quinta-feira, 19 de julho de 2012

Nome do Centro de Convenções gera polêmica entre deputados, família Burity e Governo do Estado

O nome do 'Centro de Convenções de João Pessoa', que só terá a primeira etapa inaugurada no próximo dia 5 de agosto, motivou uma nova polêmica nos meios políticos. Envolve a Assembleia Legislativa, o Governo do Estado e a família do ex-governador Tarcísio de Miranda Burity. Tudo por conta da iniciativa de deputados estaduais e do governador Ricardo Coutinho, em colocar no Centro de Convenções o nome do ex-governador e ex-senador 'Poeta Ronaldo Cunha Lima".

Há duas semanas, os deputados estaduais Francisco de Assis Quintans (DEM) e Eva Gouveia (PSD) apresentaram requerimentos individuais, na Assembleia Legislativa do Estado, propondo a homenagem a Ronaldo. Na tarde desta quarta-feira, em sessão extraordinária, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou a iniciativa de Quintans.

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), enviou uma mensagem para a Assembleia Legislativa na última terça-feira (17) com o projeto de lei denominando de 'Poeta Ronaldo Cunha Lima' o Centro de Convenções da Capital. Ainda nem sequer começou a tramitar nas comissões permanentes do Legislativo.

Essas propostas provocaram a reação da família de Tarcísio Burity, que reivindica que a homenagem à memória do ex-governador. Segundo a família, Burity "planejou e iniciou o 'Projeto Costa do Sol', incluindo o Centro de Convenções, nos fins da década de 1980".

A carta aberta da família do ex-governador Tarcísio Burity, dirigida ao governador Ricardo Coutinho, foi publicada na edição impressa desta quinta do Jornal Correio da Paraíba.

No carta, a viúva Glauce Maria Navarro Burity e os filhos explicam que solicitaram ao então governador José Maranhão que colocasse o nome do 'idealizador e desbravador da área, governador Tarcísio de Miranda Burity'. No final, a família diz que não é contra as homenagens ao ex-governador Ronaldo Cunha Lima, "mas seria uma injustiça omitir o nome de Tarcísio Burity".

O requerimento do deputado Francisco Quintans, apresentado no último dia 11, deve ser apreciado em plenário na próxima quarta-feira (25). De acordo com o autor, é preciso que haja celeridade na votação, pois a primeira etapa da obra deve ser entregue no dia 05 de agosto. Quintans disse ainda que a ideia de homenagear o ex-governador Ronaldo Cunha Lima "já foi absorvida pelos 36 parlamentares da ALPB, sendo assim difícil a não aprovação na Casa".

“A ideia embrionária é minha e acredito que a aprovação é uma situação irreversível, tendo em vista que é um projeto encaminhado por 36 deputados. Nós estamos proporcionando uma homenagem a um dos maiores patrimônio público e cultural, que foi Ronaldo da Cunha Lima. Então agora teremos que dar celeridade ao Projeto no plenário, para que seja transformado em Lei e daí a superintendência de obras adote providências para que esta homenagem seja implementada”, ressaltou.

Nenhum comentário: