quinta-feira, 28 de março de 2013

João Pessoa é a 10ª cidade mais violenta do mundo, aponta pesquisa


A Rede de TV norte-americana CNN divulgou nesta quinta-feira (28) o ranking das 100 cidades mais violentas do mundo. Dados levantados pela organização não governamental mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Criminal apontaram João Pessoa como a 10ª cidade onde mais se praticam homicídios violentos, levando em conta a proporcionalidade da população.

Os dados são de 2012, quando a capital paraibana registrou 518 homicídios, com uma taxa de 71,59 assassinatos por cada grupo de 100 mil habitantes.

Em 2011, João Pessoa ocupava a 29ª posição no mesmo ranking, após fechar o ano com 583 assassinatos, sendo 48,64 para cada grupo de 100 mil habitantes.

Mesmo tendo apresentado uma pequena redução de um ano para outro, a cidade acabou ganhando mais destaque negativo na lista. A explicação é que as outras cidades mostradas pela ONG mexicana intensificaram ações para reduzir o número de assassinatos intencionais e violentos.

Como é o caso de Maceió, capital de Alagoas. No ranking de 2011, a cidade aparece ocupando o vergonhoso terceiro lugar, com 1.564 homicídios registrados e a absurda taxa de 135,26 ocorrências para cada grupo de 100 mil habitantes.

Em 2012, após reforço nas ações de segurança pública, inclusive com interferência da Força Nacional de Segurança, Maceió reduziu para 801 homicídios (85,88/100 mil habitantes). Mesmo assim, ainda figura na relação divulga nesta quinta com no vergonhoso sexto lugar.

Outras 15 cidades brasileiras aparecem na relação das 50 cidades mais violentas do mundo. A pesquisa levou em conta dados oficiais pesquisados em 189 países, alguns inclusive em conflitos e guerras civis. Mesmo assim, o Brasil, que sediará eventos esportivos internacionais, surge como o mais violento entre todos os pesquisados.

Conhecido internacionalmente por ser um país dominado pelo crime, o México tem apenas nove cidades entre as mais perigosas, de acordo com a ONG.

e o governo da paraiba fala que ta tudo bem com a segurança do estado





Veja o ranking das cidades mais violentas do mundo

1 - San Pedro Sula, Honduras
1.218 homicídio doloso em 2012
719.447 habitantes
169,30 homicídios por 100 mil habitantes

2 - Acapulco, México
1.170 homicídio doloso em 2012
818.853 habitantes
142,88 homicídios por 100 mil habitantes

3-Caracas, Venezuela
3.862 homicídio doloso em 2012
3.247.971 habitantes
118,89 homicídios por 100 mil habitantes

4-Central District, Honduras
1.149 homicídio doloso em 2012
1.126.534 habitantes
101,99 homicídios por 100 mil habitantes

5-Torreon, México
1.087 homicídio doloso em 2012
1.147.647 habitantes
94,72 homicídios por 100 mil habitantes


6-Maceió, Brasil
801 homicídios intencionais em 2012
932.748 habitantes
85,88 homicídios por 100 mil habitantes

7-Cali, na Colômbia
1.819 homicídio doloso em 2012
2.294.653 habitantes
79,27 homicídios por 100 mil habitantes

8-Nuevo Laredo, no México
288 homicídios em 2012
395.315 habitantes
72,85 homicídios por 100 mil habitantes

9-Barquisimeto, Venezuela
804 homicídios em 2012
1.120.718 habitantes
71,74 homicídios por 100 mil habitantes

10-João Pessoa, Brasil
518 homicídios em 2012
723.515 habitantes
71,59 homicídios por 100 mil habitantes

segunda-feira, 25 de março de 2013

Aluna usa Facebook para denunciar problema em escola pública na Paraíba

Uma aluna usou sua página na rede social Facebook para denunciar a péssima qualidade da água servida aos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benjamin Maranhão, na cidade de Araruna, no Curimataú paraibano. O caso veio à tona nesta segunda-feira (25).

Conforme informações, a adolescente postou uma foto mostrando uma água barrenta e com mau cheiro que é servida nos bebedouros da escola aos alunos. A postagem repercutiu na cidade.

O direto da escola, Francisco Belarmino, confirmou a coloração anormal do líquido e garantiu que esse foi um caso pontual. “De fato a água que é distribuída pela Cagepa veio com uma cor barrenta. Mas, essa foi a 1ª vez que isso aconteceu”.

Belarmino disse que escola dispõem de 4 bebedouros e foram instalados gelaguas pelo pátio da unidade. Ele ressaltou que como a cidade está sofrendo com o abastecimento devido ao baixo índice do açude que abastece o município, a pigmentação da água deve ter sofrimento uma mutação. “Águas nas torneiras só de 15 e 15 dias. Quase não tem água no açude. Deve ser por isso que desta vez o líquido veio com essa cor barrenta. Mas, vamos providencia a substituição do produto”.

Sobre a estudante, o diretor ressaltou que os pais dela serão comunicados sobre ocorrido e vai se reunir eles para outros episódios não venham ocorrer. “Já comuniquei aos pais dela, e vamos conversar com eles. Isso é grave, é um crime. Vamos alertá-los sobre o perigo de denunciar nas redes sociais e questionar porque a estudante não procurou a direção para comentar sobre a água”.

O Portal Correio encontrou em contato com o departamento químico da Cagepa e técnicos informaram que o problema na água na cidade vem ocorrendo devido à crise no manancial Canafistula II. Conforme o setor, água distribuída na cidade vem no porão do manacial e mensalmente o líquido é analisado e passa por tratamento. A barragem Canafístula II está operando com 9% de água

Polícia registra três homicídios em duas horas em Campina Grande


Três pessoas foram assassinadas a tiros em um intervalo de duas horas, na noite do domingo (24) em Campina Grande. Segundo a Central de Operações da Polícia Militar (Copom), o último crime aconteceu às 23h30, no bairro do Pedregal. Uma jovem de 18 anos foi encontrada morta na rua São Francisco.

Conforme a polícia, o corpo tinha marcas de tiros na cabeça. Testemunhas informaram aos policiais que um grupo de homens estava em dois veículos Chevrolet Celta, de cores preta e prata, atirando em via pública. Ao chegarem no local, as viaturas encontraram a mulher já morta.

Às 23h20, um homem de 24 anos foi assassinado no bairro do Alto Branco. Segundo a polícia, ele residia próximo ao local, no bairro Rosa Mística, e já encontrado morto pelos policiais, vítima de dois tiros no tórax e braço. Ao lado do corpo, foi achada uma pistola 380 de brinquedo. Testemunhas informaram à polícia que três pessoas estavam na região atirando para o alto e exibindo armas.
Por volta das 22h, um agricultor de 45 anos foi encontrado morto no distrito de Galante. De acordo com a Polícia Militar, o homem foi assassinado com um tiro na cabeça. Ele residia no sítio Pau Careta.

Em nenhum dos crimes a polícia tem informações sobre o motivo ou autoria dos disparos. Rondas foram realizadas nas áreas dos homicídios, mas nenhum suspeito foi localizado nas diligências policiais. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Campina Grande

Traficante é executado com cinco tiros em boca de fumo em Mandacaru

O jovem Alexandro Valdevino de Cesar, 18 anos, foi assassinado na madrugada deste sábado (23), em frente à casa onde morava com uma irmã e a avó, no “Beco da cola” em Mandacaru.

Sandrinho como era conhecido a vitima, era traficante e fazia do “Beco da cola” um ponto de venda de drogas.

Segundo relatos da irmã, Sandrinho estava dormindo, por volta das 2h acordou e resolveu sair.

A jovem disse que em pouco tempo, já ouviu vários disparos e percebeu alguém correndo e os disparos ficando mais próximo.

Com medo, ela nem a avó se arriscaram abrir a porta para averiguar a situação, só com o dia já claro que um vizinho bateu a porta avisando que Sandrinho estava morto na entrada do muro da casa.

O pai de Alexandro foi assassinado a tiros em março de 2011, após ter saído do presídio do Roger, onde cumpriu pena por tráfico, e em outubro do mesmo ano, a mãe de Sandrinho conhecida por Marli que era usuária de drogas, sofreu um atentado onde foi alvejada com seis tiros, sendo socorrida para o Hospital de Trauma.

A perícia constatou que a vítima foi morta com cinco tiros de calibre 38, sendo dois na cabeça. Ao lado do corpo havia uma pedra de crack

quinta-feira, 21 de março de 2013

Forte chuvas alagam ruas, casas, derrubam marquises e árvores em Sousa


Um verdadeiro temporal caiu na noite desta quarta-feira (20) na cidade de Sousa e causou alguns transtornos à população. Algumas famílias ficaram aflitas com a água que invadia as residências.

Durante a forte chuva, as marquises de três estabelecimentos comerciais desabaram no centro da cidade, mas segundo informações do Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido.
Várias residências, ruas e praças da cidade ficaram alagadas com a forte chuva que se estendeu por aproximadamente uma hora. Uma árvore desabou e atingiu um carro que estava estacionado próximo à UFCG, no centro da cidade.
O Corpo de Bombeiros e a defesa civil fazem um alerta para pessoas que residem em áreas de risco para ficarem atentas e evitar tragédias

Aluno é expulso do Colégio da Polícia Militar da Paraíba após ser flagrado vendendo crack dentro da unidade

Um estudante de 17 anos foi detido dentro do Colégio da Polícia Militar, em João Pessoa, na tarde desta quarta-feira (20), comercializando crack. Ele foi expulso da unidade escolar, conforme informou a Delegacia da Infância e Juventude da Capital.

“O capitão Elmer Oliveira (diretor do colégio) esteve aqui na delegacia e disse que o aluno estava sumariamente expulso do colégio porque feriu gravemente o regimento”, disse um agente da delegacia, que pediu para não ser identificado.

De acordo com a delegacia, na tarde desta quarta, alunos do 1º ano sentiram um cheiro semelhante ao produzido quando está sendo consumida a droga. Comunicaram o caso à direção. Quando os policiais fizeram a revista na bolsa do aluno encontraram 42 pedras de crack.

O estudante, que segundo as apurações é filho de um cabo da Polícia Militar, foi encaminhado para a Delegacia da Infância e Juventude. Ele tera prestado depoimento e, após, o flagrante foi liberado.

A reportagem tentou contato com a direção do colégio, mas o capitão Elmer não quis adiantar maiores detalhes sobre o caso.

quarta-feira, 20 de março de 2013

restaurante se nega pagar e assunto vai parar no Facebook

No Facebook, a indignação de Melissa Gusmão que teve os vidros do seu veículo e pertences roubados no estacionamento do restaurante Sal e Brasa, é um dos assuntos mais comentados, com mais de 1500 curtidas e os compartilhamentos já chegam a 2.280.

Em entrevista ao ClickPB um dos proprietários do Sal e Brasa Haroldo Francisco, se pronunciou sobre o ocorrido afirmando que a versão da cliente para o desaparecimento dos pertences é duvidosa, "ela falou que as malas estavam no banco traseiro do carro, por quê não no porta-malas?".

O proprietário enfatizou que "não será ressarcido o valor dos pertences que ela disse que supostamente sumiram do interior do veículo. Foi reembolsado o valor referente ao vidro do carro que foi quebrado".

Haroldo ainda falou que nenhum dos manobristas viu o vidro sendo quebrado nem muito menos os objetos sendo furtados e ressaltou "os manobristas quando pegam a chave do veículo, avisam o cliente que o estabelecimento não se responsabiliza por objetos deixados no interior do carro, entregando um cartão com informações".

Sobre a postagem no facebook o proprietário do restaurante disse que não pretende entrar com ação judicial contra a Melissa.

Melissa narra o que aconteceu

No último dia 20 de fevereiro Melissa foi almoçar com os pais que chegavam de viagem de Aracajú no restaurante Sal e Brasa. Entregou a chave do carro ao manobrista para estacionar.

Quando estava de saída o gerente já estava a aguardando com a chave do carro e a informou que tinha um problema com o seu veículo. O carro foi encontrado no estacionamento com a janela do banco traseiro do passageiro com vidros quebrados e, além disso, desapareceram os pertences dos pais de Melissa (Roupas, Notebook, Dois aparelhos de celulares).

Foi chamada a polícia para registrar a ocorrência. Conforme informado a gerência do Sal e Brasa no momento do ocorrido deu toda a assistência, informando que todos os danos seriam ressarcidos.

Melissa rebateu o proprietário do Sal e Brasa quando ele afirma que o desaparecimento de seus pertences é duvidoso, porque as malas não estavam no porta-malas "meu porta-mala estava lotado de livros e pertences, a razão de ter colocado no banco de trás, o que isso tem de duvidoso?".

No momento do ocorrido o responsável pelo Sal e Brasa informou a Melissa que ela seria ressarcida pelo que foi furtado e o vidro que foi quebrado. Ela destacou "Eles estão brincando com minha boa fé, esperei durante 30 dias o ressarcimento do valor referente ao conserto do vidro da janela, agora fala que não vão me reembolsar o valor referente aos pertences furtados, isso é uma brincadeira depois de todo esse tempo se comprometendo em solucionar o problema, depois tenho que ouvir um discurso jurídico dizendo que não tenho direito".

O estacionamento do Sal e Brasa não tem câmeras o que dificulta o trabalho de investigação, no dia do ocorrido a vitima afirma que não tinha nenhum vigia, nem manobrista a observar os carros

segunda-feira, 18 de março de 2013

Uuuuuuuuuuu Governador Ricardo Coutinho é vaiado duas vezes no Amigão e deixa o campo bastante chateado


O governador Ricardo Coutinho foi novamente vaiado publicamente na tarde deste domingo (17) durante a final da Copa do Nordeste entre Campinense e Asa de Arapicara. Segundo o Blog Fábio Araújo. Segundo o Blogueiro, após ser anunciado a sua presença na tribuna de honra, o governador foi surpeendido com uma sonora vaia. Depois, já no tablado, mais uma vez foi divulgado o nome do governador e novamente outra vaia.

Confira a postagem:


Ricardo Coutinho é vaiado por duas vezes no Amigão


Diferente da alegria que Campina Grande e a Paraíba estão sentindo com a conquista do Campinense na Copa Nordeste 2013, que ontem à tarde derrotou o ASA de Arapiraca-AL, por dois a zero, sagrando-se campeão, o governador Ricardo Coutinho (PSB) não saiu nada satisfeito do Amigão.

Após ser anunciada a sua presença na tribuna de honra pelo locutor através do som do estádio, Ricardo e sua assessoria foram surpreendidos com uma sonora vaia. Depois, já no tablado, e por falta de experiência da locução, mais uma vez foi divulgado o nome do governador.

Então, repetiu-se o placar do jogo: dois a zero para as vaias em Ricardo Coutinho. Políticos que estavam perto do comandante do Estado disseram ao blog que ele foi embora visivelmente chateado.

Homens invadem hospital e assaltam clientes e pacientes em João Pessoa


Os funcionários e pacientes do Hospital Samaritano em João Pessoa foram assaltados na noite deste domingo (17). Os criminosos levaram dinheiro e celular das vítimas e da unidade hospitalar.

De acordo com informações da Polícia Militar, por volta das 21h30, dois homens chegaram em uma motocicleta e renderam os pacientes que estavam na frente do hospital particular esperando atendimento.

“Várias pessoas estavam no lado de fora quando os assaltantes chegaram. Eles pediram que as vítimas fossem para a recepção e daí eles deram início ao arrastão”, comentou um policial militar.

A dupla roubou todo o dinheiro do caixa do hospital, das vítimas e dos pacientes. Celulares foram levados. O circuito interno de câmeras flagrou toda ação. Após o crime, os assaltantes fugiram

Quarteto deixa vigilante de cueca e arromba caixas eletrônicos dentro de supermercado

Dois caixas eletrônicos do Banco do Brasil foram violados na madrugada desta segunda-feira (18), dentro do Supermercado Pão de Açúcar, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa. De acordo com a Polícia Militar, durante a ação, três homens e uma mulher deixaram o vigilante de cueca.

A Polícia Militar informou que por volta das 03h30, o quarteto chegou ao supermercado localizado na Avenida Epitácio Pessoa, rendeu o vigilante e foi em direção aos terminais eletrônicos.

“Os assaltantes utilizando um maçarico violaram os dois caixas eletrônicos e conseguiram roubar todo o dinheiro. Durante a ação, os criminosos deixaram o vigilante de cueca e roubaram a arma dele”, disse um policial.

A polícia disse que após a saída dos assaltantes, o vigilante acionou o CIOP. Viaturas do 1º BPM foram até o local, mas os criminosos não foram identificados

domingo, 10 de março de 2013

Chacina no Litoral Sul: três mulheres e um homem são assassinados na praia de Jacumã

Uma chacina foi registrada na madrugada deste sábado (9) na praia de Jacumã, no município de Conde, Litoral Sul da Paraíba. De acordo com a polícia, três mulheres e um homem foram executados com vários tiros. A casa onde aconteceu a tragédia fica localizada na rua projetada do Poço. As vítimas foram identificadas como Jaemerson Ferreira da Silva, 26 anos; Ivânia Tavares Pessoa, 34 anos; além da filha dela, Daniele Maria da Paz, de 15 anos; e a amiga, identificada apenas como Renata, 34 anos.

De acordo com informações de testemunhas, Jocelia da Silva e Severino Ferreira da Silva, ambos de 52 anos e naturais de Itapissuma (PE), receberam uma mensagem no celular informando que o irmão dela, identificado como Edvaldo Vicente da Silva - que mora na casa de Jacumã - havia sofrido um acidente de moto e estava em estado grave.

Na madrugada deste sábado, Jocelia e Severino vieram à Paraíba para socorrer o parente. O filho do casal, Jaemerson Ferreira da Silva, e a namorada dele, uma adolescente de 16 anos, também vieram prestar socorro a Edvaldo.

Quando os dois casais chegaram na casa de Edvaldo, Jaemerson pulou o muro da casa porque estava silenciosa. Neste momento, quatro homens renderam Jocelia, Severino e a adolescente, os amarraram e os colocaram nos fundos da residência.

"Logo quando estávamos amarrados nos fundos da casa, ouvimos os gritos de Jaemerson e vários tiros vindo de dentro da casa", informou Jocelia. Severino conseguiu se desamarrar e soltar a esposa e a nora. Assim que entraram na casa, encontraram Jaemerson e a sobrinha de Jocélia, uma adolescente de 15 anos que era filha de Edvaldo e Ivânia, mortos.

Ao perceberem que o portão da casa estava aberto e o farol de um carro estava ligado, eles correram em direção à entrada da casa e encontram a esposa de Edvaldo, Ivânia Tavares Pessoa, de 34 anos, gravemente ferida, e a amiga dela - conhecida como Renata - morta. Ivânia ainda chegou a ser socorrida pelo Samu, mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital.

O Major Lucas informou que o crime pode estar relacionado com o tráfico de drogas, devido a vários esconderijos de drogas e dinheiro na casa. "Esta história está muito complexa e será investigada a fundo pela Polícia Civil. Na casa, foram encontrados vários compartimentos secretos que continham sacos vazios que seriam usados para guardar drogas e dinheiro", revelou.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Nove meses após morte da professora Briggida, Gilberto Stucker se entrega à justiça

O fotógrafo Gilberto Lyra Stucker Neto, que estava foragido há nove meses, se entregou à justiça no início da noite desta terça-feira (05). Acompanhado de familiares e do advogado, o acusado de matar a professora universitária Briggida Lourenço, se apresentou à juíza Ana Flávia Carvalho, no 1º Tribunal do Júri do Fórum Criminal de João Pessoa.

Em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, a magistrada encaminhou Gilberto Stucker ao Centro de Ensino da Polícia Militar, localizado no bairro de Mangabeira, onde ele deve permanecer recolhido.

Em entrevista ao Portal Correio, a delegada responsável pelas investigações, Júlia Walesca de Sá, informou que a apresentação de Gilberto Stucker, pode ter sido motivada por uma tentativa do fotógrafo e seus familiares, auxiliarem a um pedido de liberdade provisória.

“Ele deve ter cansado de ser foragido e tentar uma liberdade provisória na justiça. O pai disse que ia ajudá-lo a medida que pudesse”, revelou a autoridade policial.

Ainda não foi confirmado o local onde o fotógrafo permaneceu escondido desde que foi indicado como principal suspeito pelo assassinato da ex-esposa. Júlia Walesca afirmou ainda, que durante as investigações foram detectadas várias suspeitas. “Recebemos indicações de que ele estaria no Pará, em Fortaleza ou em São Paulo, mas não temos como confirmar isso ainda”.

O crime

A professora Briggida Rosely de Azevedo Lourenço, 28 anos, foi encontrada morta na tarde do dia 19 de junho de 2012. Ela estava caída ano chão da sala do apartamento 203, no edifício Pétalas, no bairro dos Bancários em João Pessoa. O corpo da vítima apresentava sinais de estrangulamento.

Na época, a família da professora informou à polícia que o fotógrafo Gilberto Stucker estava separado da ex-mulher Briggida há um mês, mas não aceitava o término do relacionamento.

Gilberto Stuckert estava morando em Brasília, .quando pediu demissão do emprego e retornou à João Pessoa. Ao chegar na cidade, telefonou para a ex-mulher e disse que queria conversar. Após o crime, o acusado teria telefonado à mãe de Briggida, afirmando 'ter perdido a cabeça e feito uma besteira'.

Briggida Rosely de Azevedo Lourenço era professora universitária e lecionava nas universidade UFPB e Unipê, na cadeira de Arquivologia. A professora tinha uma filha de 11 anos de idade.