segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Aulas recomeçam na segunda-feira na UFPB após quatro meses de greve

Nesta segunda-feira (17), dia em que a greve dos professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) completaria quatro meses, as aulas recomeçam na instituição. A Coordenação de Escolaridade (Codesc) mudou o calendário acadêmico em função do movimento grevista e o período reiniciado na segunda-feira será encerrado no dia 6 de novembro.

A decisão pelo fim da greve foi tomada na quarta-feira (12) em assembleia com os professores. Com o retorno das atividades, cerca de 42 mil alunos voltam a assistir às aulas que estavam paralisadas desde o início do movimento, no dia 17 de maio. Como a mobilização demorou, a universidade precisou redefinir o calendário.

De acordo com o novo calendário, o primeiro período termina no dia 6 de novembro e o segundo começa no dia 26 de novembro e vai até abril de 2013. A proposta apresentada pela Codesc ainda será avaliada na terça-feira (18) pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Na segunda-feira já serão retomadas todas as atividades acadêmicas, como graduação, pós-graduação e ensino à distância.

A greve dos docentes envolveu várias universidades federais e eles reivindicavam a reestruturação da carreira, melhoria das condições de trabalho e a modificação do Projeto de Lei que o governo enviou para mudar a carreira da categoria e que foi rejeitado pelos professores. Eles querem a padronização do nível de carreira para um só. Atualmente, são 17 níveis de professores e o governo reduziria no máximo para 13.
Em Campina Grande

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) também estava em greve há quatro meses. Na quarta-feira (12) os professores se reuniram e decidiram encerrar o movimento e já voltam a trabalhar também na segunda-feira (17), mas as aulas somente serão retomadas no dia 24 deste mês. Na UFCG são quase 25 mil alunos. A reitoria informou que vai esperar o término da greve para estudar mudanças no calendário letivo, mas adiantou que o período 2012.2 deve se estender pelos primeiros meses de 2013.

Servidores
Os servidores da UFPB e da UFCG também estava em greve e decidiram no dia 21 de agosto pelo término da greve. Eles aceitaram a proposta do Governo Federal e voltaram ao trabalho no dia 27 do mesmo mês. A proposta do Governo Federal, que foi aceita pelos servidores, é de um reajuste salarial de 15% até 2015, a partir de 2013.
IFPB

Os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba da Paraíba (IFPB), após quase três meses em greve, também estão retomando aos poucos as as atividades. Nos campus de Campina Grande e Sousa os professores e técnicos voltaram ao trabalho no dia 10 e as aulas serão reiniciadas na segunda-feira (17).

Apesar do fim do movimento grevista, os professores informaram que vão continuar mobilizados lutando por melhorias, mas que entenderam que era a hora de voltar. Os servidores reivindicam a reestruturação da carreira, aumento salarial de aproximadamente 22,08% e garantias da previdência, além da melhoria nas condições de trabalho e o repasse de 10% do PIB nacional para educação.

Nenhum comentário: