quinta-feira, 4 de julho de 2013

VERGONHA=Aneel desrespeita a Paraíba e falta a audiência para discutir ‘fio preto’ da Energisa


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deu uma demonstração de desrespeito a Paraíba na manhã desta quinta-feira (04). Com uma audiência agendada para acontecer no auditório do Sesi, em João Pessoa, onde seriam discutidos assuntos como a revisão da tarifa de energia no Estado e o escândalo do 'fio preto' da Energisa, os representantes da Agência simplesmente não compareceram ao local do evento e deixaram dezenas de participantes sem explicação.

Um dos interlocutores convidados para debater assuntos de interesse da população no encontro foi o deputado Trócolli Júnior (PMDB) que compareceu ao local, mas a exemplo de tantos outros convidados voltou sem obter respostas sobre os motivos do possível cancelamento de uma audiência que foi publicada, inclusive no Diário Oficial da União.

O parlamentar iria questionar, no evento, o escândalo do chamado 'fio preto' da Energisa denunciado por funcionários terceirizados da própria empresa. As denúncias dizem respeito a uma suposta fraude contra o consumidor simulando prática de "gato" para lesar o cidadão. Os funcionários terceirizados, de acordo com as acusações, teriam que cumprir uma meta na 'fabricação de gatos' para conseguir gerar possíveis lucros para a empresa.

Para a surpresa de Trócolli, funcionários do Sesi informaram que a audiência nunca chegou a ser marcada pelos representantes da Aneel naquele local, embora no próprio site oficial da Agência e nos convites distribuídos o endereço fosse o do auditório do Serviço Social da Indústria. Segundo eles, o legislador não foi o único a se dirigir ao local procurando pelo encontro.

"Foi uma atitude de total desrespeito. Eu só gostaria de saber porque, apesar do convite feito a tantas autoridades, a audiência não aconteceu? Pior, porque ela nunca chegou sequer a ser marcada, como informaram os funcionários do local onde estava marcado o evento? Ou será que diante das denúncias graves feitas contra a Energisa eles desistiram de trazer essas discussões para a Paraíba, já que deviam imaginar que seriam questionados sobre isso?", indagou o legislador.

Além disso, Trócolli levantou mais uma questão que atinge diretamente o consumidor paraibano, a questão do beneficiamento dos grandes empresários que comandam a regulação da energia no país, assim como a Energisa comanda na Paraíba.

"Será que a Aneel serve apenas como cabide de emprego? Será que a sua função é apenas beneficiar os grandes empresários? E como fica a população que, a exemplo do que tem ocorrido na Paraíba, fica a mercê da Energisa e tem que engolir escândalos como os do 'fio preto' denunciados pelos próprios funcionários de lá? É preciso que isso seja investigado", ressaltou o deputado.

Nenhum comentário: