sexta-feira, 26 de abril de 2013

Prefeitos fazem 'greve' na Paraíba para cobrar verba para combater a seca

Prefeitos da Paraíba e dos outros oito Estados do Nordeste estão preparando uma 'greve simbólica' para protestar contra a falta de recursos e ajuda do Governo Federal no combate à seca. A paralisação está marcada para o próximo dia 13 de maio. Os detalhes e estratégias para a realização do protesto regional serão definidos em uma reunião entre os dirigentes das entidades representativas dos prefeitos nordestinos, agendada para a próxima terça, dia 30, em Maceió (AL).

A proposta de fechar as portas das prefeituras nordestinas foi acatada pelos representantes dos municípios de toda a região na reunião de cidades nordestinas, evento realizado durante o encontro do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM), promovido no último dia 19 de abril na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul. A CNM vai articular a realização da 'greve' e está buscando a adesão de mais prefeitos ao protesto.

De acordo com Buba Germano, presidente da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup), a 'greve' dos prefeitos não deverá afetar o atendimento à população. "A orientação da CNM é para fechar as portas das prefeituras, mas é claro que os serviços essenciais à população serão mantidos. Os prefeitos vão parar simbolicamente para demonstrar a insatisfação na forma como o Governo Federal tem tratado as prefeituras na questão da seca", informou.

A Famup ainda não tem uma estimativa de quantos prefeitos paraibanos deverão aderir ao protesto, o que só deverá ser definido após a reunião de organização do protesto que acontecerá na próxima semana em Maceió. Os prefeitos vão contar com o apoio da CNM que fará estudos técnicos sobre a estiagem para mostrar as perdas geradas pela seca. No protesto, serão usadas imagens chocantes mostrando o gado morto, açudes e reservatórios vazios e plantações destruídas.

SEM AJUDA
Os prefeitos reclamam que a ajuda anunciada pelo Governo Federal não chega aos municípios. Segundo o relato dos presidentes das entidades nordestinas, apesar da série de anúncios do governo federal, a ajuda que chega aos municípios é mínima.

No último dia 2 de abril do corrente ano, a presidente Dilma Rousseff anunciou, durante reunião com os governadores, em Fortaleza (CE), um pacote de medidas emergenciais contra a seca e garantiu que os investimentos federais para enfrentar o problema serão R$ 9 bilhões

Dez homicídios são registrados na Grande João Pessoa em menos de 12 horas

Mais uma vez, João Pessoa se consolidou como uma das cidades mais violentas do mundo. Na noite de ontem, entre as 18 e 23 horas, nove pessoas foram executados a tiros na Grande João Pessoa.


A matança começou às 18:12 quando Rangel Reis, 29 anos foi encontrado morto dentro de um Celta com um tiro na cabeça na cidade de Santa Rita. Também em Santa Rita o segundo homicídio, Roberto Leite, 37 anos, executado com um tiro de espingarda 12 quando em seu local de trabalho, um viveiro de camarão. No Valentina Figueiredo, a terceira execução. O professor Max Lima foi alvejado com vários disparos.

Na Torre um duplo homicídio. Dois corpos foram deixados no meio da rua próximo ao hospital Samaritano. Em Lerolândia o sexto homicídio em Lerolândia, onde José Sandro Martins, 27 anos. O sétimo assassinato da noite de ontem foi em Mangabeira. O segurança, Wellington Rosendo, 34 anos. Morto com vários tiros. O oitavo homicídio foi no Cidade Verde, um jovem de 18 anos foi executado na rua João Batista da Silva. O novo foi em Cruz das Armas, próximo a ladeira do Bonfim, Ninão foi executado com 5 tiros na cabeça.

Nesta manhã, outro homicídio, desta vez na localidade Torre de Babel no Valentina Figueiredo.


Foto: Emerson Marchado
Homicídios
Os primeiros crimes aconteceram na cidade de Santa Rita por volta de 17h. Um homem aparentando 25 anos foi encontrado morto dentro de um carro, um Celta cor prata, na comunidade Volta do Coimbra, próximo à usina São João. A vítima foi assassinada com três tiros. Mais cedo, um homem foi morto no Distrito de Livramento.
Já por volta de 20h30, mais um crime foi registrado. Max de Lima Silva, 48 anos, foi morto com vários tiros.

Segundo a polícia, ele estava numa rua próxima à Vila Olímpica no bairro Valentina Figueiredo quando foi perseguido por alguns rapazes. A vítima tentou se esconder numa casa, mas foi alcançado pelos acusados que o mataram na garagem dessa residência. Ainda segundo relato da polícia, Max de Lima era ex-presidiário e atualmente dava aulas de futsal para crianças do bairro.


Já às 20h57, dois homens foram mortos no bairro da Torre, na Capital. Cleiton Luis da Silva, 19 anos, foi atingido por vários disparos na cabeça e foi socorrido por uma viatura da Força Tática do 1º Batalhão para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. De acordo com o cabo Cavalcante, o rapaz estava amordaçado com uma fita isolante na boca e com as mãos amarradas para trás. Ele foi encontrado ao lado a Igreja Santa Júlia na rua Pedro Pinto. Bem O segundo homem foi morto próximo ao Hospital Samaritano. A polícia acredita que a morte de Cleiton pode ter ocorrido em outro local e que os acusados teriam jogado o corpo no bairro da Torre.


Às 20h45, em Lerolândia, José Sandro Martins, 27 anos, foi assinado a tiros. Informações repassadas por testemunhas dão conta de que a vítima tinha recebido o salário nesta quinta e estava na usina quando foi surpreendido pelos acusados. O celular da vítima foi levado pelos bandidos.


Por volta de 22h49, a Polícia Militar foi acionada para averiguar a informação de que havia uma pessoa morta por trás da garagem da Empresa Bonfim. Ao chegar ao local, os policiais encontraram o corpo de Geovane, conhecido por Ninão, aparentando 21 anos. Ele morava no bairro do Rangel e seria era aliado de Jardel, conhecido como o Terror de Cruz das Armas.


A Polícia informou ainda que ele tinha sido preso na tarde desta quinta-feira (25), próximo ao Mulungu, com uma moto sem documentação. Ele foi levado para a delegacia e depois liberado. Os policiais acreditam que Ninão' não foi morto lá e que teria sido desovado no terreno baldo na rua Professor Oséias da Silveira, em Cruz das Armas. Segundo o sargento C. Andrade, a vítima apresentava perfurações de disparos de arma de fogo e vários golpes de faca.


Testemunhas contaram que ele foi desovado no local por homens em um Corsa Preto. O mesmo carro também seria o usado no crime da Torre.
Por fim, por volta das 22h40 duas pessoas foram mortas no bairro de Mangabeira.

O segurança Wellington Jorge Rosendo da Silva, 34 anos, que morava no bairro José Américo, foi assassinado por desconhecidos em Mangabeira II, quando se aproximava de sua motocicleta para ir embora.

Já no Cidade Verde, o jovem Aderlan Porto Gonçalves, 18 anos, foi assassinado à tiros, quando caminhava na Rua João Batista da Silva.

O crime foi praticado por dois homens em uma motocicleta.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

CMJP aprova título de “persona non grata” para Neymar

A Câmara Municipal de João Pessoa aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (24), o título de ‘persona non grata’ ao atacante da Seleção Brasileira de Futebol, Neymar, jogador do Santos (SP). A proposta foi de autoria do vereador Djanilson da Fonseca (PPS).

'Persona non grata', do latim, significa literalmente "não é bem-vindo". O título é apenas simbólico, mas impede que qualquer instituição do poder público da Capital paraibana conceda homenagens ao craque santista.

O título foi aprovado depois que o jogador Lúcio Bala, do Flamengo do Piauí, disse que Neymar o chamou de "paraíba morto de fome" em tom de menosprezo, durante a partida que teve a vitória do Santos sobre o Flamengo-PI por 2 a 0, semana passada, na Vila Belmiro.

Segunda-feira (22), Neymar se manifestou sobre o assunto através de uma nota em seu site oficial e nega as acusações. Ele disse que nunca usou a palavra 'paraíba' para xingar ninguém.

Leia:

“Sei lá !! O jogo acabou, fui tomar meu banho, e depois fiquei sabendo dessa história... Você acha que eu seria capaz de xingar alguém desse jeito ?? Não uso essa palavra e nunca usei ela pra xingar ninguém... É mentira isso aí... “Eu nem posso levar isso muito a sério, sabe ?? “Cê” sabe que meu irmão, o Joclécio, é nordestino, pernambucano... Eu não ia admitir que alguém chamasse ele de “paraíba” !! Os caras tão loucos... No Santos tem jogadores nordestinos... Vai lá perguntar pra eles se eu gosto desse tipo de brincadeira !! Para, né ?? Chega !!!! Eles sabem o que aconteceu dentro de campo. Eu não ofendi ninguém, eles sabem disso... Ponho minha cabeça no travesseiro e durmo tranqüilo !! O Lúcio é que tem o que explicar, não eu !!”

Em toda a Paraíba, desde a semana passada, a suposta agressão verbal de Neymar repercutiu de forma extremamente negativa nas redes sociais e na imprensa. Na maioria dos comentários, a suposta agressão do jogador santista representou discriminação contra o Nordeste.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Polícia Federal deflagra "OPERAÇÃO ASTRINGERE" contra juízes e advogados da PB


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta feira, 18/4, em João Pessoa/PB, a operação ASTRINGERE, com o objetivo de apurar a prática de crimes de formação de quadrilha, corrupção, apropriação indébita, fraude processual entre outros ilícitos, envolvendo um magistrado do 2º Juizado Especial Misto de Mangabeira, policiais, servidores públicos, advogados e particulares.

Mais de cem Policiais Federais, inclusive de outros estados, dentre eles o GPI de Pernambuco (Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal), cumprem seis mandados de prisão preventiva, quatro mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão, no 2º Juizado Especial Misto de Mangabeira, na Turma Recursal do Fórum Cível Mario Moacyr Porto, em escritórios de advocacia e na residência dos envolvidos.

A investigação realizada pela PF, juntamente com o trabalho da Corregedoria do TJPB, demonstrou a existência de uma organização criminosa que, com a participação de um magistrado, atuava mediante os mais diversos tipos de fraude. Foi constatada a existência de uma verdadeira usina de astreintes, uma multa processual que tem a finalidade de incentivar o cumprimento de decisão judicial que estabelece uma obrigação de fazer ou não fazer, que era aplicada irregularmente para enriquecer investigados.

A quadrilha atuava com a montagem e falsificação de documentação necessária à judicialização das demandas, manipulação dos atos processuais, imprimindo ritmo e rito diferenciado aos integrantes do grupo criminoso, apropriação de valores de astreintes, intimidação das pessoas que tiveram seus valores apropriados pela organização, e a confecção de dossiês contra diversas autoridades

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Estudante é estuprada por cinco homens quando saía de escola em Santa Rita

A Polícia Militar procura por cinco homens suspeitos de estuprar uma adolescente de 14 anos, nesta quarta-feira (10), na cidade de Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa. O crime ocorreu por volta das 17h, quando ela saía do Colégio Carlos Chagas, no bairro do Tibiri II.

Segundo a PM, a menor estava nas proximidades da escola quando foi abordada por dois homens que a obrigaram a entrar em uma van onde mais três rapazes a esperavam. A adolescente relatou que os acusados colocaram um pano no rosto dela e a doparam.

O pai da garota confirmou que ela teria sido levada para um matagal e estuprada pelos criminosos. Após a consumação do estupro, os acusados deixaram a adolescente na avenida Campina Grande, três horas depois.

A estudante foi encaminhada para um hospital da cidade, onde foi constatado, através de laudo médico, o estupro. Nenhum dos estupradores foi preso. O Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) da Polícia Militar informou que policiais do 7º BPM estão em diligência na tentativa de prender os acusados.

E o governo da paraíba ainda teima em falar q caiu o indice dos crimes no estado.

Colunista do ClickPB revela esquema da "Máfia da Cruz Vermelha" que atua no Hospital de Trauma de João Pessoa


A Máfia da Cruz Vermelha no Trauma de João Pessoa
11 de Abril de 2013 - 10h14
Estou convencido que uma organização criminosa atua no Hospital de Trauma de João Pessoa e que a Cruz Vermelha nada mais é que um dos tentáculos da Toesa Service, empresa apontada por comandar um esquema criminoso na saúde pública que corrompe gestores em todo o Brasil.


A Toesa Service é alvo de investigações do MP do Rio de Janeiro por fraude na Secretaria de Saúde do Rio e também foi flagrada na Operação Caixa de Pandora, que destruiu o esquema Panetone e mandou o ex-governador José Roberto Arruda para a cadeia. A Toesa também é investigada pelo Ministério Público de Goiás e no Rio Grande do Norte foi a empresa que operou uma esquema criminoso desbaratado na “Operação Assepsia” que culminou com o afastamento da prefeita de Natal, Micarla de Sousa, por envolvimento em fraudes investigadas na Secretaria Municipal de Saúde de Natal. Além da prefeita, foram indiciadas 17 pessoas, entre elas, Daniel Gomes da Silva, dono da Toesa. Este mesmo esquema da Toesa, foi que depositou R$ 300.000,00 na conta de campanha de Ricardo Coutinho e hoje opera o Hospital de Trauma e ja faturou mais de R$ 150 milhões entre 2011 e 2012.

Venho alertando o governo da Paraíba, as autoridades deste estado, os deputados, mas, curiosamente o tema é pulado do debate, toda vez que aponta para o envolvimento de pessoas ligadas a figurões da Paraíba.

Sei de todos os riscos que corro a partir da próximo ponto, inclusive de morte, mesmo assim, vou contar por capítulos, todo o esquema fraudulento, com provas e passo a passo, como essa gangue se instalou na Paraíba a partir de 2010.

Como já disse, o ponto de partida é a empresa Toesa Service, empresa desmascarada pelo Fantástico no dia 18 de março de 2012, que este mês completou um ano de escândalo. A empresa entrou na Paraíba e no Rio Grande do Norte, supostamente pelas mãos do ex-senador Ney Suassuna, já denunciado em esquemas fraudulentos na área da saúde que ficou conhecido como “Sanguessuga”. Inicialmente a ideia era atuar na Prefeitura de João Pessoa, para isso, Ney Suassuna apresentou Daniel Gomes da Silva ao pessoal que comandava a saúde da capital, mas nada prosperou, já que a administração do ex-prefeito Luciano Agra se negou a negociar com um intermediador com extensa folha corrida.


Ney Suassuna foi quem indicou o esquema de Daniel no Rio Grande do Norte. Quando assunto começou a repercutir na imprensa Potiguar, um dos envolvidos no esquema criminoso, Tufi Soares Meres enviou e-mail par Ney Suassuna culpando o açodamento de DANIEL GOMES DA SILVA, dono na TOESA. No e-mail, Tufi reclama da indicação de Ney Suassuna dizendo que “era preciso, a partir de agora, ter cuidado com as indicações que eles fazem, referindo-se ao papelão de DANIEL GOMES DA SILVA em Natal”.

Confira cópia do e-mail





From: tmeres
Sent: Saturday, May 14, 2011 11:35 AM
To: neirsuassuna1@gmail.com
Subject: toesa

Prezado amigo,

Recentemente te falei que já estamos na idade de selecionarmos nossas indicações,para não permitir que inexperientes estraguem a ima gem que construimos com tantas dificuldades atravéz dos anos. Não tive boa empatia com o Daniel.
Veja a cagada que ele fez em Natal...
Vou te repassar clipings para teu conhecimento.

Abs, Tufi



A denunciada no esquema criminoso em Natal, ROSIMAR GOMES BRAVO E OLIVEIRA, conforme o contrato da dengue naufragava perante a opinião pública, enviava para o seu chefe TUFI SOARES MERES notícias, matérias de jornais e clippings - os que foram mencionados por TUFI no e-mail transcrito linhas atrás para o ex-senador Ney Suassuana - elaborados pela própria Secretaria Municipal de Saúde, a fim de que o comandante da organização ficasse a par de todo o desenrolar da reação dos órgãos de controle com o processo da dengue em Natal.



Ainda em Natal, devemos lembrar da "Operação Assepsia", quando Daniel Gomes da Silva, da Toesa Service foi denunciado em vários crimes:

1. Do crime de formação de quadrilha (Art. 288 - Associarem-se mais de três pessoas, em quadrilha ou bando, para o fim de cometer crimes. Pena - reclusão, de um a três anos. (Vide Lei 8.072 , de 25.7.1990). Parágrafo único - A pena aplica-se em dobro, se a quadrilha ou bando é armado.


2. Do crime de dispensa indevida de licitação descrito no artigo 89, parágrafo único, da Lei nº 8.666/1993 (Lei das Licitações), que diz: Parágrafo único. Na mesma pena incorre aquele que, tendo comprovadamente concorrido para a consumação da ilegalidade, beneficiou-se da dispensa ou inexigibilidade ilegal, para celebrar contrato com o Poder Público.

3. Da agravante genérica do artigo 62, Inciso I, do Código Penal, acusado de promover e organizar a cooperação no crime e dirigir as atividades dos demais agentes, cada um no seu núcleo de liderança, submetendo-se a gravante genérica prevista no artigo 62, Inciso I, do CP, que diz: Art. 62 - A pena será ainda agravada em relação ao agente que: (Redação dada pela Lei nº 7.209 , de 11.7.1984). I - promove, ou organiza a cooperação no crime ou dirige a atividade dos demais agentes; (Redação dada pela Lei nº 7.209 , de 11.7.1984).



DANIEL GOMES DA SILVA é casado, CPF nº 051.381.257-10, nascido em 23/10/1977, filho de Ângela Maria Marapodi da Silva e David Gomes da Silva (denunciado pelo Fantástico) residente e domiciliado à Praça Telê Santana, nº 85, Apt. 301, Bloco II, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro-RJ.

Seu primeiro gesto ou pontapé inicial para abocanhar o Trauma foi através de uma doação milionária em dinheiro, na campanha eleitoral de 2010 para o atual governador da Paraíba, Ricardo Coutinho. A doação foi feita através do seu tio, que eu denunciei neste mesmo espaço.

Relembrado, Jaime Gomes da Silva, tio de Daniel Gomes da Silva, um português de 76 anos, fez uma transferência em dinheiro no valor de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) a título de doação de campanha de Ricardo Vieira Coutinho. O depósito foi feito pelo irmão do proprietário da Toesa Service, Jaime Gomes da Silva, portador do CPF 010.871.777-15 .

Para não chamar atenção, o dinheiro, em espécie, saiu da conta de Jaime Gomes da Silva, através de uma transferência eletrônica feita no dia 29-11-2010, para a conta do Diretório Estadual do PSB da Paraíba. Um dia após o recebimento, o PSB depositou o mesmo dinheiro na conta de campanha de Ricardo Vieira Coutinho.

Essa foi a senha para "o esquema" se instalar na Paraíba. Inicialmente queriam terceirizar a mão de obra no Trauma , mas o contrato teve que ser abortado depois que o jornalista Rubens Nóbrega deu o sinal de alerta quanto ao perigo iminente do Estado fechar negócio com uma empresa com folha corrida por todo o Brasil. Naquela época, a “Toesa” já era sinônimo de "fraude", "falcatrua", “migué”, "171".

Abortada, a primeira tentativa deste esquema criminoso, a Toesa se associou à Cruz Vermelha Brasileira, tendo como seu operador principal, Daniel Gomes da Silva, responsável por negociar e fraudar o negócio. O elo de Daniel e o governo da Paraíba sempre acontece através de uma senhora X de codnome"Marquês de Sapucaí".

Inicialmente Daniel Gomes da Silva trouxe para dirigir o Hospital de Trauma o senhor Edmon Gomes da Silva, chamado e apresentado por Dr. Edmom, acusado no escândalo da “Unimed de Caxias” e que teve os bens bloqueados, conforme denunciei neste mesmo espaço ainda em junho de 2011.
H
AÇÃO NO RIO GRANDE DO NORTE

Foi esse mesmo Edmon, juntamente com Daniel Gomes da Silva, que se reuniram com a então governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Cialini. O ex-secretário de saúde do RN, Domício Arruda, fato já mais que referido no âmbito da “Operação Assepsia”, prestou um depoimento bastante explicativo ao Ministério Público no fim de julho de 2012.

Domício Arruda, além de responsabilizar a governadora Rosalba Ciarlini e o Procurador Geral do Estado do RN, Miguel Josino, ainda descreveu as circunstâncias das negociações havidas com o grupo de Daniel Gomes, da Toesa, para administrar unidades hospitalares no RN. Depois, o esquema migrou para a prefeitura de Natal que culminou com a cassação da prefeital.

Segue trecho do depoimento de Domício Arruda, ex-secretário de saúde do RN, ao Ministério Público do Rio Grande do Norte:

“Arruda contou que com o agravamento da crise no Hospital Walfredo Gurgel, manteve contato com a Cruz Vermelha, através do representante Edmon Silva, que já tinha uma experiência de gestão de unidades hospitalares na Paraíba. Domício Arruda foi, então, visitar o hospital administrado pela Cruz Vermelha em João Pessoa. Foi realizada, após isso, uma reunião na governadoria para tratar sobre uma solução para administrar o Walfredo Gurgel. Da reunião, participaram Edmont Silva e Daniel Gomes (o dono da Toesa e ligado ao ITCI, que se apresentou como consultor também da Cruz Vermelha), além do então secretário, sua adjunta e a governadora Rosalba Ciarlini. O encontro discutiu o modelo de terceirização, que já havia sido implantado em João Pessoa, e que dependia, como sempre nesses casos, da decretação do estado de emergência e da aprovação de uma lei estadual sobre as Organizações Sociais”.

O curioso é que no Rio Grande do Norte, o Ministério Público rapidamente interveio por conta do desvio de um pequeno contrato de R$ 8 milhões. Na Paraíba, as cifras envolvendo os mesmos personagens já ultrapassaram 150 milhões até o mês de dezembro de 2012.



Daniel Gomes da Silva no fim do ano passado conseguiu outra proeza: Agora faz parte do Conselho Diretor da Cruz Vermelha Brasileira, a mesma que mantém o contrato com Hospital de Trauma de João Pessoa com mandato até 30 de junho de 2014. Ou seja, o mesmo modus operandi. A Toesa doou para Campanha e abocanhou o Trauma.


do blog do Clilsonjúnior

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Estudante é raptada dentro do terminal de integração em João Pessoa

Uma adolescente de 13 anos foi raptada no Terminal Rodoviário de Integração do bairro Valentina Figueiredo, em João Pessoa, no início da tarde desta quarta-feira (10). A confirmação foi feita pelo tenente Fábio Freitas do 5º BPM. A família da garota já tinha sido vítima de tentativas de homicídios, conforme informou a Polícia Militar da Paraíba.

Segundo informações do policial, a garota estava na companhia da irmã de 10 anos – residentes no bairro Colinas do Sul II – e após saírem da Escola Cícero Leite foram para o Terminal esperar o coletivo, quando dois homens chegaram, abordaram as irmãs e colocaram a adolescente de 13 em uma motocicleta.

“A menina de 10 anos ligou para a polícia dizendo que sua irmã foi raptada por dois homens. A criança disse que eles colocaram a garota em cima da moto e sumiram”, disse o tenente.

A polícia revelou que o sumiço da garota pode estar relacionado a uma briga de facções rivais, uma vez que a vítima recebia ameaças no celular através de mensagens.

“Ficamos sabendo que traficantes pressionavam a adolescente para ela revelar onde está um jovem conhecido como ‘Rafael’, que está preso em Natal. Como a adolescente, não respondia, os criminosos afirmaram que iriam cometer um crime”, narrou o tenente Freitas, detalhando que parentes dela já foram alvo de pequenos ataques, inclusive sua própria residência.

De acordo com o tenente, “todo o efetivo está mobilizado para encontrar a adolescente e prender os acusados pelo crime”

Prefeito surpreende e na solenidade dos 100 dias anuncia demissão de todos os secretários e comissionados

O prefeito de Princesa Isabel, Domingos Sávio (PSDB), decidiu nesta quarta-feira (10), ao completar os 100 dias de gestão, demitir todos os secretários e servidores comissionados. Foram demitidas 70 pessoas. A decisão foi com base na diminuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que seria de R$ 360 mil mensais e só registrou, no último repasse, R$ 45 mil.

O município de Princesa Isabel está localizado no Sertão da Paraíba (a 430 quilômetros de João Pessoa). Com 21.283 habitantes e com o PIB de 75.960, 211, segundo o IBGE. Um secretário do município de Princesa Isabel ganha em torno de R$ 11 mil. O salário do prefeito é de R$ 12 mil.

A decisão foi anunciada pelo próprio prefeito durante a solenidade que marcava os 100 dias de sua administração, na Câmara de Vereadores de Princesa Isabel. O anúncio pegou inclusive os aliados de surpresa. A principal alegação do prefeito foi que terá que priorizar obras e ações do município e que, com a drática redução do FPM, não tem como pagar agora os salários dos secretários e dos comissionados.

Segundo o prefeito, com relação aos secretários a pretensão é ir recontratando aos poucos, porque a prefeitura não pode ficar sem eles, em especial os de Saúde, Administração e Ação Social.

Ele criticou as medidas do governo que contribuíram para diminuir o FPM dos municípios. “O FPM está fazendo um massacre em várias prefeituras pequenas e fica quase impossível dar continuidade aos projetos”, disse Domingos Sávio.

Domingunhos aproveitou a sessão na Câmara Municipal para explicar a medida..

Domingos Sávio Maximiano Roberto era presidente da Câmara de Vereadores e assumiu o cargo de prefeito em março do ano passado, após decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba que cassou o mandato do então prefeito Thiago Pereira, por o abuso de poder político e econômico nas eleições de 2008. Dominguinhos foi eleito para o primeiro mandato em eleições complementares, concoreu à reeleição de prefeito e ganhou.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Açude de Boqueirão está com menos de 52% de sua capacidade


Construído há mais de 50 anos pelo Dnocs para matar a sede das populações de Campina Grande e mais 19 municípios do Compartimento da Borborema, o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, está cada vez muna situação crítica e já está com 52% de sua total capacidade de armazenamento. De acordo com a última leitura feita pela Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), o manancial atingiu os 52,8% de sua capacidade que é de 217.253.778 milhões de metros cúbicos.

De acordo com o engenheiro da AESA Isnaldo Cândido Boqueirão está perdendo 1,5 centímetros de água por dia, sendo que em dias quentes, chega a perder até 2 centímetros. O manancial é a principal fonte de abastecimento de 1 milhão de paraibanos, e o risco de colapso no sistema de abastecimento já preocupa.

Um estudo feito pelo pesquisador Janiro Costa, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG prevê que cerca de 1 milhão de pessoas podem ficar sem abastecimento de água a partir de 2014 no estado.

segundo o pesquisador Janiro Costa Rêgo, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a falta de controle entre a demanda e a oferta de água deve provocar o colapso do açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, no Agreste paraibano.

Segundo o coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) no estado, Solon Alves Diniz, foi determinada a partir do mês de abril a suspensão da irrigação com água do açude de Boqueirão. "O prazo limite para os irrigantes é no fim do mês. Se não houver uma recarga significativa com chuvas frequentes, continuará suspensa", afirmou.

O reservatório construído pelo Dnocs possui capacidade de 411 milhões de metros cúbicos de água, estando atualmente com menos de 52% de seu volume, segundo a AESA.

Conforme a pesquisa da UFCG, o consumo da água do açude é bem superior à sua capacidade, viabilizando assim uma situação de possível racionamento do abastecimento até o fim deste ano e um colapso a partir de 2014. A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) atualmente retira 1,3 metros cúbicos de água por segundo do manancial, enquanto a irrigação retira cerca de 0,95 metros cúbicos por segundo, conforme levantamento da UFCG.

Assoreamento - O assoreamento de mananciais como o Rio Taperoá e o Rio Paraíba, que são afluentes do Açude de Boqueirão, tem provocado uma série de problemas ao reservatório que abastece 18 municípios e sete distritos do Compartimento da Borborema.

Por causa das dificuldades enfrentadas por estes rios, o açude deixa de receber água e, consequentemente, o abastecimento das cidades atendidas por ele fica prejudicado, especialmente em períodos de seca, como vem ocorrendo nos últimos meses, devido à falta de chuvas regulares.

Desde que entrou em funcionamento, em 1956, até os dias atuais, o Açude de Boqueirão perdeu 23,2% da sua capacidade de acúmulo de água.

Conforme informações repassadas pelo engenheiro chefe do serviço técnico do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), Francisco Mariano da Silva, o Açude de Boqueirão foi projetado para acumular 536 milhões de metros cúbicos de água, mas, atualmente, o volume máximo chega a 411.686.287 metros cúbicos, uma diferença de 124.313.713 metros cúbicos de água, quantidade suficiente para abastecer uma cidade com 200 mil habitantes durante um ano.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Encontrado corpo em casa de vizinho suspeito de envolvimento no sumiço de Fernanda Éllen

Após escavações realizadas no início da noite desta segunda-feira (09), um corpo foi encontrado enterrado na residência de 'Jeferson', vizinho dos familiares de Fernanda Éllen no bairro Alto do Mateus em João Pessoa. Peritos do Instituto de Medicina Legal (IML) foram acionados à localidade, na tentativa de desvendar se o corpo localizado é o da estudante desaparecida há três meses.

A Polícia Civil prendeu no final da tarde desta segunda-feira (08), o vizinho suspeito de ter envolvimento no sumiço da adolescente. Ele foi reconhecido pela jovem que havia recebido o celular da garota, em uma casa de prostituição da Rua da Areia no Centro de João Pessoa.

A informação foi confirmada ao Portal Correio, pelo tio de Fernanda, Wellington Cabral de Oliveira. Ele revelou que a polícia foi acionada pela própria família ao perceber a semelhança do suspeito com o retrato falado descrito pela prostituta. “Ele é nosso vizinho, mora colado a casa onde minha sobrinha morava com os pais. Ultimamente ele andava estranho e pedimos para a polícia averiguar isso".

Por volta das 17h30 desta segunda-feira (08), a garota de programa foi até o bairro Alto do Mateus e reconheceu o suspeito como responsável por tê-la entregado o aparelho celular da vítima desaparecida.

Após abordagem da Polícia Civil, o homem ainda tentou fugir pulando o muro, no entanto foi alcançado pelas autoridades policiais.Jeferson segui sob a guarda do Grupo de Operações Especiais (GOE).

Celular rastreado

Em março, a Polícia conseguiu rastrear e encontrar o telefone de Fernanda Ellen com uma prostituta que trocou o aparelho por pedras de crack e sexo na Rua da Areia. Na época ela fez um retrato falado do suspeito.

Desaparecimento

Fernanda Ellen desapareceu no dia 07 de janeiro de 2013, depois de ter ido à escola no bairro Alto do Mateus buscar as notas finais. Desde o primeiro momento, várias informações e pistas surgiram, mas nenhuma havia levado ao paradeiro da menina.

Manifestações

Familiares e amigos realizaram na noite da última sexta-feira (5), um protesto por respostas do desaparecimento de Fernanda Ellen e pelo fim da violência. O grupo percorreu a Orla Marítima de Tambaú à Cabo Branco, em João Pessoa. No mesmo dia, ocorreu uma audiência para discutir o caso na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas na Assembleia Legislativa, na Capital.

O monstro mora ao lado: corpo é encontrado na casa de vizinho de menina desaparecida


O caso "Fernanda Helen" pode ter um ponto final na noite de hoje. A polícia chegou a um corpo com características semelhantes a da jovem na casa de um dos vizinhos da família, após ter descoberto um aparelho celular que pertenceria a jovem, em poder de uma mulher na Rua da Areia (área de prostituição da capital).

O telefone, que teria sido trocado com a mulher teria sido dado pelo acusado, já detido pela Polícia, Jeferson, vizinho da adolescente que desapareceu há três meses sem deixar qualquer pista. Peritos do IML trabalham na identificação do corpo que estava enterrado no quintal da casa no Alto do Mateus.

Jeferson teria sido reconhecido pela jovem que havia recebido o celular da garota, em uma casa de prostituição.

Um dos tios de Fernanda, Wellington Cabral, revelou que a família já desconfiava da possibilidade de envolvimento do vizinho. "Ele é nosso vizinho, mora colado a casa onde minha sobrinha morava com os pais. Ultimamente ele andava estranho e pedimos para a polícia averiguar isso"

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Polícia prende pastor que chefiava quadrilha de PE e explodia bancos na Paraíba

A Polícia está investigando a participação de um pastor de uma igreja evangélica numa quadrilha especializada em explosões de agências bancárias em municípios do interior da Paraíba e Pernambuco. O suspeito, Ezequiel de Souza, 45 anos, está preso em São José do Egito-PE.

A delegada Rosário Leite disse que o pastor liderou a quadrilha responsável pela explosão da agência da cidade de Prata, no Cariri paraibano (localizada a 314 quilômetros de João Pessoa).

A delegada informou que após a execução do crime na Paraíba, a polícia começou a monitorar o acusado e conseguiu prendê-lo nesta quarta-feira (3), na cidade de São José do Egito-PE. “Ele foi preso no meio da rua, após passar alguns dias na cidade de Arco Verde-PE. Quando consultamos o infoseg, constatamos que ele possui uma ficha criminal por assalto a mão arma, tráfico de drogas, assaltos a estabelecimentos e tentativas de homicídios”, comentou Rosário Leite revelando que esses crimes teriam sido praticados no Estado de São Paulo.

Na tentativa de camuflar a ação criminosa, o pastor realizava cultos na Igreja Mundial. “Ezequiel de Sousa realizada cultos em várias cidades. Durante a prisão, ele confirmou que era pastor”, disse a delegada.

Ezequiel de Sousa foi preso pela Polícia Militar de Pernambuco e foi encaminhado para a cadeia pública da cidade de São José do Egito-PE, onde está à disposição da Justiça

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Semana Santa registra 4 vezes mais mortes do que o Carnaval na Grande João Pessoa

Vinte e cinco homicídios foram registrados pelas autoridades policiais na região metropolitana de João Pessoa durante o feriadão da Semana Santa. Conforme as estatísticas, o número representa um aumento de mais de 300% em relação ao período de Carnaval deste ano, quando foram registrados seis crimes violentos letais e intencionais.

Além do aumento significativo de homicídios de um feriado prolongado para outro, dois fatores fazem a situação parecer ainda mais grave. O feriado de Carnaval é uma festa mundana e o de Páscoa é religioso. Além disso, o Carnaval tem uma duração de quatro dias, e a Páscoa, três.

De acordo com a polícia, um homicídio doloso foi registrado a cada quatro horas. Apesar do feriado religioso ser considerado tranquilo devido ao momento de reflexão, a criminalidade não deu trégua e a grande João Pessoa teve um aumento na taxa de crimes letais.

Jovens, ex-presidiários e pessoas em antecedentes criminais foram assassinados no meio da rua, dentro de casa, corpos encontrados em matagais e riachos. Segundo as autoridades policiais, uma grande parte da vítima tem ligação com o tráfico de drogas.

Durante entrevista ao radiofônico Correio Debate, 98 FM, o tenente coronel Jefferson Pereira, comandante do Policiamento Regional metropolitano, considerou o número dos assassinatos ocorridos durante os cinco dias da Semana Santa normal e dentro do quesito de razoabilidade.

“Tivemos uma incidência de homicídios na região metropolitana, mas graças a Deus, não houve um aumento substancial com relação a 2010 e 2011, e os assassinatos estão dentro da expectativa de razoabilidade das policias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros”, disse o policial, informando que houve um aumento do efetivo de policiais militares nas ruas.

Além dos homicídios, segundo boletim do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, 35 pessoas foram atendidas na unidade vítimas de tentativas de homicídios.

BALANÇO OFICIAL

Segundo boletim divulgado nesta segunda-feira (1) pela Secretária de Comunicação do Estado (Secom-PB), durante os cinco dias de ações da Operação Semana Santa, a Polícia Militar realizou mais de 160 prisões e conduções de pessoas à delegacia, em todo o Estado, e apreendeu cerca de 40 armas de fogo. Levando em consideração apenas as ocorrências de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e tentativa de homicídios foram 60 detenções. As demais (acima de cem) dizem respeito aos registros de menor porte: agressão física, desacato e embriaguez ao volante

VERGONHA EM ESCOLAS DA PARAÍBA Sem merenda, estudantes do Olivina Olívia fazem protesto e exigem de Ricardo melhorias na estrutura da escola


Mais uma vez um setor é alvo de manifestações na Paraíba. Desta vez, foram os estudantes que tomaram as ruas como forma de reivindicar melhorias na educação da Paraíba.

O movimento intitulado "Cadê nossa merenda Sr. Governador?" é uma iniciativa dos próprios estudantes da Escola Olivina Olívia. Na manhã desta segunda-feira (01) eles foram para frente da escola munidos de cartazes, onde pediam investimentos na escola.

Entre as reivindicações do grupo estão: merenda escolar, presença efetiva dos professores, melhoria na estrutura física da escola, além de funcionários de serviços gerais para a manutenção da higiene nas salas e banheiros.


"Estamos indignados com a situação da escola. Não temos merenda escolar. A quadra de esportes está abandonada. Nas salas tem problemas de infiltração, goteiras, portas danificadas, vidraças das janelas quebradas e em muitas salas não têm ventilador que funcione", comenta o aluno do segundo ano do Ensino Médio, Vinicius Pontes.

De acordo com a vice-diretora da unidade, Telma Holanda, os problemas mencionados pelos alunos existem e já foram levados ao conhecimento do Governo do Estado. "Já encaminhamos ofício para Gerência Regional de Ensino, mas até agora não recebemos resposta".

O calor nas salas é uma das grandes queixas dos alunos. Segundo a vice-diretora, até casos de desmaios já aconteceram por este problema. "A escola está debilitando e prejudicando a saúde dos alunos. Além do calor nas salas, estamos com problema de manutenção de higiene, os banheiros estão abandonados por falta de funcionários de serviços gerais", revelou.