quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Estudante mata outro dentro da sala de aula por conta de namoradinha em escola


O estudante Eric Wesley Cardoso da Silva, 13 anos, foi assassinado por um colega dentro da sala de aula por volta das 15h20 desta quarta-feira (20), na cidade de Picuí, localizada a 250 quilômetros de João Pessoa, no Seridó paraibano.

De acordo com a escrivã Carla Giane – Delegacia de Picuí – antes de morrer, a vítima teria discutido com um estudante da mesma turma da Escola Estadual Felipe Tiago Gomes. “As primeiras investigações apontam que os adolescentes discutiram por conta de uma namoradinha”, informou a escrivã.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi até a unidade de ensino, no entanto, Éric não resistiu aos ferimentos após ser atingido com vários golpes de arma branca, provavelmente, estilete.

Temendo a revolta dos populares, as autoridades policiais do Município de Picuí, retiraram da cidade o menor infrator, R.S.S., de 15 anos.

Peritos do Instituto de Polícia Científica (IPC) de Campina Grande foram acionados até a escola, para remoção do corpo de Érick ao Departamento de Medicina Legal (DML).

Jornal Nacional diz que na Paraíba faltam coletes e não tem sequer uma arma para cada policial


O Jornal Nacional divulgou uma pesquisas divulgada nesta terça-feira pelo Ministério da Justiça que comprova o descaso com a Seurança Pública na Paraíba. Na materia do JN, é relatado o número de delegacias por habitante exemplifica a diferença: no Rio há uma para quase 100 mil habitantes enquanto SP tem uma para pouco mais de 20 mil. Enquanto os policiais civis do Distrito Federal possuem quatro coletes à prova de balas para cada agente, na Paraíba têm um colete para cada quatro PMs.

Na Paraíba a Polícia Militar não tem sequer uma arma para cada policial.


Segundo a pesquisa do Ministério da Justiça, na Paraíba existem apenas 850 algemas, 2.252 coletes, 2 escudos e 185 capacetes para toda Polícia Militar. São 9.698 militares no efetivo para apenas 2.252 coletes a prova de balas.

São 4.471 revólveres para um efetivo 9.698 homens.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Chuvas provocam alagamentos, destroem casa e trazem esperança aos sertanejos

As chuvas que foram registradas no final de semana no Sertão paraibano trouxeram esperança para os sertanejos atingidos pela maior seca dos últimos 30 anos. Porém, algumas ocorrências foram registradas.

De acordo com informações, na cidade de Sousa, às águas invadiram casas, ruas foram alagadas e o Corpo Bombeiros recebeu diversos chamados. No sítio Caiçara dos Batistas, a barragem encheu.

De acordo com o agricultor Francisco Canindé de Sousa, “praticamente todos os açudes pequenos encheram e a barragem de Caiçara voltou a sangrar novamente, já que há dois anos não recebia tanta água".

Também foram registradas chuvas em Catolé do Rocha onde o teto e parte de uma parede de uma residência não suportaram e desabaram após o muro que separava duas moradias ceder. De acordo com a dona de casa, Maria de Fátima de Almeida, 49 anos, ela dormia com duas crianças quando acordou com o susto. Ninguém ficou ferido.

“Eu dormia em uma rede armada na sala na companhia de minha filha de criação e uma neta, quando acordei com um forte barulho provocado pelo desabamento do telhado e paredes de minha residência. Abri os olhos e me deparei com os escombros. Daí me levantei e fui ao encontro das crianças, que graças a Deus não foram atingidos”, disse a dona de casa.

De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (AESA), foram registradas chuvas nas cidades de Coremas, Aguiar, Conceição, Pombal, Diamantes. As regiões do Agreste, Brejo e Curimataú ocorreram chuvas.

O meteorologista Alexandre Magno informou que poderão acontecer precipitações pontuais acima dos 100 milímetros, principalmente na região do semiárido (Sertão, Cariri e Curimataú). Na última sexta-feira, as chuvas no município de Emas registraram a marca de 101 milímetros e choveu em outras 60 estações do total de 269 monitoradas pela Aesa.

Temperatura deve baixar

Com o início das precipitações, começa a diminuir gradativamente a temperatura dos municípios. Contudo, o meteorologista Alexandre Magno advertiu que ainda poderão ser registrados picos de temperatura. “Como está no início do período chuvoso, as precipitações ainda são irregulares. A tendência é que as temperaturas comecem a declinar, mas ainda poderemos registrar picos que poderão chegar aos 35 graus nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral e aos 37 graus nas regiões do Sertão, Cariri e Curimataú”, explicou.

Conforme os dados da Aesa, na última sexta-feira, três municípios registraram chuvas com acumulados entre 50m milímetros e 100 milímetros. Foram as cidades de Catingueira, com 93,5 milímetros, Catolé do Rocha com 70 milímetros e Riacho dos Cavalos, com 64 milímetros. Além deles, outros 28 tiveram chuvas que acumularam entre 10 milímetros e 50 milímetros.


LITORAL

João Pessoa

As chuvas que começaram no início da manhã desta segunda-feira em João Pessoa causaram problemas para motoristas e pedestres em diversos pontos da capital. Algumas pessoas utilizaram as redes sociais na internet para divulgar fotos com locais que registraram engarrafamentos ou trânsito lento devido aos alagamentos.

A Agência Executiva de Gestão das Águas na Paraíba (AESA) informa que a previsão na capital é de nebulosidade variável. Os termômetros podem marcar mínima de 25º e máxima de 31º nesta segunda (18).

Jovem morre ao fazer gambiarra durante churrasco no Sertão

O jovem Eriston Paulo, 19 anos, morreu em decorrência de uma forte descarga elétrica, na cidade de Cajazeiras, no Sertão paraibano. A fatalidade ocorreu na noite deste domingo (17).

Segundo informações de policiais militares, a vítima participava de um churrasco com amigos em um sítio quando faltou energia. Eriston Paulo tentou fazer uma ligação clandestina sem nenhum aparato de segurança.

A Polícia Militar do 6º BPM informou que o jovem subiu em um tanque onde estava tomando banho para reestabelecer a energia quando sofreu uma forte descarga elétrica.

Ele ainda chegou a ser socorrido para Hospital Regional de Cajazeiras, mas já chegou em óbito na unidade hospitalar. A vítima era natural da cidade de Triunfo, na mesma região.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Criança que supostamente havia se afogado, foi estuprada e assassinada por afogamento


De acordo com o atestado de óbito emitido pelo o IML de Patos, sobre o caso da estudante de iniciais A. F.S. de 9 anos de idade, que morava no Sítio Aracatí de Cacimbas interior da Paraíba, revela que a criança foi estuprada e em seguida afogada criminalmente. O assassino ainda ocultou o cadáver enfiando uma estaca na blusa da menina e enterrando ela na lama do açude conforme ficou constatado.

Antes do enforcamento e afogamento, a criança sofreu abusos sexuais. A violência foi tanta que a menina teve os ossos dos quadris (bacia) quebrados, o criminoso ainda ocultou o cadáver na tentativa de confundir as autoridades policiais de que a morte se deu por afogamento.

É que quando a notícia se espalhou pela região através das rádios e de outros canais de comunicação, mais de cinquenta populares voluntários se mobilizaram juntamente com a Polícia Militar e os conselheiros tutelar a fim de encontrar a menina que estava desaparecida há três dias.

As equipes vasculharam toda a área do açude da Chã próximo ao Distrito de São Sebastião de Cacimbas, último local onde a garota foi vista na companhia de Carlos Júnior Pereira de 29 anos que inclusive é ex-presidiário. Segundo uma testemunha, ele estava carregando a menina nas costas e se afastando do local do banho, dizendo que estava ensinando a garota nadar, depois desapareceram misteriosamente.

O corpo da criança só foi encontrado na quarta feira (13/02) por volta das 05h40min da manhã pelas domesticas Maria Das dores dos Santos e Esmeralda Marques Farias com a ajuda de um menino que avistaram algo parecido com uma pessoa e resolveram averiguar, a o se aproximarem conheceram a menina que estava em um local de águas rasas com a blusa presa numa estaca.

A policia Militar, a Civil, o Conselho Tutelar, e vários populares acompanharam e remoção do cadáver feita pelos Bombeiros. A perícia realizou os primeiros levantamentos e em seguida encaminhou o corpo para ser feita a necropsia em Patos.
O acusado foi preso em flagrante na própria casa no Distrito de São Sebastião na noite da terça feira 12, e encaminhado para Cadeia Pública da cidade de Teixeira, a Polícia encontrou em poder dele roupas de crianças, uma porção de drogas equivalente a um cigarro de maconha, além de material pornográfico. "Júnior" como é conhecido já tem passagem pela policia por assalto na cidade de Campina Grande e contra ele, pesa outra acusação de estupro.

De acordo com o levantamento feito pela Polícia, o acusado é considerado de alta periculosidade e era acostumado aterrorizar a população do Distrito, quem tiver alguma informação de outros crimes praticados por "Júnior" pode ligar para o número 197 que terá a identidade preservada.

O delegado da Polícia Civil Dr. Rony Fernandes, falou sobreo o caso e destacou a importância do empenho das ações conjuntas das Polícias: Militar e Civil, do Conselho Tutelar, Ministério Público, do Juiz de Direito da comarca de Teixeira, da comissária de Polícia Nenê Correia, da colaboração do Delegado regional de Patos Dr. Danilo do Capitão Rômulo, a população em geral e de toda a imprensa.

Capotamento mata dois e fere quatro na BR-230 quando voltavam de culto evangélico


Um grave acidente de trânsito aconteceu na madrugada deste sábado (16) na BR-230 quando duas pessoas morreram e quatro ficaram feridas após um veículo capotar próximo ao distrito de Galante, no Agreste.

Uma mulher de 19 anos morreu no local e um jovem de 18 anos chegou a ser socorrido para o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luis Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, mas não resistiu aos ferimentos e também morreu.

Ainda ficaram feridas mais três pessoas, entre elas, um adolescente de 16 anos. Eles foram socorridos para Trauma de Campina Grande.

De acordo com Polícia Rodoviária Federal (PRF) eles estavam voltando para município de Fagundes após participarem de um culto evangélico em um veículo Fiat Uno. Em uma curva perto da entrada de Fagundes, o motorista perdeu o controle e capotou o carro.

Os dois corpos foram encaminhados para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Campina Grande. A PRF informou que as causas do acidente devem ser divulgados em até 30 dias

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Agreste e Sertão registram chuvas nesta quinta-feira e AESA tem previsão otimista para próximos meses



Os moradores de alguns municípios paraibanos, que sofrem com a os efeitos da estiagem que atinge 196 cidades desde o ano passado, comemoraram as chuvas que vêm sendo registradas nas últimas horas nessa quinta-feira (14). Mesmo de baixa intensidade, variando entre moderada e fraca, o setor Monitoramento e Hidrometria da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) está otimista para chuvas que devem banhar as cidades do estado nos meses de maço de abril.

De acordo com a meteorologista a Carmem Becker da Aesa, a cidade que recebeu os maiores índices pluviométricos foi Caldas Brandão, no Agreste paraibano, com 29,2 milímetros de chuva. Outra cidade que ficou entre as mais chuvosas nesta quinta-feira e sexta-feira (15) também está localizada no Agreste da Paraíba. Massaranduba, teve 25 milímetros de chuva registrado.

“As precipitações foram de baixa intensidade, variando entre moderada e fraca. Estes números estão dentro do previsto e são considerados normais para esta época do ano”, explicou a meteorologista Carmem Becker.

Na região do Sertão paraibano, a cidade que registrou o maior nível de água devido às chuvas foi São José do Brejo do Cruz, com 21 milímetros. “As chuvas só devem cair com mais intensidade no Sertão a partir da segunda quinzena de fevereiro. Nossa expectativa é de que março seja um mês chuvoso naquela região”, acrescentou Becker. Areia e João Pessoa tiveram 18 mm e 7 mm, respectivamente.

No mês de fevereiro, até está quinta-feira, os destaques para os maiores índices pluviométricos foram as cidades do Sertão: Emas, com 101 milímetros de chuva; Catingueira, com 93,7 milímetros; Riacho dos Cavalos, com 64 milímetros; Catolé do Rocha, com 70 milímetros. De acordo com a meteorologista da AESA, Marli Bandeira, esse índices são considerados normais para estação do ano.

Previsão

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (AESA) prevê que março será um mês chuvoso em praticamente todas as regiões do Estado, incluindo as mais atingidas pela seca.

De acordo com a meteorologista do órgão, Marli Bandeira, o mês de março será um período chuvoso. Entretanto, ela alerta que fenômenos climáticos conhecidos como El Niño e La Niña, que são imprevisíveis, podem prejudicar a chegada das águas. “Se tudo ocorrer bem, março será chuvoso nas regiões do Sertão, Alto Sertão, Curimataú e Cariri”, prevê Marli

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Sindicato denúncia assédio moral na Energisa, e eletricitários ameaçam entrar greve na segunda-feira


"Existe muito assédio moral contra os trabalhadores na Energisa, para se ter uma ideia, o leiturista tem como meta em média fazer 600 leituras no dia , caso não consiga, sua foto é exposta nos murais com o índice de aproveitamento , para mostrar quem é competente , quem não conseguir bater a meta é exposto como improdutivo aos colegas, gerando constrangimento. " enfatizou Wilton Maia ( Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Urbanas da Paraíba).

Na tarde desta quinta-feira (14), está no Tribunal Regional do Trabalho Wilton Maia (Presidente do STIUPB) e o advogado Gilsepe Fabiano, na audiência de instrução com a Energisa para acordarem as exigências da categoria, caso não aconteça o acordo, na próxima segunda-feira (18) entraram em greve.

Os trabalhadores solicitam o fim das demissões em massa e a recontratação dos que foram injustamente demitidos, apenas no mês de janeiro foram 60 trabalhadores. Wilton informa que o sindicato conseguiu na justiça na quinta-feira (7) uma liminar para evitar as demissões, caso a empresa não cumpra, pagara uma multa de R$ 10 mil para cada trabalhador afetado.


Wilton diz "queremos a isonomia salarial no estado, exemplo um eletricista de João Pessoa tem mais benefícios, gratificações em relação aos que trabalham no interior", continua "caso não seja atendidas as exigências pela Energisa, no período da greve população terá direito a 40% do contingente trabalhando e os demais parados como manda a lei".

Os trabalhadores dos 222 municípios da Paraíba aderiram ao comando de greve, ficando de fora a capital João Pessoa porque pertence a outro sindicato o SINDELETRIC (Sindicato dos Trabalhadores na Saelpa), mas Wilton atribui a não adesão à greve "para eles a proposta da empresa está boa e justa que é um aumento de 6% de reajuste de salário, R$ 40,00 no ticket alimentação e o abono eventual no ano 1.300,00, esse benefício foi apenas para João Pessoa, deixando a desejar os demais trabalhadores. O presidente da SINDELETRIC iria aceitar sem nenhuma restrição a oferta da Energisa, pois o mesmo foi nomeado Diretor da FUNASA Previdência"

do clikpb

Polícia prende 10 pessoas e desarticula laboratório de manipulação de entorpecentes no São José

Uma quadrilha de traficantes que mantinha um laboratório de manipulação de entorpecentes no Bairro São José, em João Pessoa, foi desarticulada através do trabalho conjunto da Polícia Civil da Paraíba - por meio da Delegacia de Repressão ao Entorpecente da Capital - com o Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe) da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária. Nove pessoas foram presas em flagrante, entre elas três detentos do presídio de Segurança Máxima PB-1, situado em Jacarapé, na Capital. Um adolescente de 16 anos foi apreendido. Os resultados da operação foram apresentados na manhã desta quinta-feira (14) na Central de Polícia, em João Pessoa.

De acordo com o titular da DRE, Allan Murilo Terruel, através do trabalho de repressão qualificada, a Polícia Civil descobriu a existência do laboratório dentro de uma casa pertencente ao detento do PB-1 Veronaldo Lucindo de Arruda, 31. "Com uma pequena churrasqueira, eles aqueciam e modificavam o crack, acrescentando bebidas alcoólicas, ureia e outros produtos químicos para aumentar o volume da droga e, assim, potencializar os lucros da quadrilha", explica o delegado.

Ainda segundo Allan Murilo, a ação foi desencadeada depois que os agendes da DRE descobriram que a quadrilha receberia pasta de cocaína. "Com essa informação, cerca de 20 agentes da DRE realizaram a operação dentro do bairro e prenderam, em flagrante, Ivonete Maria da Silva, 42", detalha Terruel. Na ação desencadeada dentro do Bairro São José foram apreendidos cerca de 4 kg de maconha prensada, além de 3,5kg de crack.

Com essa prisão, os policiais chegaram aos demais integrantes da quadrinha que exerciam diversas funções dentro da organização criminosa, como a venda e manipulação da droga e a segurança do grupo. Um dos seguranças da quadrilha, Alisson Júnior da Silva, 18, foi encontrado com uma pistola 380. O jovem é apontado como o autor do assassinato de uma mulher ocorrido no último dia 6 de fevereiro, no Bairro São José. Além dele, foram presos Raissa Santos Silva, 21; Cleonir Chaves da Silva, 25; Nirleide do Nascimento, 25; e Carlos Eduardo Santana Silva, 18.

Repressão - As investigações revelaram que a ação da quadrilha era comanda pelo detento José Quirino da Silva, 29. "Com a prisão do grupo no Bairro São José e a identificação dos líderes, recebemos o apoio da Secretaria da Administração Penitenciária e desencadeamos a segunda parte da operação que foi a responsabilização penal, com a prisão em flagrante dos três apenados, e a realização de uma varredura dentro do PB-1 e do Presídio do Roger", detalhou o gerente de Polícia Civil Metropolitana, Wagner Dorta.

Durante a operação dentro dos presídios foram encontrados diversos aparelhos de celular, carregadores, armas brancas e algumas ferramentas fabricadas com a intenção de serrar as grades do presídio. Um túnel que seria usado para fuga em massa também foi localizado. "Essa parceria estabelecida entre a Polícia e a Administração Penitenciária vai continuar para a repressão da criminalidade. Juntos, vamos antecipar a repressão a qualquer ação delituosa como a fuga que estava sendo planejada", afirmou o secretário da Administração Penitenciária, Walber Virgulino.

O secretário Executivo da Segurança e Defesa Social, Jean Francisco Nunes, ressaltou que a Paraíba tem conseguido êxito no combate à criminalidade por meio do trabalho integrado das polícias com os demais órgãos de Segurança Pública do Estado. "No ano passado, conseguimos uma redução significativa dos crimes contra a vida por meio de ações conjuntas. Não se combate a criminalidade isoladamente, mas de maneira sistêmica e estabelecemos com a Administração Penitenciária uma grande parceria que vai prosseguir", afirmou.

Paraíba tem 11 açudes com capacidade abaixo do 5%; cidade do Sertão tem a pior situação


Paraíba tem 11 açudes com capacidade abaixo do 5%; cidade do Sertão tem a pior situação
Segundo Aesa, o maior em estado crítico está situado em Jericó, no Sertão. Previsão é de que período chuvoso se inicie em março.


Conforme levantamento da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa), dos 121 açudes do estado que são monitorados, 11 estão com sua capacidade abaixo de 5%, considerados em situação crítica. Segundo Lucílio Vieira, gerente de monitoramento de mananciais da Aesa, outros 25 açudes que estão com cerca de 20% da capacidade estão sob observação, não sendo considerado estado crítico ainda. A previsão da Aesa é de que o período chuvoso no Sertão e Agreste se inicie nos meses de março e abril.

Ainda segundo Lucílio Vieira, o maior açude em estado crítico está situado no município de Jericó, no Sertão paraibano. “O maior açude que se encontra entre os 11 em estado crítico é o Açude Carneiro, que possui capacidade para 31 milhões de metros cúbicos e se encontra com 1,1 milhão, que em termos percentuais dá 3,6% da capacidade”, explicou. Os açudes entram na fase de observação para que a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) possa programar medidas emergenciais, como racionamento de água. Segundo a meteorologista Marle Bandeira, a chuva costuma cair com mais frequência nas regiões do alto Sertão, Cariri e Curimataú nos meses de fevereiro e março. “Climatologicamente, os meses de março e abril tendem a ser os mais chuvosos. Então a tendência para essas regiões é de que ocorram chuvas mais homogeneas”, explicou. As condições oceânicas detectadas no início de 2013 são mais favoráveis que as encontradas pela Aesa no início do 2012.

Segundo Lucílio Vieira, o nível dos mananciais paraibanos no início deste ano eram esperados pelos metereologistas devido às poucas chuvas em 2012. “Devido ao ano seco que tivemos em 2012, entedemos que o nível dos açudes é considerado normal. Mas como a previsão de que o período chuvoso no Sertão e no Agreste inicie neste mês de março, a tendência é que boa parte dos açudes em observação sejam reabastecidos”, completou. Dos 121 açudes monitorados, 77 deles estão com nível acima dos 20% da capacidade

do G1PB

Jogador do Sport sofre convulsão durante jogo em Campina Grande


O jogado do Sport, Ritchiele, sofreu uma convulsão no gramado do estádio Amigão, em Campina Grande, na noite desta quinta-feira (14). O meia participava da partida contra o Campinense quando passou mal no choque de cabeças o atleta da raposa Leonino.

Ele foi socorrido por paramédicos para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande para exames preventivos. O jogador já recebeu alta

Empresário baleado em Manaíra segue internado em estado regular

Segue internado no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, um empresário de 52 anos, baleado na tarde desta quarta-feira (13), enquanto chegava a uma agência bancária de um shopping no Bairro de Manaíra, em João Pessoa.

Imagens do circuito interno de câmeras do centro comercial, revelam que a vítima foi abordada por um homem que estava armado e a pé. O bandido puxou o embrulho que estava sob posse do empresário e atirou em sua perna, fugindo de motocicleta, provavelmente, com a ajuda de um comparsa.

O empresário foi socorrido por motoristas que transitavam pelo local após a ação dos bandidos. Ele segue internado em estado regular após ser atingido na perna e passar por uma cirurgia para retirada do projétil. Ainda não há pistas da autoria do crime.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Moto com casal estanca na linha férrea, colide com trem e mulher morre


Mulher morre após colisão de moto com o trem da CBTU
Um casal que passava de moto pelos trilhos da linha férrea no momento em que o trem da CBTU se aproximava acabou atropelado na tarde desta quarta-feira (13) na Rua Pedro Ulisses, no município de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa.

De acordo com informações colhidas no local do acidente, que aconteceu por volta das 16h30, a motocicleta teria estancado no momento em que o casal cruzava a linha férrea, e não deu tempo dos dois ocupantes abandonarem o veículo.

A mulher, identificada como Maria do Carmo Silva de Andrade, de 34 anos, morreu na hora. O piloto da moto, Maurício da Silva, foi socorrido com escoriações para o hospital de Bayeux.

O trem transitava no sentido Santa Rita a João Pessoa. A moto foi arrastada por cerca de 30 metros

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Acidente mata três crianças e deixa outras 12 pessoas feridas no BR 230, em Campina Grande

Doze pessoas ficaram feridas e três morreram, em Campina Grande, região do brejo paraibano, a 100 quilômetros de João Pessoa, em um acidente envolvendo uma caminhonete que transportava, de forma irregular, cerca de 20 pessoas em sua carroceria. As pessoas estavam voltando de uma festa de Carnaval, no Açude Boqueirão.

Dos três mortos, duas eram crianças. As vítimas fatais foram Joana Darc Lopes da Silva, 30 anos, sua filha Juliana Lopes da Silva e sua sobrinha Jaiane Lopes. Os feridos foram socorridos e encaminhados para o Hospital de Trauma de Campina Grande.
O acidente ocorreu no início da noite do domingo (10), no KM 160 da BR-230, próximo ao acesso ao Hospital de Trauma. Uma caminhonete C10, que transportava diversas pessoas em seu compartimento de carga capotou após seu condutor perder o controle do veículo. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o veículo estava com 14 anos de atraso em seu licenciamento e apresentava péssimo estado de conservação.

O condutor não era habilitado e fugiu após o acidente. A PRF já identificou o condutor, mas não divulgou seu nome, revelando apenas que é um rapaz de 18. A polícia está com as diligências para efetuar sua prisão.

Os feridos foram socorridos e encaminhados para o Hospital de Trauma de Campina Grande. O veículo pertence ao mecânico Severino Ferreira.

Prefeito participa de carnaval de rua em Itabaiana

prefeito Antonio Carlos

Centenas de pessoas cantaram, dançaram e brincaram ao som de frevo, samba, axé, funk, forró e das marchinhas que tomaram conta das ruas principais de Itabaiana no primeiro dia de carnaval, no domingo (10). Um dos foliões é o próprio prefeito da cidade, Antonio Carlos Melo Júnior, que desfilou no Bloco da Saudade. “Itabaiana sempre teve um ótimo carnaval, nós amamos esta festa e cabe ao poder público garantir tranquilidade, segurança e uma boa organização para que a população possa aproveitar com alegria”, disse Antonio Carlos, garantindo que, a partir do próximo ano, o carnaval será planejado com maior antecedência e preocupação. “Vamos incentivar e fortalecer esta festa”, afirmou.


PROGRAMAÇÃO

O carnaval de rua de Itabaiana promete muita animação, com desfile de blocos, apresentações de índios, escolas de samba, bois, ursos, caboclinhos e muitas outras apresentações culturais durante os três dias de folia. Das 22h até às 02h da manhã, teremos bandas tocando no palco montado no pátio da Igreja Matriz.

Os blocos que animarão o carnaval: Bloco das Virgens, saindo do Bar do Adelson às 17h; Bloco do Pirão, que concentra e sai do Mercado Público; Bloco Mistura Folia, de Campo Grande; Bloco Peia, da Rua Meira de Vasconcelos; Bloco As Novinhas, da Rua Paulo Ovídio de Lucena; Bloco Os Nada Faz, que concentra na Praça do Coreto; Bloco Os Play, da Rua dos Ferroviários; Bloco Banco dos Quebrados, com sede na Rua do Rio e Bloco da Saudade, saindo às 10h de frente à casa de Glória.

CARNAVAL FORA DE ÉPOCA

O coordenador do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, Marcos Veloso, confirmou que a entidade aguarda aprovação de projeto na Secretaria de Cultura do Estado para realizar um Cortejo de Bois e Tribos Indígenas em maio, durante as comemorações de aniversário da cidade. “Será um carnaval fora de época, contemplando essas expressões culturais tão importantes em Itabaiana e que não têm sido muito prestigiadas”, explicou. Ele elogiou a participação do prefeito nos festejos carnavalescos, esperando que, no próximo ano, a Prefeitura invista mais no carnaval da cidade. “Seria importante que a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, instalasse uma comissão permanente de carnaval na cidade, com o objetivo de profissionalizar a festa, como estão fazendo cidades onde o carnaval é uma forte tradição, a exemplo de Cajazeiras”, disse ele. “O desfile de carnaval deveria ser o momento de apoteose de um processo que aconteceria o ano inteiro”, explicou.

Parece que o povo de Itabaiana vai voltar a ter festas tradicionais na cidade como antigamente,PARABÉNS PREFEITO.

do TRIBUNA DO VALE

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Caseiro é preso suspeito de tentar violentar menina de 9 anos na Praia de Jacumã

O caseiro Rivelino Leite de Souza, 43 anos, foi detido no final da manhã deste domingo (10), na Praia de Jacumã, Litoral Sul paraibano, após suspeita de tentar violentar uma criança de apenas 9 anos.

A mãe da menina acionou a polícia, informando que sua filha havia chegado em casa correndo, após ter sido abordada por um homem, nas proximidades de uma construção. Quando a PM chegou na localidade encontrou Rivelino Leite, escondido.

Ele foi levado para reconhecimento da vítima que o apontou como acusado. O caseiro nega as acusações, mas foi detido e encaminhado à Delegacia de Jacumã onde permanece recolhido.

Comerciante é preso após abusar sexualmente de adolescente evangélica em CG


O comerciante José Correia de França da Silva, 42 anos, foi preso na noite deste sábado
(09), após ser denunciado por uma família evangélica em Campina Grande, por abusar
sexualmente de uma adolescente, 12 anos.

A menina disse à polícia, que havia ido ao mercadinho do acusado para comprar suco, no entanto, quando ela estava escolhendo o produto, José Correia teria lhe agarrado por trás, lhe dado umas mordidas e apalpado suas nádegas.

Ainda segundo a vítima, o comerciante só a teria soltado, quando ela conseguiu lhe dar um ‘chute’. Ao chegar em casa, a menina contou o fato para a família, que prontamente, acionou as autoridades policiais.

José Correia foi localizado tentando se esconder na casa de amigos no Bairro Três Irmãos. Ele foi detido e encaminhado à Central de Polícia, onde permanece recolhido.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Cabeleireira é assassinada quando retornava de bloco carnavalesco

A Delegacia de Homicídios registrou durante a madrugada deste sábado (9), em João Pessoa, o assassinato de duas pessoas. Entre as vítimas está uma cabeleireira do bairro Cruz das Armas.

Segundo informações da Polícia Civil, Laine dos Santos Silva, 23 anos, foi assassinada com um tiro na cabeça, quando retornava de um bloco carnavalesco.

Moradores ouviram os disparos e acionaram a polícia. Quando o socorro chegou no local, a vítima já estava morta. A polícia está investigando a autoria do homicídio.

E no bairro do Rangel, Ricardo da Silva Oliveira, 34 anos, foi assassinado com dois tiros. Testemunhas disseram que Ricardo era usuário de drogas e foi morto nas proximidades de uma localidade onde funciona uma boca de fumo.

Apesar da aglomeração de pessoas, ninguém quis falar sobre o assassinato.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

João Pessoa é a segunda cidade mais violenta do Brasil e a nona do mundo


Em ordem crescente, a partir das taxas de homicídio registradas em 2012, a cada grupo de 100 mil habitantes, Maceió (6º), João Pessoa (9º), Manaus (10º) e Fortaleza (13º) foram as cidades mais violentas entre as brasileiras. Das 15 cidades, seis são da região Nordeste do país.O ranking é liderado pelo município de San Pedro Sula, em Honduras, com uma taxa de 169,3 homicídios para cada 100 mil habitantes.

Em segundo lugar vem Acapulco, no México, com taxa de 142,88, e, em terceiro, Caracas, na Venezuela, com uma taxa de 118,89.A Colômbia aparece no pé da lista, com Barranquilla, com uma taxa de 29,41 assassinatos a cada 100 mil habitantes.

Em penúltimo lugar no ranking de insegurança está Brasília, com taxa de 29,73, um pouco à frente de Belo Horizonte, com 29,74.Cidades menos seguras, no Brasil, Maceió aparece com uma taxa de homicídios de 85,88; João Pessoa, com 71,59, e Manaus, com 70,37.Ainda entre as cidades brasileiras, o ranking traz Salvador e região metropolitana (14º lugar), Vitória (16º), São Luís (23º), Belém (26º), Cuiabá (28º), Recife (30º), Goiânia (34º), Curitiba (42º) e Macapá (45º).

Sede da ONG, o México listou oito cidades entre as mais inseguras do mundo: Torreón (5º), Nuevo Laredo (8º), Culiacán (15º) e Cuernavaca (18º), além de Ciudad Juárez (19º), Chihuahua (32º), Ciudad Victoria (36º) e Monterrey (47º).
São Paulo fora da lista
Segundo dados da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), a capital paulista fechou 2012 com um índice de homicídios de 12,02 por 100 mil habitantes, puxado, especialmente, pela onda de violência do segundo semestre.

DE quem é a culpa,de um governo omisso ou um prefeito q tb é do mesmo esquema ou seja do PT:

Crescimento da frota de veículos particulares em João Pessoa chegou a 140% em dez anos



A facilidade oferecida pelo mercado e pelo governo federal para a aquisição do primeiro carro tem contribuído para que a frota de veículos nas principais capitais do Brasil aumente consideravelmente sem que a estrutura viária das cidades acompanhe essa ampliação. Uma matéria publicada em outubro de 2012, no jornal O Estado de São Paulo, apontou para um crescimento médio de 77% do número de veículos nas principais capitais brasileiras, nos últimos dez anos. Apesar de João Pessoa não estar entre as cidades que tiveram suas frotas pesquisadas, o aumento do número de veículos na capital paraibana é ainda mais alarmante, visto que a frota pessoense cresceu o dobro da média nacional, ou seja, 140% entre 2002 e 2012. O crescimento da frota da capital paraibana só ficou atrás do alcançado por Manaus (141,9%), que lidera a lista das cidades pesquisadas pelo O Estado de São Paulo.

Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) que em seu site, na sessão estatísticas, mostraa evolução da frota de diversas cidades paraibanas desde o ano de 2000 até 2012. Segundo o órgão, em 2002, a frota de João Pessoa não passava dos 117.053 veículos. Em dezembro de 2012, a frota evoluiu para 281.830 carros, ou seja, um incremento de 164.777 veículos, o que representa um aumento de 140,77%. Apenas em 2012, o incremento foi de cerca de 22 mil veículos, ou seja, foram quase 2 mil carros novos ao mês entrando em circulação na cidade. E o impacto disso tudo é sentido, principalmente, pela população de João Pessoa que se depara com o aumento de congestionamentos e acidentes de trânsito nas vias da cidade, que não estava preparada para receber tantos carros.

Hoje, toda a população está solicitando do poder público mais investimento em infraestrutura viária e em transporte público coletivo, que acaba recebendo críticas, que na realidade fogem de sua competência. "Este é um número muito alto e que reflete o que vem acontecendo em todas as cidades em função das facilidades de financiamento do veículo novo. O poder público deve agir rapidamente porque embora seja um fenômeno nacional, cada cidade tem suas peculiaridades e quem anda de ônibus, sem que para eles tenham vias exclusivas, também sofre a demora nos percursos percorridos", diz o diretor institucional da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho.

Ele destaca que os problemas de atrasos nas viagens apresentados pelo sistema hoje tem tudo a ver com as atuais condições de trafegabilidade das principais vias da cidade que absorvem o impacto do aumento de veículos e que o projeto Caminho Livre, que prevê várias intervenções no trânsito da cidade, é uma alternativa para solucionar alguns dos problemas enfrentados pelo sistema de transporte público.

Caminho Livre

O projeto Caminho Livre prevê a implantação de um novo sistema de fluxo nas principais vias e avenidas da capital paraibana. Entre as principais intervenções está o alargamento da Avenida Epitácio Pessoa, alteração da passagem de veículos no Centro e aumento do espaço para pedestres, ampliação do binário no Castelo Branco, criação de faixas exclusivas no bairro dos Bancários e a duplicação da via do Altiplano. O objetivo é aumentar a fluidez, dar mais mobilidade e organização ao trânsito na cidade, principalmente nos corredores de ônibus contemplando um conjunto de obras viárias a serem realizadas em curto prazo com objetivo de dar mais rapidez, conforto e segurança no trânsito e transporte à população

BR 101 TEM TRANSITO PARADO

A BR101 na altura da cidade de goiana PE. esta um verdadeiro caos,pois o blog acabou de receber um telefonema q tem uma media de
duas horas para poder passar pela ponte q tem um dos lados interditada,com isso quem vem sentido João Pessoa ou sentido recife com
os festejos do carnaval,tem q levar um verdadeiro lanche porq se não passa fome na estrada, a demora pode levar ate tres horas neste
período de carnaval.



De quem sera a culpa deste transtorno q vive os motoristas q ali passam? pois bem ,tem uma ponte prontinha do lado da q tão fazendo
o reparo,so faltando terminar as cabiceíras da mesma,mas não certamente, tem alguem ganhando com isso ou não?
estamos no pais do PT Q TUDO PODE.

Manifestantes interditam trecho da BR-104 no Agreste da Paraíba

Manifestantes interditaram um trecho da BR-104 no distrito de São Miguel, no município de Esperança, no Agreste da Paraíba, nesta sexta-feira (8). As duas faixas da pista ficaram bloqueadas durante mais de seis horas, entre as 6h (horário local) e o meio dia. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) permaneceu no local para evitar conflito entre motoristas e manifestantes.

De acordo com os moradores, a região está sem abastecimento regular de água há mais de seis meses e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) não resolve o problema. A Cagepa foi procurada para falar sobre o problema, mas ninguém atendeu às ligações.

UFPB recebe caixas com pedras no lugar de equipamentos de R$ 1 mi



Funcionários do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital da Universidade Federal da Paraíba (Lavid/UFPB) tiveram uma surpresa quando abriram a encomenda nesta sexta-feira (8) em João Pessoa. Nas caixas que deveriam conter equipamentos de produção audiovisual importados dos EUA, havia apenas pedras, madeira e isopor.
“Foi uma surpresa muito desagradável”, lamentou Guido Lemos, coordenador do Lavid. Nas seis caixas deveriam conter equipamentos de áudio 7.1, câmeras K4 e projetores, que são todos aparelhos para cinema. Ainda segundo o coordenador, a carga é avaliada em R$ 1 milhão, mas como a UFPB iria usar os equipamentos para pesquisa, o valor pago foi de R$ 250 mil. “O prejuízo maior é na pesquisa”, lamentou.


Erick Augusto, pesquisador do Lavid, explicou que quando a encomenda chegou na UFPB os funcionários abriram as caixas para conferir a carga e se deparam com pedras e madeira. Apenas dois equipamentos de áudio estavam na carga. “Acredito que o material foi subtraído no aeroporto. Pois levaram apenas parte da carga”.
Guido disse que o setor de importação da UFPB vai elaborar um relatório, que será encaminhada para a transportadora responsável pelo transporte dos equipamentos para que seja pago o seguro. Fotos das caixas com o material serão anexadas a um relatório para a abertura de processo investigativo na Polícia Federal.

"Caso essa encomenda tenha sido subtraída do Brasil, creio que as investigações vão ser conduzidas pela PF. Se não, talvez pela Interpol, se foi roubada de Nova Iorque", acrescentou o pesquisador. Os dois equipamentos de áudio que chegaram, os mais baratos, segundo ele, são avaliados em US$ 3 mil.
Essa foi a primeira parte da encomenda, feita em dezembro. "Agora ficamos na torcida para que a outra parte não seja subtraída", disse. Os equipamentos seriam utilizados na montagem de um cinema 3D no Campus de João Pessoa da UFPB

Bloco Cafuçu deve colorir o centro de JP nesta sexta-feira


O bloco mais brega do estado da Paraíba já bate à porta. Em sua 23ª edição o Cafuçu deverá animar os foliões pessoenses já nesta sexta (8). Serão 13 orquestras de frevo, além do show dos DJs Naza e Spencer, no Ponto dos Cem Réis.

Marcado pelos seus trajes irreverentes e escandalosos, o Cafuçu tem como regra principal ser o mais diferente, colorido, brega e animado possível. Realizado todos os anos na sexta-feira que antecede a semana da festa do Momo, o bloco espera arrastar nesta edição cerca de 50 mil foliões pelas ruas do centro de João Pessoa.

Para fazer uma referencia aos antigos carnavais, o Cafuçu é tradicionalmente desfilado com bandas de frevo no chão. A festa deverá começar às 19h com concentração na Praça Dom Adauto, no Ponto dos Cem Réis, de onde deve seguir animando pelas ruas do Varadouro, em direção à Avenida General Osório, passando pela Rua da Areia e chegando ao seu destino final na Praça Antenor Navarro.

Um morre e outro fica ferido após assalto a lanchonete em Manaíra


Um homem morreu e outro ficou ferido após perseguição policial na noite desta quinta-feira (07), no bairro de Manaíra, em João Pessoa. Eles tinham assaltado clientes da lanchonete V2 junto com mais dois criminosos, e, na tentativa de fuga, a motocicleta em que estavam colidiu em um veículo (Saveiro) quando trafegavam pelo bairro de Tambaú.

Os outros dois assaltantes conseguiram fugir. O bandido que conduzia a moto envolvida no acidente morreu antes de receber atendimento médico, já o comparsa que seguia como carona foi socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

Durante o assalto, o grupo invadiu o estabelecimento comercial, rendeu clientes e funcionários e exigiu todos os pertences das vítimas, que seguiram para relatar o caso no 1º Distrito Integrado de Segurança Pública, em Tambaú

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Filhote de baleia é encontrado encalhado e morre na Praia do Sol

Na manhã desta quinta-feira (07), foi encontrado na Praia do Sol, Litoral Sul de João Pessoa, um filhote de uma baleia. O filhote foi achado pelos banhistas nesta madrugada. Populares e homens do corpo tentaram devolver o filhote de baleia para água, mas o animal acabou morrendo.


O animal tinha um ferimento na parte da sua cauda. Segundo informações dos moradores, essa não é a primeira vez que esse tipo de caso acontece, e segundo um morador, ele teve que enterrar duas tartarugas encontradas mortas.

A carcaça do animal foi examinada por especialistas do IBAMA para descobrir a causa da morte da baleia.

Funcionário do Fisco é morto com golpes de faca e pauladas enquanto dormia

Um fato chocou a população de Juazerinho (190 quilômetros de João Pessoa), no Seridó, na manhã desta quinta-feira (7) quando um aposentado foi assassinado com golpes de foices e pauladas por um hóspede que estava em sua residência.

O crime aconteceu na zona rural da cidade. José Ronaldo de Carvalho, 73 anos, conhecido como Ronaldo Guarda tinha hospedado o acusado que é conhecido como Jaime de 60 anos em sua residência.

De acordo com informações da polícia, o acusado havia premeditado o crime. Ele esperou a vítima dormir para executá-lo. Após o crime, o acusado foi detido por trás da residência da vítima.

Ronaldo Guarda era funcionário aposentado do Fisco Estadual. Já Jaime (acusado) era ex-presidiário e cumpria pena em regime semi-aberto em um presídio da Capital pelo crime de dois assassinatos há alguns anos atrás.

Até o momento ainda não se sabe o que levou o acusado a cometer essa brutalidade. Ele foi encaminhado para delegacia de Juazerinho. E o corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Campina Grande para ser periciado

CRM interdita hospital por falta de médicos e equipamentos básicos de emergência


O Hospital Santa Ana, na cidade de Barra de Santana, na região metropolitana de Campina Grande, a cerca de 130 km de João Pessoa, foi interditado pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba, na manhã desta quinta-feira (7). O principal motivo da interdição ética foi a falta de médico nos sábados e domingos, além do período noturno, entre as quartas e sextas-feiras.

Além disso, a única ambulância que serve ao hospital está com a licença vencida há quatros anos, também não há enfermeiros em todos os plantões, faltam equipamentos básicos de emergência, como eletrocardiógrafo e desfibrilador, e não havia água na torneira do posto de enfermagem.

De acordo com o diretor de Fiscalização do CRM-PB, Eurípedes Mendonça, a escala médica incompleta já tinha sido flagrada pelo Conselho em inspeções anteriores, realizadas nos dias 13 de julho de 2011 e 4 de janeiro de 2012. "Na última fiscalização, o hospital recebeu o relatório e não tomou nenhuma providência", destacou o diretor.

A interdição inicia a zero hora desta sexta (8 de fevereiro). O CRM orienta aos pacientes procurarem outros hospitais em caso de urgência e emerência. O Conselho também já notificou ao SAMU da cidade sobre a interdição do hospital, para que os pacientes sejam levados para outra unidade de saúde. Esta é a nona interdição ética realizada pelo CRM neste ano de 2013

Imprensa nacional repercute redução mínima de tarifa de energia na PB


O jornal 'O Globo' repercutiu em sua edição para a internet desta quinta-feira (7) o aumento nas contas de energia elétrica na Paraíba, mesmo após o anúncio de redução nas taxas feito pela presidente Dilma Rousseff (PT).

O jornal se reportou ao caso da Paraíba ao evidenciar que os consumidores não terão muito o que comemorar devido ao aumento do ICMS, imposto estadual, determinado pelo governador Ricardo Coutinho (PSB).

Confira a matéria:

A tarifa de luz caiu 18,5%, para todos os consumidores residenciais no Brasil, desde 24 de janeiro, conforme anunciado pela presidente Dilma. Assim, na conta a pagar em fevereiro, já aparece o desconto referente aos últimos setes dias de janeiro. Em março, a redução plena.

Para comércio e indústria, a redução também está em vigor, e o percentual é maior, podendo chegar a até 30%.

Portanto, consumidores e investidores podem programar seus gastos e negócios incorporando nos cenários esta importante redução de custo de um item econômico crucial.

Certo?

Certo, porém: consumidores pelo país afora receberam contas de luz de janeiro com aumentos autorizados em meses anteriores pela Agência Nacional de Energia Elétrica, nos processos regulares de revisão de tarifas. Foi assim, por exemplo, no Rio, em Campinas (SP) e na Paraíba - neste último caso por causa do aumento do ICMS, imposto estadual.

Outro porém: por causa da falta de chuvas e, pois, do nível baixo dos reservatórios das hidrelétricas, boa parte da energia brasileira vem neste momento das termoelétricas, movidas a gás, diesel ou carvão. Esta energia é mais cara, as distribuidoras já estão pagando mais, mas só poderão cobrar dos consumidores em revisões tarifárias futuras. Estas revisões dependem, é claro, do tempo de utilização das termoelétricas, o que, de sua vez, depende das chuvas. Ou seja, neste item, a conta de luz vai subir, mas não se sabe quanto nem quando.

Terceiro porém: a partir do segundo semestre deste ano, algumas geradoras e distribuidoras passarão por um processo regular de revisão da produtividade, que pode levar a uma redução da conta ao consumidor. Quanto? Não se sabe.

Como, pois, calcular nos cenários do ano o preço que se vai pagar por esse importante insumo?

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Justiça concede liminar e desfile das Muriçocas continua até 3 HORAS da manhã


O escritório de advocacia, Mendonça e Crisanto, confirmou no início da tarde de hoje que a juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública, Silvana Pires Moura Brasil, concedeu liminar prorrogando o horário do desfile das muriçocas do Miramar até às 03h00 desta quinta-feira.

Segundo os advogados, Felipe Mendonça e Felipe Crisanto a decisão segue o entendimento tomado no ano passado quando os advogados obtiveram o mesmo resultado.

O processo é o de número 000.421.5.85.20138152001. A ação foi movida pelos organizadores do bloco que é considerado o mais importante das prévias carnavalescas em João Pessoa.

Justiça concede liminar e desfile das Muriçocas continua até 3 HORAS da manhã


O escritório de advocacia, Mendonça e Crisanto, confirmou no início da tarde de hoje que a juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública, Silvana Pires Moura Brasil, concedeu liminar prorrogando o horário do desfile das muriçocas do Miramar até às 03h00 desta quinta-feira.

Segundo os advogados, Felipe Mendonça e Felipe Crisanto a decisão segue o entendimento tomado no ano passado quando os advogados obtiveram o mesmo resultado.

O processo é o de número 000.421.5.85.20138152001. A ação foi movida pelos organizadores do bloco que é considerado o mais importante das prévias carnavalescas em João Pessoa.

No inicio da tarde, a assessoria de comunicação do Hospital de Unimed, se pronunciou a respeito das denúncias de internautas nas redes sociais. Foi confirmando que o sistema de ar condicionado central estava quebrado e que pacientes estavam levando seus ventiladores para amenizar o calor, todavia sem nenhuma inspeção e controle para evitar possíveis infecções hospitalares.

A nota enviada a redação do portal diz: "A direção do Hospital Unimed João Pessoa confirma que houve um problema no Sistema Central de Ar-Condicionado, mas que as providências necessárias já foram adotadas para solucioná-lo."

Imagens tiradas por usuários do Hospital da Unimed de João Pessoa, onde pacientes internados no local usam ventiladores circulam pela internet. E já é, um dos assuntos mais compartilhados nas redes sociais.


Segundo internautas, os ventiladores estão entrando no hospital sem o controle e a higienização adequada, o que aumenta o risco de infecção hospitalar. O fato ocorre devido uma pane no ar condicionado central.

O internauta Paulo Santos, postou no perfil do Facebook, que funcionários da manutenção do hospital confidenciaram que há meses remanejam a carga de ar condicionado de uma ala para outra, pois a central do hospital está com defeito, por isso os pacientes que estão sendo internos na ala oeste são orientados a trazerem ventiladores de casa.

As imagens postadas por Pàulo, já tiveram mais de 180 compartilhamentos e dezenas de comentários.

O hospital esta um verdadeiro caos ate as roupas(fardas) do povo q trabalha no mesmo estão de fazer vergonha.

Grupo rouba fábrica e leva R$ 30mil em Campina Grande, diz polícia


Na madrugada desta quarta-feira (6), cinco homens armados assaltaram uma fábrica de alimentos no bairro do Velame, na cidade de Campina Grande, e levaram R$ 30 mil em espécie, além de alguns cheques, que a polícia ainda não sabe informar o valor. Os bandidos amarraram e trancaram o vigilante e outra pessoa em um cômodo da fábrica, antes de arrombarem o escritório e realizarem o assalto.

A Central de Operações Policiais (Copom) explicou que os suspeitos chegaram a pé e encapuzados no local. A Polícia Militar explicou que os reféns viram os suspeitos fugindo em um veículo de cor verde, que foi encontrado horas depois na estrada para o município de Queimadas, no Agreste paraibano.
Apesar das rondas que permanecem sendo feitas pelos policiais militares, a Copom disse que a investigação segue sem nenhuma pista concreta

Mil policiais militares vão fazer segurança do 'Muriçocas', na Paraíba

A segurança dos foliões que forem ao bloco Muriçocas do Miramar será feita por mil policiais militares, conforme esquema de policiamento definido na tarde desta terça-feira (5). Assim como nos blocos que já desfilaram no Folia de Rua, ficou definido também que a Polícia Militar vai utilizar um sistema de câmeras e policiais à paisana para facilitar a identificação e prevenção de ocorrências.

De acordo com o comandante do Policiamento Regional Metropolitano, tenente-coronel Jéferson Pereira, o planejamento levou em conta toda a estrutura de segurança. “No ano passado o bloco levou 350 mil pessoas para a avenida, número que tende a aumentar esse ano. Em virtude disso nossa atenção e empenho esta redobrada para garantir a segurança dos foliões e das famílias que participam da festa”, afirmou o comandante.

De acordo com o tenente-coronel, patrulhas policiais estarão circulando na avenida Epitácio Pessoa a partir das 19h da quarta-feira (6). Dezoito pontos de observação foram instalados ao longo do corredor central do bloco. O esquema inclui ainda um sistema de vídeo monitoramento móvel de toda área da festa, plataformas de observação e três postos de comando (um no clube Cabo Branco, um no estacionamento do supermercado Pão de Açúcar e outro na base de apoio da Polícia Militar, no Cabo Branco).

Além do policiamento a pé serão utilizadas 30 viaturas em pontos estratégicos no corredor central, quinze motos circulando nas áreas adjacentes a Epitácio Pessoa e mais cinco do Batalhão de Operações Especiais, além da Cavalaria que ficará responsável pela área de praia. Haverá também a presença de policiais descaracterizados, que circularão entre o público identificando a comercialização de drogas e outros crimes

Muriçocas do Miramar deve atrair 400 mil foliões com mistura de ritmos

Nesta quarta-feira (6), ao som de frevo, samba, axé e pop, cerca de 400 mil foliões devem percorrer a Avenida Epitácio Pessoa no desfile das Muriçocas do Miramar. O bloco é apoiado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Fundação Cultural (Funjope) e terá transmissão ao vivo no Band Folia, em parceria firmada pelo prefeito Luciano Cartaxo com a rede de TV. O 27º ano do bloco homenageia a Banda 5 de Agosto, que tocará em cima de um dos dez trios, por todo o corredor da folia.


O bloco terá nove palcos e mais de 20 atrações. São elas: Elba Ramalho, Mestre Fuba, Pura Raiz e Mirandinha, Mayara e Carol, Diana Miranda, Renata Arruda, Megaxé A2, Ramon Schnayder, Gracinha Telles e Gustavo Travassos, Eloisa Olinto, Natalie de Lima, Marianne Gipsy, Maestro Chiquito e Orquestra Metalúrgica Felipéia, PBPob com Banda 5 de Agosto, Nação Maracahyba, e mais três orquestras de frevo.

A concentração na Praça das Muriçocas, em Miramar, começa às 19h. Em seguida, o bloco passa pelas avenidas Tito Silva e Epitácio Pessoa, e termina no Busto de Tamandaré, em Tambaú.

Homenagem - A Banda 5 de Agosto é homenageada pelo bloco neste ano. A arte da camiseta, feita pelo artista Yon Pontes também foi inspirada na homenageada e está sendo vendida na Praça das Muriçocas, no Miramar, ao preço de R$ 20.

Com 48 anos de história, a banda 5 de Agosto nasceu em maio de 1964 e funcionou extra-oficialmente até 20 de outubro, quando o então prefeito, Domingos Mendonça Neto, sancionou a Lei nº. 620, institucionalizando a banda de música da cidade de João Pessoa com o nome '5 de Agosto', em homenagem à fundação da Capital paraibana.

A banda é composta por 54 músicos, regida pelo maestro e fundador Adelson Machado. O regente adjunto é o maestro Rogério Borges, mestre em Educação Musical pela Campbellsville University, na Inglaterra.

Apoio - A PMJP está disponibilizando R$ 2,1 milhões para o 'Carnaval 2013 - João Pessoa de Todos os Ritmos', que inclui o Folia de Rua e o Carnaval Tradição. Neste ano, foram criados seis polos carnavalescos nos bairros da cidade, em que cada um será animado por duas bandas locais, além de dois grupos de cultura local. Eles funcionarão de 10 a 12 de fevereiro.

Por meio de parceria com a Rede Bandeirantes de Televisão, o Carnaval de João Pessoa tem flashes na programação nacional do canal. Com o acordo feito pelo prefeito Luciano Cartaxo, a cidade será divulgada até no exterior, por meio da Band Internacional. As festividades também serão televisionadas pelo canal pago Band News.

Confira no link, os vídeos da transmissão do 'Carnaval 2013- João Pessoa de Todos os Ritmos', já produzidos pela Rede Bandeirantes de Televisão. O Band Folia - João Pessoa está sendo apresentado pela jornalista Nadja Hadad e tem matérias da repórter Lizi Benites

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Agiota é assassinado enquanto estacionava carro em frente de casa na Grande JP

Um agiota foi assassinado por volta das 20h desta terça-feira (05), quando chegava em casa no Bairro de Tibiri II, em Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa. Elielson da Silva Duarte, 31 anos, foi atingido com vários tiros dentro do carro. A vítima morava com os pais, em uma residência localizada na Rua Guarabira.

Elielson estava manobrando seu carro (Véctra de cor prata e placa NQB 1417), quando foi abordado por dois homens que estavam em uma motocicleta. Testemunhas informaram que o jovem que seguia como carona na moto efetuou os tiros que perfuraram a cabeça e o pescoço do agiota. Os responsáveis pelo crime ainda não foram identificados.

Familiares informaram à polícia que Elielson trabalhava como comerciante, vendendo frutas no mercado público do bairro, no entanto, aumentava sua renda emprestando dinheiro e cobrando juros. “Ele saiu de casa para fazer uma cobrança”, revelou um dos parentes

Após Wi-Fi em presídio, visitas são suspensas e 16 são transferidos para o PB-01


Dezesseis apenados da Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, apontados como causadores do tumultuo ocorrido nesta segunda-feira (04), foram transferidos para o PB-01, localizado na Praia de Jacaré em João Pessoa. As escolta dos presos foi realizada por equipes do BOPE (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar).

A Secretaria de Administração Penitenciária do Estado confirmou que os momentos de visita de familiares e amigos dos presos foram suspensos, sem prazo para retorno.

Na tarde desta terça-feira (05), o secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, Walber Virgolino, revelou que os detentos do Presídio do Roger, estavam utilizando tablets e celulares com internet sem fio dentro de um dos pavilhões da unidade.

Virgulino informou que durante a varredura nas celas os agentes e policiais encontraram um roteador no pavilhão 1. O equipamento servia para distribuir de forma clandestina a internet para os presidiários articularem ações criminosas através do mundo virtual. A informação foi divulgada no programa Correio News 2ª edição, da Rádio Jovem Pan Sat.

“Onde o roteador foi encontrado é o pavilhão neutro: não é dominado por nenhuma facção. Vamos investigar de onde estava saindo essa internet e abrangência dela dentro do presídio”, comentou o secretário.

Até o fim da manhã, foram apreendidos também cerca de 20 chips, 34 aparelhos celulares, 1 pé de cabra, 1 cachimbo artesanal, 7 facas, 5 espetos artesanais e uma tesoura, além de um cartão de memória e um roteador de internet. A operação continua, durante todo o dia, na unidade prisional.

Tumulto no Róger

A operação foi desencadeada após um tumulto na noite desta segunda-feira (3), no Presídio do Roger em que deixou o detento Dênis Sousa dos Santos, 24 anos, morto supostamente por asfixia e Manoel Paulino da Costa, 50 anos, ferido.

Walber Virgulino informou que as inspeções nas unidades prisionais no Estado serão periódicas, porém respeitando os direitos dos detentos, conforme prevê os Direitos Humanos.

Ações anteriores

Na operação realizada no último dia 30 de janeiro no Presídio do Roger, foram apreendidos 78 celulares, 71 facas, 145 espetos artesanais, 100 carregadores de celular, 58 DVDs, 48 chips para celular, um rádio portátil, um vídeo game e 40 peças de entorpecentes

Polícia encontra roteador de internet durante operação pente-fino no Presídio do Roger


Após tumulto na Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega localizada no bairro do Róger em João Pessoa, policiais estão realizando uma operação pente-fino na manhã desta terça-feira (5). Cerca de 30 policiais estão realizando a operação.

A operação começou por volta das 6h e já foi encontrado um roteador de internet em uma das celas do presídio do Roger. Participam da operação os policiais do Bope, Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e Batalhão de Choque participam da ação.

A ação acontece nos pavilhões da cozinha e almoxorifado. De acordo com o secretário de Administração Penitenciária do Estado, Walber Virgulino, estes locais foram escolhidos, porque podem haver vários celulares e objetos ilícitos.

Tumulto no Roger

O detento Manoel Paulino da Costa, 50 anos, saiu ferido durante o tumulto ocorrido na noite desta segunda-feira (4) no presídio do Roger. O tumulto aconteceu porque os detentos não permitiam a entrada dos agentes penitenciários para socorrer os presos. De acordo com o boletim do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena a vítima foi ferida por arma de fogo e seu estado de saúde é regular.

Já na tarde desta segunda, o presidiário Dênis Sousa dos Santos, 24 anos, conhecido como “Mofado”, morreu no Presídio do Róger nesta segunda-feira (4). Ele estava detido desde o último dia 28, quando teria trocado tiros com a polícia. Agentes penitenciários informaram que o detento provavelmente foi morto por asfixia.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Chega de Silêncio: Disk 100′ Muriçoquinhas do Miramar

O bloco Muriçoquinhas Miramar, desfila no final da tarde de hoje (4). A concentração será às 16h, na praça das muriçocas, no bairro de miramar. Esse ano o tema do bloco é 'Chega de Silêncio: Disk 100′, cujo objetivo é divulgar as campanhas contra abuso e a exploração sexual infantil, assim como o disk denúncias.
imagens da internet


Pela Primeira vez abrirá o Muriçoquinhas uma ala de crianças com necessidades especiais. Será uma ala, com cordão de isolamento para que essas crianças possam ficar seguras e confortáveis em suas cadeiras de rodas, ou conforme suas necessidades.

No local terá a apresentação do palhaço Baba Baby.Quatro trios elétricos faram a animação dos pequenos foliões, com os cantores Tadeu Matias, Gracinha Teles e Diana Miranda, que cantaram músicas infantis na companhia do palhaço 'Pipi'. Aproximadamente 400 mil pessoas são esperadas nos blocos muriçoquinhas e o bloco da melhor idade, que se encontram no Busto de Tamandaré

Explosivo é retirado de segurança de carro forte; PC vai investigar caso

Um segurança de um carro forte foi abandonado na entrada da Usina São João no município de Santa Rita após ser sequestrado quando estava abastecendo os caixas do Hospital Universitário de João Pessoa (HU), na manhã desta segunda-feira (4). O veículo foi explodido pelos bandidos.


De acordo com a assessoria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista chegou ao órgão com um explosivo na cintura - que pode ser uma bomba - colocado pelos assaltantes após explodirem o carro forte.

Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar esteve no local e conseguiu retirar a possível bomba do corpo da vítima. Segundo Anderson Poddi, assessor da PRF, o artefato (material explosivo) teve quer ser detonado várias vezes com o objetivo de garantir a segurança das pessoas.

O motorista informou aos policiais rodoviários que a família dele foi mantida refém desde noite de domingo (3). Os bandidos obrigaram a vítima a trabalhar normalmente na empresa Preserve (empresa que faz segurança de carros fortes). Durante o abastecimento dos caixas do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), bandidos - fardados com mesmo uniforme da vítima- conseguiram levar o veículo com o motorista e todo dinheiro do carro forte.

Após algumas horas, a vítima foi abandonada na entrada da Usina São João no município de Santa Rita. Após ser abandonado, ele conseguiu pegar uma carona até a PRF do posto de Bayeux. O motorista teve a identificação preservada.

A Polícia não tem pista dos acusados. A quantidade roubada pelos bandidos também não foi informada pelas autoridades

Motorista que matou PM está no Presídio; ele foi enquadrado em 4 artigos do CNT

O estoquista de supermercado Valdivan Soares Diniz, de 38 anos, está desde a tarde de domingo, 3, na cela de reconhecimento do Presídio do Roger. Ele foi autuado em flagrante pelo delegado Antônio Magno Toledo, na 9ª Delegacia Distrital, após atropelar e matar o soldado da Polícia Militar Michel Márcio da Silva Nascimento, 29 anos. Valdivan vai permanecer na cela por pelos cinco dias, como informou a direção do presídio.
Valdiran se envolveu no acidente que matou o soldado Michel na noite de sexta-feira, 1º, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. No levantamento feito ainda no local ficou constatada a embriagues do motorista que dirigia o Palio azul de placas MNE - 8862 – PB e provocou o acidente, quando colidiu com motos da Rotam e uma delas pilotada pelo militar morto.

Corpo do soldado foi sepultado no Boa Sentença (Crédito: Aguinaldo Mota)
Levado para a 9ª Delegacia Distrital, Valdiran foi autuado pelo delegado Magno Toledo como incurso nos artigos 121 – homicídio, cuja pena pode chegar até 20 anos de reclusão e pelo menos quatro artigos do Código Brasileiro de Trânsito.
Após ser autuado ele foi transferido imediatamente da 9ª delegacia para a Central de Polícia por medida de segurança, devido ao grande número de pessoas na frente da delegacia, inclusive muitos policiais.

O acidente aconteceu por volta das 20h30 de sexta-feira, 1º na rua Elias Pereira de Araújo, em Mangabeira. Segundo consta de informações da polícia, Valdivan Soares dirigia seu veículo Palio na rua lateral do mercado quando avançou o sem sinal. Nesse momento policiais da Rotam, em motos passavam pelo cruzamento, tendo o Palio colidiu com duas motos, pilotadas pelo soldado Michel e Joab Monteiro da Silva.


Enquanto um policial da Rotam fazia o atendimento aos dois companheiros caídos, outro saiu em perseguição ao veículo atropelador que foi detido e levado para a delegacia.

Na Delegacia foi realizado o teste de etilômetro no acusado, onde ficou confirmado o teor alcoólico de 037 ml por litro de sangue confirmando a embriagues. Valdivan estava dirigindo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O corpo do soldado Michel foi sepultado na tarde de domingo, 3, no cemitério Senhor da Boa Sentença. O militar seria promovido ao posto de cabo no sábado. No dia anterior ele trabalhou como socorrista do Samu e estava apenas há três meses na Rotam. Ele ingressou na vida militar em 2002 no Corpo de Bombeiros da Paraíba. No cemitério ouve o toque de silêncio e ainda a salva de 21 tiros.

Conheça os artigos que o delegado Antônio Magno Toledo enquadrou o estoquista de supermercado Valdivan Soares Diniz:
Artigo 121 - Caput - do Código Pena Brasileiro que prevê pena que varia de 12 a 20 anos de reclusão.
Da Lei 9.503/97 do Código Nacional de Trânsito ele foi enquadrado nos seguintes artigos:
Art. 303. Praticar lesão corporal culposa na direção de veículo automotor:
Penas - detenção, de seis meses a dois anos e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir

veículo automotor.

Parágrafo único. Aumenta-se a pena de um terço à metade, se ocorrer qualquer das hipóteses do parágrafo único do artigo anterior.
Art. 304. Deixar o condutor do veículo, na ocasião do acidente, de prestar imediato socorro à vítima, ou, não podendo fazê-lo diretamente, por justa causa, deixar de solicitar auxílio da autoridade pública:
Penas - detenção, de seis meses a um ano, ou multa, se o fato não constituir elemento de crime mais grave.
Parágrafo único. Incide nas penas previstas neste artigo o condutor do veículo, ainda que a sua omissão seja suprida por terceiros ou que se trate de vítima com morte instantânea ou com ferimentos leves.
Art. 305. Afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser

atribuída:
Penas - detenção, de seis meses a um ano, ou multa.
Art. 306. Conduzir veículo automotor, na via pública, estando com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a 6 (seis) decigramas, ou sob a influência de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência: (Redação dada pela Lei nº 11.705, de 2008) Regulamento
Art. 309. Dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida Permissão para Dirigir ou Habilitação ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano:
Penas - detenção, de seis meses a um ano, ou multa

BPTran realiza blitz da nova lei seca: 463 motoristas testados, 66 flagrados e 14 detidos

Na noite do domingo (3) para a madrugada da segunda-feira (4), o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTra)n direcionou as ações de fiscalizações para aplicação da nova Lei seca. As operações foram realizadas nos bairros do Castelo Branco e Mangabeira, em João Pessoa. Ao todo, 463 veículos foram abordados e seus condutores foram submetidos voluntariamente ao teste de alcoolemia através do uso do bafômetro.

Dos 463 motoristas testados, 66 foram flagrados com o teor de álcool no organismo acima do permitido, já que a nova Lei Seca não permite mais que 0,05mg de álcool no organismo. Todos os condutores infratores foram multados no valor de R$ R$ 1.915,00 e vão perder sete pontos na Carteira de Habilitação, e ainda ficarão proibidos de dirigir veículo automotor por doze meses, haja vista que todos tiveram suas CNHs recolhidas ao DETRAN-PB. Deles, 14 foram conduzidos para a 9ª DD de Mangabeira, para responder pelo crime cometido, conforme determina a nova lei seca do Brasil.

No balanço final da operação, 55 veículos foram recolhidos ao pátio do DETRAN por apresentarem falhas na documentação, 165 condutores foram multados por infração de trânsito no Art. 165 do CTB (dirigir sob o efeito de álcool)

Bloco Virgens de Tambaú arrasta uma multidão na Capital



As Virgens de Tambaú fizeram jus à marca oficial do bloco neste domingo: a irreverência. Homens encararam trajes femininos para extravasar alegria na maior prévia carnavalesca do País, a Folia de Rua. Com criatividade e bom humor, cerca de 500 mil foliões desceram a Avenida Epitácio Pessoa ao som de dez trios elétricos.

A rainha do tecnobrega Gaby Amarantos foi a principal atração da festa que contou ainda com outros 13 artistas. Oitocentos policiais militares fizeram a segurança do desfile.


Por volta das 16h, os foliões começaram a se concentrar nas imediações do Posto 99, no bairro de Miramar. Aos poucos, as ruas começaram a ser tomadas pelo colorido e criatividade das fantasias. Estudantes, anjos, demônios, enfermeiras, freiras, artistas, periguetes foram apenas alguns dos modelitos escolhidos pelas virgens.


Créditos: Jornal Correio

O coreógrafo Alison Nascimento Amorim encarnou a heroína Mulher Maravilha. “Desfilo há quase dez anos e nunca repeti fantasia. Já saí de baliza, freira, palhaço, mãe de santo e este ano quis ser personagem de desenho animado”, disse. O professor Antônio Lima Júnior participou do bloco pelo oitavo ano seguido e resolveu fazer uma mistura de cangaceiro com camponesa. “Não é uma fantasia específica, mas estou sempre procurando mostrar o que a mulher tem de mais interessante”, afirmou.
Além de se fantasiar da cantora internacional Lady Gaga, o cabeleireiro Luiz Fernando Barbosa aproveitou para vender cerveja durante o desfile do bloco. “Vim com minha esposa e minha filha. Além de nos divertirmos, estamos também trabalhando e garantindo um dinheirinho extra”, relatou

O desfile seguiu pela Avenida Epitácio Pessoa em direção ao Busto de Tamandaré sob o comando das atrações locais Renata Arruda, Jairo Madruga, Gracinha Teles, Diana Miranda, Liz Albuquerque, Raiany Stefany, Edinho Arruda, Forró das Mina e Forró Bakana. Já no palco, além da cantora Gaby Amarantos, se apresentaram Anay Claro e Walter Luiz, Banda Osorno, Zau Bahia e Beto Mallorca.

800 homens no esquema de segurança

O esquema de segurança do bloco Virgens de Tambaú contou com 800 homens da Polícia Militar. O reforço teve como objetivo garantir a segurança e evitar mortes como as duas que ocorreram durante o desfile em 2012. A novidade deste ano é que, além do monitoramento em meio ao público, homens da Inteligência ficaram nos trios para obter uma visão mais ampla da multidão e repassar as informações aos demais policiais.

“Este é o diferencial do nosso trabalho. Eles ficam em cima dos trios de forma velada, sem uniforme, e transmitem informações importantes para que o trabalho da polícia seja preciso”, relatou o tenente-coronel Almeida Martins, comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba.

A segurança foi feita ainda por policiais motorizados, a pé, nas viaturas, de bicicleta e ainda os homens da polícia montada. A cada 200m, foi erguida uma plataforma de observação policial, garantindo assim que todos os pontos do trajeto do bloco estivessem devidamente monitorados. Ao todo, foram utilizadas 30 viaturas e duas unidades móveis de vídeo monitoramento.

Viúvas da Torre

O Bloco As Viúvas da Torre também desfilou ontem pelas ruas do tradicional bairro de João Pessoa, comemorando duas décadas de folia. Durante a concentração, o presidente do bloco Jairo Pessoa afirmou que a expectativa era reunir cerca de três mil foliões. “São pessoas que vivem aqui, ex-moradores, gente que conhece e vem curtir nossa brincadeira”, observou.

A concentração começou por volta das 17h ao som de marchinhas de Carnaval e samba

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Três são assassinados na Grande JP; um deles foi morto pelo próprio amigo a pedradas

Três pessoas foram assassinadas na noite deste sábado (3) na região metropolitana de João pessoa. Um dos crimes, a vítima foi morta pelo próprio amigo a pedradas.

Luciano Alexandre dos Santos, 20, foi assassinado a pedrada no município de Santa Rita pelo próprio amigo, Leandro Rodrigues, 31 anos que é morador de rua. O acusado confessou que matou a vítima por ele ter ficado com sua ex-esposa.


Leandro atraiu o amigo para beber em um bar no bairro Alto das Populares e em determinado momento chamou a vítima para um terreno baldio para urinar. Enquanto a vítima estava despreocupado urinando o acusado começou a golpeá-lo com pedradas na cabeça. A vítima não resistiu e morreu no local.

O acusado não mostrou qualquer remorso e com frieza disse que praticaria o crime novamente. “Matei porque tinha ficado com minha esposa. Não fiquei com pena. Se eu pudesse ia matar ele de novo”, disparou o acusado que está há 10 anos separado. Ele acrescentou que a vítima teria confirmado pessoalmente que tinha “pegado” sua ex-mulher.

Ainda na noite deste sábado o adolescente, Anderson Oliveira dos Santos de 15 anos foi executado com vários tiros no bairro de Mandacaru, em João Pessoa. Ele estava caminhando no meio da rua quando dois homens se aproximaram dele e já foram atirando. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

A polícia trabalha com hipótese de acerto de contas já que o menor era usuário de drogas.

Ainda em João Pessoa, o ex-presidiário Welton Ferreira da Silva, 24, foi executado a tiros no início da noite deste sábado (2), em João Pessoa. O crime aconteceu no Acesso Oeste no bairro Alto do Mateus.

De acordo com a polícia, o ex-presidiário estava caminhando quando dois homens numa moto começaram a tirar na vítima. A vítima ainda tentou escapar e correu cerca de 100 metros, mas mas não conseguiu e morreu próximo a subestação da Energisa.

Uma adolescente que estava com Welton levou um tiro no pé e foi socorrida para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

A polícia trabalha com a hipótese de acerto de contas, já que a vítima era um ex-presidiário.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Policiais militares são atropelados por motorista embriagado em João Pessoa; um morreu


Quatro policiais da Rotam que estavam em serviço foram atropelados na noite deste sábado (2), no Bairro de Mangabeira, em João Pessoa. O soldado Michel Márcio da Silva Nascimento, 29 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.


Foto: Michel Márcio não resistiu aos ferimentos
Créditos: Twitter BPTran

De acordo com aspirante Nayara Cesar (coordenadora do dia do BPTran), os militares estavam fazendo o policiamento no bairro em duas motocicletas, quando Valdivan Soares Diniz embriagado pilotando o veículo Fiat Palio azul de placas MNE 8862-PB saiu de uma rua em alta velocidade.

Ainda de acordo com a aspirante, o condutor não observou a sinalização e colidiu violentamente nos policiais. O soldado Michel, que era lotado 5° BPM, teve várias fraturas pelo corpo e morreu no Trauma da Capital. A vítima também trabalhava como socorrista do Samu.

Os outros policiais feridos seguem internados no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Eles não correm risco de morte. O motorista foi submetido ao teste do bafômetro que apontou o teor alcoólico de 0.37. Valdivan, que está detido na 9ª Delegacia Distrital de Mangabeira, na Capital, vai responder por homicídio doloso.

'Virgens de Tambaú' promete atrair 500 mil pessoas no próximo domingo com Gaby Amarantos e artistas da PB

Considerado um dos blocos mais irreverentes do Folia de Rua, ‘As Virgens de Tambaú’ vai desfilar da Epitácio Pessoa até o Busto de Tamandaré no próximo domingo (3), em João Pessoa. A expectativa da organização do evento é que 500 mil pessoas participem do arrastão este ano.

Para o presidente do bloco, Euclides Menezes, as principais atrações do arrastão são as próprias ‘virgens’, homens que se vestem de mulher para cair na folia. “Não há dúvidas que nossa grande atração é o próprio folião, que se fantasia e esbanja alegria. É por isso que hoje somos o terceiro maior bloco de arrasto do Brasil, perdendo apenas para o Galo da Madrugada em Pernambuco e o Cordão da Bola Preta no Rio Janeiro”.

Ainda segundo Euclides Menezes, mil policiais militares estarão acompanhando o desfile, garantindo a segurança e tranqüilidade do bloco. “Vamos fazer como no ano passado, colocar um policial em cima de cada trio, fiscalizando possíveis problemas no público”.

Dez trios elétricos vão arrastar os foliões até o Busto de Tamandaré, dentre os artistas, a cantora paraense Gaby Amarantos e artistas paraibanos, como Renata Arruda, Gracinha Teles, Eudinho Arruda, Lis Albuquerque, Forró das Minas, Forró Bakana e Raiany Sthéphany.

Além das atrações nos trios, também vai ser montado um palco na Orla, para apresentação de cinco artistas: O Sorno , Anay Claro com participação de Walter Luíz, a banda de axé Zau Bahia e uma roda de samba comandada pelo sambista paraibano Beto Malloca.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Carnaval de João Pessoa repercute no Brasil e no exterior

A estreia do Band Folia na cidade de João Pessoa foi um sucesso. O programa foi apresentado por Nadja Haddad e mostrou os melhores momentos dos festejos do Folia de Rua na Capital paraibana, com o alcance de 12 milhões de espectadores. O evento, realizado no Centro Histórico, contou com apresentação de cantores da terra, como Diana Miranda, Renata Arruda e Gracinha Teles. O ponto máximo da festa ficou por conta do cantor pernambucano Alceu Valença, que fez os milhares de foliões presentes dançarem ao som de muito frevo, maracatu e ciranda.

O diretor executivo de rede da Band, Marcondes Brito ficou entusiasmado com a repercussão do evento e fez questão de compartilhar a informação com os parceiros da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). "Foi um show de cobertura e já está repercutindo muito aqui em São Paulo. Hoje muitos paraibanos me ligaram para dar os parabéns".

A transmissão da folia também ganhou repercussão internacional. "Uma coisa que nem estava nos nossos planos, mas que vai potencializar ainda mais o Carnaval, é o fato de a BandNews TV repetir as matérias várias vezes ao dia. A mesma coisa acontece na Band Internacional, que é vista em quase 20 países, (Estados Unidos, Canadá, México, Angola, Moçambique, Japão, Portugal, Espanha e toda a região sul da América Latina), com aproximadamente de 12 milhões de telespectadores. Além disso, o material que foi ao ar ontem está disponível no site Band.com.br, com 2 milhões de acessos/dia", comentou Marcondes Brito em e-mail enviado ao secretário de comunicação, Marcus Alves .

Beleza em todo canto - Além de se orgulhar do maior pré-carnaval do país, com blocos que arrastam uma multidão de foliões pela cidade, João Pessoa também tem belas paisagens, muita história e um litoral encantador. Por isso, o Band Folia também mostrou atrativos turísticos da cidade. Um deles foi o Hotel Globo. As matérias foram assinadas pela repórter Lizi Benites.
A receptividade e a aprovação do povo pessoense foi imediata. "É um orgulho para nós paraibanos ver as nossas belezas e as nossas tradições numa emissora nacional", comemorou a foliã Raquel Nóbrega.

A apresentadora Nadja Haddad também curtiu e elogiou a forma democrática com que acontece a festa. "É uma festa que consegue reunir muitos ritmos, por ser aberta ao público. Aqui eu vejo a essência verdadeira do Carnaval, com as Ala Ursas, e muitas marchinhas de frevo", comentou.

Nesta sexta-feira (1) tem a segunda noite de transmissão do Band Folia João Pessoa e quem anima a festa é a cantora baiana Daniela Mercury, principal atração do Bloco Picolé de Manga.

TJ mantém suspenso 'Largadinho' com Cláudia Leitte; trio é desligado


O desembargador do Tribunal de Justiça, José Ricardo Porto, indeferiu o recurso e manteve a liminar que determina a suspensão da realização do "Bloco Largadinho", com a participação da cantora Cláudia Leitte. Segundo Porto, o recurso impetrado pelos organizadores do evento foi indeferido porque a Polícia Militar enviou ofício comunicando que não têm condições para garantir a segurança do evento.

“O principal motivo do cancelamento da saida do bloco é porque a PM não tem condições de dar segurança ao bloco. Se a PM diz que não tem condições, imagine o que iria acontecer ? Despachei o processo por volta das 20h, negando o pedido e mantendo a liminar da juíza”, disse Porto.

Vários pessoas que compraram o ingresso foram para a concentração, em frente ao Hotel e Flate Caju, em Intermares. No entanto, o trio foi desativado por volta das 21h10, logo após sair o indeferimento do recurso. O bloco deveria sair às 20 horas desta sexta-feira (1), pela Orla do bairro Intermares.

De acordo com o chefe de cartório da 3ª Vara Mista de Cabedelo, João Paulo, o Ministério Público requereu a suspensão alegando que os 1,8 quilômetros de percurso do bloco compõe área de preservação ambiental, como desova de tartarugas marinha.

João Paulo revelou que a Energisa deu um parecer contrário a realização do evento. A medida foi requerida em ação cautelar ingressa pelo promotor de Justiça Ronaldo José Guerra e a liminar foi concedida pela juíza da 3ª Vara da Comarca de Cabedelo, Giovanna Leite Lisboa. A concentração do bloco da cantora baiana estava prevista para ocorrer em frente a um hotel da cidade portuária e percorreria aproximadamente três horas, com dispersão no “calçadão”.

Segundo o promotor Ronaldo Guerra, que coordena a Promotoria de Cabedelo, dentre as várias irregularidades apontadas pelo Ministério Público estão o indeferimento da licença por parte da Sudema, ausência de vistoria do trio elétrico pelo Corpo de Bombeiros e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), contingente policial insuficiente, tendo em vista que nesta sexta-feira (1º) sairão em João Pessoa nove blocos carnavalescos, os quais estão com o policiamento devidamente distribuído, face ao planejamento desenvolvido com antecedência

O promotor informou ainda que esse planejamento não ocorreu com o “Bloco Largadinho'”, conforme afirmou o secretário de Segurança e da Defesa Social do Estado, Cláudio Coelho Lima, que apenas tomou conhecimento do evento por meio de propaganda veiculada na imprensa. Além disso, foi detectado que os cabos de alta tensão estão dispostos em altura incompatível com as dimensões do veículo, conforme ofício encaminhado pela Energisa, recomendando a não realização do espetáculo.

“A juíza sensível ao perigo que o evento representa aos que se farão presentes, acolheu a pretensão ministerial, tendo em vista que os organizadores não conseguiram reunir a documentação necessária a sua realização, bem como descumpriram os prazos estabelecidos na Lei Municipal nº 1.382/2007, tendo aceito a sugestão do Ministério Público e fixado multa no valor de R$ 300 mil, em caso de descumprimento da decisão, além responsabilização criminal”, complementa o promotor.

Na liminar, a juíza destaca que a organização do evento não obedeceu à lei municipal que estabelece prazo mínimo de 30 dias para se requerer o alvará de autorização e que esse prazo não foi cumprido, não havendo, portanto, tempo hábil para a realização das vistorias e adequações e comprometendo a integridade física dos que estiverem presentes.

Ronaldo Guerra ressalta que “o Ministério Público não é contrário ao evento, ou a quaisquer outros do gênero, mas da forma como se apresenta, abruptamente, sem obter as devidas autorizações e atentar aos prazos legais, torna-se inexequível, não havendo a mínima condição para que ocorra sem que danos ao patrimônio, ao meio ambiente e à integridade física aconteçam, podendo afetar, até mesmo, a vida dos espectadores, os quais comparecerão aos milhares".

Des. Fátima Bezerra toma posse hoje e será a primeira mulher a presidir o TJ da PB


A desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti será a primeira mulher na história do Poder Judiciário estadual a presidir o Tribunal de Justiça da Paraíba. A posse da nova Mesa Diretora vai acontecer nesta sexta-feira (1º). Ao lado da presidenta assumem o vice-presidente, desembargador Romero Marcelo da Fonseca, e o Corregedor Geral de Justiça, Márcio Murilo da Cunha Ramos. Será empossado também o novo diretor da Escola Superior da Magistratura, desembargador Luiz Silvio Ramalho Junior. A programação de posse começa com uma missa solene na Basílica de Nossa Senhora das Neves, às 10h. À tarde, às 16h, os novos dirigentes serão empossados.

O Tribunal de Justiça da Paraíba, seguindo a tradição de composição pelo critério de antiguidade, escolheu sua nova Mesa Diretora para o biênio 2013/2014, em eleição que aconteceu em sessão ordinária realizada no mês de novembro de 2012. A desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti foi escolhido, à unanimidade, juntamente com os demais membros da Mesa.

"Procurarei manter a unidade, entre todos que fazemos o Poder Judiciário, para que, irmanados, consigamos superar as dificuldades e as diferenças, formando um só corpo e uma só alma, um só pensamento e um só sentimento, fulcrados nos pilares da eficiência, transparência e humanização", disse a magistrada ao ser eleita. Ela enfatizou que dentro do planejamento estratégico do Poder Judiciário dará continuidade a vários projetos que estão em andamento na atual gestão do desembargador Abraham Lincoln. Nos últimos dias que antecedem sua posse a desembargadora se ocupou em reunir os principais auxiliares da futura equipe de trabalho para traçar os planos e estratégias dos primeiros 100 dias de administração, a partir do dia 1º de fevereiro.

Criança é vítima de bala perdida durante tiroteio na PB, diz polícia


Uma menina de 6 anos foi vítima de uma bala perdida durante um tiroteio no Bairro das Indústrias em João Pessoa. De acordo com Centro Integrado de Informações Policiais (Ciop), o crime ocorreu na noite da quinta-feira (31) e a suspeita é que o alvo dos criminosos era um jovem que também foi baleado.

A delegada Maria das Dores, da Homicídios, está investigando o caso e de acordo com ela, por volta das 20h30 (horário local) três homens em um veículo Fiat Uno, de cor não identificada, passaram atirando na rua Cidade Pirpirituba, no Bairro das Indústrias. Um jovem de 19 anos foi atingido no braço esquerdo e encaminhado para o Ortotrauma.
Já a menina de seis anos foi baleada nas costas e encaminhada para o Hospital de Emergência e Trauma na capital. De acordo com o boletim divulgado pelo hospital na manhã desta sexta-feira (1º) o estado da criança é considerado regular. A polícia não tem pistas dos homens que praticaram o crime e segue investigando o caso