domingo, 23 de setembro de 2012

Em Sousa, criações de gado e frango sofrem com falta de alimento

A reportagem do programa Globo Rural mostrou que alguns rebanhos de frango e gado passam fome por causa da seca na cidade de Sousa, pois o programa do Governo, feito através da Conab para vender milho mais barato, não traz quantidade suficiente para compra dos produtores.

De acordo com a reportagem, na sede da Conab em Sousa, houve fila de produtores que estavam agendados para receber o milho comprado do governo por um preço mais baixo, mas, a cota mínima de 30 sacas por produtor foi reduzida pela metade.

Quem precisa comprar o produto no mercado está pagando um preço muito alto. No armazém do comerciante Manoel Alcindo, por exemplo, a saca de 60 quilos sai por R$ 48. "Encareceu muito por conta da distância. Milho do Mato Grosso o frete fica muito caro. Isso fica inviável para o pessoal de armazém que vende o milho", diz.

A Conab informou que a empresa está contratando mais transportadoras porque aumentou o pagamento pelos fretes. Com isso, promete normalizar o abastecimento em pouco tempo. "No dia 14 nós tivemos uma licitação na qual foi ofertada a remoção de 105 mil toneladas de milho para as regiões afetadas pela seca. Todos os lotes ofertados foram arrematados", diz Rafael Bueno, superintendente de armazenagem da Conab.

O principal motivo da falta de milho é o preço do frete, que dificulta a negociação entre a Conab e as transportadoras.

Nenhum comentário: