terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Falta de médicos atrasa 13 cirurgias em Hospital de Trauma de Campina Grande

Desde a sexta-feira (17), 13 cirurgias deixaram de ser feitas no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. O atraso aconteceu durante o plantão de Carnaval, um dos mais movimentados do ano, devido à falta de renovação do contrato da unidade com a cooperativa de médicos ortopedistas desde janeiro . As atividades só foram retomadas em ritmo reduzido no sábado (18), quando oito médicos ortopedistas do Rio de Janeiro para trazidos à Paraiba para suprir o plantão. Na segunda-feira, mais dois profissionais chegaram para agilizar a realização das cirurgias.

De acordo com o diretor do Hospital de Trauma, Flaubert Cruz, a direção teve dificuldades para montar a escala em decorrência do Carnaval. "Tivemos problemas durante 24 horas, mas agora já está tudo sob controle", garantiu o diretor. Ele explicou que a direção tentou negociar com a cooperativa e propôs contratos individuais com médicos, mas eles teriam rejeitado a proposta. O convênio com uma nova cooperativa ou a renovação ainda dependem de licitação.

Entre a sexta-feira e o sábado, enquanto a equipe substituta não chegava, os pacientes que apresentavam estado mais grave foram transferidos para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Durante o feriadão, são realizados cerca de 300 atendimentos por dia na unidade, a maioria deles em decorrência de acidentes com motocicletas.

Nenhum comentário: