segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Mais de 250 mil pessoas são esperadas para réveillon da Capital; confira toda programação

Mais de 250 mil pessoas são esperadas para a festa do réveillon nas areais das praias de Tambaú e Cabo Branco, em João Pessoa. A banda Paralamas do Sucesso vai abrir o ano de 2013 na festa, cantando sucessos como “Ela disse adeus”, “Cuide bem do seu amor” e “Lanterna dos afogados”, a banda agitará as mais de 400 mil pessoas esperadas para o show.

Antes da apresentação da banda, a Capital paraibana verá a queima de três toneladas de fogos de artifício, em show pirotécnico com 14 minutos de duração. Antes da passagem do ano, porém, se apresentam a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, às 20h, e o grupo Capim Cubano, às 22h da segunda (31). A festa será encerrada ao som do frevo, com Mestre Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, que vai animar o público até o amanhecer.

Das festividades programadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope), a banda Paralamas do Sucesso é a principal atração. O grupo comandado pelo vocalista paraibano Herbert Viana promete incendiar a madrugada do primeiro dia do novo ano com um show eletrizante e memorável. No repertório, canções como “Sem mais adeus” e “Óculos” estão confirmadas.

Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste – Às 20h, a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste dá início às apresentações na festa que fecha o ano em que o grande mestre Luiz Gonzaga completaria 100 anos de idade. No Réveillon de João Pessoa, o grupo formado por sanfoneiros, flautistas e percussionistas interpretará músicas emblemáticas de Luiz Gonzaga, como “Cintura Fina”, a “Volta da asa branca” e “Lembrança de um beijo”.

A orquestra garante um show com muito forró, xote, baião e marchinhas juninas, ritmos típicos nordestinos que vão fazer o povo levantar a areia da praia do Cabo Branco e apreciar a beleza dos arranjos próprios da Orquestra, feitos pelo maestro Lucílio Souza. O show contará ainda com participação especial de Mahatma Costa, fazendo solos e acompanhando a orquestra em sua apresentação.

Capín

A partir das 22h, o grupo paraibano Capín (antigo Capim Cubano) sobe ao palco levando charme e sacudindo maracas, castanholas e guiros, num show que mistura salsa, merengue, cúmbia, rumba e pop latino. Além de seu já consagrado repertório, a banda apresentará novas canções, fruto do novo trabalho intitulado “Capín – Miami Station”, com um som ainda mais dançante e o incremento do dance eletrônico.

Boas vindas a 2013 – À meia noite, tem início a queima de fogos de artifício, com um show pirotécnico de 14 minutos de duração. Este ano, a PMJP inova ao adquirir três toneladas de material e armazená-las em duas balsas a400 metros de distância da praia. Para evitar incidentes, até o início da festa será montado um esquema especial de segurança, que inclui equipe do Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e da Guarda Municipal.

Após o show de Capín, entra em cena a Banda Paralamas do Sucesso. A consagrada banda vai apresentar o melhor do rock nacional, mesclando canções que fazem parte da história de toda uma geração. Às 2h20, entra em cena o frevo, com show do Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério. A apresentação vai se prolongar até que apareçam os primeiros raios de sol do novo ano.

Estrutura

A festa do Réveillon acontecerá em uma estrutura de 20 mil metros quadrados, no entorno do Busto de Tamandaré. O palco, em formato de concha acústica, possui 18m de frente por 14m de comprimento. Quem estiver mais distante do palco poderá conferir a apresentação por dois telões instalados no espaço da plateia. Por trás da estrutura técnica do evento, vai ser colocado um telão, com uma torre de som, para que as pessoas que estejam nesse espaço também possam acompanhar os shows.

Uma das novidades para este ano é a instalação de um tablado de 6m x 6m de tamanho para garantir a acessibilidade aos cadeirantes, no Busto de Tamandaré. O local escolhido para a instalação possui boa visibilidade para o palco e será coberto, contando ainda com banheiros adaptados.

Flanelinhas

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) realizou o cadastramento dos flanelinhas, obedecendo a uma lei municipal.

Segurança

A Rua Índio Arabutan, em Tambaú, ficará fechada para o trânsito. Nela serão instaladas as bases e os estandes de todos os órgãos de segurança pública e das secretarias municipais envolvidas no evento. Já os banheiros químicos, totalizando 100 unidades, incluindo os simples e os adaptados, ficarão instalados nas avenidas Almirante Tamandaré e José Augusto Trindade.

A Polícia Civil vai disponibilizar um efetivo de 80 homens para atender as ocorrências do Réveillon. A corporação também anunciou dez viaturas para realizar trabalhos no evento. Para completar o esquema de segurança, haverá uma delegacia móvel para atendimento do público, equipada com computador e impressora, que ficará na região da praia de Tambaú.

A Delegacia Online estará funcionando para atender ocorrências de perdas e extravio de documentos e objetos. Com relação ao trabalho repressivo, as polícias civis das delegacias especializadas também estarão infiltradas nas duas festividades, com o intuito de debelar qualquer tipo de prática criminosa.

Tendas e trânsito

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) acompanhará a instalação das tendas no Réveillon a partir das 8h do dia 31 de dezembro, orientando as famílias. Esses abrigos precisarão ter dois metros de distância entre eles e ficar a cinco metros das dunas e áreas de vegetação nativa. Oitenta agentes de controle urbano e fiscais estarão responsáveis pelo trabalho.

Alterações no trânsito

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa definiu, nesta sexta-feira (28), o plano especial de mobilidade para a festa de Réveillon na orla marítima da Capital, para garantir o acesso seguro da população à festa da virada ano.

O trecho da Avenida Almirante Tamandaré, compreendido entre a Rua Helena Meira Lima (Tambaú) e a Avenida Adolfo Loureiro (Cabo Branco), bem como todo o seu entorno, será bloqueado ao tráfego de veículos já a partir das 16h da segunda-feira (31), privilegiando o acesso e o espaço dos pedestres no local do evento.

Contingente

A Semob vai disponibilizar 100 agentes de mobilidade para fiscalizar o trânsito e orientar os condutores de veículos sobre as mudanças do tráfego e indicar as rotas alternativas. O transporte coletivo também receberá atenção especial da Semob.

A Diretoria de Operações (Diope) escalou 25 agentes de mobilidade para orientar usuários de ônibus e operadores do sistema acerca dos pontos de parada provisórios, em função das alterações de circulação do trânsito nas ruas próximas ao evento. Estima-se que cerca de 400 mil pessoas participem da festa.

O final da Avenida Epitácio Pessoa, próximo ao Busto de Tamandaré, terá o tráfego liberado apenas aos veículos de moradores, polícia, busca e salvamento (Corpo de Bombeiros e ambulâncias), fiscalização de trânsito e transporte e carros de apoio ao evento.

Operações Integradas

Na Rua Índio Arabutan, próximo à Avenida Almirante Tamandaré (Hotel Xenius), a população terá á disposição um Centro de Ações Integradas, onde poderão ser encontrados todos os órgãos envolvidos na organização e apoio ao evento (Samu, Polícia, Semob, Bombeiros, Seinfra etc), para facilitar o atendimento às pessoas que necessitarem dos serviços desses órgãos.

Acesso

Quem vier dos bairros da Zona Sul utilizando a Avenida João Cirilo da Silva, no Altiplano, no sentido Busto de Tamandaré, terá que descer por uma via até a Rua Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinho (Rua da Barreira) para chegar ao local do evento. A medida, utilizada com sucesso no ano passado, evita o conflito que se formaria no tráfego, em função do grande número de veículos no final da Avenida Beira Rio, próximo à orla. Agentes estarão no local para orientar os motoristas.

As ruas Índio Arabutan e Desembargador José Augusto Trindade servirão como saída de emergência. Esse trecho será monitorado a partir das 7h da manhã, sendo proibido estacionamento de veículos na orla a partir da Rua Índio Arabutan até a Avenida Nego, garantindo mais tranquilidade e espaço para a população.

Da Avenida Cairu até o final do Cabo Branco, o trânsito ficará livre para a circulação de veículos particulares, que deverão retornar pela Avenida Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinho (Rua da Barreira). Os motoristas terão como opção para estacionamento a Rua Monsenhor Odilon Coutinho, Avenida Buarque, Avenida Maria Elizabeth, Rua Osíris Di Belli, Gilvan Muribeca, José Ramalho Brunet e Rua Tabelião Antônio Carneiro.

Com a interdição das ruas, a Semob orienta os motoristas a não circular pelo bairro próximo às áreas de interdição, buscando rotas alternativas de circulação. Agentes de mobilidade estarão em toda a orla (Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa), disciplinando o trânsito no giradouro que dá acesso ao Altiplano; no semáforo da Marcionila da Conceição com Frutuoso Dantas; no semáforo da Avenida Navegantes com a Epitácio Pessoa, e no semáforo da Epitácio Pessoa com a Professora Maria Sales.

Transporte público

O esquema de ônibus foi feito de forma a facilitar o acesso da população à festa de Réveillon na orla da Capital. A Semob solicitou às empresas de transporte coletivo o reforço nos ônibus do projeto Teteu, que circulam pelo Terminal de Integração do Varadouro, e das linhas que passam pela orla marítima.

A partir das 16h, a linha 507 vai circular pela Rua Amaro Bezerra, Cairu e Avenida Cabo Branco. Após as 22h, passará a trafegar pelas ruas Amaro Bezerra, Cairu, acesso ao Altiplano, João Cirilo – retornando pela Rua da Barreira e Marcionila da Conceição.

Já as linhas que atendem Manaíra vão circular pela Avenida Epitácio Pessoa, entrando na Nossa Senhora dos Navegantes e Ruy Carneiro, seguindo itinerário normal.

Linhas do projeto Tetéu que serão reforçadas:

104 – Bairro das Indústrias
108 – Alto do Mateus
118 – Valentina/Paratibe/Mussumago
504 – Mandacaru
109 – Rua do Rio

Outras linhas que receberão reforço durante o Réveillon:

204 – Cristo
511 – Tambaú
513 – Tambaú/Bessa
5600 – Mangabeira/Shopping
5603 – Mangabeira/Shopping
5605 – Mangabeira/Shopping
701 – Alto do Mateus
116 – Colinas do Sul
2501 – Colinas do Sul/Rangel.

Linhas que também circularão à noite até 5h da manhã:

As Circulares 1500 e 1510 deverão fazer o itinerário pelo Terminal de Integração do Varadouro (TIV), das 20h do dia 31 até as 5h do dia 1º de janeiro.

· As Circulares 5100 e 5110 estarão passando pelo TIV a partir da meia-noite de 1º de janeiro.

· As linhas 510-Tambaú e 507-Cabo Branco estarão operando durante o evento com carros extras para atender os usuários.


Corpo de Bombeiros de plantão

O comando do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba definiu o efetivo que vai trabalhar durante os festejos de Réveillon na orla marítima da Capital e também na Praia de Intermares, em Cabedelo.

Serão disponibilizados 75 militares com 19 viaturas sendo que 15 atuarão em João Pessoa e quatro em Intermares. Dez postos de guarda-vidas serão instalados na orla marítima da Capital, enquanto na praia de Cabedelo ficarão dois postos.

Embarcações do tipo bote e moto aquática (recentemente adquiridas pelo Governo do Estado) também serão utilizadas ao longo da orla marítima onde ocorrerão os festejos do Réveillon. Para este ano, a novidade será a distribuição de pulseirinhas de identificação para crianças.

Ficou definido no planejamento que a coordenação geral ficará a cargo de um oficial superior e os militares estarão posicionados, tanto em João Pessoa quanto em Intermares, a partir das 19h do dia 31 de Dezembro até o término da festa de passagem de ano.

PM reforça segurança no Réveillon

Uma operação que contou com 80 policiais e 30 viaturas marcou, nessa sexta-feira (28), o início da ‘Operação Réveillon’ da Polícia Militar. A ação vai reforçar o policiamento nas comemorações da virada de ano e nas festas de posse dos prefeitos eleitos dos municípios. Ao todo, serão cerca de 500 policiais militares atuando na operação.

Para esta noite do Réveillon, o reforço acontecerá nas praias do Cabo Branco e Tambaú, em João Pessoa, e Intermares, em Cabedelo, locais com maior concentração de público. Nas duas primeiras, trabalharão 300 policiais militares a mais em várias modalidades (a pé, a cavalo, em viaturas e em pontos de observação policial). Já na orla de Cabedelo, 70 homens reforçarão a segurança do festejo.

No dia primeiro de janeiro, todas as cidades paraibanas receberão também um reforço para garantir a segurança durante as comemorações dos prefeitos eleitos nos 223 municípios.

As rondas nos bairros não vão sofrer prejuízos com o reforço na orla e continuarão de forma normal com o policiamento ordinário. O reforço empregado pela PM recrutou policiais do Centro de Educação e que trabalham no serviço administrativo – que neste período fazem uma pausa nas atividades para reforçar o policiamento nas ruas.

Exército da limpeza

Mais de 250 homens farão a limpeza das ruas de João Pessoa na passagem das comemorações do Réveillon 2013. A informação é do novo superintendente da Emlur, Anselmo Castilho.

Segundo Castilho, “tendo em vista a responsabilidade assumida a partir das primeiras horas do dia 1º de janeiro de 2013, a EMLUR organizou esquema de agentes de limpezas e locais da “Operação Réveillon” na orla marítima e ruas de João Pessoa”.

Já a partir das 19h do dia 31 de dezembro uma equipe formada por 14 agentes, monitorada pelo servidor Ivan Otávio, estará responsável pela limpeza do Busto de Tamandaré e áreas adjacentes.

Já no primeiro dia do ano de 2013, oito equipes monitoradas pelos servidores Manoel Teixeira, Enio Junior, Antonio Vicente, Antônio Moura, Josivan, Manoel Santana, Gildo e Antônio Gomes, envolvendo 123 agentes de limpeza, atuarão das 6h às 12h na Avenida Cabo Branco, ruas e áreas adjacentes como a rua Ednaldo Bezerra (Barreira Cabo Branco) e as avenidas Argemiro de Figueiredo, no Bessa, e João Maurício, em Manaíra.

Segundo informou Anselmo Castilho, além dos servidores agentes da EMLUR, a limpeza da cidade contará ainda com profissionais das empresas terceirizadas Limp Fort, Ambiental Soluções e Marquise, que providenciarão 90 profissionais entre as 6h e 12h responsáveis pela limpeza da orla.

Dúvidas, críticas ou sugestões podem ser feitas pelo email reclamacoesemlur@joaopessoa.pb.gov.br

Nenhum comentário: