segunda-feira, 1 de abril de 2013

Semana Santa registra 4 vezes mais mortes do que o Carnaval na Grande João Pessoa

Vinte e cinco homicídios foram registrados pelas autoridades policiais na região metropolitana de João Pessoa durante o feriadão da Semana Santa. Conforme as estatísticas, o número representa um aumento de mais de 300% em relação ao período de Carnaval deste ano, quando foram registrados seis crimes violentos letais e intencionais.

Além do aumento significativo de homicídios de um feriado prolongado para outro, dois fatores fazem a situação parecer ainda mais grave. O feriado de Carnaval é uma festa mundana e o de Páscoa é religioso. Além disso, o Carnaval tem uma duração de quatro dias, e a Páscoa, três.

De acordo com a polícia, um homicídio doloso foi registrado a cada quatro horas. Apesar do feriado religioso ser considerado tranquilo devido ao momento de reflexão, a criminalidade não deu trégua e a grande João Pessoa teve um aumento na taxa de crimes letais.

Jovens, ex-presidiários e pessoas em antecedentes criminais foram assassinados no meio da rua, dentro de casa, corpos encontrados em matagais e riachos. Segundo as autoridades policiais, uma grande parte da vítima tem ligação com o tráfico de drogas.

Durante entrevista ao radiofônico Correio Debate, 98 FM, o tenente coronel Jefferson Pereira, comandante do Policiamento Regional metropolitano, considerou o número dos assassinatos ocorridos durante os cinco dias da Semana Santa normal e dentro do quesito de razoabilidade.

“Tivemos uma incidência de homicídios na região metropolitana, mas graças a Deus, não houve um aumento substancial com relação a 2010 e 2011, e os assassinatos estão dentro da expectativa de razoabilidade das policias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros”, disse o policial, informando que houve um aumento do efetivo de policiais militares nas ruas.

Além dos homicídios, segundo boletim do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, 35 pessoas foram atendidas na unidade vítimas de tentativas de homicídios.

BALANÇO OFICIAL

Segundo boletim divulgado nesta segunda-feira (1) pela Secretária de Comunicação do Estado (Secom-PB), durante os cinco dias de ações da Operação Semana Santa, a Polícia Militar realizou mais de 160 prisões e conduções de pessoas à delegacia, em todo o Estado, e apreendeu cerca de 40 armas de fogo. Levando em consideração apenas as ocorrências de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e tentativa de homicídios foram 60 detenções. As demais (acima de cem) dizem respeito aos registros de menor porte: agressão física, desacato e embriaguez ao volante

Nenhum comentário: