terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Após Wi-Fi em presídio, visitas são suspensas e 16 são transferidos para o PB-01


Dezesseis apenados da Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, apontados como causadores do tumultuo ocorrido nesta segunda-feira (04), foram transferidos para o PB-01, localizado na Praia de Jacaré em João Pessoa. As escolta dos presos foi realizada por equipes do BOPE (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar).

A Secretaria de Administração Penitenciária do Estado confirmou que os momentos de visita de familiares e amigos dos presos foram suspensos, sem prazo para retorno.

Na tarde desta terça-feira (05), o secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, Walber Virgolino, revelou que os detentos do Presídio do Roger, estavam utilizando tablets e celulares com internet sem fio dentro de um dos pavilhões da unidade.

Virgulino informou que durante a varredura nas celas os agentes e policiais encontraram um roteador no pavilhão 1. O equipamento servia para distribuir de forma clandestina a internet para os presidiários articularem ações criminosas através do mundo virtual. A informação foi divulgada no programa Correio News 2ª edição, da Rádio Jovem Pan Sat.

“Onde o roteador foi encontrado é o pavilhão neutro: não é dominado por nenhuma facção. Vamos investigar de onde estava saindo essa internet e abrangência dela dentro do presídio”, comentou o secretário.

Até o fim da manhã, foram apreendidos também cerca de 20 chips, 34 aparelhos celulares, 1 pé de cabra, 1 cachimbo artesanal, 7 facas, 5 espetos artesanais e uma tesoura, além de um cartão de memória e um roteador de internet. A operação continua, durante todo o dia, na unidade prisional.

Tumulto no Róger

A operação foi desencadeada após um tumulto na noite desta segunda-feira (3), no Presídio do Roger em que deixou o detento Dênis Sousa dos Santos, 24 anos, morto supostamente por asfixia e Manoel Paulino da Costa, 50 anos, ferido.

Walber Virgulino informou que as inspeções nas unidades prisionais no Estado serão periódicas, porém respeitando os direitos dos detentos, conforme prevê os Direitos Humanos.

Ações anteriores

Na operação realizada no último dia 30 de janeiro no Presídio do Roger, foram apreendidos 78 celulares, 71 facas, 145 espetos artesanais, 100 carregadores de celular, 58 DVDs, 48 chips para celular, um rádio portátil, um vídeo game e 40 peças de entorpecentes

Nenhum comentário: