sexta-feira, 26 de julho de 2013

Paraíba deixa de receber 3 milhões de litros e pode ficar sem combustível

Os motoristas de caminhões que transportam combustíveis na Paraíba realizam manifestação na manhã desta sexta-feira (26) no Porto de Cabedelo com o objetivo de reivindicar melhores salários e condições de trabalho. Os profissionais ameaçam parar as atividades por mais de um dia e isso vai comprometer o abastecimento de derivados de petróleo, que podem faltar nas bombas dos postos do estado.

Eles reivindicam a redução da carga horária da jornada, melhorias nas rodovias, dos locais para descanso e dos salários e ainda a contratação de um técnico para ser responsável pelo descarregamento do combustível, que atualmente é feito pelo próprio caminhoneiro.

O presidente do Sindicato de Condutores e Empregados das Transportadoras de Petróleo da Paraíba, Emerson Galdino diz que três plataformas que recebem combustíveis estão totalmente paradas e que os derivados de petróleo não serão descarregados para transporte no estado até que haja alguma negociação entre empresários das distribuidoras e motoristas.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo da Paraíba (Sindipetro), Omar Hamad, está no Porto de Cabedelo mediando acordos para que não haja problemas no abastecimento dos postos do estado.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado da Paraíba, a manifestação é liderada por um grupo de pessoas que não representa de forma oficial a classe desses profissionais e já foi enviado um pedido para que as empresas não atendam as reivindicações da manifestação realizada na manhã desta quinta-feira (26).

O presidente do Sindicato dos Motoristas da Paraíba, Antônio de Pádua, também compartilha da informação de que o grupo de manifestantes não representa sindicalistas filiados e registrados no Ministério do Trabalho.

O desentendimento entre os profissionais dessa categoria pode prejudicar os consumidores da Paraíba, já que somente na manhã desta quinta (26), três milhões de litros não foram transportados para os postos e os estabelecimentos podem ficar sem combustíveis nas bombas nas próximas horas.

Aprovação do governo Dilma cai de 55% para 31%, aponta Ibope


A aprovação do governo da presidente Dilma Rousseff caiu 24 pontos percentuais e atingiu 31%, aponta pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta quinta-feira (25). A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O Ibope ouviu 2.002 eleitores com mais de 16 anos em 434 municípios em 26 unidades da federação, com exceção do Amapá, entre os últimos dias 9 e 12 deste mês. O índice de eleitores que consideraram o governo "bom ou ótimo" foi de 31%, contra 37% que consideraram o governo como "regular" e 31% que avaliaram como "ruim ou péssimo".

No levantamento anterior, divulgado em 19 de junho, o percentual de eleitores que aprovaram a gestão foi de 55%. Na ocasião, a avaliação positiva caiu oito pontos após atingir o recorde de 63%.
A avaliação pessoal de Dilma passou de 71% na pesquisa de junho para 45% no levantamento atual. O índice de quem desaprova foi de 25% para 49% no levantamento atual.
O percentual de entrevistados que diz “confiar” na presidente também caiu - passou de 67% em junho para 45% em julho. O percentual que não confia na presidente subiu de 28% para 50%.
O levantamento foi realizado após as manifestações de rua em todo o país que pediram melhores condições de vida e o fim da corrupção no mês de junho. Na pesquisa anterior, feita entre os dias 8 e 11 de junho, os protestos já tinham começado, mas eles se espalharam para todo o país na segundo quinzena do mês.
Lula x Dilma

A queda de popularidade também se reflete na comparação entre o governo Dilma e o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pela primeira vez desde o início da atual gestão, o percentual que considera que o governo Dilma está sendo pior que o governo Lula é o mais alto dentre as opções apresentadas- 46% contra 25% na pesquisa de junho.
O percentual que considera os dois governos iguais caiu de 57% em junho para 42% em julho, enquanto 10% avaliam a atual gestão como melhor que a anterior.
Dados da pesquisa CNI/Ibope mostram que Dilma teve a pior avaliação positiva desde dezembro de 2005, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva obteve 29% de "bom ou ótimo" logo após as denúncias de corrupção em seu governo que ficaram conhecidas como mensalão.

No último mês de seu governo, dezembro de 2010, Lula registrou 80% de avaliação positiva no governo. O melhor índice de Dilma foi 63%¨em março de 2013.
Área de atuação
De acordo com o levantamento, a área com pior desempenho na visão da população é a saúde. Essa opção foi assinalada por 71% dos entrevistados como o setor com pior desempenho.
A área da segurança pública foi citada por 40% da população, seguida pela educação (37), o combate às drogas (24%), o combate à corrupção (21%), os salários (15%), os impostos (14%), o custo de vida (12%), a geração de empregos (10%), o transporte (9%), a fome (6%) e a habitação (5%).

Conforme a pesquisa, para a população, as áreas em que o governo tem apresentado melhor desempenho são: habitação (citada por 28% dos entrevistados), combate à fome (23%), capacitação profissional (22%), energia elétrica (21%), cultura e lazer (21%), geração de empregos (18) e agricultura (16%).
Noticiário
Pela primeira vez desde o início da gestão de Dilma, a maioria da população diz considerar o noticiário recente sobre o governo desfavorável- 55%. Outros 24% não consideram nem favorável nem desfavorável. Apenas 9% avaliam que o noticiário é positivo para o governo.

As notícias sobre as manifestações foram a citadas por 63% dos entrevistados. Em seguida, foram mencionadas reportagens sobre ações do governo federal (12%) e sobre ações dos governos estaduais e municipais (9%). Notícias sobre a reforma política foram lembradas por 8%, e reportagens sobre a popularidade da presidente Dilma Rousseff foram mencionados por 6% dos entrevistados.
Avaliação do governo Dilma por estado


O estado onde o governo Dilma é melhor avaliado é o Ceará, onde 54% avaliam como "ótimo ou bom". A pior avaliação ocorreu no Rio de Janeiro, onde 19% consideram o governo da presidente como positivo. Veja abaixo o percentual de "ótimo ou bom" por estado:
Rio de Janeiro - 19%
Espírito Santo - 21%
Santa Catarina - 21%
São Paulo - 23%
Goiás - 26%
Paraná - 29%
Rio Grande do Sul - 29%
Minas Gerais - 33%
Bahia - 41%
Pernambuco - 41%
Ceará - 54%

Aprovação pessoal de Dilma por estado
A maneira de governar da presidente Dilma Rousseff tem maior percentual de aprovação também no Ceará, com 70% de aprovação. O pior resultado é registrado em São Paulo, com 33% de aprovação. Veja abaixo o percentual de aprovação pessoal por estado:
São Paulo - 33%
Espírito Santo - 34%
Santa Catarina - 35%
Rio de Janeiro - 38%
Goiás - 39%
Paraná - 39%
Minas Gerais - 45%
Rio Grande do Sul - 46%
Bahia - 54%
Pernambuco - 58%
Ceará - 70%

Confiança em Dilma por estado
A confiança no trabalho da presidente também teve melhor desempenho no Ceará e pior desempenho em São Paulo. Veja abaixo o percentual dos que confiam em Dilma por estado:
São Paulo - 33%
Santa Catarina - 34%
Paraná - 35%
Espírito Santo - 37%
Goiás - 37%
Rio de Janeiro - 38%
Minas Gerais - 43%
Rio Grande do Sul - 51%
Bahia - 52%
Pernambuco - 57%
Ceará - 89%

do g1

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Nonato Bandeira: "Duda Mendonça foi contratado por determinação do governador Ricardo Coutinho

O vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira, disse achar muito estranho o governador Ricardo Coutinho vir a público, ao se defender das acusações da Polícia Federal no inquérito sobre o programa 'Jampa Digital', negar que tenha sido o responsável pela contratação do publicitário Duda Mendonça em 2010, atribuindo tal decisão a Nonato, à época coordenador de sua campanha e do vice Rômulo Gouveia ao Governo da Paraíba.


"É absolutamente natural e fundamental que uma campanha política contrate uma agência de marketing e pague pelo trabalho de sua equipe. Tudo dentro da legalidade, é claro. E essa é uma decisão tão importante tomada por um candidato majoritário que dela pode depender o resultado das eleições. A última palavra sempre é do cabeça de chapa. E se tratando de Ricardo então, que nunca foi de terceirizar decisões mesmo nas maiores adversidades, jamais ele abriria mão de bater o martelo na hora das definições. Por isso estranho esse seu comportamento atual e ainda por cima de caráter retroativo", analisou Nonato Bandeira.

Na época da disputa de 2010, recorda o vice-prefeito, algumas opções de agências foram apresentadas: duas paraibanas, uma de Pernambuco e a Duda Mendonça. "Depois de ouvir os membros da coordenação da campanha, todos escolhidos por ele, Ricardo optou por Duda Mendonça pela sua reconhecida capacidade técnica e também pela necessidade de se criar um fato político de impacto, já que as pesquisas, os partidos e as adesões só favoreciam ao então governador José Maranhão. E eu concordei com ele e advoguei a tese".

Sobre seus contatos com Duda Mendonça, Nonato informou que ambos tratavam apenas das estratégias de comunicação. "Eu só conheci Duda, na verdade, quando ele já estava contratado pelo financeiro da campanha e veio apresentar as peças publicitárias em um hotel de João Pessoa. Em todas as campanhas majoritárias (2004, 2006, 2008, 2010 e 2012) que integrei as coordenações jamais cuidei de recursos financeiros. Só cuido de duas coisas: política e comunicação", afirmou.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Políticos paraibanos se mobilizam para evitar racionamento de combustíveis no estado

Alguns políticos da Paraíba já anunciaram que estão se mobilizando para evitar que os procedimentos de recepção e distribuição dos combustíveis sejam totalmente transferidos do Porto de Cabedelo para o Porto de Suape, em Pernambuco. Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados de Petróleo (Sindipetro-PB), Omar Hamad Filho, o estado já sofreu redução de 50% na oferta desses produtos, o que tem causado escassez dos derivados de petróleo no mercado do estado. O presidente informa que a situação decorre de um corte de gastos priorizado pela Petrobrás, que pretende concentrar abastecimento e distribuição de combustíveis no entreposto da Grande Recife.



O deputado estadual Trócolli Júnior (PMDB) revela que a Paraíba poderá sofrer um grave prejuízo financeiro se a Petrobrás permitir que essa transferência aconteça. Segundo ele, isso também vai acarretar uma diminuição considerável das atividades do Porto de Cabedelo, já que quase metade das cargas que passam pelo entreposto paraibano é de combustíveis, além de encarecer preços de vários produtos e serviços. “Se isso acontecer, o Porto vai perder 40% das receitas, o que pode prejudicar vários outros segmentos da economia. O transporte desses derivados de Pernambuco para a Paraíba pelas rodovias vai elevar preços e prejudicar o consumo no nosso estado”, lembra.

O parlamentar afirma que vai se reunir com a classe política para que sejam tomadas providências urgentes, de forma que essa transferência para Suape seja evitada. “Se possível, vamos recorrer até mesmo à presidência da Petrobrás para não deixar que essa situação se conclua. Nos próximos dias, pretendo convocar uma reunião com a bancada federal, através de uma Assembleia Legislativa, de forma que seja definida uma solução para esse problema”, afirma.

O deputado federal Leonardo Gadelha (PSC) diz que está extremamente preocupado com essa determinação da Petrobrás, informada pelo Sindipetro-PB. O parlamentar também afirma que vai se reunir com a bancada para tomar uma providência urgente, porque se trata de algo inviável para a continuidade do desenvolvimento econômico do estado. Ele concorda com Trócolli quando fala que haverá aumento de preços e retração no consumo. “Historicamente, a Paraíba já enfrentou muitos atrasos e hoje nós não aceitamos mais isso. Se a logística dos combustíveis for feita somente por Suape, além de inutilizar uma grande parte da capacidade do nosso porto, ainda vai ter uma grave influência nos preços, que sofrerão aumentos”.

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) revela que é contrário a essa transferência para Pernambuco e diz que o assunto deve ser tratado como pauta prioritária nas discussões do Senado. “Pretendo articular a bancada de forma que esse tema seja debatido de maneira urgente para que a Paraíba não tenha que passar por essa situação e enfrente graves prejuízos econômicos".

De acordo com o Sindipetro, a Paraíba já enfrenta racionamento desde o final de 2012 e a situação deve se agravar a partir de setembro deste ano; os postos são abastecidos através de revezamento e rodízios, o que tem provocado a falta de alguns derivados em vários estabelecimentos do estado.

Maranhão diz que inquérito comprova uso de dinheiro ilegal na campanha de RC

O candidato derrotado nas Eleições de 2010, José Maranhão, acredita que o vencedor das últimas eleições para governador usou dinheiro ilícito para se eleger. De acordo com José Maranhão, as investigações da Polícia Federal sobre o Jampa Digital comprovam que Ricardo Coutinho usou dinheiro ilegal no processo eleitoral. Para ele, as investigações "são a comprovação de que houve abundantes recursos de origem ilegal", revelou o presidente estadual do PMDB.
Em entrevista ao Click PB, o ex-governador afirmou que na última campanha para o Governo Estadual, em 2010, era de conhecimento geral a utilização de recursos ilícitos para fins de campanha de seu oponente naquela oportunidade. "Foi amplamente divulgado na campanha pela imprensa as irregularidades", destacou José Maranhão.

Maranhão acredita que será dada continuação ao caso já que "os próprios envolvidos têm interesse no esclarecimento", asseverou.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

NÃO FOI BANDEIRA: Segundo Rômulo, Ricardo Coutinho foi o responsável pela contratação de Duda Mendonça

Segundo Rômulo, Ricardo Coutinho foi o responsável pela contratação de Duda Mendonça
Diferente de que foi dito pelo governador da Paraíba Ricardo Coutinho em seu programa de rádio na Tabajara FM nesta tarde, acusando o atual vice-prefeito Nonato Bandeira como o responsável pela contratação de Duda Mendonça para a campanha eleitoral de 2010, no Relatório da Polícia Federal diz claramente que Ricardo Coutinho foi o responsável pela contratação de Duda Mendonça, segundo depoimentos de Rômulo Gouveia:

“Ora assim procedendo, por via reflexa, ROMULO GOUVEIA acabou invocando a possibilidade de o Governador RICARDO COUTINHO ter sido o responsável pela contratação do publicitário, com domínio de como se deu o financiamento da campanha eleitoral de 2010, conforme indícios acima explanados” diz o relatório da PF.

Em nota, ADPF anuncia ação por danos morais contra Governo da Paraíba

A Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) divulgou nota à imprensa na manhã desta segunda-feira (22) defendendo a atuação da PF na investigação do Caso Jampa Digital.

Na Nota, a Associação manifesta contrariedade à nota expedida pela Secom do Estado. "As investigações realizadas nos autos do Inquérito Policial n° 95/2012, pautaram-se por rigorosos parâmetros de técnica investigativa, reunindo, ao final, indícios inequívocos de autoria e materialidade de crimes licitatórios, desvio de verbas, corrupção e lavagem de dinheiro", diz a ADPF.

ADPF também anunciou, em solidariedade e repúdio, ação judicial para reparação dos danos causados à imagem do delegado, tido pela Associação como "profissional da mais absoluta idoneidade e que goza do mais amplo respeito de seus pares".

Confira nota na Integra:

A Associação Nacional dos Delegados de Policia Federal (ADPF), através de sua Diretoria Regional da Paraíba, vem a público manifestar sua absoluta contrariedade à nota expedida pela Secretaria de Estado da Comunicação Institucional do Governo da Paraíba na data de ontem, em relação aos fatos envolvendo o programa "Jampa Digital" e à investigação criminal que lhe é correlata.

As investigações realizadas nos autos do Inquérito Policial n. 95/2012 pautaram-se por rigorosos parâmetros de técnica investigativa, reunindo, ao final, indícios inequívocos de autoria e materialidade de crimes licitatórios, desvio de verbas, corrupção e lavagem de dinheiro.

A excelência investigativa do trabalho realizado pode ser aferida pelo simples acesso aos autos do Inquérito Policial, que, desde 26/03/2013, por decisão do Tribunal Regional Federal da 5º Região, não mais se encontram abrigados pelo segredo de justiça, cabendo ressaltar ainda que nenhum pedido de vista dos autos formulado pelos advogados dos investigados foi indeferido pela Autoridade Policial.

A investigação foi realizada com o auxílio imprescindível da Controladoria-Geral da União e os autos do inquérito, instruídos com vários laudos periciais, agora encontram-se sob apreciação do Tribunal de Contas da União, do Ministério Público Federal e da Advocacia-Geral da União, para as providências de suas respectivas alçadas.

A ADPF lamenta, ainda, a forma deselegante com que a nota refere-se à "conduta de parte da grande mídia", numa tentativa canhestra de desacreditar setores da imprensa que exerceram o papel que lhes cabe num Estado Democrático de Direito: levar ao público informações de inegável relevância, procurando sempre acompanhar o resultado de investigações.

Por fim, a ADPF informa que repudia veementemente as referencias desairosas ao Delegado de Policia Federal responsável pelas investigações, profissional da mais absoluta idoneidade e que goza do mais amplo respeito de seus pares pelos relevantes serviços já prestados à Policia Federal em várias unidades da federação, ressaltando que os ataques a sua honra serão objeto de demanda judicial.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DELEGADOS DE POLÍCIA FEDERAL

Diretoria Regional da Paraíba

domingo, 21 de julho de 2013

Operação Lei Seca fecha Epitácio Pessoa, flagra e prende motoristas embriagados em JP

Vinte e cinco motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito do álcool e quatro foram presos, durante mais uma ação da Operação Lei seca, em João Pessoa. Agentes de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Batalhão de Policiamento de Trânsito bloquearam a Avenida Epitácio Pessoa nos dois sentidos, das 23h do sábado (20) às 5h deste domingo (21).

Durante a fiscalização, foram abordados 288 veículos e realizados 280 testes de bafômetro. A operação também apreendeu 21 veículos irregulares e aplicou 47 notificações diversas.

Desde que integrou as ações do Detran e Batalhão de Policiamento de Trânsito, em setembro do ano passado, a Operação Lei Seca já flagrou 1.527 motoristas embriagados. Só este ano, foram flagrados 901 motoristas dirigindo sob efeito do álcool e 164 foram presos.

Na última sexta-feira (19), o novo comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito, tenente-coronel Paulo Almeida, que assumiu o cargo há pouco mais de uma semana, fez uma visita de cortesia ao superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho. Também participaram do encontro o diretor administrativo do Detran, Orlando Soares, o corregedor Leonardo Soares e o chefe da Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran, major Rochester Vale.

Durante a reunião, foram discutidas alterações que serão implantadas na execução da Operação Lei Seca, em virtude da chegada dos 60 agentes de trânsito nomeados neste mês, após aprovação no primeiro concurso público da história do Detran. A intenção é realizar mais blitzen nos bairros de João Pessoa e interiorizar as ações.

Empresa indiciada pela Polícia Federal no JampaDigital fez 21 depósitos em dinheiro na conta de campanha de Ricardo Coutinho


A Empresa baiana “Ideia Digital” responsável pela implantação do JampaDigital e indiciada ontem pela Polícia Federal, fez 21 depósitos em dinheiro na conta corrente de campanha do candidato Ricardo Coutinho em 2010. Dos 21 depósitos em espécie, 20 foram feitos em apenas um dia, 08/09/2010.




O Jornal Nacional e Jornal da Globo, da Rede Globo de Televisão revelaram na noite desta sexta-feira (19) que o vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia (PSD) e o marqueteiro Duda Mendonça foram indiciados pela Polícia Federal no escândalo do Jampa Digital por desvio de recursos para a campanha do governador, Ricardo Coutinho (PSB), que bem como o ministro Aguinaldo Ribeiro (PP), também teve seu nome citado e recomendado para investigações, já que possuem foro privilegiado, ao lado de deputados federais.



Mesmo que a doação eleitoral por parte de empresas que prestam serviços para a administração pública não seja vedada pela Lei Eleitoral, destaca o advogado especializado em direito eleitoral. "Apenas concessionárias e permissionárias de serviços públicos - como empresas de ônibus - são proibidas de fazer as contribuições", disse o jurista, a Ideia Digital havia fornecido serviços ao então candidato a governador, ná época prefeito de João Pessoa.




Coincidentemente, a Ideia Digital Sistemas Consultoria, recebeu 10 dias antes do depósito na conta de campanha do governador Ricardo Coutinho, a importância R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos reais) referente a prestação de serviço e compra de equipamentos para contrapartida do projeto cidade digital, conforme processo de compra através do contrato nº 07/2010.





Foram desviados mais de R$ 1 milhão de um programa que deveria levar internet de graça para a população de João Pessoa, na Paraíba. A Polícia Federal indiciou 23 pessoas. Entre elas, estão o vice-governador Rômulo Gouveia e o publicitário Duda Mendonça. O Jornal da Globo teve acesso, com exclusividade, aos detalhes dessa investigação

do clickpb

sábado, 20 de julho de 2013

PF indicia 23 pessoas; investigação diz que R$ 1,6 milhões foram desviados pra campanha de RC

O Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão revelou na noite desta sexta-feira (19) que o vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia (PSD) e o marqueteiro Duda Mendonça foram indiciados pela Polícia Federal no escândalo do Jampa Digital por desvio de recursos para a campanha do governador, Ricardo Coutinho (PSB), que bem como o ministro Aguinaldo Ribeiro (PP), também teve seu nome citado e recomendado para investigações, já que possuem foro privilegiado, ao lado de deputados federais.

Foram desviados mais de R$ 1 milhão de um programa que deveria levar internet de graça para a população de João Pessoa, na Paraíba. A Polícia Federal indiciou 23 pessoas. Entre elas, estão o vice-governador Rômulo Gouveia e o publicitário Duda Mendonça. O Jornal da Globo teve acesso, com exclusividade, aos detalhes dessa investigação.
O relatório da Polícia Federal tem 148 páginas. As provas indicam que 23 pessoas participavam do esquema. Todos os suspeitos foram indiciados. Segundo a PF, o Projeto Jampa Digital foi criado para desviar dinheiro público. Desde o inicio, já se sabia qual empresa ganharia a licitação, de quanto seria o superfaturamento e para onde os recursos seriam desviados.

Em 2012, o Fantástico mostrou que dois anos depois de anunciado, o programa, criado para levar internet de graça à população de João Pessoa, ainda não funcionava na capital paraibana. O Jampa, orçado em R$ 39 milhões, seria custeado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. A vencedora da licitação para implantação do projeto foi a empresa Ideia Digital, que tem sede em Salvador. Segundo a Polícia Federal, a empresa superfaturou o projeto em R$ 1,6 milhão. A investigação descobriu ainda que R$ 1,1 milhão foram repassados pela Ideia a empresas fantasmas em São Paulo.

O dinheiro teria sido usado para pagar despesas de campanha do atual governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho, do PSB, e do vice, Rômulo Gouveia, do PSD. A polícia identificou também o envolvimento de José Eugenio de Jesus Neto nas transações financeiras com as empresas fantasmas. Segundo a polícia, José Eugênio era diretor financeiro das empresas do publicitário Duda Mendonça, que foi o responsável pela campanha de Ricardo Coutinho ao governo da Paraíba em 2010.

Até agora, foram indiciados o publicitário Duda Mendonça por lavagem de dinheiro, o vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia, por corrupção e outras 21 pessoas por participação no esquema. Entre elas, estão empresários e funcionários públicos.
A Polícia Federal também encaminhou a investigação ao Ministério Público Federal e recomendou que sejam apuradas as participações no esquema do governador Ricardo Coutinho, de dois deputados federais e do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. Ribeiro era secretário de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de João Pessoa na época em que o programa foi anunciado. Todos têm foro privilegiado.

"A nossa ideia sempre é trazer provas pra que a Justiça possa condenar efetivamente aqueles que participaram, mas de forma completa, para entender todo mecanismo dessa engrenagem dessa organização considerada criminosa por nós", diz Marcello Diniz, superintendente da Polícia Federal/PE.

A assessoria de imprensa do governo da Paraíba desconhece que o inquérito tenha citado o governador Ricardo Coutinho e que ele não foi notificado. Segundo a assessoria, as empresas investigadas não foram doadoras da campanha e as contas relativas às eleições de 2010 foram aprovadas pela Justiça Eleitoral. A assessoria disse que Rômulo Gouveia já prestou todos os esclarecimentos sobre o caso e que ele não se envolveu no processo licitatório ou de execução do projeto.

Antônio Carlos de Almeida Castro, advogado de Duda Mendonça, afirmou desconhecer o indiciamento do publicitário e que Duda Mendonça recebeu R$ 500 mil da campanha eleitoral de Ricardo Coutinho. José Eugênio de Jesus Neto, ex-diretor financeiro das empresas de Duda Mendonça, foi procurado pela produção do Jornal da Globo, mas não retornou.
Em nota, a assessoria de imprensa da empresa Ideia Digital afirmou desconhecer o relatório da Polícia Federal e o indiciamento dos proprietários.

Também em nota, a assessoria do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, afirma que a licitação que resultou na contratação da Ideia Digital foi conduzida pela Secretaria de Administração do município. Portanto, Aguinaldo não licitou, contratou ou pagou essa empresa na época.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Italiano comandava esquema de lavagem de dinheiro com ramificação na Paraíba

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quinta-feira (18) mandados de busca e apreensão e sequestro de bens para desarticular esquema internacional de lavagem de dinheiro com ramificação na Paraíba.
O esquema é capitaneado por um cidadão italiano, que tem residência na Paraíba e aqui constituiu empresa de fachada no ramo de mineração. Essa empresa simulava a venda de minérios para o exterior, sobretudo para uma empresa situada na Suíça. De acordo com informações obtidas em colaboração com a INTERPOL e com as investigações realizadas no Inquérito Policial, a empresa suíça é comandada também por italianos, que remeteram grandes quantias em dinheiro para o Brasil em decorrência da compra fictícia de minério.

De acordo com o delegado Fabiano Emídio, da Polícia Federal - responsável pelos crimes financeiros - há informações que o italiano pode está no Brasil, por isso, a Interpol e a PF estão a procura dele nesta quinta-feira.

O dinheiro foi internalizado no Brasil através Paraíba, mediante de contratos de câmbio ideologicamente falsos. Em território nacional, o dinheiro foi investido em nome de laranjas em empreendimentos na Paraíba, no Mato Grosso do Sul, em Brasília e no Rio de Janeiro. Em todos esses locais, a Polícia Federal cumpre mandados expedidos pela Justiça Federal na Paraíba. Aproximadamente R$ 10 milhões devem ser sequestrados nesta quinta-feira entre bens móveis e imóveis.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Paraíba já tem racionamento de combustível e postos podem sofrer colapso este ano

A Paraíba está sofrendo redução no abastecimento de combustível nos postos devido a um processo de diminuição de custos adotado pela Petrobrás e escassez de derivados de petróleo no país. Além disso, há um aumento significativo nos contratos de exportação e graves problemas com logística. Por essas razões, a distribuição pelo Porto de Cabedelo teve redução de 50% e poderá ser feita totalmente por Suape, em Pernambuco.

Os donos de postos de combustível de João Pessoa alegam que, dessa forma, os produtos serão transportados no Nordeste pelas rodovias, o que deve encarecer os produtos. Contudo, ainda não é possível determinar se haverá aumento nos preços.

As informações foram confirmadas nesta quarta-feira (17) pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados de Petróleo na Paraíba (Sindipetro-PB), Omar Hamad Filho. Ele esclarece que a Petrobrás quer concentrar em Pernambuco os procedimentos de recepção e distribuição dos combustíveis no Nordeste, reduzindo ao máximo o trabalho do entreposto no porto de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa.

“A Paraíba deixou de vender cerca de 10 milhões de litros somente no mês de junho com as reduções no fornecimento. Cabedelo recebia quatro navios com produtos [com 20 milhões de litros], mas agora recebe somente dois. Parte do que é utilizado na Paraíba vem de Pernambuco e isso poderá ser mais frequente, porque a distribuição para vários estados da nossa região deverá ser 100% concentrada no Porto de Suape”, diz Omar.

Ele lembra que os problemas com abastecimento na Paraíba existem desde o final de 2012. Os consumidores nem sempre encontram o combustível que procuram nos postos porque há rodízio e revezamento na distribuição. “Por exemplo, parte dos postos recebe gasolina aditivada. Outros têm apenas a comum. Alguns recebem uma quantidade de diesel um pouco menor. No Estado, isso ocorre sempre, desde dezembro do ano passado, e deixa muita gente sem o derivado que precisa”, explica.

A dificuldade de encontrar o produto adequado para os automóveis é confirmada pelos consumidores paraibanos. O publicitário Rafael Rubens relata que só abastece com gasolina aditivada, mas, às vezes, não a encontra em todos os postos. O produtor Júlio César Araújo também revela que não acha o tipo de combustível que procura e precisa se deslocar com frequência para outro posto que tenha o produto adequado para o veículo dele. Situação semelhante é enfrentada pelo jornalista Luís Carlos. “Postos de Bayeux, na Grande João Pessoa, e também no bairro Jaguaribe, na Capital, não têm determinados tipos de gasolina. Paro meu carro para abastecer, mas acabo tendo que me dirigir a outro local para encontrar o produto que preciso”, revela.

O presidente do Sindipetro explica que os problemas com a distribuição dos combustíveis são nacionais e revela que há uma séria complicação observada na logística. Ou seja, nas formas de transporte e armazenamento dos derivados de petróleo. Segundo ele, não há previsão de uma solução para o caso e Omar declara ainda que não pode falar sobre preços. “Não estou vendo providências para resolver essas pendências com a logística. A tendência é que fique pior, podendo chegar a um consequente colapso no abastecimento de combustível nos postos paraibanos, em setembro deste ano. As refinarias novas do Brasil devem aumentar o fornecimento de diesel, não de gasolina. Não posso adiantar nada sobre preços porque isso ainda é muito prematuro. Chega a ser cômico lembrar que o nosso país exporta derivados para o mundo, mas agora não tem o suficiente para o consumo nacional”, disse.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

O DESVIO DA PONTE QUE LIGA BR 230 A CIDADE DE ITABAIANA CAIU MAIS UMA VEZ


O Desvio da ponte do riacho de Mogeiro q liga a cidade de itabaiana a BR 230 cedeu mais uma vez hoje pela manhã
condutores tem q fazer a viagem pela cidade de Mogeiro via ingá,a ponte q tem uma construtora refazendo a mais de
dois anos q essa obra anda a passos curtos e o governo do estado não toma nem uma providencia para acelerar as obras
todas as vezes que chove o desvio q fica ao lado da construção vai abaixo,so para lembrar essa ponte caiu no més em
que o governador do estado assumiu o cargo,por tanto a quase trés anos q a mesma esta em obra e ate agora nada,imagina
que a ponte só é de 40 metros,um engenheiro falou ao blog q uma ponte como essa é so para levar em media de 6 a 8 meses
de construção,pior que o governo do estado não ta nem aí com a PB 054 que é uma estrada q vai para a divisa do estado vizinho
de pernambuco ,quem vai de campina grande para o recife tem q passar por esta ponte,fora isto a estrada q liga itabaiana
a divisa esta em estado de só passar carroça de boi e o governo nada faz.

Cansados de pedir ajuda ao governo da paraiba, populares irão interditar rodovia no alto Sertão da Paraíba nesta segunda

Cansados de tanto pedir e esperar das autoridades competente ou até o momento incompetentes, uma resolução para a problemática da PB-417(rodovia que liga Bom Jesus-PB à BR-230), moto-taxistas e taxistas estão organizando para esta segunda um protesto pacífico na citada rodovia.
Além desses, outros proprietários de veículos também farão parte do manifesto, em ato de solidariedade aos profissionais do volante e ainda contra a exigência do uso do capacete no perímetro urbano. recentemente Bom Jesus foi palco de ações cinematografias, protagonizadas por bandidos de alto nível de periculosidade.

Para muitos, o uso deste tipo de acessórios pode facilitar futuras ações delituosas, principalmente pelo pequeno contingente policial, que quando solicitado para outras localidades, a sede fica completamente sem assistência.
Outro fator que deve ser levado em consideração, são os diversos acessos a outras cidades e até estados vizinhos, contribuindo para uma fuga rápida dos meliantes.

O manifesto está marcado para ter início as 06:00 e termino às 17:horas podendo ter seu encerramento antecipado, caso a reivindicação seja atendida.
A interdição da PB 417 já era falada há muito tempo, entretanto, só após a iniciativa de alguns jovens pintarem nos buracos os impostos que são cobrados o protesto ganhou musculatura

do esertão

PRF registra 37 acidentes com 29 feridos nas rodovias federais da PB

A Polícia Rodoviária Federal na Paraíba divulgou na manhã desta segunda-feira (15), o balanço dos acidentes registrados nas estradas federais no último final de semana. De acordo com os dados, 29 pessoas ficaram feridas nos 37 acidentes registrados no período compreendido entre a sexta-feira (12) e o domingo (14) nas estradas federais que cortam o estado. Ainda de acordo com a PRF, do total de acidentes, em 19 não houve vítimas.

A PRF fiscalizou 1.112 veículos e lavrou 228 autos de infração de trânsito. Segundo o balanço, 15 veículos foram apreendidos para regularização e seis animais que estavam soltos nas pistas, pondo em risco a vida dos motoristas, foram recolhidos. Os 154 testes de alcoolemia realizados – o popular bafômetro – mostraram que três motoristas estavam dirigindo sob a influência de bebidas alcoólicas. Dois dos três motoristas flagrados sob a influência de álcool foram levados para a delegacia. Como dirigir na chuva

Dirigir na chuva, segundo a PRF, requer cuidados especiais. O motivo é que a chuva diminui a aderência dos pneus com o asfalto, causada pela mistura de água e óleo, o que torna a pista escorregadia. Por isso, a PRF dá algumas dicas de como evitar acidentes nas estradas e rodovias federais que cortam o estado. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), os meses de julho e agosto são, historicamente, os mais chuvosos. Por isso, a PRF recomenda que os motoristas paraibanos adotem as seguintes atitudes em dias chuvosos: Quando foi pegar a estrada sob chuva, o motorista deve diminuir a velocidade;

O motorista deve ter atenção aos pneus do veículo, pois quanto mais lisos, segundo a PRF, menor é a aderência com o asfalto; Nunca pisar nos freios de maneira brusca; Evitar o acostamento. Caso a parada seja necessária, a PRF pede para que os motoristas procurem um local seguro; Aumentar a distância para os demais veículos; Manter os faróis baixos e acessos nos dias de chuva; Evitar passar sobre poças ou acúmulo de água por conta do risco de aquaplanagem; Manter as palhetas do limpador de para-brisas em bom estado de conservação e os vidros limpos.

domingo, 14 de julho de 2013

Acusado de matar jovem em Itabaiana é assassinado no Jardim Planalto em JP

Isaias de Brito, 48 anos, foi executado quando voltava para casa depois de fazer feira no Mercado Público de Oitizeiro, no Jardim Planalto. De acordo com o delegado Marcos Paulo, um carro com dois homens se aproximou da vítima e em seguida o carona desceu do veículo e efetuou três disparos contra Isaias, um na boca e dois na cabeça. A vítima morreu no local.


Isaias era natural da cidade de Itabaiana. Segundo informações do delegado Marcos Paulo, havia um mandado de prisão contra ele emitido pega Segunda Comarca de Itabaiana, por homicídio.

Conforme contou uma prima da vítima, que não quis ser identificada, Isaias estava escondido na casa de uma tia após ter matado um jovem de 18 anos. O crime aconteceu em Itabaiana em dezembro de 2012.

A polícia não soube informar maiores detalhes do crime, apenas que dois homens em uma moto se aproximaram da vítima e começaram a efetuar vários disparos

DEPUTADO MANOEL JUNIOR É O MAIS NOVO PRESIDENTE MUNICIPAL DO PMDB DE JOÃO PESSOA-PB

Toda a cúpula do PMDB da Paraíba estava na eleição da nova diretoria municipal do PMDB em João Pessoa , que elegeu o novo presidente o deputado federal MANOEL JUNIOR , o discurso do ex-governador JOSE MARANHÃO foi de que o PMDB da Paraíba já tem um nome para concorrer ao cargo de governador ,o nome é de VENEZIANO como todos já esperava

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Litoral paraibano tem 6 praias impróprias ao banho no final de semana

Das 56 praias do litoral paraibano monitoradas pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente, 50 estão classificadas como próprias para o banho, de acordo com o relatório divulgado nesta sexta-feira (12), variando entre as categorias: excelente, muito boa e satisfatória. No município de Pitimbu, devem ser evitadas as praias do Maceió, da Guarita e de Acaú/Pontinha. Em Cabedelo, a Praia do Jacaré se mantém classificada como imprópria e, na Capital, as praias do Bessa I e de Manaíra.
Na Praia do Jacaré, deve ser evitada a área localizada na margem direita do estuário do Rio Paraíba e, no município de Pitimbu, os banhistas devem respeitar a distância de 100 metros à direita e à esquerda das desembocaduras do Riacho do Arame e do Riacho do Engenho Velho, além de toda a extensão da Praia da Guarita. Em João Pessoa, estão impróprias as áreas próximas ao Maceió do Bessa e toda a Praia de Manaíra.

A Sudema também recomenda aos banhistas que, mesmo em áreas classificadas como própria para o banho, sejam evitados os trechos de praia localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.

O monitoramento é realizado semanalmente pela equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais nos municípios localizados em centros urbanos com grande fluxo de banhistas: João Pessoa, Lucena e Pitimbu. Nos demais municípios do litoral paraibano, a análise é feita mensalmente.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

João Pessoa parada: veja quem fecha as portas em dia de manifestação

Órgãos públicos, empresas privadas, agências bancárias e o comércio vão fechar as portas e liberar os funcionários e servidores mais cedo, nesta quinta-feira (11), por causa da manifestação do Dia Nacional de Luta prevista para acontecer em João Pessoa, a partir das 13h, pelas ruas do Centro da cidade, seguindo em direção a Praça João Pessoa.

A assessoria de imprensa do Shopping Tambiá informou que as atividades vão ser encerradas às 14 horas. Já as assessorias dos demais shoppings informaram que o expediente será cumprindo normalmente.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da capital orientou os comerciantes daquela localidade a fecharem a porta por volta das 13h. De acordo com a assessoria de imprensa da CDL, a decisão fica a cargo de cada estabelecimento.

O Ministério Público Federal, por meio de uma Portaria, estabeleceu que o horário de funcionamento acontece das 7 horas às 13 horas.

O Sindicato dos Bancários da Paraíba informou que as agências bancárias que ficam localizadas no Centro da capital irão encerrar o expediente a partir das 13h.

Ônibus

A Associação das Empresas de Transportes Coletivos de João Pessoa (AETC-JP) informou que os ônibus devem circular normalmente nesta quinta-feira, mesmo com a manifestação prevista para a capital. Mudanças no trajeto podem acontecer nas proximidades do protesto.

Manifestação

Centrais sindicais de diversas categorias profissionais se uniram ao movimento estudantil da Paraíba e programam, juntos, uma grande mobilização para marcar o Dia Nacional de Luta da Classe Trabalhadora, celebrado nesta quinta-feira (11). A partir das 13h, haverá concentração na Lagoa (Parque Solon Lucena), de onde em seguida os trabalhadores sairão em caminhada até o Terminal de Integração, em repúdio contra a decisão do Governo de "privatizar" o terminal rodoviário, e terminará com um ato público na Praça João Pessoa.

Na página do movimento Avante João Pessoa, responsável por mobilizar os estudantes nos diversos protestos realizados na capital pela diminuição do preço das passagens de ônibus, o grupo elencou os principais pontos de reivindicação da passeata desta quinta. São eles:

Transporte público de qualidade

Reforma política que garanta a participação da participação popular;

Reforma urbana

Redução da jornada de trabalho para 40 horas;

Democratização dos meios de comunicação.

Educação pública e de qualidade - 10% do PIB para educação;

Saúde pública e universal - 10% do PIB para saúde;

Contra a PL 4330 (terceirização);

Contra os leilões do petróleo;

Pelo fim do fator previdenciário.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

EFEITO TELEXFREE: Justiça Federal decreta indisponibilidade dos bens da BBOM

A juíza federal substituta da 4ª Vara Federal de Goiânia, acatou pedido formulado pelo Ministério Público Federal em ação cautelar preparatória, e decretou a indisponibilidade dos bens da empresa EMBRASYSTEM – Tecnologia em Sistemas, Importação e Exportação Ltda, conhecida pelos nomes fantasia “BBOM” e “UNEPXMIL”, e da empresa BBRASIL ORGANIZAÇÕES E MÉTODOS LTDA, bem como dos bens dos sócios proprietários dessas empresas.

Ao analisar a documentação juntada pelo Ministério Público Federal, a juíza entendeu pela existência de robustos indícios de que o modelo de negócios operado pela empresa BBOM se trata, na verdade, de uma “pirâmide financeira”, prática proibida no Brasil e que configura crime contra a economia popular.

A decisão traça, primeiramente, as diferenças entre o modelo de negócios denominado “marketing multinível” ou “marketing de rede”, e o golpe conhecido por “pirâmide financeira”.

O “marketing multinível” se trata de modelo comercial sustentável, constituindo uma prática legal. De acordo com a decisão, trata-se de modelo de negócios em que o integrante da rede pode ter ganhos financeiros tanto em razão da venda de produtos ou serviços que realiza, como através de recrutamento de outros vendedores e, nesse caso, seu faturamento será proporcional à receita gerada pelas vendas dos integrantes de sua rede.

No marketing multinível, o faturamento é calculado sobre as vendas dos produtos. A venda do produto é, portanto, a base de sustentabilidade do negócio.

Já no esquema denominado “pirâmide financeira”, os participantes são remunerados somente pela indicação de outros indivíduos para o sistema, sem levar em consideração a real geração de vendas de produtos. Não há, nesse caso, sustentabilidade do negócio, pois se funda unicamente nos pagamentos realizados pelos associados. E, em dado momento, se torna matematicamente impossível atrair novos participantes para a rede, e os participantes mais novos acabam sendo lesados.

Após traçar essa diferenciação, a juíza ponderou que no sistema adotado pela BBOM os interessados associam-se mediante o pagamento de uma taxa de cadastro (R$ 60,00) e de um valor de adesão que varia dependendo do plano escolhido (bronze – R$ 600,00, prata- R$ 1800,00 ou ouro – R$ 3.000,00), obrigando-se a atrair novos associados e a pagar um taxa mensal obrigatória no valor de R$ 80,00 pelo prazo de 36 meses. Já os mecanismos de premiação ou bonificação prometidos pela BBOM aos associados, são calculados sobre as adesões de novos participantes que tenham sido indicados pelo associado. Quanto mais participantes o associado consegue trazer para a rede, maior é a premiação prometida.

Conforme identificado pela juíza, o pagamento dos participantes depende exclusivamente do recrutamento por ele feito de novos associados. A “sustentabilidade” do negócio não advém da renda gerada pela venda do produto supostamente objeto da franquia, que se trata um rastreador.

Nesse ponto, a decisão chama atenção para o fato de que, conforme esclarecimento feito pela ANATEL, o rastreador utilizado em veículos é uma estação de telecomunicações que necessita ser licenciada pela agência, e não foi concedida pela ANATEL autorização à empresa EMBRASYSTEM, conhecida por BBOM ou UNEPXMIL, para trabalhar com esse tipo de produto.

Por fim, a juíza afirma que a medida deferida visa resguardar os interesses dos novos associados ao sistema BBOM, que constituem a base da “pirâmide”, ou seja, a maior parte dos associados, pois no caso de “quebra” da empresa são essas pessoas que serão lesadas.

A indisponibilidade de bens requerida pelo Ministério Público Federal busca evitar a dilapidação do patrimônio da empresa, de modo a possibilitar futuro ressarcimento aos consumidores lesados.

Bandidos explodem caixa eletrônico e arrombam agência dos Correios no Cariri

Na madrugada desta quarta-feira (10), mais uma agência bancária e um prédio dos Correios foram alvo de ataques criminosos no Cariri paraibano. Desta vez, a tentativa frustrada dos criminosos aconteceu na cidade de Natuba.
Segundo a Polícia Militar, nenhum dinheiro acabou sendo levado dos estabelecimentos. Por volta das 3h, a polícia foi acionada por moradores após ouvirem uma explosão. O caixa eletrônico localizado no posto de atendimento de um banco privado foi violado com dinamite, mas os suspeitos não conseguiram chegar à gaveta de cédulas do equipamento.

No mesmo horário, a agência dos Correios sofreu uma tentativa de arrombamento com o uso de um pé-de-cabra. "Houve a explosão no caixa eletrônico mas não conseguiram chegar ao dinheiro. Suspeitamos, mas não sabemos precisar se foram as mesmas pessoas que também tentaram arrombar a entrada dos Correios e não conseguiram, abandonando um pé-de-cabra no local. A população não soube informar quantos homens teriam participado, os veículos que foram utilizados e nem o destino da fuga", informou o major Guimarães.

Viaturas da Polícia Militar de Umbuzeiro, Santa Cecília e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) de Campina Grande realizam buscas na região, mas até as 7h40 não houve prisões de suspeitos.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Em seis meses, assaltos a ônibus em João Pessoa já superam números de 2012

De 2007 até 2012, o número de assaltos a ônibus em João Pessoa diminuiu 51%, caindo de 308 para 152. Porém, apenas nos seis primeiros meses de 2013, os crimes nos transportes coletivos aumentaram para 156, representando elevação de 4% quando é feita a comparação com os dados do ano anterior. Só em junho, foram 32 assaltos nos veículos. Ou seja, mais de um por dia.

Por causa dos roubos, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) convocou empresas, polícias e outras lideranças da segurança pública do município para buscar uma solução para o problema. "Vamos fazer uma mesa redonda para avaliar o caso e verificar os números. Tivemos algo similar há sete ou oito anos", lembra Roberto Pinto, superintendente-adjunto da Semob.

Apesar dos números preocupantes, o diretor da Associação de Empresas de Transportes Coletivos de João Pessoa (AETC), Mário Tourinho, entende que a população não deve entrar em pânico, pois a média de assaltos é pequena, quando se observa a quantidade de 4.800 viagens ao dia que é registrada em João Pessoa.

Segundo Tourinho, a redução registrada nos índices dos últimos cinco anos se deve às medidas adotadas entre a polícia e as empresas de ônibus urbanos da Capital e ele também defende que 100% dos veículos devem ter câmeras de segurança instaladas.

Dos 460 ônibus que circulam nas ruas de João Pessoa, 360 estão equipados com câmeras de monitoramento, o que representa 78% da frota. Além disso, a polícia militar desenvolve a 'Operação Ônibus Seguro', na qual os veículos são abordados e vistoriados em diferentes horários e pontos da cidade, numa forma de coibir a ação dos criminosos.

A PM orienta que os passageiros e operadores de transportes evitem portar objetos de grande valor ou documentos e não reajam em caso de assalto.

De acordo com a AETC JP, 270 mil pessoas usam ônibus na cidade.


Foto: Números da criminalidade nos ônibus de JP
Créditos: Arte TV Correio/Danilo Campos

A Polícia Militar confirmou três assaltos em ônibus na noite da última segunda-feira (8), em João Pessoa. Os crimes, que ocorreram no intervalo de três horas, foram praticados por adolescentes usando faca peixeira.

O último assalto foi registrado em um veículo da empresa Transnacional, linha 5204 Cristo/Manaíra Shopping. Segundo informações da PM, por volta das 22h30, três adolescentes armados com facas cometeram o crime no trecho da avenida Vasco da Gama. O trio levou o dinheiro do cobrador. Os assaltantes fugiram com destino ao bairro do Rangel

TJ nega habeas corpus a acusado de assalto à mão armada no Bairro das Indústrias

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve, nesta terça-feira (9), a prisão preventiva de Ayrton Gomes Villar, negando assim habeas corpus impetrado pela defesa de Ayrton. Ele é acusado de, em companhia de outros, ter assaltado à mão armada um mercadinho no Bairro das Indústrias, em João Pessoa, no dia 18 de maio. Ele e os companheiros foram reconhecidos pela vítima através de fotografia.

De acordo com os autos, Ayrton Villar é soldado do Exército Brasileiro e quando foi preso se encontrava com uma quantia em dinheiro no valor de R$ 209,00 sem saber explicar a origem, além da vítima afirmar que ele portava uma arma no momento do assalto. Ao ser indagado sobre a arma, o acusado afirmou tê-la jogado fora durante a perseguição policial.

Ao proferir o voto, o relator do habeas corpus, juiz convocado Eslu Eloy Filho, declarou que a prisão do acusado é legal, apesar de ainda não existir denúncia sobre o fato delituoso, pois o inquérito ainda está em fase de conclusão. “A conduta atribuída ao paciente é por demais grave, já que está sendo acusado de roubo qualificado, com emprego de arma de fogo e em concurso de pessoas”, disse o magistrado que foi acompanhado à unanimidade.

Na mesma sessão, a Câmara Criminal concedeu habeas corpus a Antônio Freire dos Santos, que está recolhido na Cadeia de Remígio, desde o dia 20 de abril. Antônio Freire foi preso acusado por porte ilegal de arma, após um tiro no Posto Pinheirão, localizado naquele município. No entanto, segundo consta dos autos, no momento em que foi abordado pelos policiais, ele não se encontrava armado, e o revólver foi apreendido instantes depois de sua prisão, dentro de uma gaveta do balcão do Posto. O relator do habeas corpus foi o desembargador Joás de Brito Pereira.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Curso de medicina passará de 6 para 8 anos de duração a partir de 2015

BRASÍLIA - O curso de medicina passará de 6 para 8 anos a partir de 2015. A mudança integra um pacote de medidas anunciado nesta segunda-feira, 8, pela presidente Dilma Rousseff para ampliar a oferta de médicos no País e melhorar a formação dos profissionais. Definida numa Medida Provisória, a ampliação deverá ser regulamentada pelo Conselho Nacional de Educação, num prazo de 180 dias.

O programa, batizado de Mais Médicos, inclui ainda o recrutamento de profissionais estrangeiros para trabalhar em áreas prioritárias, a abertura de 11.447 novas vagas para graduação e outros 12.376 postos de especialização em áreas consideradas prioritárias até 2017. O novo formato do curso de Medicina é inspirado no modelo existente em países como Inglaterra e Suécia, diz o Ministério da Saúde.

Concluído o curso de seis anos, o estudante passa para um segundo ciclo, de dois anos, onde terá de atuar em serviços públicos de saúde. A exigência do segundo ciclo será universal: tanto para estudantes de instituições da rede pública quanto privada da ensino.

No período em que trabalharem nos serviços públicos de saúde, estudantes receberão uma bolsa, financiada pelo Ministério da Saúde. Os valores ainda não foram definidos. O governo calcula, no entanto, que ela ficará entre o que é concedido para as residências médicas (R$ 2,9 mil mensais) e o que é pago para profissionais inscritos no Provab (R$ 8 mil).

No primeiro ano, estudantes vão atuar na rede de atenção básica. No segundo ano, o trabalho será feito nos serviços de urgência e emergência. Os alunos continuarão vinculados à instituição de ensino onde foi feita a graduação e, assim como ocorre com a residência, serão avaliados. A carga horária ainda não foi definida.

Pela proposta, o segundo ciclo poderá ser aproveitado para abater um ano de curso de residência em especialidades básicas, como medicina de família, ginecologia, obstetrícia, pediatria e cirurgia geral. Há também a possibilidade de o período ser incluído na contagem para cursos de mestrado. A forma como isso será feito também está nas mãos do Conselho Nacional de Educação.

O formato de oito anos poderá ser revisto num curto prazo. Há a possibilidade de o primeiro ciclo, atualmente de seis anos, ser reduzido para cinco. O assunto, no entanto, ainda terá de ser debatido pelo Conselho Nacional de Educação. A intenção é se aproximar do modelo inglês, onde a duração do primeiro ciclo varia entre 4 a 6 anos, treinamento supervisionado dura outros dois anos e a especialidade médica, 3 a 8 anos.

Para atuar no segundo ciclo, os alunos receberão um registro provisório. A instituição de ensino deverá estar ligada a uma rede de serviços públicos de saúde, onde seus alunos vão desempenhar as atividades. Caberá à instituição definir o local de trabalho do estudante.

A ideia é que o aluno seja supervisionado por professores. A forma como isso será feito também será definida pelo Conselho Nacional de Educação. Também não está acertado como será feito o reembolso das instituições de ensino pelo trabalho de supervisão.

O aluno receberá o diploma somente depois de completar os oito anos de formação. Só aí receberá a inscrição permanente. De acordo com o Ministério da Saúde, o modelo proposto prevê que o profissional com registro provisório, mesmo sem diploma, responderá caso cometa uma infração ética ou erro no atendimento do paciente.

A criação do segundo ciclo não vai dispensar o internato, realizado atualmente no quinto e sexto ano. Nesta etapa, o estudante não tem autonomia. Durante o treinamento da segunda etapa, o estudante aos poucos ganha mais autonomia.

A expansão da duração do curso de medicina, de acordo com o governo, não tem como objetivo principal a ampliação da oferta de médicos. A meta, de acordo com ministérios da Saúde e da Educação, é ampliar a formação do profissional e driblar um problema que o governo julga enfrentar atualmente, que é a especialização precoce. Na avaliação do governo, a partir do 4º ano, estudantes concentram suas atenção nas áreas com que têm mais afinidade, deixando de lado pontos considerados essenciais para o atendimento do paciente.

Embora detalhes ainda não estejam definidos, o governo já decidiu que durante o ciclo de dois anos, o estudante terá permissão para atuar apenas nos locais indicados pela instituição de ensino a que ele está ligado. Não será permitida a realização de plantões ou atuação em outros serviços.

DITADURA NA MEDICINA DILMA??

TCE julga dia 24 contas da Casa Civil e as toneladas de camarão, lagosta, carne de siri, mero, robalo, bacalhau para Granja Santana

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) julga no próximo dia 24 a prestação de contas de 2011 da Casa Civil do Governo da Paraíba. O pedido de pauta do relator, conselheiro Umberto Porto, foi publicado no diário do TCE desta segunda-feira (8). Auditoria feita no processo apontou uma série de irregularidades em despesas para a Granja Santana, residência oficial do governador.
Entre as despesas que aparecem na auditoria do TCE, estão R$ 326,2 mil com alimentos, R$ 481,2 mil com fornecimento de refeições. De acordo com a auditoria, os gastos foram feitos sem licitação. A auditoria aponta que algumas das despesas teriam sido encomendadas pela primeira-dama do estado Pâmela Bório.

De acordo com o TCE, a primeira-dama teria solicitado produtos de cama e acessórios para o quarto do filho, em um total de R$ 18,5 mil, pedindo os orçamentos diretamente às lojas, dando prioridade ao seu gosto pessoal, ao invés do menor preço, e tudo sem licitação.

Responsável pela prestação de contas, o secretário Lúcio Flávio está sendo representando no caso pelo advogado Johnson Abrantes. Procurado pela reportagem, ele disse que foi informado do pedido de pauta, mas ressaltou que ainda não tinha maiores detalhes porque não teve acesso ao relatório final da auditoria e ao parecer do Ministério Público de Contas, divulgado na quinta-feira (4).

No começo do ano, quando o caso veio à tona, o governador Ricardo Coutinho chegou a divulgar uma nota com explicações sobre os gastos da Granja Santana. Segundo ele, as despesas de 2011 foram reduzidas em 12, 9%, em comparação com o ano anterior. Ele destacou também que a Casa Civil respondeu a todos os questionamentos do tribunal. Ricardo justificou ainda que na Granja Santana são servidas diariamente 120 refeições, que atendem não só o governador e a família, como também os servidores.

Segundo Ricardo Coutinho, as compras feitas para a Casa Civil estão dentro da legalidade e não tem fundamento a informação de que Pâmela Bório adquiriu itens para a residência oficial em nome do governo do Estado. O governador disse que isso não é atribuição da esposa e frisou que ela não dispõe de cartão corporativo nem recebe recursos da administração.
DO CLICKPB

SR.GOVERNADOR ABRA AS PORTAS DA GRANJA SANTANA PARA OS PARAIBANOS COMEREM LAGOSTA JA Q QUEM PAGA SUAS CONTAS SOMOS NOS

DEU NO ESTADÃO: Paraíba é o 3º estado, Cabedelo é a segunda cidade e JP a segunda capital no ranking da violência no Brasil

A Paraíba é o terceiro estado mais violento do Brasil, Cabedelo a segunda cidade com mais homicídios por habitantes e João Pessoa a segunda capital onde mais se mata no país. São os dados de uma matéria publicada no Jornal Estadão, baseado nos dados do DATASUS do governo Federal.

Confira na íntegra
Bruno Paes Manso ENVIADO ESPECIAL / JOÃO PESSOA - José Roberto de Toledo e Amanda Rossi
O estudante Lucas, de 17 anos, recebeu um chamado no celular às 10h45 de anteontem no bairro Colinas do Sul, periferia de João Pessoa, na Paraíba, a 25 km da orla turística de Cabo Branco e Tambaú. Pegou a bicicleta e pedalou por cerca de 1 km em estrada de terra, até ser atingido à queima-roupa por três disparos. Caiu em uma arapuca e morreu perto das 11 horas.



Policiais civis que chegaram ao local, meia hora depois, ainda ouviram dos familiares que Luquinha era simpatizante da gangue O Kaida (corruptela de Al-Qaeda), formada dentro dos presídios paraibanos em 2004. Ele vinha sendo ameaçado por jovens da gangue rival, Estados Unido (sic), cujos integrantes moram no bairro vizinho de Gervásio Maia. A rivalidade entre os grupos hoje já se reproduz por quase todo o Estado. “Uma das hipóteses é de que ele tenha sido morto por causa da disputa local pelo tráfico”, explica o delegado Luiz de Cerqueira Cotrim Neto, da Delegacia de Homicídios. O corpo de Lucas chegou ao IML às 14 horas.

O número de homicídios na Paraíba cresceu 55% entre 2008 e 2011, a maior alta do País. O Estado é o terceiro do Brasil entre os mais violentos, atrás de Alagoas e Espírito Santo, superando Pará, Bahia e Pernambuco. Os números foram compilados pelo Estadão Dados, com base no DataSus. O período coincide com o crescimento da venda de crack nas periferias.

Cabedelo, cidade portuária de 59 mil habitantes na região metropolitana de João Pessoa, registrou 79 assassinatos em 2011 - sua taxa de homicídios chegou a 134 por 100 mil habitantes, a segunda do Brasil e uma das maiores do mundo. Já João Pessoa é a segunda capital brasileira mais violenta, atrás apenas de Maceió. O Estado reflete um problema de toda a Região Nordeste, que já é a mais violenta do País, com 36 homicídios por 100 mil habitantes em 2011 - dados mais recentes.

Para tentar entender a dinâmica dessa epidemia de homicídios, o Estado passou quatro dias entre João Pessoa e Cabedelo. Chegou na quarta-feira, com a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, que participou de uma audiência pública e acabou tendo de ouvir diversos pedidos de ajuda. Grupos do movimento LGBT denunciavam homicídios. Já o cacique geral do Povo Potiguar, Sandro Gomes Barbosa, afirmou que dois caciques foram mortos recentemente e dizia que estava sendo ameaçado por causa do tráfico e disputas de terra. E a advogada Laura Berquó, presidente da Comissão de Igualdade Racial e Liberdade Religiosa da OAB, registrava o homicídio de três pais de santo. “Mais do que a religião, pesa o fato de serem negros e pobres, grupos com a maioria das vítimas da violência.”

Engrenagem. Nos últimos cinco anos, diferentes focos de conflitos homicidas se intensificaram na Paraíba, com a tolerância ou até o incentivo de instituições estaduais. A pistolagem e os assassinatos de aluguel, tradição dos tempos do coronelismo, se modernizaram e passaram a produzir lucros elevados, infiltrando pilares sólidos nas polícias locais.

Foi o que mostrou as investigações da Operação Squadre, desencadeada pela Polícia Federal em novembro de 2012, que levou à prisão de 39 pessoas, entre policiais militares, civis e agentes penitenciários. O Estado teve acesso à íntegra da denúncia.

Foram acusados três núcleos principais. Um deles comandado por oficiais da PM que organizavam a segurança privada do comércio local. Outro era formado por um grupo de extermínio, autor de diversas mortes, muitas delas cometidas contra presos em regime semiaberto que chegavam ou saíam dos presídios. Mas também morreram mulheres grávidas e crianças.

O terceiro extorquia dinheiro de traficantes, além de negociar armas com bandidos. “Ao contrário do que os outros pensam, as milícias não são realidade só do Rio. É uma realidade nacional. É preciso criar controles mais efetivos para coibir essas ações policiais”, diz o secretário de Segurança e Defesa Social da Paraíba, Claudio Coelho Lima.

Crack. O tráfico também se espalhou pelas periferias locais graças à chegada do crack, expansão que acabou incentivada pela rivalidade entre facções territoriais. A O Kaida surgiu em 2004, na Penitenciária de Segurança Máxima Geraldo Beltrão (conhecida como Presídio do Roger). O detento Neguinho do Roger conseguiu importar uma granada que explodiu no presídio e feriu ao menos dez presos. “Sou o Bin Laden. Sou o Iraque. Eles diziam em tom de piada. Acabou criando a O Kaida. E os rivais, viraram Estados Unido”, explica Ednaldo Correa, que foi diretor de 11 presídios paraibanos.

Essa rivalidade saiu de trás dos muros para os bairros e cidades paraibanas. Em abril de 2010, Cabedelo viu uma das lideranças locais da O Kaida, Fatoca, tentar monopolizar o comércio de drogas na cidade. Bandana, dos Estados Unido, defendia sua fatia comercial. O desequilíbrio no mercado e as balas decorrentes levaram a cidade a se tornar a segunda mais violenta do Brasil.

“Conseguimos reduzir a criminalidade nos últimos dois anos prendendo os principais matadores locais”, diz o major Carlos Roberto da Silva Sena, que assumiu o comando da Polícia Militar em 2011. Na tela do computador, ele tem a foto de mais de 100 criminosos, entre eles a de Ni, que tatuou um cemitério nas costas: sete cruzes para cada assassinato cometido

do clickpb

domingo, 7 de julho de 2013

Garota Safada encerra o Maior São João do Mundo em Campina Grande

Após 30 dias de festa a 30ª edição do 'Maior São João do Mundo' em Campina Grande, será encerrada hoje à noite. Mais de 300 atrações passaram pelo Parque do Povo, aproximadamente mil horas de forró.

Na última noite, para fechar com chave de ouro a banda Garota Safada animam os forrozeiros.

Haverá a apresentação de 16 atrações musicais, incluindo artistas solos, bandas e trios de forró.

No palco principal, terá shows com os 3 do Nordeste, Ranniery Gomes e o irreverente Genival Lacerda.

sábado, 6 de julho de 2013

Telexfree e outras 8 empresas são investigadas por suspeita de pirâmide


Já são nove as empresas investigadas pelos Ministérios Públicos do país por suspeita de formação de pirâmide financeira, segundo levantamento da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON).
Embora o caso mais conhecido seja o da Telexfree, cujas atividades foram suspensas pela Justiça do Acre, o país tem registrado nos últimos meses um "boom" de empresas que têm entrado no mercado se valendo de estruturas com "fortes indícios" de pirâmide e "golpe", afirma o promotor de Goiás Murilo de Moraes e Miranda, presidente da MPCON.
"Até quinta-feira eram oito as empresas investigadas. Agora já são nove", diz Miranda, em entrevista ao G1. Segundo ele, os inquéritos e procedimentos administrativos começaram a ser abertos há cerca de quatro meses. O promotor não quer adiantar, entretanto, os nomes das empresas investigadas.
"O esquema de pirâmide existe há mais de 60 anos. A diferença agora está na velocidade que estas redes aparecem e se expandem entre cidades e estados. Com a internet e a publicidade virtual, atingiu parâmetros que não passavam nem próximo do que estamos vendo", explica.
MP estuda novos pedidos de suspensão
Por enquanto, a única ação judicial julgada foi a apresentada pela MP do Acre contra a Telexfree, com abrangência nacional. O presidente da MPCON afirma, entretanto, que outras empresas devem ser alvo de denúncia à Justiça.
"Para os casos que a aparência de pirâmide se constatar, as medidas deverão ser as mesmas pedidas no Acre: suspensão das atividades e bloqueio de bens para tentar e ressarcir os consumidores", diz Miranda. "Os Ministérios Públicos estão preparados caso houver alguma reversão da decisão do Acre para ingressarem em seus estados com o mesmo pedido contra a Telexfree", acrescenta.
Crime contra a economia popular
O promotor lembra que, pela legislação brasileira, a prática de pirâmide financeira se configura crime contra a economia popular. A lei n° 1.521, de 26 de dezembro de 1951, estabelece pena de 6 meses a 2 anos de prisão, além de multa, para o crime de "obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos ("bola de neve", "cadeias", "pichardismo" e quaisquer outros equivalentes)".
"Num esquema piramidal, a base sustenta quem está no topo. Ou seja, quanto mais a rede cresce, mais gente vai perder dinheiro a custa de um golpe de captação da poupança popular, com a venda de algo que, na prática, não existe", explica o presidente da associação de promotores.
As empresas sob alvo do MP também são investigadas por suspeita de outros crimes relacionados como lavagem de dinheiro e remessa para o exterior.
O MPCON está elaborando uma minuta de projeto de lei para transformar a pirâmide financeira em crime contra a ordem econômica e aumentar a pena para até 5 anos de reclusão, com a possibilidade ainda de agravante de mais um terço em caso de utilização de publicidade na internet.
Empresas negam pirâmide e pedem regulamentação
A Telexfree nega a prática de pirâmide financeira ou de qualquer ilegalidade. A empresa afirma praticar o chamado marketing multinível ou de rede. "Já faz um ano que a empresa está sendo investigada, mas a questão é que não há no país uma legislação que trate de marketing de rede. Por isso, exortamos que o Congresso legisle sobre esta matéria", afirma ao G1 o advogado da empresa, Horst Fuchs.
Segundo ele, "a venda de pacotes de telefonia VoIP conta com a indicação de consumidores que são remunerados à exata medida de novos consumidores" e que "a recompensa é resultado da indicação e não da adesão". "O marketing multinível, quando remunera sobre o consumo e não sobre o valor das adesões, não configura, obviamente, uma pirâmide financeira", argumenta.
A empresa BBom, que em três meses já reuniu mais de 200 mil associados e que também é alvo de investigação do MP, nega a prática de pirâmide ou de qualquer ilegalidade. Segundo o diretor de marketing da empresa, Ednaldo Bispo, é preciso "separar o joio do trigo" e distinguir a pirâmide do marketing multinível.
"A gente entende a preocupação do MP, mas não queremos a nossa imagem associada a modelos que estão sendo alvo de questioanemento. Pirâmide vende dinheiro e não produto e serviço como é o nosso caso", diz o diretor da empresa de rastreadores veiculares. "Também vendo rastreador porta a porta. Nosso negócio não vem da entrada de pessoas, mas da prestação de serviço", acrescenta.
Como a Telexfree, a empresa defende uma regulamentação do modelo de negócio. "Faltam parâmetros sobre o que é de fato marketing multinível. Por isso seria importante uma regulamentação", afirma o porta-voz da BBom.
O MPCON não vê, entretanto, qualquer necessidade de regulamentação complementar para o marketing multinível. "Quando é pirâmide e golpe dá para perceber facilmente, pois não há objeto de venda, só aparência. O que importa é a circulação de dinheiro", afirma Miranda.
Como identificar pirâmides
Para a Associação Brasileira de Vendas Diretas (ABEVD), as regras atuais e o código de autoregulamentação do setor são suficientes para diferenciar a pirâmide do modelo multinível, cuja atividade é e praticada por diversas empresas no país como Amway e Herbalife.
"Reglamentação é o que não falta. O problema é que a grande maioria dos esquemas de pirâmide transvestem de marketing multinível para iludir o possível revendedor", afirma a diretora-executiva da associação, Roberta Kuruzu.
As empresas Telexfree e BBom não estão entre as 32 associadas à ABEVD.
Roberta explica que a grande maioria das empresas de venda direta do país se utiliza de algum mecanismo de marketing multinível, oferecendo aos associados a possibilidade de ganhos complementares por meio da captação de novos revendedores. Ela ressalta, porém, que os ganhos são proporcionais ao esforço empreendido, com recolhimento de imposto e garantia de devolução dos recursos financeiros.
As empresas associadas à ABEVD comprometem-se a cumprir e difundir os códigos de ética e de conduta baseados no modelo mundial da World Federation of Direct Selling Associations (WSDSA), que estabelece, por exemplo, a oferta de modelos sustentáveis de negócio e que os ganhos estejam atrelados a venda de produtos ou serviços cujos preços encontrem correspondência aos similares do mercado.
A associação orienta, no entanto, que o mais importante é sempre desconfiar de qualquer oferta de "dinheiro fácil" ou de "ganhos astronômicos" em curto espaço de tempo.
"Quem que não quer ficar em casa sem fazer nada, só ligando para os amigos e convidando para entrar?", diz Roberta, acrescentando que, em muitos casos, entrar em um negócio deste tipo é "pedir para ser enganado"

quinta-feira, 4 de julho de 2013

OS BRASILEIROS QUEREM ELE PARA PRESIDENTE



Enquanto isso, depois dos protestos de rua, políticos de todos os partidos, por todos os estados e em todos os despencam nas pesquisas de popularidade. Mas, a de Joaquim Barbosa vai de vento em popa. E olha que ele nem é político!

Na corrida pela sucessão presidencial, está em terceiro lugar, empatado com Aécio Neves, atrás só de Dilma e de Marina Silva. E olha que ele não é candidato, nem quer ser! Pelo menos é o que diz.
A campanha do ministro nas redes sociais está quente! Os internautas querem Barbosa presidente.

Apesar de não estar na política, a política está nele. Nos últimos dias, o ministro defendeu o voto distrital, o recall dos eleitos, as candidaturas avulsas... Parece até presságio!

E se é verdade que a boca fala do que o coração está cheio, Barbosa nega, com os lábios, suas segundas intenções

do blog da RACHEL SHEHERAZADE

Cabo rompido deixa bairro nobre de João Pessoa sem energia elétrica

Oito semáforos estão sem funcionar desde a manhã desta quinta-feira (4), no bairro de Tambaú, em João Pessoa. De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), os oito semáforos estão parados por falta de energia. A concessionária de Energia Elétrica da Paraíba, Energisa, informou que o cabo de um transformador se partiu e precisou ser consertado.

De acordo com moradores do bairro, alguns prédios estão sem luz desde as 6h desta quinta. No entanto, através de nota, a Energisa informou que o problema teve início por volta das 11h e que a previsão de término do serviço e de normalização dos semáforos era para as 13h. Mas até o fechamento desta notícia, às 13h36, a luz ainda não havia voltado no bairro.

A Semob está com agentes no local para disciplinar o trânsito no local. A porção mais prejudicada é a das interseções entre as ruas Paulino Pinto e avenida Nossa Senhora dos Navegantes, com cinco semáforos desligados. Na rua Helena Meira Lima, são três deles. Mesmo com o tráfego tranquilo, a Semob pede que os motoristas evitem a área

do g1

Trio faz arrastão em restaurante da orla do Cabo Branco e leva R$ 15 mi


O restaurante Capitão Lula, localizado a beira mar da praia de Cabo Branco, em João Pessoa, foi assaltado na tarde desta quinta-feira (4), por três homens armados. O prejuízo para clientes e estabelecimento é de aproximadamente R$ 15 mil, conforme informou José Luiz, funcionário do restaurante.

Ainda de acordo com José Luiz, os assaltantes – aparentando serem menores de idade - chegaram a pé pela orla e quando entraram no restaurante anunciaram o assalto. “Eles estavam com revólveres. Na hora do crime apenas 3 mesas estavam ocupadas. O trio, que tinha a aparência de ser adolescentes, roubou dinheiro e objetos dos clientes e todo o apurado do caixa”.

O funcionário do estabelecimento informou que os assaltantes fugiram sem deixar pistas. “Fiquei sabendo que um carro estava esperando por eles nas imediações do restaurante”, disse José Luiz informando que durante o assalto os criminosos estavam com o rosto descoberto. Nenhum ainda foi preso.

VERGONHA=Aneel desrespeita a Paraíba e falta a audiência para discutir ‘fio preto’ da Energisa


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deu uma demonstração de desrespeito a Paraíba na manhã desta quinta-feira (04). Com uma audiência agendada para acontecer no auditório do Sesi, em João Pessoa, onde seriam discutidos assuntos como a revisão da tarifa de energia no Estado e o escândalo do 'fio preto' da Energisa, os representantes da Agência simplesmente não compareceram ao local do evento e deixaram dezenas de participantes sem explicação.

Um dos interlocutores convidados para debater assuntos de interesse da população no encontro foi o deputado Trócolli Júnior (PMDB) que compareceu ao local, mas a exemplo de tantos outros convidados voltou sem obter respostas sobre os motivos do possível cancelamento de uma audiência que foi publicada, inclusive no Diário Oficial da União.

O parlamentar iria questionar, no evento, o escândalo do chamado 'fio preto' da Energisa denunciado por funcionários terceirizados da própria empresa. As denúncias dizem respeito a uma suposta fraude contra o consumidor simulando prática de "gato" para lesar o cidadão. Os funcionários terceirizados, de acordo com as acusações, teriam que cumprir uma meta na 'fabricação de gatos' para conseguir gerar possíveis lucros para a empresa.

Para a surpresa de Trócolli, funcionários do Sesi informaram que a audiência nunca chegou a ser marcada pelos representantes da Aneel naquele local, embora no próprio site oficial da Agência e nos convites distribuídos o endereço fosse o do auditório do Serviço Social da Indústria. Segundo eles, o legislador não foi o único a se dirigir ao local procurando pelo encontro.

"Foi uma atitude de total desrespeito. Eu só gostaria de saber porque, apesar do convite feito a tantas autoridades, a audiência não aconteceu? Pior, porque ela nunca chegou sequer a ser marcada, como informaram os funcionários do local onde estava marcado o evento? Ou será que diante das denúncias graves feitas contra a Energisa eles desistiram de trazer essas discussões para a Paraíba, já que deviam imaginar que seriam questionados sobre isso?", indagou o legislador.

Além disso, Trócolli levantou mais uma questão que atinge diretamente o consumidor paraibano, a questão do beneficiamento dos grandes empresários que comandam a regulação da energia no país, assim como a Energisa comanda na Paraíba.

"Será que a Aneel serve apenas como cabide de emprego? Será que a sua função é apenas beneficiar os grandes empresários? E como fica a população que, a exemplo do que tem ocorrido na Paraíba, fica a mercê da Energisa e tem que engolir escândalos como os do 'fio preto' denunciados pelos próprios funcionários de lá? É preciso que isso seja investigado", ressaltou o deputado.