segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Mais de 250 mil pessoas são esperadas para réveillon da Capital; confira toda programação

Mais de 250 mil pessoas são esperadas para a festa do réveillon nas areais das praias de Tambaú e Cabo Branco, em João Pessoa. A banda Paralamas do Sucesso vai abrir o ano de 2013 na festa, cantando sucessos como “Ela disse adeus”, “Cuide bem do seu amor” e “Lanterna dos afogados”, a banda agitará as mais de 400 mil pessoas esperadas para o show.

Antes da apresentação da banda, a Capital paraibana verá a queima de três toneladas de fogos de artifício, em show pirotécnico com 14 minutos de duração. Antes da passagem do ano, porém, se apresentam a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, às 20h, e o grupo Capim Cubano, às 22h da segunda (31). A festa será encerrada ao som do frevo, com Mestre Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, que vai animar o público até o amanhecer.

Das festividades programadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope), a banda Paralamas do Sucesso é a principal atração. O grupo comandado pelo vocalista paraibano Herbert Viana promete incendiar a madrugada do primeiro dia do novo ano com um show eletrizante e memorável. No repertório, canções como “Sem mais adeus” e “Óculos” estão confirmadas.

Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste – Às 20h, a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste dá início às apresentações na festa que fecha o ano em que o grande mestre Luiz Gonzaga completaria 100 anos de idade. No Réveillon de João Pessoa, o grupo formado por sanfoneiros, flautistas e percussionistas interpretará músicas emblemáticas de Luiz Gonzaga, como “Cintura Fina”, a “Volta da asa branca” e “Lembrança de um beijo”.

A orquestra garante um show com muito forró, xote, baião e marchinhas juninas, ritmos típicos nordestinos que vão fazer o povo levantar a areia da praia do Cabo Branco e apreciar a beleza dos arranjos próprios da Orquestra, feitos pelo maestro Lucílio Souza. O show contará ainda com participação especial de Mahatma Costa, fazendo solos e acompanhando a orquestra em sua apresentação.

Capín

A partir das 22h, o grupo paraibano Capín (antigo Capim Cubano) sobe ao palco levando charme e sacudindo maracas, castanholas e guiros, num show que mistura salsa, merengue, cúmbia, rumba e pop latino. Além de seu já consagrado repertório, a banda apresentará novas canções, fruto do novo trabalho intitulado “Capín – Miami Station”, com um som ainda mais dançante e o incremento do dance eletrônico.

Boas vindas a 2013 – À meia noite, tem início a queima de fogos de artifício, com um show pirotécnico de 14 minutos de duração. Este ano, a PMJP inova ao adquirir três toneladas de material e armazená-las em duas balsas a400 metros de distância da praia. Para evitar incidentes, até o início da festa será montado um esquema especial de segurança, que inclui equipe do Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e da Guarda Municipal.

Após o show de Capín, entra em cena a Banda Paralamas do Sucesso. A consagrada banda vai apresentar o melhor do rock nacional, mesclando canções que fazem parte da história de toda uma geração. Às 2h20, entra em cena o frevo, com show do Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério. A apresentação vai se prolongar até que apareçam os primeiros raios de sol do novo ano.

Estrutura

A festa do Réveillon acontecerá em uma estrutura de 20 mil metros quadrados, no entorno do Busto de Tamandaré. O palco, em formato de concha acústica, possui 18m de frente por 14m de comprimento. Quem estiver mais distante do palco poderá conferir a apresentação por dois telões instalados no espaço da plateia. Por trás da estrutura técnica do evento, vai ser colocado um telão, com uma torre de som, para que as pessoas que estejam nesse espaço também possam acompanhar os shows.

Uma das novidades para este ano é a instalação de um tablado de 6m x 6m de tamanho para garantir a acessibilidade aos cadeirantes, no Busto de Tamandaré. O local escolhido para a instalação possui boa visibilidade para o palco e será coberto, contando ainda com banheiros adaptados.

Flanelinhas

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) realizou o cadastramento dos flanelinhas, obedecendo a uma lei municipal.

Segurança

A Rua Índio Arabutan, em Tambaú, ficará fechada para o trânsito. Nela serão instaladas as bases e os estandes de todos os órgãos de segurança pública e das secretarias municipais envolvidas no evento. Já os banheiros químicos, totalizando 100 unidades, incluindo os simples e os adaptados, ficarão instalados nas avenidas Almirante Tamandaré e José Augusto Trindade.

A Polícia Civil vai disponibilizar um efetivo de 80 homens para atender as ocorrências do Réveillon. A corporação também anunciou dez viaturas para realizar trabalhos no evento. Para completar o esquema de segurança, haverá uma delegacia móvel para atendimento do público, equipada com computador e impressora, que ficará na região da praia de Tambaú.

A Delegacia Online estará funcionando para atender ocorrências de perdas e extravio de documentos e objetos. Com relação ao trabalho repressivo, as polícias civis das delegacias especializadas também estarão infiltradas nas duas festividades, com o intuito de debelar qualquer tipo de prática criminosa.

Tendas e trânsito

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) acompanhará a instalação das tendas no Réveillon a partir das 8h do dia 31 de dezembro, orientando as famílias. Esses abrigos precisarão ter dois metros de distância entre eles e ficar a cinco metros das dunas e áreas de vegetação nativa. Oitenta agentes de controle urbano e fiscais estarão responsáveis pelo trabalho.

Alterações no trânsito

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa definiu, nesta sexta-feira (28), o plano especial de mobilidade para a festa de Réveillon na orla marítima da Capital, para garantir o acesso seguro da população à festa da virada ano.

O trecho da Avenida Almirante Tamandaré, compreendido entre a Rua Helena Meira Lima (Tambaú) e a Avenida Adolfo Loureiro (Cabo Branco), bem como todo o seu entorno, será bloqueado ao tráfego de veículos já a partir das 16h da segunda-feira (31), privilegiando o acesso e o espaço dos pedestres no local do evento.

Contingente

A Semob vai disponibilizar 100 agentes de mobilidade para fiscalizar o trânsito e orientar os condutores de veículos sobre as mudanças do tráfego e indicar as rotas alternativas. O transporte coletivo também receberá atenção especial da Semob.

A Diretoria de Operações (Diope) escalou 25 agentes de mobilidade para orientar usuários de ônibus e operadores do sistema acerca dos pontos de parada provisórios, em função das alterações de circulação do trânsito nas ruas próximas ao evento. Estima-se que cerca de 400 mil pessoas participem da festa.

O final da Avenida Epitácio Pessoa, próximo ao Busto de Tamandaré, terá o tráfego liberado apenas aos veículos de moradores, polícia, busca e salvamento (Corpo de Bombeiros e ambulâncias), fiscalização de trânsito e transporte e carros de apoio ao evento.

Operações Integradas

Na Rua Índio Arabutan, próximo à Avenida Almirante Tamandaré (Hotel Xenius), a população terá á disposição um Centro de Ações Integradas, onde poderão ser encontrados todos os órgãos envolvidos na organização e apoio ao evento (Samu, Polícia, Semob, Bombeiros, Seinfra etc), para facilitar o atendimento às pessoas que necessitarem dos serviços desses órgãos.

Acesso

Quem vier dos bairros da Zona Sul utilizando a Avenida João Cirilo da Silva, no Altiplano, no sentido Busto de Tamandaré, terá que descer por uma via até a Rua Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinho (Rua da Barreira) para chegar ao local do evento. A medida, utilizada com sucesso no ano passado, evita o conflito que se formaria no tráfego, em função do grande número de veículos no final da Avenida Beira Rio, próximo à orla. Agentes estarão no local para orientar os motoristas.

As ruas Índio Arabutan e Desembargador José Augusto Trindade servirão como saída de emergência. Esse trecho será monitorado a partir das 7h da manhã, sendo proibido estacionamento de veículos na orla a partir da Rua Índio Arabutan até a Avenida Nego, garantindo mais tranquilidade e espaço para a população.

Da Avenida Cairu até o final do Cabo Branco, o trânsito ficará livre para a circulação de veículos particulares, que deverão retornar pela Avenida Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinho (Rua da Barreira). Os motoristas terão como opção para estacionamento a Rua Monsenhor Odilon Coutinho, Avenida Buarque, Avenida Maria Elizabeth, Rua Osíris Di Belli, Gilvan Muribeca, José Ramalho Brunet e Rua Tabelião Antônio Carneiro.

Com a interdição das ruas, a Semob orienta os motoristas a não circular pelo bairro próximo às áreas de interdição, buscando rotas alternativas de circulação. Agentes de mobilidade estarão em toda a orla (Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa), disciplinando o trânsito no giradouro que dá acesso ao Altiplano; no semáforo da Marcionila da Conceição com Frutuoso Dantas; no semáforo da Avenida Navegantes com a Epitácio Pessoa, e no semáforo da Epitácio Pessoa com a Professora Maria Sales.

Transporte público

O esquema de ônibus foi feito de forma a facilitar o acesso da população à festa de Réveillon na orla da Capital. A Semob solicitou às empresas de transporte coletivo o reforço nos ônibus do projeto Teteu, que circulam pelo Terminal de Integração do Varadouro, e das linhas que passam pela orla marítima.

A partir das 16h, a linha 507 vai circular pela Rua Amaro Bezerra, Cairu e Avenida Cabo Branco. Após as 22h, passará a trafegar pelas ruas Amaro Bezerra, Cairu, acesso ao Altiplano, João Cirilo – retornando pela Rua da Barreira e Marcionila da Conceição.

Já as linhas que atendem Manaíra vão circular pela Avenida Epitácio Pessoa, entrando na Nossa Senhora dos Navegantes e Ruy Carneiro, seguindo itinerário normal.

Linhas do projeto Tetéu que serão reforçadas:

104 – Bairro das Indústrias
108 – Alto do Mateus
118 – Valentina/Paratibe/Mussumago
504 – Mandacaru
109 – Rua do Rio

Outras linhas que receberão reforço durante o Réveillon:

204 – Cristo
511 – Tambaú
513 – Tambaú/Bessa
5600 – Mangabeira/Shopping
5603 – Mangabeira/Shopping
5605 – Mangabeira/Shopping
701 – Alto do Mateus
116 – Colinas do Sul
2501 – Colinas do Sul/Rangel.

Linhas que também circularão à noite até 5h da manhã:

As Circulares 1500 e 1510 deverão fazer o itinerário pelo Terminal de Integração do Varadouro (TIV), das 20h do dia 31 até as 5h do dia 1º de janeiro.

· As Circulares 5100 e 5110 estarão passando pelo TIV a partir da meia-noite de 1º de janeiro.

· As linhas 510-Tambaú e 507-Cabo Branco estarão operando durante o evento com carros extras para atender os usuários.


Corpo de Bombeiros de plantão

O comando do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba definiu o efetivo que vai trabalhar durante os festejos de Réveillon na orla marítima da Capital e também na Praia de Intermares, em Cabedelo.

Serão disponibilizados 75 militares com 19 viaturas sendo que 15 atuarão em João Pessoa e quatro em Intermares. Dez postos de guarda-vidas serão instalados na orla marítima da Capital, enquanto na praia de Cabedelo ficarão dois postos.

Embarcações do tipo bote e moto aquática (recentemente adquiridas pelo Governo do Estado) também serão utilizadas ao longo da orla marítima onde ocorrerão os festejos do Réveillon. Para este ano, a novidade será a distribuição de pulseirinhas de identificação para crianças.

Ficou definido no planejamento que a coordenação geral ficará a cargo de um oficial superior e os militares estarão posicionados, tanto em João Pessoa quanto em Intermares, a partir das 19h do dia 31 de Dezembro até o término da festa de passagem de ano.

PM reforça segurança no Réveillon

Uma operação que contou com 80 policiais e 30 viaturas marcou, nessa sexta-feira (28), o início da ‘Operação Réveillon’ da Polícia Militar. A ação vai reforçar o policiamento nas comemorações da virada de ano e nas festas de posse dos prefeitos eleitos dos municípios. Ao todo, serão cerca de 500 policiais militares atuando na operação.

Para esta noite do Réveillon, o reforço acontecerá nas praias do Cabo Branco e Tambaú, em João Pessoa, e Intermares, em Cabedelo, locais com maior concentração de público. Nas duas primeiras, trabalharão 300 policiais militares a mais em várias modalidades (a pé, a cavalo, em viaturas e em pontos de observação policial). Já na orla de Cabedelo, 70 homens reforçarão a segurança do festejo.

No dia primeiro de janeiro, todas as cidades paraibanas receberão também um reforço para garantir a segurança durante as comemorações dos prefeitos eleitos nos 223 municípios.

As rondas nos bairros não vão sofrer prejuízos com o reforço na orla e continuarão de forma normal com o policiamento ordinário. O reforço empregado pela PM recrutou policiais do Centro de Educação e que trabalham no serviço administrativo – que neste período fazem uma pausa nas atividades para reforçar o policiamento nas ruas.

Exército da limpeza

Mais de 250 homens farão a limpeza das ruas de João Pessoa na passagem das comemorações do Réveillon 2013. A informação é do novo superintendente da Emlur, Anselmo Castilho.

Segundo Castilho, “tendo em vista a responsabilidade assumida a partir das primeiras horas do dia 1º de janeiro de 2013, a EMLUR organizou esquema de agentes de limpezas e locais da “Operação Réveillon” na orla marítima e ruas de João Pessoa”.

Já a partir das 19h do dia 31 de dezembro uma equipe formada por 14 agentes, monitorada pelo servidor Ivan Otávio, estará responsável pela limpeza do Busto de Tamandaré e áreas adjacentes.

Já no primeiro dia do ano de 2013, oito equipes monitoradas pelos servidores Manoel Teixeira, Enio Junior, Antonio Vicente, Antônio Moura, Josivan, Manoel Santana, Gildo e Antônio Gomes, envolvendo 123 agentes de limpeza, atuarão das 6h às 12h na Avenida Cabo Branco, ruas e áreas adjacentes como a rua Ednaldo Bezerra (Barreira Cabo Branco) e as avenidas Argemiro de Figueiredo, no Bessa, e João Maurício, em Manaíra.

Segundo informou Anselmo Castilho, além dos servidores agentes da EMLUR, a limpeza da cidade contará ainda com profissionais das empresas terceirizadas Limp Fort, Ambiental Soluções e Marquise, que providenciarão 90 profissionais entre as 6h e 12h responsáveis pela limpeza da orla.

Dúvidas, críticas ou sugestões podem ser feitas pelo email reclamacoesemlur@joaopessoa.pb.gov.br

Filho de empresário e pastor é assassinado em Campina Grande por um vizinho

Uma discussão banal levou o filho de um empresário e pastor do município de Campina Grande ser assassinado na tarde deste domingo (30) com um tiro na cabeça. O crime aconteceu no bairro da Liberdade (Zona Sul de Campina Grande). A confusão foi por conta de um saco de lixo.

Fábio Pereira Lima, 32, é filho do empresário Franklin do Reboque que também é pastor na cidade. Ele é bastante conhecido em Campina Grande.

Iniciou-se uma confusão sobre onde o lixo deveria ser colocado. Após algumas agressões verbais, o vizinho da vítima sacou um revólver e deu um tiro na cabeça dele encerrando a discussão.

Fábio sofria de esquizofrenia. Ele ainda chegou a ser socorrido por uma viatura do Corpo de Bombeiro, mas morreu dentro do veículo.

O acusado fugiu do local.
O crime chamou bastante atenção dos moradores e curiosos que passavam pela localidade, já que foi no meio da rua. O corpo será encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML).

sábado, 29 de dezembro de 2012

Hotéis da Capital e Conde têm 90% de ocupação; Coqueirinho é praia mais procurada

Os festejos de fim de ano estão movimentando o setor de hotelaria paraibano. Os hotéis instalados em João Pessoa e na Costa do Conde devem atingir uma ocupação próxima dos 90%. As duas cidades possuem mais de 12 mil leitos. A previsão é da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, secção Paraíba (ABIH-PB). A praia mais visitada pelos turistas é a de Coqueirinho, segundo as empresas de receptivos instaladas na capital paraibana.

De acordo com o presidente ABIH-PB, Inácio Júnior, a movimentação na rede hoteleira vai ser intensa até a próxima quarta-feira (2). "Os turistas adquiriram pacotes e os leitos disponíveis são escassos. Sempre há desistências, mas nesta época do ano é difícil. Essa ocupação é resultado de um trabalho de divulgação que realizamos juntamente com a PBTur e os hoteleiros", avaliou.

Litoral Sul - Se os hotéis estão lotados, a movimentação de turistas nas principais praias do litoral paraibano também é intensa. Em Coqueirinho, eleita por revistas especializadas em turismo como uma das mais belas do Brasil, o casal paranaense Paulo Sérgio e Patrícia ficou admirados com a beleza intacta do local. Visitando a Paraíba pela primeira vez, o funcionário público federal e advogada afirmaram: "Isto aqui é muito lindo, a natureza aqui, Deus caprichou, vou voltar". Os paranaenses ficam no litoral paraibano até o dia 13 de janeiro.

Quem também ficou encantado com a tranquilidade, o mar calmo e as águas mornas de Coqueirinho foi o paraibano Steimntz Machado Figueiredo. Nascido em Campina Grande, o desenvolvedor de sistemas de web, mudou-se ainda pequeno com a família para o estado de Rondônia. A irmã de Steimntz, a estudante Saskya Figueiredo, declarou-se apaixonada pelo litoral paraibano e já pensa na volta. "A gente nunca imagina que existe um lugar tão bonito assim e quando se vê pela primeira vez é de ficar emocionada", declarou.

Prefeitura alerta que vítimas de abuso de flanelinha na Orla chamem a polícia

A Prefeitura de João Pessoa bem que tentou, mas tudo indica que a população que for de carro passar o Réveillon na orla marítima da Capital vai ter mesmo que pagar valores que podem chegar a R$ 50 para estacionar, como em anos anteriores.

Foi aberto um processo oferecendo 300 vagas para cadastro de flanelinhas, a fim de que, com um crachá de identificação e um treinamento, essa prática fosse banida. Apesar disso, até a sexta-feira (28), só 10 haviam se inscrito.

Os trabalhadores ouvidos pela reportagem dizem que a estipulação de preços abusivos é feita não pelos flanelinhas que “fazem ponto” na praia, mas por aproveitadores e até ladrões. Já a prefeitura orienta quem se sentir coagido a pagar a chamar a polícia, através do 190.

A diretora de Organização Comunitária e Participação Popular da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da prefeitura, Edith Rodrigues, disse acreditar que a baixa procura se deva ao fato de que, para se cadastrar, é preciso apresentar uma série de documentos, incluindo a ficha de “nada consta” nos antecedentes criminais.

“É essa a impressão que nós temos, de que eles têm problemas com a Justiça, porque a própria polícia turística entregou panfletos a cada um que trabalha naquela área”, observou. Para tentar aumentar o efetivo, o prazo de inscrição foi ampliado até o dia 31. O cadastro pode ser feito no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria.

Para quem já passou por uma cobrança abusiva no Réveillon, como a publicitária Sheylla Wilma, 35, a lembrança é clara. “Cobraram R$ 50. Tive que sair e parar bem longe, porque a gente fica com medo de eles fazerem alguma coisa”, contou. O representante comercial Ricardo Carvalho, 44, também sabe o que é isso. Este ano, vai passar o Réveillon em Natal. “Mas, certamente isso vai acontecer, porque essa cobrança é um problema inerente a qualquer festa em todo o Brasil. Existe esse terrorismo, porque ficamos refém e não temos a quem reclamar”, afirmou.

Trabalhador se defende

Tarciano Santos, 51, trabalha há 30 anos como flanelinha, sustentando mulher e filhos com esse trabalho. Primeiro, começou na Praça João Pessoa, no Centro, até “se mudar” para a orla de Tambaú, embora resida em Bayeux. Desde o princípio, conta ele, nunca cobrou nenhum valor para cuidar do carro dos que estacionam nas imediações.

“Cada um dá o que quer, até R$ 0,10 já está bom. O negócio é porque tem muita gente que é ladrão. Não é nem flanelinha, mas chega no Réveillon, bota a flanela no ombro e começa a cobrar. Tem uns que até arranham os carros e é por causa deles que a gente acaba ficando com uma fama ruim”, relatou. Outros seis flanelinhas ouvidos pela reportagem enfatizaram a existência da mesma problemática.

Semob divulga plano de tráfego
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) da Capital divulgou ontem o plano de mobilidade para o Réveillon na orla marítima, envolvendo locais onde são permitidos circulação, estacionamento e paradas de ônibus, além da relação de 14 linhas de transporte público reforçadas.

Serão 100 agentes de trânsito, para disciplinar o fluxo de veículos e pedestres. A novidade deste ano é que, na Rua Índio Arabutan, próximo à Avenida Almirante Tamandaré (Hotel Xenius), a população terá á disposição um Centro de Ações Integradas, onde poderão ser encontrados todos os órgãos envolvidos na organização e apoio ao evento.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Ladrão morre após assaltar casal nas areias do Cabo Branco

Um casal estava namorando nas areias da praia do Cabo Branco em clima de romance quando uma dupla se aproximou e anunciou o assalto. Até aqui uma história comum, só que os bandidos não esperavam que uma das vítimas estivesse armada e acabou matando um deles. O caso aconteceu na madrugada desta sexta-feira (28) na região nobre de João Pessoa.


De acordo com a polícia, o casal estava sentado na areia e por volta da meia noite dois homens se aproximaram e anunciaram o assalto. A dupla estava com uma arma conhecida como garrucha (arma de fogo de cano curto, semelhante a uma pistola ou revólver). Durante a ação, um dos assaltantes distraído não percebeu que uma das vítimas havia sacado uma pistola calibre 40. Na ocasião foram disparados seis tiros, mas apenas um atingiu um dos acusados. O tiro acertou a axila esquerda e transfixou até o coração. Um dos ladrões morreu no local. Já o outro com o tiroteio fugiu.

Quando a polícia chegou o corpo do acusado foi encontrado com um revólver e seis cápsulas da pistola.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Praias do Conde estão entre destinos mais procurados do Brasil para final de ano

Uma pesquisa divulgada pelo portal hoteis.com nesta quinta-feira (27) revela que, em novembro, nove dos 20 destinos com maior crescimento no número de buscas no site foram cidades praianas brasileiras. O município do Conde, no litoral sul da Paraíba, ficou em oitavo lugar no ranking do portal.

“Nada melhor do que começar 2013 em uma bela praia, curtindo o verão com familiares e amigos. De acordo com nosso levantamento, é justamente esse o plano de muitos brasileiros para as festas de fim de ano”, disse a diretora de marketing da Hoteis.com para a América Latina, Carolina Piber.

Salvador, capital da Bahia, foi o destino que apresentou o maior crescimento em buscas, com aumento de 471% na procura de turistas pelo site. As outras oito cidades brasileiras que ocupam o ranking com maior aumento em buscas no hoteis.com são: Itajaí (380%), Garopaba (375%), Beberibe (354%), Morro de São Paulo (323%), Olinda (318%), Barra de São Miguel (305%), Conde (277%) e Nísia Floresta (273%).

“Para quem ainda não reservou o hotel para o Réveillon, temos opções interessantes nas cidades destacadas no ranking de novembro”, contou Carolina. Para conferir os hotéis disponíveis, acesse o site www.hoteis.com.

Divulgação – A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e o trade promoveram, ao longo de 2012, uma série de ações de divulgação do Destino Paraíba. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, disse que a pesquisa do Hotéis.com comprova que o trabalho de divulgação massivo feito pelo governo estadual e o empresariado do setor vem mostrando resultados positivos.

“São números de um portal especializado na busca de hotéis de todo o País. O litoral do Conde é considerado um dos mais belos do Brasil, devido a preservação do meio ambiente”, explicou.
Portal – O hoteis.com é líder no mercado de reservas de hospedagem e oferece mais de 160 mil opções, que variam de hotéis tradicionais, aluguel de apartamentos em temporada de férias, alojamentos de pernoites com café da manhã (bed and breakfast) e estadas com serviço completo. A empresa apresenta um dos maiores times de contratação do mercado, negociando as melhores tarifas para seus consumidores, além de oferecer descontos, ofertas especiais e promoções.

O envio frequente de newsletter apresenta aos clientes promoções exclusivas e avisa os descontos com antecedência. Sete milhões de resenhas de pessoas que se hospedaram nos estabelecimentos estão disponíveis no site para possibilitar aos viajantes o acesso à informação antes de reservar um hotel. Por intermédio do programa de fidelidade Welcome Rewards, os clientes podem ganhar uma diária a cada dez noites reservadas em 85 mil hotéis.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Mega da Virada pode pagar R$ 230 mi no dia 31, o maior prêmio da história



A Mega da Virada, que será sorteada no próximo dia 31, poderá pagar R$ 230 milhões, segundo estimativas da Caixa Econômica Federal. O prêmio, acumulado há oito concursos, será o maior pago pela loteria.
Os concursos da Mega-Sena foram suspensos até o sorteio do dia 31, e todo o valor arrecadado em apostas será destinado à Mega da Virada. Por isso, o prêmio pode aumentar


Segundo a Caixa, a Mega da Virada não acumula. Caso não haja ganhador com as seis dezenas sorteadas, o valor será dividido entre os vencedores da quina. Se não houver ganhadores nessa faixa, os ganhadores da quadra é que dividirão o prêmio.
As apostas podem ser feitas até as 14h (horário de Brasília) do dia 31, em qualquer lotérica da Caixa. O valor da aposta mínima, com seis números, é de R$ 2.

Último concurso

No concurso 1.454 da Mega-Sena, realizado no último sábado (22), as dezenas sorteadas foram 04 - 27 - 29 - 41 - 48 - 52.
Ninguém acertou os seis números, mas 144 apostadores fizeram a quina e levaram um prêmio de R$ 23.883,32 cada um. Outros 11.007 bilhetes acertaram a quadra e receberam R$ 446,36 cada

Natal violento: homem é executado com quatro tiros na cabeça e jovem é morto a pedradas

A violência na Grande João Pessoa não deu trégua para as comemorações de Natal e dois homicídios foram registrados na madrugada desta terça-feira (25). Um dos assassinatos aconteceu na cidade de Bayeux, onde um homem levou quatro tiros na cabeça e o outro na Capital, em que um jovem foi morto a pedradas.

No bairro de Nova Brasília, em Bayeux, durante a madrugada, o funcionário público Washington de Lima Targino, 30 anos, foi executado com quatro tiros na cabeça. Segundo informações da Polícia Militar, a vítima estava bebendo em um barzinho na comunidade quando dois homens em uma moto chegaram ao local, o chamaram pelo nome e em seguida começaram a disparar contra ele.

Conforme contou o irmão da vítima, Washington não tinha envolvimento com drogas, mas segundo o mesmo, ele bebia muito. A Polícia Militar e Civil foram acionadas e estiveram no local realizando diligências, mas ainda não têm informações do que teria motivado o assassinato.

Já em João Pessoa, na comunidade Taipa, no bairro Costa e Silva, um jovem de 23 anos foi assassinado por volta das 0h30 de hoje. De acordo com a Delegacia de Homicídios de João Pessoa, Jackson Soares da Silva que passava o Natal com a família, foi morto a pedradas. Antes ele tinha sido atingido na perna, por um tiro.

A execução aconteceu na Rua Bernadete de Lourdes. Na comunidade impera a lei do silêncio e a polícia não sabe a causa do crime.

Vice-governador descarta possibilidade de Impeachment de Ricardo; “Não há razoes para isso!”


Com veemência, o vice-governador paraibano Rômulo Gouveia (PSD), negou durante entrevista ao PB Agora nesta segunda-feira (21), qualquer possibilidade de um possível golpe na Assembleia Legislativa para implantar um processo de Impechment contra o governador Ricardo Coutinho (PSB).

Inicialmente o ‘Gordinho’ procurou colocar panos quentes, quando indagado sobre o assunto.

“O próprio presidente (Ricardo Marcelo) já tem afirmado que não vai entrar neste campo da questão do Impechment”, minimizou.

Segundo Gouveia essa tese é completamente descartada.

“Até porque para o Impechment tem que ter fato determinado e não vejo fato determinado que venha a acontecer esse instrumento”, pontuou.

Sobre questionamento de que estaria com um relacionamento ‘aranhado’ com governador Ricardo Coutinho e que tal problema poderia acarretar num rompimento, o politico campinense foi enfático:


“Sou daquelas pessoas que sou extremamente leal e não tenho nenhum motivo para romper e se tivesse agiria dessa forma, não vejo nenhum motivo, pois a minha preocupação maior é com o projeto da Paraíba”, destacou Rômulo.

REDUÇÃO DO QUORUM NA ALPB:

Rômulo Gouveia considerou ser inconstitucional a votação adotada pela Casa de Epitácio Pessoa, que alterou o regimento interno da ALPB, possibilitando uma redução no quórum mínimo para apreciação das contas do Executivo.

“Matérias de contas tem que ter dois terços, no meu modesto entendimento é inconstitucional”, encerrou.

Por fim Rômulo, salientou que a briga envolvendo os Ricardos (Marcelo e Coutinho) precisa acabar.

“Só perde a Paraíba e acredito num entendimento”, assegurou.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Filho de Secretário da Segurança é detido por porte de droga e desacato a PM

Um adolescente de 17 anos, filho do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba, Cláudio Lima, foi detido na manhã desta segunda-feira (10) por porte de droga e desacato a PM. De acordo com o Capitão Farias, do Centro Integrado de Operações Policiais Especiais (Ciope), a apreensão ocorreu por volta das 10 horas na rua Paulino Pinto, no bairro do Cabo Branco, em João Pessoa.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança informou que não houve apreensão de drogas. O adolescente apenas foi conduzido a delegacia com mais dois colegas para averiguação. A assessoria também ressaltou que a delegada responsável pelo caso, Juvanira Linhares, apurou a informação 'como qualquer outro caso' e não foi constatado crime.

A Polícia Militar foi acionada após receber uma denúncia anônima de que alguns adolescentes estavam consumindo drogas em um prédio abandonado. Quando a PM chegou ao local, os garotos já haviam saído do prédio e estavam caminhando em via pública.

Ainda segundo a PM, quando os adolescentes avistaram a guarnição, jogaram um pacote no matagal. Três menores de idade [dois de 17 anos e outro de 15 anos] foram detidos após desacato a autoridade policial.

No material apreendido com os jovens, estava um triturador de maconha, contendo vários papelotes da droga. Ambos foram levados para a Delegacia do Menor, localizada no bairro de Jaguaribe, na Capital, foram ouvidos com a presença dos responsáveis e liberados.

sábado, 8 de dezembro de 2012

Violência contra mulher: adolescente é achada morta e marido é suspeito do crime

Mais um caso de violência contra a mulher é registrado na Paraíba. Desta vez a vítim foi a adolescente Andressa Raíssa Gama de Sousa, de 15 anos.

Ela foi encontrada morta dentro de casa na Rua Aprígio Veloso, no Bairro de Bodocongó, em Campina Grande, no Agreste do Estado, por volta das 21h desta sexta-feira.


De acordo com informações da Polícia, Andressa foi atingida com tiro na cabeça. O suspeito do crime é o marido da vítima que não foi localizado. A arma do crime, um revólver calibre 38, também não foi encontrada.

Um bebê de aproximadamente dois meses casal estava no quarto da casa.

A Polícia está tentando localizar o suspeito.

Festa de Iemanjá deve atrair mais de 100 mil pessoas à Orla de João Pessoa

As homenagens à Iemanjá serão realizadas neste sábado (8). Uma caminhada está prevista para acontecer a partir das 16h, com saída do bairro de Cruz das Armas até o Busto de Tamandaré.Mais de 100 mil pessoas devem passar pela Orla de João Pessoa para homenagear a rainha do mar.


A caminhada está prevista para sair da rua Dr. João Soares da Costa, seguindo pela av. Cruz das Armas, rua Francisco Manoel, av. Vasco da Gama, av. Américo Falcão, av. João Machado, av. Maximiano Figueiredo e av. Epitácio Pessoa, em direção ao Busto de Tamandaré.

Os agentes de mobilidade vão bloquear o tráfego transversal à passagem da procissão apenas quando os participantes estiverem bem próximos dos cruzamentos, sendo o fluxo de veículos liberado imediatamente após a passagem dos devotos. Apenas parte da via (meia pista) será segregada para o cortejo, ficando a outra para o tráfego de veículos, que deverão circular em velocidade reduzida quando se aproximarem da procissão.

Busto de Tamandaré - O final da Avenida Epitácio, encontro com a rua Antonio Lira (Banco do Brasil), será bloqueado para o tráfego de veículos a partir das 18h, previsão de chegada da procissão e da entrega das oferendas à Iemanjá. O acesso a Tambaú vai ser pela av. Nossa Senhora dos Navegantes. Já o acesso ao Cabo Branco será feito pela rua Antonio Lira.

Procissões católicas - Os católicos também receberão apoio dos agentes da Semob nas procissões que serão realizadas pelas paróquias do Varadouro, Bancários e Miramar.

A partir das 16h, sairá da Praça do Índio, na Ilha do Bispo, uma procissão indo em direção a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Rua São Miguel, no Varadouro. Em Tambauzinho, será realizada uma caminhada do Santuário da Imaculada Conceição, com saída às 16h, passando pelas ruas Abdias G. Almeida, Salustiano Ribeiro, Rep. José Mariz, Wandick Filgueiras, Deputado Geraldo Mariz, Salustiano Ribeiro e Abdias G. Almeida, retornando à igreja.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Empresário envolvido em escândalo das ambulâncias, vem alugando jatinhos para Casa Civil de Ricardo Coutinho

O empresário Disraeeli Ponte já foi citado em diversas denúncias na mídia nacional, inclusive na Revista veja que em abril deste ano revelou que o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, teria fechado um contrato de aluguel de 32 ambulâncias por 8,7 milhões de reais por ano, com a empresa Easy Life. A locação da cada carro ficou em 272.000,00 reais, valor superior ao de um novo do mesmo modelo, que custa 160.000,00 reais.

Além da Easy Life Emergências Médicas, Disraeeli também tem outra empresa que fornece serviços ao governo da Paraíba.Trata-se da Easy Taxi Aéreo, que somente nos meses de fevereiro, março e abril deste ano, alugou jatinhos para Casa Civil do Governador da Paraíba, e faturou quase duzentos mil reais.

Os contratos estão disponíveis no Sagres do Tribunal de Contas da Paraíba. A Easy Taxi Aéreo é a mesma que alugou jatinho que levou o governador do Ceará, Cid Gomes, à Europa com a sogra. Disraeli já foi homenageado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para quem também aluga ambulâncias. Os três governadores são do PSB.



Problemas com aeronaves

Apesar da ótima saúde financeira obtida com o contrato junto ao amigo de infância, a Easy teve aeronave interditada em 2009 pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Após quatro dias de vistoria, foram identificadas "irregularidades no cumprimento dos programas de manutenção" dos aviões, que, segundo a Agência, estavam com a "segurança operacional" dos voos comprometidas.


Clilson Júnior

ClickPB

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Ricardo Coutinho pagou ilegalmente R$ 853.996,00 a fornecedores; gastos com hospedagem chegaram a R$ 206.444,22

O colunista do Jornal da Paraíba, Rubens Nóbrega, voltou a 'destrinchar' na sua coluna desta quinta-feira (6) gastos da Casa Civil do Governador, em 2011.


Na edição de hoje, o alvo foi o montante gasto pelo governador da Paraíba com diárias e hospedagens.

De acordo com os dados extraídos do relatório da Auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Casa Civil do Governador gastou R$ 160.415,00 com diárias no ano passado. Deste valor, R$ 149.630,00 (93,28%) foram concedidos a apenas dez servidores.

Já as despesas com hospedagem somaram R$ 206.444,22 em 2011. Quando aconteceram em duplicidade com as diárias constituíram "pagamentos indevidos e passíveis de glosa" pelo menos R$ 16.223,02 daquele total.

Ainda segundo a auditoria do TCE, foram pagos ilegalmente R$ 853.996,00 a diversos fornecedores, entre os quais aqueles escolhidos pela primeira-dama para a compra de artigos de cama, mesa, banho e decoração, a exemplo da Sofagril, que chegou a participar de licitações de bens ou materiais dos quais não eram fornecedores.

Confira a coluna de Rubens Nóbrega desta quinta-feira:

Mais 'bobagens' e 'mentiras'

Do alto da sua empáfia e arrogância, o governador Ricardo Coutinho disse anteontem que a revelação de gastos escandalosos na Granja Santana, pagos com dinheiro público, era "bobagem, mentira, prestação de contas mal feita".
Não deve ser comigo. Como ele próprio diz, não tem 'tempo a perder' com coisas do gênero, entre elas a tentativa de desqualificar este colunista. Isso é tarefa para escroques e bajuladores a serviço da Corte, alguns pagos regiamente pelo contribuinte.

O contribuinte é o mesmo que ano passado bancou do papel higiênico de preferência da primeira-dama aos mais de R$ 800 mil consumidos na aquisição de gêneros alimentícios e refeições variadas para a Granja Santana e Palácio da Redenção.
"Bobagem" e "mentira" seriam, então, as irregularidades e abusos levantados por auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) na prestação de contas de 2011 da Casa Civil do Governador, o órgão que abastece a Granja Santana.
Sendo assim, vamos hoje listar mais algumas 'bobagens' e 'mentiras' cometidas pela CCG que se encontram no relatório da auditoria do TCE que vem sendo publicado em partes neste espaço desde anteontem.

Diárias e hospedagens do governador

Na administração pública, quando um servidor viaja recebe diárias para cobrir suas despesas com hospedagem. Mas não é assim que funciona no Estado da Paraíba sob Ricardo Coutinho. Em 2011, ele recebeu R$ 28.375,00 em diárias mais R$ 11.175,00 para hospedagem. Desse montante, a auditoria do TCE calculou em R$ 9.525,00 a 'bobagem' que o governador deveria restituir aos cofres públicos, por recebimento indevido.

No total, ano passado a Casa Civil do Governador despendeu com diárias R$ 160.415,00. Deste valor, R$ 149.630,00 (93,28%) foram concedidos a apenas dez servidores. A lista dos dez mais é encabeçada por Ricardo, naturalmente, e dela fizeram parte, entre outros, um assessor particular do governador, o secretário titular e o executivo do órgão, chefe de Cerimonial, gerentes e, curiosamente, um motorista e um 'agente condutor de veículos'.

Já as despesas da CCG com hospedagem somaram R$ 206.444,22 em 2011. Quando aconteceram em duplicidade com as diárias constituíram "pagamentos indevidos e passíveis de glosa" pelo menos R$ 16.223,02 daquele total. Esse dinheiro, segundo a auditoria, foi pago a Ricardo Coutinho e a mais dois servidores da mais absoluta confiança e intimidade do governador.

Como se fosse pouco, ano passado a Casa Civil empenhou mais de R$ 47 mil para o pagamento de hospedagem depois da hospedagem consumada, ou seja, depois da viagem dos supostos beneficiários dessa grana. Mas isso, é claro, deve ser 'mentira', como mentira seria também a expressão proibição em lei (Lei nº 4.320/64) de o gestor fazer empenhos a posteriori.

Mais de R$ 853 mil pagos sem licitação

Outro dado assombroso que se extrai das contas da Casa Civil do Governador em 2011 é o volume de recursos que sangrou do erário (ou da Viúva, como preferem alguns) para o pagamento de despesas sem licitação.

A auditoria do TCE descobriu que foram pagos ilegalmente nada menos que R$ 853.996,00 a diversos fornecedores, entre os quais aqueles escolhidos pela primeira-dama para a compra de artigos de cama, mesa, banho e decoração.

Nesse particular, chamou atenção da auditoria a relação da Casa Civil com três empresas do Grupo Sofagril. "As participações delas nas pesquisas de preços (para atender às necessidades da Granja Santana) eram tão repetidas, que até em processos de aquisições de bens ou materiais dos quais não eram fornecedores também apresentavam propostas", observa a auditoria, acrescentando comentário sobre um caso por demais curioso ou, como diria Ricardo Coutinho, mais uma "bobagem", mais uma "mentira":

- Um caso a ser citado é o processo de aquisição de móveis para a Residência Oficial do Governador, no valor de R$ 7.990,00 (Documento Eletrônico - Achados de Auditoria - nº 21448/12). A pesquisa de mercado foi feita com R. Gonçalves Ltda. (Lojão Sofagril), Francisco R. O. Aguiar Filho (Jacaúna Decorações) e R. A. Móveis Ltda. (Jacaúna Decorações). Pois bem, dos três pesquisados, um é o Lojão.

Sofagril, que sequer vende os produtos relacionados. Os demais fazem parte do mesmo empreendimento, sendo um a matriz e o outro a filial. Urge destacar que todas as propostas relacionam os produtos já com a definição dos modelos, como se os mesmos tivessem sido previamente escolhidos. Deste modo, é flagrante a manipulação de documentos no intuito de direcionar o resultado da pesquisa para que a melhor oferta recaia no fornecedor de antemão escolhido.

Vamos mudar de assunto, por enquanto

Para não chatear nem cansar alguns leitores, suspendo por esta semana a mini-série que um qualificadíssimo colaborador e consultor da coluna intitulou de 'A Corte vai às compras'. Voltarei a qualquer momento, no entanto, para mais um capítulo ou quem sabe o epílogo, se a tanto for provocado. No bom ou no mau sentido.

Tentativa de assalto a banco em Campina termina em tiroteio; PM prende três e um foge

Um grupo tentou assaltar a agência bancária do Bradesco na manhã desta quinta-feira (6) localizada no centro de Campina Grande, no Agreste do Estado. Houve trocas de tiros entre os policiais militares e assaltantes. Um dos bandidos ficou ferido e fugiu, em uma motocicleta, com o auxílio de outro homem, que dava cobertura ao grupo. Minutos depois, ele foi ao Hospital de Trauma receber atendimento médico, quando foi abordado pelos PM´s. Outros dois foram apreendidos no momento da ação pela PM.

De acordo com o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Souza Neto, uma guarnição da patrulha rural realizava rondas no local quando percebeu a atitude suspeita na agência bancária. Houve troca de tiros entre os policiais e os assaltantes.

"A guarnição da patrulha rural estava passando pelo local quando percebeu a atitude suspeita de alguns homens. Quando os policiais desceram do carro, os bandidos reagiram e começaram a atirar contra os PM´s", disse.

Ainda segundo o comandante, José Rômulo Barbosa de Lima, 22 anos, e um adolescente de 17 anos, foram apreendidos. Com os acusados, foram apreendidos um revólver e uma pistola de brinquedo. Ambos foram levados para a Central de Polícia da Rainha da Borborema.

O tenente coronel Souza Neto ainda informou que todos os hospitais da região foram informados sobre um assaltante baleado com uma pistola .40.
"Como é um disparo de uma pistola .40, o acusado tem que ir a um hospital para tratamento médico, senão ele poderá morrer. Por causa disso, avisamos as características do assaltante a todas as unidades médicas da região", afirmou.

Cerca de uma hora depois, o assaltante baleado foi ao Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga receber atendimento médico, quando foi abordado pelos policiais. Ele permanecerá sob custódia na unidade médica.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Seca mata até abelhas e reduz em 80% produção de mel no Estado; 70% abandonaram enxames


Um fenômeno atípico observado nos últimos meses na Paraíba está preocupando os apicultores do Estado. Cerca de 70% dos enxames de abelhas abandonaram suas colméias por conta da seca que assombra o Sertão, o Cariri, o Curimataú e até o Brejo paraibano. A estiagem dizimou a florada, o que impõe uma queda de até 60 toneladas na produção anual.

Os dados apontam números decrescentes da produção de mel em algumas cidades, como é o caso de Catolé do Rocha (localizada no Sertão, a 411 km de João Pessoa). Considerada pelos criadores de abelhas o município com maior potencial de produção da Paraíba, sua arrecadação em 2012 ainda não ultrapassou a margem de 40 toneladas de mel, número bem inferior aos anos anteriores, onde os produtores alcançavam a marca de 150 toneladas do produto anualmente.

Já no Brejo paraibano - região que tradicionalmente não enfrenta problemas com falta de água -, cerca de 70% dos enxames abandonaram suas colméias por conta da seca. Em Bananeiras e cidades circunvizinhas, que possuem a média de 150 criadores de abelhas, a escassez de água frustra o desenvolvimento da agricultura, por conta disso, as abelhas não encontram alimentos para se manterem e saem em busca de sobrevivência.

A confirmação deste fenômeno veio do presidente da Associação Paraibana de Apicultura, Caetano José de Lima. “As abelhas estão abandonando as colméias porque não encontram alimentos nas cidades atingidas pela seca. Temos cidades que das 50 toneladas de mel que produziam por ano, arrecadaram apenas 15, em 2012”.

Diante da situação, os apicultores paraibanos encaminharam à Confederação Brasileira de Apicultura, uma solicitação para inserção da discussão do problema, na pauta do encontro anual entre a CBA e o Ministério da Agricultura. “Precisamos de políticas públicas para o Nordeste, que auxiliem os apicultores durante os meses de estiagem. Vamos solicitar esta discussão também ao Governo do Estado da Paraíba”, conclui o presidente.

A imigração e a morte das abelhas devem influenciar a produção de mel em toda a Paraíba. Estima-se uma queda superior a 80% na produção de mel. São projeções da Cooperativa Regional dos Produtores Rurais (Coaprodes), sediada em Bananeiras.

Em 2011, a Paraíba produziu 303 toneladas de mel, 12,2% a mais do que o ano anterior, segundo a Pesquisa Municipal Agropecuária do IBGE.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Rachel Sheherazade causa polêmica em comentário sobre frase cristã nas cédulas de real

A apresentadora Rachel Sheherazade (foto), do SBT Brasil, acusou ontem (30) os defensores do Estado laico de “intolerantes” por “voltarem sua ira contra a minúscula citação ['Deus seja louvado'] nas notas do real”.

Para ela, os laicistas estão perseguindo o cristianismo, porque querem acabar com o ensino religioso e tirar o crucifixo das repartições públicas.

Rachel fez esses comentários após ler a notícia de que a a juíza Diana Brunstein, da 7ª Vara da Justiça Federal em São Paulo, tinha negado pedido do MPF (Ministério Público Federal) para a supressão da referência a Deus das cédulas do real.

A apresentadora disse que os defensores do Estado laico são ingratos para com o cristianismo, que, segundo ela, é o responsável por princípios como liberdade, honestidade, respeito e justiça. “É no mínimo uma ingratidão à doutrina que inspirou nossa cultura, nossos valores e até mesmo a nossa própria Constituição promulgada sob a proteção de Deus.”

Afirmou que “o próximo alvo dos laicistas” será a Constituição, para dali tentar tirar a referência a Deus. “Mas aí não bastará uma simples ação civil, [porque] eles terão de emendar a Constituição”.

Rachel disse concordar com o presidente do Senado, José Sarney, para quem o Ministério Público, ao entrar na Justiça com ação contra a menção a Deus no dinheiro, demonstrou não ter “o que fazer”.

Antes de ser contratada pelo SBT Brasil, Rachel trabalhava no Tambaú Notícias, da paraibana TV Tambaú. Em 2011, ela conseguiu chamar a atenção nas redes sociais ao criticar o Carnaval com um discurso moralista.

(ESSA É 10)

Homens invadem bar, matam vigilante e ferem quatro clientes na Capital

Homens fortemente armados invadiram um bar, localizado no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, mataram o vigilante e feriram a bala quatro clientes que estavam almoçando e bebendo no local. O fato aconteceu na tarde deste sábado (1) na esquina das ruas Orlando Pereira de Brito e Elias Cavalcanti de Albuquerque.

De acordo com a polícia, os acusados chegaram em um carro de modelo Corsa e em uma motocicleta. Três acusados desceram do carro e outro da moto e efetuaram cerca de 15 disparos contra o vigilante do bar, identificado como Ismael Silveira Rodrigues, 46 anos, que teve morte imediata.

Outros quatro clientes que estavam bebendo no local ficaram feridos. Os servidores públicos Anselmo Alberto dos Santos Andrade e Antônio Félix, que é motorista do carro da Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol), foram atingidos na cabeça e estão em estado grave. O médico Rivalmir Matias foi atingido com um tiro no tórax e Rodrigo Nascimento da Silva, que é morador do bairro do Cristo e estava no local no momento do tiroteio, também foi baleado.

Várias viaturas do Samu estiveram no local e socorreram as vítimas para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na Capital. Os dois servidores públicos baleados na cabeça estão em estado grave.

A polícia informou que o alvo dos disparos era o vigilante Ismael, que era acusado de ser matador na zona sul de João Pessoa. Os suspeitos de promover o tiroteio não foram localizados até às 15h deste sábado.