sábado, 20 de outubro de 2012

Wilson Santiago e Manoel Júnior vão disputar comando do PMDB contra Maranhão e Veneziano

Lideranças políticas do PMDB resolveram bater chapa com o ex-governador José Maranhão na disputa pela direção estadual da legenda. O grupo lançou o nome do ex-senador Wilson Santiago, para presidência, e o deputado federal Manoel Júnior, como candidato a vice. Maranhão foi lançado ao cargo pelo senador Vital Filho (PMDB), na tarde desta quinta-feira (19). Sem consenso, o ex-governador aceitou a disputa interna e terá como candidato a vice o atual prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo.

Irmão de Veneziano, Vital tinha anunciado que a volta de Maranhão á presidência estadual do PMDB teria o apoio de Santiago e do seu filho, o deputado federal Wilson Filho. Ambos desmentiram, assim como o deputado Gervásio Filho, que mobilizou o grupo de insatisfeitos. Eles disseram que só ficaram sabendo desta decisão pela imprensa. Este foi um dos motivos que levaram o grupo a criar a chapa.

De acordo com o deputado federal Wilson Filho, além dele, a chapa tem apoio dos deputados estaduais Gervásio Maia e Trócolli Júnior, dos vereadores da Capital Fernando Milanez e Mangueira e da maioria dos prefeitos do PMDB, totalizando mais de 50 lideranças no Estado.

Os deputados Gervásio e Wilson manifestaram suas opiniões através das redes sociais nesta sexta. Segundo o deputado estadual, Gervásio Maia, o lema da chapa é democracia com participação. “A chapa tem a participação das lideranças de todas as regiões do Estado. O lema é: democracia com participação”, afirmou Gervásio.


Wilson Filho também ratificou o lema da chapa em seu Twitter. “O lema desta chapa é: Democracia com Participação. Vamos juntos fazer diferente, com respeito mútuo e visando um partido ainda mais forte”, explicou Wilson.




A decisão dos peemedebistas foi tomada um dia depois do convite do senador Vital do Rêgo ao ex-governador José Maranhão com o objetivo de encabeçar uma chapa única para eleições estaduais do partido. Antes desta decisão, Maranhão havia afirmado que iria assumir a presidência do PMDB. “Vou assumir a presidência do partido”, anunciou.

"Isso não é provocar a divisão. É provocar debate democrático", disse Wilson Santiago sobre sua chapa logo após a inscrição na sede da legenda, em João Pessoa. Na avaliação de Trócolli Júnior, o partido pode chegar a um consenso antes das eleições internas, na próxima sexta-feira (26), mas saiu em defesa de Santiago. “Vou pregar o entendimento. Acho que existe possibilidade de manter o partido unido. Renovação pacifica, não é uma renovação de confusão”.

O vereador Mangueira disse que a participação de Veneziano como vice de Maranhão não muda a postura do grupo. “Vice não manda em nada”, definiu. “A intenção é mostrar que a maioria do PMDB quer mudança, porque nesses anos o PMDB só fez perder. Perdeu prefeitura, governo e vereadores”, desabafou.

Nenhum comentário: