segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Médicos da PB paralisam atividades em planos de saúde a partir desta segunda

Médicos paraibanos decidiram, na noite da últma quarta, 10, suspender o atendimento a pacientes de planos de saúde, seguindo a paralisação que já acontece desde quarta em 17 estados. De acordo com Conselho Federal de Medicina (CFM), o protesto é contra o que os profissionais consideram ser "abusos" praticados pelas operadoras.

Inicialmente, a duração da paralisação nacional varia em cada estado, mas o CFM afirma que pode se estender por até 15 dias e, durante esse período, estão previstas manifestações públicas, como assembleias e caminhadas.

Os profissionais pedem um reajuste anual dos honorários e a garantia de uma melhor assistência aos pacientes, sem interferência das operadoras na relação médico-paciente, entre outras exigências.

O movimento não deve atingir casos de emergência - apenas a chamada assistência eletiva, ou seja, quando a pessoa tem a possibilidade de voltar em outra ocasião. Segundo lideranças ouvidas pelo CFM, os pacientes não devem ser prejudicados, pois serão informados previamente sobre a suspensão do atendimento e vão poder remarcar as consultas e cirurgias agendadas.

Nenhum comentário: