesões que acometem os pacientes são: “astrocopia de joelho, alongamento de osso da perna, artroscopia de ombo, artroscopia de quadril, artrosplastia de joelho, artrodese de coluna, cirurgia de braço, osteotomia do ante pé e outra lesões”. A reportagem entrou em contato com alguns pacientes que informaram que aguardam desde 2007 a marcação da cirurgia e até hoje sofrem com dores intensas e reclamam do abandono das autoridades.

No documento enviado à Redação, foi anexado a Ata de Registro de Preços 017/2010, realizada pela Secretaria de Saúde de João Pessoa no valor de R$ 5.523.141,60, no ano eleitoral de 2010, com a promessa de regularização de todos os procedimentos cirúrgicos em atraso. “Até hoje foram apenas promessas”, relata um dos pacientes que integram a “fila do osso”, já denunciado por diversas vezes pelo deputado estadual Anibal Marcolino (PSL).

A reportagem do ClickPB tentou ouvir a Secretária de Saúde de João Pessoa, Roseana Meira, mas todas as ligações foram rejeitadas. Também foi feito contato com a Secretária de Comunicação, jornalista Marly Lúcio, mas outras pessoas atenderam a ligação, informando que ela havia esquecido seu celular na Secom. Até a publicação desta matéria, não foi possível ouvir a versão da Prefeitura de João Pessoa.

Na relação de pacientes listados no dossiê, aproximadamente 10% já realizaram as cirurgias.

Nenhum comentário: