terça-feira, 26 de junho de 2012

Água fornecida em João Pessoa tem substâncias prejudiciais, diz pesquisa

Uma pesquisa do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas da Universidade Estadual de Campinas em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) verificou que a água potável fornecida na cidade de João Pessoa apresenta contaminação por substâncias que não são listadas entre as permitidas pelo Ministério da Saúde, mas que podem ser nocivas à saúde humana.


A pesquisa foi realizada em todas as capitais do país e constatou que as substâncias contaminantes estariam presentes em 16 capitais brasileiras, onde vivem aproximadamente 40 milhões de pessoas. O levantamento foi realizado por amostras coletadas em residências e 49 delas apresentaram as substâncias, que são cafeína e atrazina, uma espécie de agrotóxico.

O coordenador do estudo, professor Wilson de Figeuiredo Jardim, explicou em entrevista à rádio CBN que a cafeína funciona como uma espécie de detector da eficiência das estações de tratamento de água. Ou seja, onde a cafeína está presente, há grande probabilidade da presença de outros contaminantes. Ele ainda explicou que os mananciais estão contaminados e a filtragem não está conseguindo reter os contaminantes, que acabam chegando às torneiras.

A assessoria de imprensa da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou que o tratamento é feito em três etapas e assegurou que o processo consegue reter 95% das impurezas e que a quantidade destas substâncias que estariam passando é muito pequena, incapaz de prejudicar a saúde do ser humano. A justificativa é de que neste período chuvoso aumentam as impurezas na água, mas a assessoria informou que faz o monitoramento das estações .

O Instituto de Química da Unicamp deve continuar pesquisando e comparando amostras nos locais que apresentaram a contaminação durante peo menos dois anos, para rastrear soluções. Também serão pesquisados quais são os danos causados por estas substâncias.

Nenhum comentário: