terça-feira, 9 de julho de 2013

Em seis meses, assaltos a ônibus em João Pessoa já superam números de 2012

De 2007 até 2012, o número de assaltos a ônibus em João Pessoa diminuiu 51%, caindo de 308 para 152. Porém, apenas nos seis primeiros meses de 2013, os crimes nos transportes coletivos aumentaram para 156, representando elevação de 4% quando é feita a comparação com os dados do ano anterior. Só em junho, foram 32 assaltos nos veículos. Ou seja, mais de um por dia.

Por causa dos roubos, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) convocou empresas, polícias e outras lideranças da segurança pública do município para buscar uma solução para o problema. "Vamos fazer uma mesa redonda para avaliar o caso e verificar os números. Tivemos algo similar há sete ou oito anos", lembra Roberto Pinto, superintendente-adjunto da Semob.

Apesar dos números preocupantes, o diretor da Associação de Empresas de Transportes Coletivos de João Pessoa (AETC), Mário Tourinho, entende que a população não deve entrar em pânico, pois a média de assaltos é pequena, quando se observa a quantidade de 4.800 viagens ao dia que é registrada em João Pessoa.

Segundo Tourinho, a redução registrada nos índices dos últimos cinco anos se deve às medidas adotadas entre a polícia e as empresas de ônibus urbanos da Capital e ele também defende que 100% dos veículos devem ter câmeras de segurança instaladas.

Dos 460 ônibus que circulam nas ruas de João Pessoa, 360 estão equipados com câmeras de monitoramento, o que representa 78% da frota. Além disso, a polícia militar desenvolve a 'Operação Ônibus Seguro', na qual os veículos são abordados e vistoriados em diferentes horários e pontos da cidade, numa forma de coibir a ação dos criminosos.

A PM orienta que os passageiros e operadores de transportes evitem portar objetos de grande valor ou documentos e não reajam em caso de assalto.

De acordo com a AETC JP, 270 mil pessoas usam ônibus na cidade.


Foto: Números da criminalidade nos ônibus de JP
Créditos: Arte TV Correio/Danilo Campos

A Polícia Militar confirmou três assaltos em ônibus na noite da última segunda-feira (8), em João Pessoa. Os crimes, que ocorreram no intervalo de três horas, foram praticados por adolescentes usando faca peixeira.

O último assalto foi registrado em um veículo da empresa Transnacional, linha 5204 Cristo/Manaíra Shopping. Segundo informações da PM, por volta das 22h30, três adolescentes armados com facas cometeram o crime no trecho da avenida Vasco da Gama. O trio levou o dinheiro do cobrador. Os assaltantes fugiram com destino ao bairro do Rangel

Nenhum comentário: