quinta-feira, 5 de julho de 2012

Último dia de registro de candidaturas tem tumulto em João Pessoa

O registro de candidaturas no Fórum Eleitoral de João Pessoa no bairro do Roger, começou tumultuado nesta quinta-feira (5), último dia de registro. Os servidores em greve do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba alegaram que o acordo com o juíz da 64ª Zona Eleitoral, Fabiano Moura de Moura, tinha sido descumprido. Segundo os servidores, durante a reunião realizada na tarde da quarta-feira (4), ficou definido que apenas um terço do efetivo iria trabalhar na 64ª, o que, de acordo com os grevistas, não aconteceu.

Durante a reunião, que acabou por volta das 12h20, os portões do Fórum Eleitoral foram fechados e parte dos candidatos foram impedidos de registrar suas candidaturas na capital. O senador Cícero Lucena (PSDB) e o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), ambos pré-candidatos à Prefeitura de João Pessoa, foram prejudicados com o fechamento do Fórum.

O juiz Fabiano Moura de Moura disse que os registros dos candidatos seriam garantidos. Segundo ele, foi feito um entendimento com o comando de greve para que não fosse impedido o acesso de ninguém. "Estão todos de acordo para que os candidatos e partidos adentrem e nós estamos aqui para garantir que isso aconteça", afirmou. O magistrado ressaltou ainda que não existe possibilidade de prorrogação do prazo para efetivação dos registros.

Apesar de não ter conseuido se registrar, o senador Cícero Lucena disse que respeitava a greve e que seu registro será feito no período da tarde por sua assessoria jurídica. Já Luciano Cartaxo permaneceu na frente do Fórum Eleitoral aguardando o fim do impasse e após cerca de 10 minutos teve a entrada liberada e conseguiu fazer o registro. Antes dos servidores impedirem a entrada dos políticos, Renan Palmeira (PSOL), também candidato à prefeitura de João Pessoa conseguiu registrar a candidatura.

O coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal na Paraíba (Sindjuf-PB), Marcos Lopes, afirmou que a ordem de fechamento dos portões não partiu do comando de greve, sendo uma medida tomada isoladamente por servidores grevistas.


Antes da reunião, o juiz da 64ª afirmou que a garantia dos registro não cabia nem a ele como magistrado responsável pela zona eleitoral, nem aos servidores da Justiça Eleitoral. “O registro de candidaturas é um direito garantido a qualquer candidato. Ninguém dá garantia, o registro é um direito garantido. E quanto à reunião, não houve acordo nenhum, o que houve foi a exposição do bom senso do comando de greve em não impedir os registro das candidaturas”, comentou Moura de Moura. Apesar de afirmar que não houve acordo com os grevistas, o juiz da 64ª Zona declarou apoio às reivindicações dos servidores.

José Alves, integrante do comando de greve, reforçou que os registros das candidatuas sempre foram permitidos, uma vez que é direito dos candidatos diante de um calendário eleitoral. “Nossa mobilização não é para prejudicar o calendário eleitoral, mas para chamar atenção a um problema que se arrasta há mais de quatro anos. Até o presente momento não tivemos contato do TRE da Paraíba, no sentido de nos apoiar na empreitada. Continuamos nossa greve”, finalizou.

Nenhum comentário: