quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Após assaltos a banco, prefeito fecha avenida com correntes e cadeados

Após dois assaltos à agência do Banco do Brasil no município paraibano de Serra Branca (localizado no Cariri, a 230 km de João Pessoa), a Prefeitura local decidiu por uma atitude extrema: fechar a principal avenida da cidade com cadeados e correntes.

A restrição ao acesso de veículos nessa avenida ocorre durante o horário de funcionamento bancário, que é das 8h00 às 13h00 e funciona desde a segunda-feira (29).

De acordo com um policial do destacamento militar da cidade, o fechamento da avenida deputado Álvaro Gaudêncio ocorreu após um acordo entre a direção da agência e o prefeito Eduard Torreão Mota para coibir os assaltos que estavam ficando frequentes.

“A avenida fica fechada com cadeado durante o horário de funcionamento do banco. Duas viaturas ficam fazendo a segurança na área”, comentou um policial militar que não quis se identificar.

Ação da prefeitura tem divido opiniões na cidade. Segundo a Polícia Militar, o trânsito teve que ser desviado o que gerou criticas da população. Um site de notícias da cidade fez uma enquete sobre a decisão da prefeitura. Apenas 3,53% concordaram com a instalação das correntes e cadeados. Outros 94,53% reprovaram a decisão.

A prefeitura ainda estuda a implantação de um sistema de câmeras na avenida principal para garantir mais segurança. O Banco do Brasil está funcionando parcialmente. Apenas aposentados estão tendo acesso aos serviços bancários.

O último assalto na agência foi registrado no dia 1º de outubro deste ano, onde dez homens fortemente armados chegaram em dois carros. Os assaltantes anunciaram o assalto e logo a avenida principal foi tomada pelos bandidos, causando pânico nos moradores. Testemunhas disseram que os homens chegaram atirando.

A quadrilha assaltou simultaneamente a agência do Banco do Brasil e a agência dos Correios e Telégrafos. Os dois cofres foram levados pelos bandidos. De acordo com a polícia, dos dois estabelecimentos, os criminosos roubaram cerca de R$ 1 milhão. Ninguém até o momento foi preso.

CRISE: Polícia resolve entregar “plantão extra” coletivamente durante café da manhã em JP

A Aspol (Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraíba) realiza nesta manhã um café na Central de Polícia Civil de João Pessoa, para dar início a um processo de ‘conscientização’ na categoria acerca do quanto é desvantajoso trabalhar no chamado plantão extra (venda das horas de folga). Amanhã movimento vai acontecer na Central de Polícia de Campina Grande.

Durante o café, os policiais assinarão requerimento de saída do “plantão extra”. Com a decisão da entrega coletiva, a Aspol avisa que faltará efetivo policial nas ruas, e a promessa de diminuição nos índices de violência, divulgada pelo governador Ricardo Coutinho não será alcançada. Especialista acreditam que a Polícia Militar deverá assumir a mesma postura.

Segundo a Associação, a venda da folga não compensa pois leva o policial civil a uma sobrecarregar e o resultado financeiro não serve para férias ou aposentadoria. A Associação dos Policiais Civis de Carreira – ASPOL/PB – espera que todos os Policiais Civis dos cargos de Agente de Investigação, Escrivão de Polícia, Motorista Policial, os associados e demais Policiais Civis participem dos atos hoje em João Pessoa e amanhã e Campina Grande.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Oficial de justiça com mandado de busca e apreensão é recebido a bala no Bessa

O oficial de justiça Gilvandro Inácio da Silva, conhecido como Vandinho, foi recebido a bala na manhã desta terça-feira (30) no Bairro do Bessa, localizado na Orla de João Pessoa, quando foi entregar um mandado de busca e apreensão de um veículo com financiamento atrasado.

O comprador do veículo, uma caminhonete Ranger, Edvaldo Galdino Xavier de Sales, que não pagava as prestações desde o mês de fevereiro, quando viu o carro sendo rebocado, entrou no apartamento, pegou uma pistola e atirou duas vezes para cima.

Apos os disparos, o atirador fugiu usando o carro do filho.

A Polícia foi chamada e está a procura de Edvaldo Galdino.

No Sertão, polícia apreende armas e explosivos que seriam usadas em assalto à Caixa da UFCG

O GTE (Grupo Tático Especial) da Polícia Civil de Cajazeiras juntamente com a Polícia Militar de Cajazeiras aapreenderam neste final de semana um verdadeio arsenal que seria usado para, supostamente, explodir a agência da Caixa Econômica da UFCG.

Foram apreendidos: 2 estopins com espoletas, munição para espingarda calibre 12, pistola 380 e 9 mm, notas promissórias, cheques e documentos de veículos, que possivelmente seriam roubados.

O Delegado Regional Gilson Teles, falou que o material foi encontrado na casa de um dos suspeitos de roubar R$ 30 mil de um estabelecimento comercial no município de Bom Jesus, ocorrido na terça-feira (22), região de Cajazeiras.

No geral, quatro acusados participaram da ação e dois deles foram presos. Já a Polícia encontrou material explosivo na casa de um dos indivíduos, o qual foi também apreendido. Segundo informações, dois outros suspeitos estão foragidos, eles estariam planejando a ação contra o Caixa da UFCG.

"Nós estávamos cumprindo mandato de busca e apreensão na casa de um dos suspeitos de roubar esse estabelecimento comercial e encontramos todo esse material", disse o delegado.

A polícia ainda divulgou que o irmão de um dos acusados, teria chegado de São Paulo para pagar a fiança e também foi detido, mas liberado por falta de provas.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DESCASO AMBIENTAL EM ITABAIANA



Chama atenção o descaso como o meio ambiente urbano é tratado na cidade de Itabaiana. Numa combinação de vários fatores, podemos ver as paisagens completamente tomadas por uma quantidade imensa de lixo doméstico. A população tem comentado que o lixo não esta sendo recolhido, e o péssimo aspecto tem causado um infortúnio para a maior parte das pessoas. E esse incômodo tem levado um grande número de observadores a criticar diretamente a Administração Municipal. E através deste cenário podemos observar nas imagens, a quantidades de resíduos que é o principal agente das enchentes em alguns ambientes. Esse é um verdadeiro descaso ambiental que tem gerado problemas para a população itabaianense, pois durante o processo de desagregação da parte orgânica biodegradável do lixo (restos de alimentos) ocorre a liberação de gases poluentes que tem ocasionado a poluição do ar, liberando um péssimo odor em alguns setores, além do chorume (liberação da umidade contida nos resíduos orgânicos), que tem poluído o lençol freático. Outro agravante é a proliferação de doenças como diarréia, amebíase, parasitose, entre outras. E é bem certo que estamos tendo um prejuízo social de aparência repugnante. Esse fato demonstra a falta de harmonia que sempre existiu por parte de algumas Secretarias do Município. Mas, diante do desastre que assola Itabaiana, uma grande parte da população está esperando do futuro prefeito Antonio Carlos um novo modelo de limpeza urbana, já que a atual Prefeita Eurídice Moreira da Silva (Dona Dida), não tem dado a mínima importância à situação, como seria do seu dever. George www.artenoticia.blogspot.com.br

Festa de prefeito termina com pessoas pisoteadas e feridas a bala no Brejo

A festa de comemoração da vitória do candidato Beto do Brasil (PPS), no município de Solânea (localizada no Brejo paraibano a 138 km de João Pessoa), terminou com duas pessoas baleadas e seis pisoteadas. O caso ocorreu na noite deste domingo (28), no Centro da cidade.

De acordo com capitão Leonardo Neves, comandante da Companhia da Polícia Militar da Cidade, estava ocorrendo o evento quando dois homens iniciaram uma discussão no meio da multidão e, em seguida, ouviu-se tiros.

“Foi um corre-corre. Houve muito tumulto após os disparos no meio da festa. Várias pessoas ficaram feridas porque durante a correria os participantes do evento caíram no chão e foram pisoteados. Cerca de oito pessoas ficaram feridas, duas delas a bala”, comentou o capitão.

Ainda segundo o policial, as duas pessoas baleadas foram socorridas para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande por ambulâncias do Samu. As vítimas feridas à bala são: Danilo de Sousa Vieira (baleado no braço), Jailson Maciel dos Santos, 32 anos, ferido no peito.

De acordo com o boletim médico do hospital, o caso mais grave é Jailson Maciel. As outras pessoas feridas não correm risco de morte.

“Já temos pistas do acusado pelos disparos. Estamos rastreando e o mais breve possível vamos prendê-lo”, adiantou o capitão Leonardo Neves.

Beto do Brasil é ex-prefeito de Solânea e conseguiu se reeleger nas eleições deste ano conquistando 58,24 % dos votos válidos correspondente a 8.523 votos válidos.

Governo vai testar monitoramento em 800 presos provisórios na Paraíba

O governo deve implantar ainda este ano o projeto-piloto de monitoramento eletrônico. O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) testará o sistema em Alagoas e na Paraíba. Inicialmente, serão beneficiados 800 presos provisórios em cada Estado.

Prevista na Lei de Execução Penal, a adoção de tornozeleiras ou pulseiras eletrônicas quer reduzir a população carcerária no País, que já ultrapassou 500 mil pessoas, e evitar que presos provisórios se misturem a criminosos perigosos.

Alguns Estados brasileiros já adotaram o monitoramento eletrônico. Aproximadamente 200 mil pessoas cumprem prisão provisória no País - 40% do total de detentos. /A.R.

Bandidos explodem caixa eletrônico dentro da UEPB em Campina Grande

Um grupo de bandidos explodiu a agência do Banco Santander, no Campus da UEPB, na madrugada desta segunda, 29. Segundo informações dos vigilantes da instituição, os homens entraram na agência por volta das duas horas da manhã.

Os caixa eletrônico do Banco ficou destruído e os homens fugiram antes da Polícia chegar ao local. Informações dão conta que mais de quatro homens participaram da ação. A Polícia está investigando o caso, mas não há confirmação se os assaltantes conseguiram levar dinheiro ou a quantia roubada.

domingo, 28 de outubro de 2012

Luciano Cartaxo é eleito prefeito de João Pessoa com 68,13% dos votos

Luciano Cartaxo (PT) foi eleito o novo prefeito de João Pessoa neste domingo (28) com 246.581, o que equivale a 68,13% dos votos.

Já o senador Cícero Lucena (PSDB) obteve 115.369 votos, o que representa 31,87%. A diferença entre os dois candidatos foi de 131.212 votos, ou seja, 36,26 pontos.

Os votos brancos somaram 2,96% e nulos chegaram a 5,97%. Já o número de abstenções ficou em 17,24%. O TRE finalizou a votação às 18h21.

Luciano acompanhou o resultado das eleições em sua residência, ao lado da esposa, Maísa Cartaxo, de irmãos, familiares, de amigos próximos e de assessores.

O petista não escondia sua alegria ao comentar o resultado."Foi uma batalha árdua, uma luta difícil desde o seu primeiro instante, mas nós conseguimos esta vitória e vamos fazer de tudo para que o povo de João Pessoa se orgulhe da opção que fez. A responsabilidade é imensa, mas nós vamos trabalhar para dar conta do recado".

Biografia

Luciano Cartaxo iniciou sua carreira pública como coordenador do Centro Acadêmico do curso de Farmácia, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde também ocupou o cargo de secretário geral do Diretório Central dos Estudantes da Instituição.

Por dois mandatos consecutivos, foi presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF), período no qual já fazia parte dos quadros do Partido dos Trabalhadores (PT), ao qual está filiado há 24 anos.

Luciano concorreu pela primeira vez à Câmara Municipal de João Pessoa, tendo conquistado uma vaga logo na primeira eleição que disputou, em 1996, e conseguiu se reeleger em 2000, 2004 e 2008, atuando por doze anos como vereador na Capital.

Em 17 de fevereiro de 2009, ele assumiu o cargo de vice-governador da Paraíba. Em 2010, foi eleito deputado estadual com 24.296 votos.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Justiça eleitoral apreende cestas básicas e remédios em Campina Grande

Vinte e uma cestas básicas e remédios foram apreendidos na tarde desta quinta-feira (25), dentro de um veículo na cidade de Campina Grande. O flagrante ocorreu no estacionamento de um requintado restaurante da Rainha da Borborema.


De acordo com informações da Justiça Eleitoral, uma denúncia da coligação ‘Por amor a Campina’, encabeçada pelo candidato Romero Rodrigues (PSDB), levou fiscais da Justiça Eleitoral e agentes da Polícia Federal para averiguarem o crime.

Durante vistoria no automóvel, um UNO branco de placas MNK 5476, as autoridades encontraram dezenas de produtos alimentícios e medicamentos pertencentes, supostamente, a um assessor da candidata do PMDB, Tatiana Medeiros. “Tudo indica que esse material seria entregue a eleitores. O que caso seja constatado, configura crime eleitoral”, afirmou um policial federal.

Duas pessoas e o material apreendido foram encaminhados para a 16ª zona eleitoral da cidade. Os homens detidos vão prestar depoimentos na sede da Polícia Federal em Campina Grande. O juiz Carvalho Xavier vai analisar se houve crime eleitoral.

Apagão deixa toda Paraíba às escuras por quase quatro horas; todo NE foi atingido

Um apagão atingiu todo o Nordeste, além de outras regiões do Brasil na noite desta quinta-feira (25). Faltou energia por volta das 23h15min. O apagão durou quase quatro horas na capital paraibana.

Até às 3h00 desta sexta-feira (26) cidades importantes do interior do Nordeste, como Juazeiro do Norte (CE), Olinda (PE) e Vitória da Conquista (BA), além das capitais Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Fortaleza (CE), Teresina (PI) e São Luís (MA) estavam sem luz.

Pelas redes sociais, internautas informam que Paraíba , Pernambuco, Ceará, Sergipe, Alagoas e Bahia, Maranhão estão totalmente às escuras. As queixas se espalhara e o apagão foi um dos assuntos mais comentados do país durante praticamente toda a madrugada.


O blecaute também atingiu o Norte, o Centro Oeste e parte do Sudeste do país. Este foi o terceiro registrado em dois anos na região Nordeste.

Dirigentes da Energisa, concessionária de energia na Paraíba, confirmaram que o apagão atingiu todos os estados na área atendida pela Chesf. Ainda não se sabe as causas do apagão.

Pelo Twitter, a assessoria da Energisa repassou que já tinha comunicado oficialmente ao governador Ricardo Coutinho e ao prefeito da Capital, Luciano Agra, que o apagão atingia todo o Nordeste e que a Chesf não tinha previsão de restabelecimento da normalidade no fornecimento de energia elétrica.

Em nota oficial, a direção da Chesf justificou que as informações preliminares indicavam um apagão de "grande extensão", mas não tinha como precisar quantos estados tinham sido atingidos. A Chesf admitia a escuridão apenas no Norte e no Nordeste.

Todo o interior do Paraíba também sofreu com a falta de energia. Em Cajazeiras (no Alto Sertão) os internautas queixavam-se de que, além do apagão, enfrentavam o calor. Os termômetros da cidade registravam 30 graus centígrados às 0h00.

A assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que, à 1h20 desta madrugada, algumas linhas já haviam sido recompostas e que a energia elétrica já havia voltado em algumas cidades. Em João Pessoa isso aconteceu quando passavam das 2h40 desta sexta.
Hotel na Epitácio Pessoa

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

MPF pede intervenção da Força Nacional de Saúde na Paraíba

O MPF encaminhou, hoje (25), ao Ministério da Saúde a Recomendação Nº 108/2012, para que seja enviada à Paraíba equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) visando, em um primeiro momento, suprir as necessidades do Hospital Infantil Arlinda Marques, sendo posteriormente ampliada para atender toda a demanda decorrente da suspensão dos trabalhos das cooperativas de saúde no estado.

As cooperativas prestavam serviços de saúde por meio de seus filiados ao estado, em especialidades de média e alta complexidade, como cirurgia, anestesia etc. Essa modalidade de terceirização foi proibida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), em ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho, cuja decisão transitou em julgado, determinando o afastamento dos médicos cooperados desde o dia 23 de outubro de 2012.

Embora alertada, há mais de um ano, da iminência do trânsito em julgado, tanto pelo procurador da República Duciran Farena, quanto pelo Ministério Público do Trabalho e outras entidades - como o Conselho Regional de Medicina, a Secretaria de Saúde da Paraíba nada diligenciou no sentido de realizar concurso ou qualquer outra providência para minorar os efeitos daquilo que já se apresentava como inevitável. O estado da Paraíba apenas socorreu-se de recursos judiciais, que foram agora definitivamente repelidos.

Segundo o autor da recomendação, Duciran Farena, que também é Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, "o próprio estado da Paraíba reconhece a gravidade da situação, afirmando que a população ficará desassistida em suas tentativas derradeiras de reverter a proibição judicial. No entanto, jamais permitirá a declaração do estado de emergência médica por desassistência à população, que exige que o próprio ente público tome a iniciativa. Assim, recomendamos ao Ministério da Saúde que faça esta declaração, pois a população não pode ficar à mercê de quem foi o grande responsável pelo caos atual".

Duciran Farena ressaltou que o envio da Força Nacional do SUS não implica em premiar a irresponsabilidade dos gestores, nem tampouco castigar médicos cooperados. "O propósito deve ser unicamente garantir o atendimento da população, o que o estado não foi capaz de fazer. Os causadores desse desatendimento sempre poderão ser responsabilizados".

A recomendação destaca a "necessidade de ação emergencial para sanar esta situação e garantir aos pacientes o acesso ao tratamento para a manutenção de sua saúde e de sua vida", e pede ao Ministério da Saúde a formação, em no máximo cinco dias, de equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde para, em um primeiro momento, atender as necessidades do Hospital Infantil Arlinda Marques, única referência em média e alta complexidade infantil no estado, cujas carências foram quantificadas em documento enviado pela área técnica do hospital ao Ministério Público Federal.

O MPF também pede ao Ministério da Saúde que envie à Paraíba, em dez dias, equipe para avaliar a situação do SUS, resultante da suspensão do trabalho prestado pelas cooperativas, e apresentar a demanda a ser suprida pela Força Nacional do SUS, de sorte a normalizar a prestação dos serviços.

Por fim, o Ministério Público Federal pede a declaração do estado de emergência em saúde pública por desassistência à população.

Corretor de automóveis é assassinado a tiros nas proximidades de presídio feminino

O corretor de automóveis, Joseildo Andrade Ferreira, de 41 anos, conhecido por 'Irmão Jó', foi assassinado a tiros no início da tarde desta quinta-feira (25), nas proximidades do presídio feminino Bom Pastor, em Mangabeira VI.

De acordo com informações da polícia, a vítima foi abordada por um homem numa moto preta que disparou quatro tiros em suas costas. Os policiais acreditam que o assassino também seja corretor.

Joseildo Andrade residia no bairro de Água Fria e também era dono de uma loja de celular, em Mangabeira VI, e costumava deixar seu carro em um lava-jato, próximo ao presídio.

Seis são condenados a 184 anos de prisão por estupro coletivo em Queimadas

Seis dos dez acusados de estuprar cinco mulheres e matar duas delas irão cumprir penas que, somadas, chegam a 184 anos e seis meses de prisão. As sentenças foram dadas na manhã desta quinta-feira (25) pela juíza Flávia Baptista Rocha, da comarca do município de Queimadas (distante 133 quilômetros de João Pessoa), no Agreste da Paraíba.

A magistrada condenou Luciano dos Santos Pereira a 44 anos de prisão; Luan Barbosa Casimiro a 27 anos; Fernando França Silva Junior a 30 anos; Jacó Sousa a 30 anos; José Jardel Souza Araújo a 27 anos; e Diego Domingos a 26 anos e seis meses. Todos foram condenados por estupro, formação de quadrilha, porte ilegal de armas e cárcere privado.

Segundo o Ministério Público da Paraíba, os seis acusados não foram a júri popular porque não foram denunciados pelos assassinatos das jovens Isabela Pajuçara e Michele Domingos. As duas jovens foram mortas após uma festa no dia 12 de fevereiro de 2012.

Acusado de ter planejado todo o crime, Eduardo Pereira dos Santos, de 35 anos, foi pronunciado na última segunda-feira pela juíza da comarca do município e irá a júri popular. Será julgado pelos crimes de duplo homicídio qualificado, estupro, formação de quadrilha, cárcere privado e porte ilegal de armas. Caso condenado, poderá pegar até 133 anos de prisão.

O júri pode ser realizado no início de 2013. Em uma festa de aniversário para Eduardo, sete adultos e outros três adolescentes - que cumprem medida socioeducativa no Lar do Garoto, em Campina Grande - simularam uma invasão na casa e estupraram as convidadas do anfitrião. Como duas delas teriam reconhecido os agressores, eles as executaram.

A polícia descobriu que o plano foi arquitetado pelos irmãos Eduardo e Luciano Pereira dos Santos, de 22 anos. O estupro seria "um presente" de Luciano para Eduardo. Eles estão detidos no presídio de segurança máxima PB1, que fica na capital paraibana, assim como os outros acusados: Everton Silva Santos, Jacó Sousa, Diego Domingos, Luan Barbosa Nascimento e Fernando França Júnior.

Segundo o promotor Márcio Teixeira, que acompanha o caso pelo Ministério Público, os sentenciados não foram a júri popular porque não foram denunciados pelos assassinatos das jovens Isabela Pajuçara e Michele Domingos

Agricultor mata o filho de 17 anos no Sertão da PB por causa de um guarda-roupa

O agricultor Francisco Erivaldo Gomes, de 43 anos, foi preso em flagrante na tarde dessa quarta-feira, 24, na cidade de Teixeira, Sertão paraibano. Francisco foi preso acusado de assassinar o próprio filho de 17 anos, Evanilson da Silva Gomes.

Segundo informações colhidas pelo capitão Rômulo Araújo, comandante da 2ª Companhia da PM, em Teixeira, junto a família da vítima e acusado, Francisco Erivaldo e Evanilson começaram a discutir dentro de casa e a discussão acabou evoluindo para o assassinato.

Por volta das 13h os dois começaram a discutir, pois o jovem queria retirar um guarda-roupa de dentro de casa. O pai tentou impedir e os dois inciaram uma luta corporal. O filho empurrou o pai, que estava com uma faca e acabou desferindo um golpe pouco abaixo do peito em Evanilson.

A vítima foi socorrida para a cidade de Patos, já que em Teixeira não tinha médico, mas não resistiu ao ferimento e veio a óbito. O pai foi preso em casa e a faca encontrada em cima do sofá da casa. Capitão Rômulo informou a reportagem que a família já havia se envolvido em outros problemas com a família. Em depoimento na Delegacia, o acusado não demonstrou arrepedimento e chegou a olhar para o sangue do filho em sua roupa e dizer: "tirei o sangue dele, mas ele não tirou muito o meu".

Quadrilha invade cidade, cerca sede da PM e explode caixa eletrônico no Agreste

Um terminal de atendimento do Banco Brasil, na cidade de Montadas, no Agreste paraibano, foi explodido na madrugada desta quinta-feira (25). Durante a ação criminosa, os assaltantes cercaram o destacamento da Polícia Militar da cidade.

De acordo com o tenente coronel Arilson Valério, comandante do 10º BPM, por volta das 1h50, cinco homens armados chegaram na cidade em um veículo Golf e foram em direção o caixa eletrônico do banco. Três deles, fortemente armados, ficaram em frente a sede da Polícia Militar para efetuar disparos contra as guarnições, quando os policiais fossem atender a ocorrência. Os outros dois montaram as bananas de dinamites.

“Eles estavam armados e ficaram em frente ao destacamento apontando armas para a sede da Polícia Militar na cidade. Se os policiais saíssem para coibir o assalto, os bandidos iriam efetuar disparos contra eles”, comentou o comandante.

Testemunhas disseram que o crime durou cerca de 3 minutos. Segundo o coronel Valério, no interior da agência não havia vestígio de que a quadrilha teria levado dinheiro. “Fizemos a vistoria no local e não tinha nenhuma cédula queimada ou deixada no chão. Acredito que o caixa eletrônico estava vazio”. Ainda segundo o policial na agência tinha dois cofres que não foram danificados.

Policiais Militares de várias cidades da região foram acionados e durante as buscas os pneus das viaturas furaram. “Os assaltantes espalharam grampos na estrada para dificultar as buscas”, revelou Arilson Valério comunicando que a quadrilha fugiu por uma estrada de barro entre as cidades de Areial e Montadas. Até o momento, nenhum acusado foi preso.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mais de 100 mil já dependem de carros pipas na Paraíba; 27 açudes estão praticamente secos

Dos 121 açudes monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado(Aesa), 27 estão secos ou quase secos na Paraíba. A estiagem, que castiga quatro das cinco regiões do Estado, já deixou 22,3% desses reservatórios com, no máximo, 20% de sua capacidade total. Em cinco deles, segundo a Agência, o acumulado é apenas de 5% e a situação é considerada "crítica".

Municípios inteiros dependem exclusivamente da distribuição de água através de carros pipas. A maioria dos 195 municípios onde foi decretado estado de calamidade pública soma mais de 118 mil pessoas dependendo da distribuição de água feito pelo Exército.

Municípios abastecidos pelo Exército

Os mananciais de municípios do Sertão como Teixeira e São José do Sabugi, e da região do Cariri, a exemplo de Ouro Velho, secaram completamente. A população só tem água quando faz fila à espera dos caminhões que se transformam na salvação principalmente para matar a sede e para preparar a comida, que também é escassa.
Em Teixeira, cidade a 320 quilômetros de João Pessoa, que tem uma área de 114,43 e fica na transição entre o Sertão e o Cariri, os 14 mil habitantes da zona rural e urbana estão dependendo do abastecimento de carros pipa. Exército está abastecendo a zona rural e levando água a 6 mil e 206 pessoas. O restante da população do município está recebendo água nos carros-pipa de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

Os açudes que abastecem a população de Teixeira, o Bastiana e o São Francisco II, estão praticamente secos. O primeiro deles, que tem capacidade para acumular quase 1,3 milhão de metros cúbicos, está com um volume atual de apenas 38 mil 330 metros cúbicos. Ou seja, 3% da sua capacidade de armazenamento. No caso do açude São Francisco II, a situação é ainda pior. Dos quase 5 milhões de metros cúbicos de capacidade de acúmulo só restam 26,7 mil metros cúbicos. Ou seja, 0,5% do total.

No município de Ouro Velho, no Cariri paraibano, mais de 2 mil pessoas, ou seja quase toda população da cidade, está recebendo água dos carros-pipa do Exército. O açude, que tem o mesmo nome da cidade, tem capacidade de acumular 1,6 milhão de metros cúbicos de água, mas está com apenas 48,2 mil metros cúbicos (2,9%) de sua capacidade de acúmulo de água.
Mas é na cidade de São José do Sabugi que a situação chegou ao limite zero. O açude São José IV que tem capacidade para acumular 554 mil metros cúbicos de água está completamente vazio. O município tem uma população de 4 mil e 98 habitantes e, desse total, 1.431 pessoas estão na zona rural. O abastecimento d'água está sendo feito de carros pipas, patrocinados pela prefeitura e pelo Governo do Estado.

Na maior cidade do Sertão, Patos (com uma população de pouco mais de cem mil habitantes), a população da zona rural também está na dependência dos carros pipas para abastecimento d'água. O município fica às margens da BR 230 e que interliga a Paraíba aos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará

Patos tem um potencial de consumo de mais de um R$ 1 bilhão em 2012 e entrou no mapa das 20 cidades do interior do país com as maiores taxas de consumo. Contudo, os dois mananciais que abastecem o município estão com capacidade considerada crítica, abaixo dos dez por cento. Para suprir as necessidades da população urbana, o abastecimento da cidade está sendo feito do açude de Capoeira, localizado no município vizinho de Santa Terezinha.

De acordo com a técnica da Gerência de Operações de Mananciais da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado, Itamara Mary, o açude está abastecendo exclusivamente a população da cidade de Patos. Está sendo proibida a utilização das águas do açude de Capoeira para a irrigação ou qualquer outra atividade que não seja abastecimento humano.

Ela explicou que isso é necessário para que o açude possa ter condições de levar água para o consumo doméstico em Patos por pelo menos mais 20 meses. "A esperança é de que antes de vir a acontecer um colapso no abastecimento em Patos, as chuvas caiam e os dois açudes da cidade retomem a capacidade de abastecimento", disse.

O açude Capoeira também não está numa situação muito boa. O manancial tem capacidade para 53, 4 milhões de metros cúbicos, mas está com apenas 12,9 milhões - 24,3% da capacidade.
O açude da Farinha, também em Patos, segundo dados mais recentes da Agência Executiva de Gestão das Águas, tem capacidade para acumular 25,7 milhões de metros cúbicos e possui apenas 2,4 milhões (9,4% de sua capacidade). No açude Jatobá I, a capacidade é de 17,5 milhões de metros cúbicos e tem hoje apenas 1,5 milhão ( 8,7%).

Na zona rural de Patos, segundo o presidente do sindicato rural e secretário de Agricultura do município, Sebastião Lima, 3 mil e 500 pessoas estão recebendo água em quatro carros pipas, um da Prefeitura e três do Governo do Estado. O abastecimento é feito somente de segunda-feira até a sexta-feira. No fim de semana não tem abastecimento d'água.

O número de caminhões pipas não são suficientes, segundo Sebastião Lima e a quantidade de cisternas de placas - cerca de 495 existentes na zona rural - também não são atendem a população nos períodos de estiagem, que são frequentes na região.Os 90 poços artesianos também secaram. "Seria preciso mais cisternas para levar cada uma a cada três famílias, pelo menos", explicou Sebastião.

O secretário executivo de Infraestrutura do Governo, Carlos Alberto Dantas, informou que o Estado adotou ações complementares em 100 cidades que estão sofrendo com a estiagem. Disse que, nos municípios onde o Exército não está abastecendo, a Prefeitura pode solicitar a parceria do governo estadual, que pode repassar recursos para a contratação de pipeiros. "A Secretaria de Infraestrutura repassa até R$ 45 mil para um período de 90 dias", informou.

Cidades que receberam recursos para abastecer com carros-pipa

No município de Triunfo, no Sertão do Estado, cerca de 9.220 pessoas estão sofrendo com a falta de água nas torneiras. De acordo com moradores, o nível de água do Açude das Gamelas, responsável pelo abastecimento da região, chegou a um estado alarmante, e há duas semanas os moradores precisam comprar carroças de água ao custo de R$ 12.

Nesta sexta-feira (26), a população realizará uma manifestação pública que sairá do bairro Luiz Gomes de Brito até a unidade da Cagepa.


Vestibular da UFPB é adiado e prejudica 41 mil estudantes; não há previsão de nova data

O vestibular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está suspenso até que o órgão consiga adequar as novas normas exigida pelo Ministério da Educação sobre ingresso por reserva de vagas. Uma nova data será publicada no site da instituição.

O presidente da Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve), João Lins, informou que serão publicados novos editais com a atualização de calendários.

Ainda não há previsão para a data em que vão ocorrer as provas.

No dia 16 outubro, a Coperve já havia suspendido a divulgação da concorrência do PSS-2013 também por causa do Lei de Cotas.

As primeiras provas do PSS estavam marcadas para os dias 18 e 19 de novembro. As provas do PSS 3, conforme edital, ocorreriam nos dias 16 e 17 de dezembro. A previsão para a divulgação do resultado do PSS 2013 era 25 de janeiro.

A Coperve havia informado anteriormente que pelo menos 41 mil candidatos estariam inscritos para o PSS. São 5.136 vagas no total.

ENTENDA A LEI DAS COTAS

A Lei de Cotas, sancionada no dia 29 de agosto pela presidente da república Dilma Rousseff, estabelece que as universidades públicas federais e os institutos técnicos federais reservem 50% de suas vagas para alunos que tenham feito todo o ensino médio na rede pública.

Metade desta parcela (25% do total) será preenchida por estudantes de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio (equivalente a R$ 933) per capita.

Cota racial

A prioridade da cota serão os alunos que se autodeclararem negros, pardos e indígenas. Essa porcentagem, no entanto, será diferente para cada Estado, e levará em conta a proporção dessas populações no último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

As demais remanescentes serão preenchidas por estudantes que tenham cursado os três anos do ensino médio na rede pública.

A lei já começa a valer a partir do vestibular 2013 e sua regulamentação fica pronta até o final do ano. As instituições terão quatro anos para se adaptarem às mudanças.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Vereador é preso acusado de torturar esposa dentro de casa no Agreste paraibano

O vereador Uciélio Aquino Torres (PPS), 49 anos, conhecido como ‘Ciélio’, foi preso no final de semana após ser flagrado torturando a mulher dentro de casa na cidade paraibana de Riachão (localizada a 164 km de João Pessoa). O parlamentar tem passagem pela polícia por porte ilegal de armas em São Paulo e não pagamento de pensão alimentícia.

De acordo com o capitão Silva Ferreira, comandante da 3ª Cia de Polícia Militar em Araruna, vizinhos ligaram para a corporação informando que o vereador com visíveis sintomas de embriaguez estava espancado a esposa.

“Uma guarnição da Polícia Militar foi até a casa do vereador e quando chegamos lá na residência encontramos o Ciélio segurando no ombro da esposa com agressividade, provocando dores na mulher. A vítima disse que ele já a torturou outras vezes e com uso de uma faca peixeira”, comentou o capitão.

O parlamentar foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Solânea ( situada na região do Brejo paraibano). Uciélio Aquino já foi transferido para a cadeia pública de Araruna. Ele foi enquadrado na Lei Maria da Penha.

O vereador que concorria à reeleição para o legislativo local não logrou êxito. Uciélio Aquino obteve apenas 129 votos.

Polícia prende quadrilha de paulistas que assaltava bancos em PB, SE e PE e esbanjava luxo

Sete pessoas foram presas em Aracaju, capital de Sergipe, por policiais do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Militar da Paraíba. Todas são acusadas de pertencer a uma quadrilha interestadual de assalto a bancos. Policiais sergipanos também participaram da operação.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança e Defesa Social do Estado (Seds), a quadrilha atuaria nos estados da Paraíba, Pernambuco e Sergipe. Segundo a Polícia, todos são oriundos de São Paulo e vieram ao Nordeste especialmente para cometer os crimes. Pelo menos cinco furtos foram realizados, causando um prejuízo de mais de R$ 1 milhão.

Para a polícia de Sergipe, não há dúvida de que se trata de uma nova modalidade criminosa praticada por uma quadrilha de jovens criminosos especializados neste tipo de ação. Até o momento, a polícia já sabe que os integrantes dessa quadrilha gostam de esbanjar riqueza e gastar o dinheiro furtado em roupas, perfumes e viagens de luxo. “Eles vieram de São Paulo até Salvador de avião. No aeroporto de Salvador pegaram um táxi com destino a Aracaju”, disse Everton.
Foram presos Odair José Moura, 22 anos; Raphael Margado Silva, 26; Bruno Rodrigues de Andrade, 18; Guilherme Miron da Silva, 19; Paulo Guilherme de Carvalho Neto, 23; Elizeu Cordeiro, 27; e Jhonatham da Silva Draije, 22. Parte da quadrilha foi presa em uma pousada do bairro Siqueira Campos, na capital sergipana, e outra parte em uma pousada no centro de Itabaiana, na região Agreste daquele estado.

Em Sergipe, o Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) começou a investigar a quadrilha há 15 dias, quando ela roubou R$ 70 mil do Banco do Brasil do município de Salgado. De acordo com o delegado Everton Santos, a Divisão de Inteligência Policial (Dipol) identificou que furtos semelhantes ocorreram na Paraíba e entrou em contato com a inteligência daquele Estado.

O delegado paraibano Cristiano Jaques, que estava em Sergipe, disse que a Polícia Civil da Paraíba já estava investigando o grupo e que havia conseguido imagens da ação dos criminosos em dois bancos privados de João Pessoa. Com o aprofundamento das investigações, a polícia descobriu que eles agiriam na noite desta quinta-feira em um banco de Moita Bonita, no estado sergipano. “Eles já tinham isolado as portas da agência, mas como eles viram a movimentação de polícia o crime foi frustrado”, explicou Everton.

Como a quadrilha agia

Segundo a polícia, a quadrilha não age com violência e não utiliza armas. “Eles isolam a porta das agências antes que elas travem e durante a madrugada retornam para fazer a 'pescaria' dos caixas eletrônicos, com o aparelho que eles chamam de guincho. Eles estouram o parte plástica do cash e ali provocam um curto circuito no sistema dos caixas, que acabam liberando todo o dinheiro das gavetas”, explicou o delegado Everton Santos.

O delegado Cristino Jaques ressaltou que esta tática de furto é uma novidade para a polícia nordestina. “Aqui o usual é o uso de explosivos e de outros métodos mais violentos”, destacou o delegado.

Everton enalteceu o trabalho conjunto das polícias de Sergipe e da Paraíba. Para o delegado Jaques, a quadrilha acreditava que o Nordeste era uma região desprovida de segurança pública.

Equipamentos do crime

Utilizando um conhecimento técnico e com o auxílio de equipamentos artesanais e industriais, os criminosos conseguiam fazer um procedimento denominado pescaria, onde todas as cédulas das máquinas eram captadas com o mínimo de barulho.

Conforme o coronel Maurício Iunes, comandante geral da Polícia Militar de Sergipe, o equipamento fundamental da quadrilha é um guincho industrial e um cabo de choque elétrico acoplado em uma máquina. A junção desses equipamentos possibilitam os criminosos remover todo o dinheiro. “O arrombamento era feito pela parte frontal da máquina, onde os danos eram mínimos. O barulho era quase nulo. Além disso, eles sempre agiam de madrugada, entre 2h e 4h da manhã”, enfatizou o coronel.

Os paulistas permanecerão presos em Sergipe e equipes de Alagoas e Bahia farão o reconhecimento dos acusados. “Não acredito que eles tenham agido na Paraíba, Pernambuco e Sergipe e pulado os estados de Alagoas e Bahia. Creio que eles praticaram outros crimes no Nordeste”, enfatizou Everton.

Material apreendido

Foram apreendidos seis celulares, R$ 1.070 em dinheiro, fardas da empresa pública Sabesp, guincho de carro, material elétrico acoplado em uma espécie de controle para confundir o sistema dos caixas eletrônicos, dois amassadores de maconha. A estrutura utilizada nas prisões e apreensões contou com 50 policiais de Sergipe e da Paraíba.

sábado, 20 de outubro de 2012

BOMBA=Revista Época revela que ambulâncias do SAMU de João Pessoa transporta "drogas" "armas" e "dinheiro"

A Revista Época publicou na noite da sexta-feira (19), mais um escândalo envolvendo a Prefeitura de João Pessoa, dessa vez, na área da Saúde. A matéria, assinada por Felipe Patury e Igor Paulin, narra a denúncia de um motorista que afirma existir em em João Pessoa, ambulâncias usadas para desviar verbas federais, transportar armas e até traficar drogas.

A saúde pede socorro


EMERGÊNCIA
O motorista Valdemir Evaristo. Suas denúncias sobre o desvio de dinheiro serão investigadas pela Polícia Federal. Sobre armas e drogas, não (Foto: Marcus Antonio/ÉPOCA)


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é a linha de frente da saúde pública desde 2003, quando suas ambulâncias começaram a ser distribuídas pelo país. Ainda hoje, a maioria das cidades não dispõe delas em número suficiente. Também são frequentes as denúncias de que elas estão em más condições ou sucateadas. O milhão de pessoas que vivem na região metropolitana de João Pessoa, na Paraíba, dispõe de apenas 16 ambulâncias. Lá, as denúncias envolvem crimes, e não apenas o mau estado dos veículos. Desde o início de agosto, a Polícia Federal (PF) investiga um esquema de venda de plantões disseminado entre os funcionários do Samu da capital paraibana. Segundo as denúncias, eles fazem escalas mensais de dez plantões e recebem por 25. Uma pequena parte do dinheiro, o equivalente a cinco turnos, fica com o funcionário. O restante vai para seus chefes. “É desvio de verbas”, diz o delegado federal Felipe Alcântara, responsável pelo caso.

A apuração começou depois que um dos motoristas socorristas denunciou os crimes. Valdemir Santos Evaristo, de 34 anos, relatou que, no início de 2011, foi convidado a participar da quadrilha por seu então superior imediato, José Leonardo Alves, um ex-policial militar. No mesmo dia, Evaristo diz que foi procurado pelo coordenador administrativo do Samu de João Pessoa, Gilmore Lins. À PF, Evaristo declarou que Gilmore sugeriu que ele pedisse transferência para o Samu de outro município. Novamente, Evaristo não concordou. “Recusei, e minha vida virou o inferno”, diz. Em seguida, começou a receber ameaças. Em março, resolveu contar tudo o que sabia à secretária municipal de Saúde, Roseana Meira. Para provar que dizia a verdade, levou duas testemunhas, uma técnica de enfermagem e uma telefonista do Samu. Roseana ouviu e pediu provas materiais.

Dias depois, Evaristo voltou com documentos com evidências de que seus colegas haviam fraudado as escalas de plantão. Nessa conversa, deu mais detalhes da fraude e dos desmandos ocorridos no Samu. Segundo Evaristo, muitos chamados de socorro da população deixavam de ser atendidos porque as equipes estavam de plantão só no papel. Recebiam como se tivessem trabalhado, mas não estavam lá quando ocorriam as emergências. Outras vezes, os doentes deixavam de ser resgatados porque as ambulâncias eram usadas para fins particulares, como para levar os filhos dos funcionários à escola ou fazer compras.
A gente via pistolas e revólveres. A droga era uma coisa mais escondida"

VALDEMIR EVARISTO, MOTORISTA DO SAMU
Os delitos e irregularidades presenciados por Evaristo, pela técnica de enfermagem e pela telefonista não se restringiam ao superfaturamento de plantões. Eles relataram que as ambulâncias do Samu também eram usadas para traficar armas e drogas. “Isso era feito de noite e nos fins de semana. A gente via os carregamentos de pistolas e revólveres três ou quatro vezes por mês. Era tudo novinho. A droga era uma coisa mais escondida. No prazo de um ano, só vi oito ou dez vezes”, disse Evaristo a ÉPOCA.

Segundo ele, os carregamentos incluíam tabletes de maconha, trouxas de cocaína e pedras de crack. Evaristo diz não saber que destino era dado às armas ou às drogas.
Depois que Evaristo e suas testemunhas fizeram o relato à secretária Roseana Meira, José Leonardo Alves e outros dois envolvidos foram afastados de suas funções. As punições não interromperam as ameaças. “Falei com a doutora Roseana pensando que recobraria minha vida, mas o que aconteceu foi o contrário”, afirma. De acordo com o relato de Evaristo, em junho, a casa dele foi invadida, e sua mulher agredida. Na central do Samu de João Pessoa, diz ele, um soldado dos Bombeiros tentou agredi-lo e jurou matá-lo. Acabou contido pelos colegas. Um colega de Samu entrou armado numa das bases das ambulâncias à procura de Evaristo, que não estava de plantão naquele momento. Ele diz que dias depois foi emboscado por dois homens numa motocicleta. O carona atirou em seu carro.

Apavorado, Evaristo resolveu se esconder no interior pernambucano. Achou que estaria mais protegido se sua história fosse pública e estivesse nas mãos das autoridades. Por isso, gravou dois vídeos em que relata os crimes que presenciou e as ameaças que sofreu. Os depoimentos foram colhidos pelo dono de uma produtora de um amigo de Evaristo. Deu cópias a um amigo, ao produtor e ficou com outra (assista ao vídeo ao lado). Em seguida, Evaristo seguiu a recomendação de um advogado e depôs à PF. A notícia crime registrada pelo delegado Felipe Alcântara é farta em detalhes sobre a venda de plantões. Traz o nome de José Leonardo Alves e de outros quatro acusados por Evaristo, além de quatro testemunhas. Além da técnica de enfermagem e da telefonista que o acompanharam no depoimento à secretária de Saúde, estão relacionados outro técnico de enfermagem e um sargento da Polícia Militar da Paraíba, ex-funcionário do Samu.

O delegado Alcântara considera a denúncia sobre o desvio de verbas públicas suficiente para embasar um inquérito. Para ele, as acusações sobre o superfaturamento de plantões foram consistentes o suficiente para que ele decidisse ouvir a secretária Roseana Meira. Alcântara não deu o mesmo tratamento às informações sobre tráfico de armas e de drogas. Segundo ele, Evaristo não apresentou provas materiais desses crimes nem indicou como elas poderiam ser obtidas.

Questionada sobre as denúncias, a prefeitura de João Pessoa levou 48 horas para se manifestar. Só o fez depois que as questões chegaram ao gabinete do prefeito, Luciano Agra (PSB). A Secretaria de Saúde deu respostas contraditórias às denúncias formuladas por Evaristo. Primeiro, afirmou em nota que aguarda o resultado das investigações da PF para decidir se abre um inquérito próprio para investigar o superfaturamento de plantões. Depois, enviou outra comunicação afirmando que o processo interno está aberto. A secretária Roseana Meira evitou atender a reportagem de ÉPOCA em seu gabinete e em casa. Gilmore, que ofereceu transferência a Evaristo, disse desconhecer as fraudes nos plantões. Indagado sobre o afastamento de José Leonardo Alves, desligou o telefone.

O motorista Evaristo voltou a sua casa na região metropolitana de João Pessoa. Sua família não. A mulher e os dois filhos dele moram, agora, com parentes. Evaristo vive só e usa colete à prova de balas. Quando precisa sair, pede que amigos policiais o acompanhem fardados e armados. “Acho que vou morrer por causa disso. Quero entrar no programa de proteção a testemunhas”, diz.

do clickpb

Wilson Santiago e Manoel Júnior vão disputar comando do PMDB contra Maranhão e Veneziano

Lideranças políticas do PMDB resolveram bater chapa com o ex-governador José Maranhão na disputa pela direção estadual da legenda. O grupo lançou o nome do ex-senador Wilson Santiago, para presidência, e o deputado federal Manoel Júnior, como candidato a vice. Maranhão foi lançado ao cargo pelo senador Vital Filho (PMDB), na tarde desta quinta-feira (19). Sem consenso, o ex-governador aceitou a disputa interna e terá como candidato a vice o atual prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo.

Irmão de Veneziano, Vital tinha anunciado que a volta de Maranhão á presidência estadual do PMDB teria o apoio de Santiago e do seu filho, o deputado federal Wilson Filho. Ambos desmentiram, assim como o deputado Gervásio Filho, que mobilizou o grupo de insatisfeitos. Eles disseram que só ficaram sabendo desta decisão pela imprensa. Este foi um dos motivos que levaram o grupo a criar a chapa.

De acordo com o deputado federal Wilson Filho, além dele, a chapa tem apoio dos deputados estaduais Gervásio Maia e Trócolli Júnior, dos vereadores da Capital Fernando Milanez e Mangueira e da maioria dos prefeitos do PMDB, totalizando mais de 50 lideranças no Estado.

Os deputados Gervásio e Wilson manifestaram suas opiniões através das redes sociais nesta sexta. Segundo o deputado estadual, Gervásio Maia, o lema da chapa é democracia com participação. “A chapa tem a participação das lideranças de todas as regiões do Estado. O lema é: democracia com participação”, afirmou Gervásio.


Wilson Filho também ratificou o lema da chapa em seu Twitter. “O lema desta chapa é: Democracia com Participação. Vamos juntos fazer diferente, com respeito mútuo e visando um partido ainda mais forte”, explicou Wilson.




A decisão dos peemedebistas foi tomada um dia depois do convite do senador Vital do Rêgo ao ex-governador José Maranhão com o objetivo de encabeçar uma chapa única para eleições estaduais do partido. Antes desta decisão, Maranhão havia afirmado que iria assumir a presidência do PMDB. “Vou assumir a presidência do partido”, anunciou.

"Isso não é provocar a divisão. É provocar debate democrático", disse Wilson Santiago sobre sua chapa logo após a inscrição na sede da legenda, em João Pessoa. Na avaliação de Trócolli Júnior, o partido pode chegar a um consenso antes das eleições internas, na próxima sexta-feira (26), mas saiu em defesa de Santiago. “Vou pregar o entendimento. Acho que existe possibilidade de manter o partido unido. Renovação pacifica, não é uma renovação de confusão”.

O vereador Mangueira disse que a participação de Veneziano como vice de Maranhão não muda a postura do grupo. “Vice não manda em nada”, definiu. “A intenção é mostrar que a maioria do PMDB quer mudança, porque nesses anos o PMDB só fez perder. Perdeu prefeitura, governo e vereadores”, desabafou.

Frentista de posto de gasolina e dono de carro de luxo são presos por clonagem de cartões em João Pessoa

As policias Civil e Rodoviária Federal deflagraram na tarde desta sexta-feira (19), a Operação Clone, na BR 230, em João Pessoa. Dois homens foram presos e cerca de 40 cartões de créditos clonados de diversas bandeiras foram apreendidos.

Foram presos Thiago de Oliveira Guimarães da Silva, 25 anos, e Jeferson Rafael Figueiredo de Oliveira, 22 anos, frentista de um posto de combustível localizado na avenida Dom Pedro II, em João Pessoa.

De acordo com Leonardo Souto Maior, delegado titular da Delegacia de Roubos e Furtos da Capital, agentes da Polícia Civil vinham investigando a clonagem de carros em João Pessoa. Thiago Felipe, apontado como mentor intelectual da dupla, possuia um veículo Honda Civic, com um jogo de rodas esportivas que chamava a atenção. Ele estava sendo investigado por suspeita de conduzir um veículo clonado. Entretanto, quando foi abordado, a polícia acabou descobrindo dezenas de cartões de banco e de crédito em porder do acusado.Na delegacia, foi descoberto que Thiago Felipe já tem antecedentes crinimais por estelionato e uso de cartão clonado.

“Encontramos dentro do veículo cerca de 40 cartões de créditos, máquinas e um equipamento chamado ‘Chupa Cabra’, usado para em clonar cartões”, explicou o delegado, acrescentando que o outro preso é o frentista, responsável pela instalação do equipamento no posto de combustíveis onde trabalhava.”

Eles foram presos e levados para a Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas e Veículos de João Pessoa, onde foram ouvidos. Ambos continuam presos. O delegado informou que a investigação continuará para apurar se a dupla agia sozinha ou se faz parte de uma quadrilha especializada em clonagem de cartões.

"Vale lembrar que os juros dos cartões de crédito são muito altos por causa dos riscos. Então, quanto criminosos especializados nessa prática tirarmos de circulação, mais chances de que o consumidor acabe pagando juros menores por causa da redução dos riscos", reforçou o delegado.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

PM desmonta esquema de assalto na PB feito por detentos do semiaberto

Uma operação realizada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (18), nos arredores da Casa de Detenção do Monte Santo, em Campina Grande, desmontou um esquema de assaltos que eram praticados por detentos do regime semiaberto. Com o grupo foram apreendidas motocicletas. De acordo com a polícia, os veículos era utilizados para praticar crimes na região do Agreste paraibano.

De acordo com o 2º Batalhão da Polícia Militar, oito motocicletas estavam irregulares e duas tinham sido roubadas. Entre 4h e 5h30 da manhã, viaturas cercaram as ruas próximas à Casa de Detenção localizado no bairro do Monte Santo.

O objetivo da ação era verificar denúncias de que os veículos estavam sendo utilizados pelos detentos do regime semiaberto para praticar vários crimes. À medida em que os detentos eram liberados do repouso noturno, foram sendo revistados pelos policiais.

De acordo com o comandante do Batalhão, tenente-coronel Souza Neto, a operação foi realizada através de investigação após uma denúncia anônima. “O serviço de inteligência trabalhou por 72 horas após a denúncia. Fechamos as ruas próximas e conseguimos apreender dez motos. Os veículos estariam sendo utilizados pelos albergados para praticar crimes, logo após saírem do Monte Santo”, disse o comandante.

VIOLÊNCIA: homens da moto executam informante da policia em Tibiri II na cidade de Santa Rita

O guardador de carros Luiz Antonio Gomes Pereira, 50 anos, foi executado com quatro tiros, na noite desta quarta-feira (17), próximo onde morava em Tibiri II, município de Santa Rita, região Metropolitana de João Pessoa.


Seu Luiz como era conhecido, estava voltando de uma caminhada, como costumeiramente fazia, quando foi surpreendido por dois homens que estavam em uma motocicleta vermelha.


O carona efetuou vários disparos na vitima, que foi alvejado com quatro tiros. Luiz Antonio morreu no local, já a dupla fugiu sem deixar pistas.

Segundo informações policiais, Luiz Antonio tinha um bom relacionamento com policiais, por isso era tido pelos foras da lei, como informante da policia e já havia sofrido ameaças por bandidos da região.


O delegado da 6ª DD Dr. José Guedes Sobrinho, esteve no local de crime e deu inicio as investigações para tentar elucidar o crime.

SURRA DE VOTOS: população dá o troco de maneira silenciosa a três projetos políticos envolvidos em escândalos milionários na PB

Pouca gente prestou atenção, porém o resultado no ultimo embate eleitoral em três cidades paraibanas tem uma simbologia especial: a resposta nas urnas dada pela população aos projetos políticos envolvidos na operação Pão e Circo desencadeada pela Policia Federal com intuito de investigar desvio de recursos públicos nos municípios de Solanea, Sapé e Alhandra.

Segundo foi possível observar, a resposta da população aos escândalos envolvendo os seus gestores foi tão esperada, que dois dos prefeitos que poderiam disputar a reeleição se quer tentaram ser aprovados novamente nas urnas.

Em Solanea, o atual prefeito Francisco de Assis Melo (PMDB) (Dr. Chiquinho) que foi preso na operação se quer disputou a reeleição e viu o seu opositor no último dia, o ex-prefeito Beto Brasil (PPS) sair vitorioso nas urnas, a situação anda tão complicada para Doutor, Chiquinho que a Justiça Eleitoral publicou na última quinta-feira (11) a decisão de cassar o mandato do prefeito e do vice-prefeito e Jucimar Cândido da Costa (PR), sob a acusação de compra de votos nas eleições de 2008. A sentença foi do juiz Osenival dos Santos Costa, da 48ª Zona Eleitoral, que determinou o afastamento do gestor e a realização de eleições indiretas, ou seja, votação realizada entre os vereadores que compõem a Câmara de Vereadores da cidade.Dr. Chiquinho recorreu da decisão e no dia 14 passado, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) concedeu liminar determinando que o prefeito do município de Solânea, Francisco de Assis de Mendes (Dr. Chiquinho-PMDB), volte a assumir o cargo, após de ter tido seu mandato cassado por compra de votos.

Outro prefeito envolvido na Operação Pão e Circo que teve insucesso nas urnas foi o prefeito de Sapé João da Utilar (DEM) que não explicou os motivos da sua desistência, mas usou o mesmo argumento do prefeito de Solânea – que também foi preso e também desistiu da reeleição. Ele disse que tomou a decisão de não concorrer à reeleição após uma reunião familiar. João optou pela neutralidade e viu o seu adversário Roberto Feliciano do PSB sair vitorioso do pleito.

O caso mais emblemático aconteceu em Alhandra, cidade do Litoral Sul comandada pelo grupo político do deputado Branco Mendes (DEM) que indicou a sua esposa Gorete Mendes (DEM) que tinha como vice Candice, esposa do candidato derrotado nas eleições 2008 Victor Braga. A vitória dada como certa, acabou se tornando numa grande resposta ao prefeito Renato Mendes (DEM) sobrinho de Branco, envolvido na Operação Pão e Circo. O autor da ‘proeza’ foi o empresário Marcelo Rodrigues do PMDB que ao lado do agricultor Cal Lucena obteve 7.256 votos, (54,21% dos votos válidos) numa diferença de mais de 1, 100 votos de vantagem para o palanque do prefeito Renato Mendes, mostrando que quando o povo quer, a melhor resposta é dada nas urnas aos prefeitos e gestores que não honraram com os compromissos de moralidade assumidos com o seu povo.

ENTENDA O CASO:

A ‘Operação Pão e Circo’ da Polícia Federal, Controladoria Geral da União (CGU), e Ministério Público apreendeu no mês de Junho, além de documentos com os envolvidos em esquema fraudulento de desvios de recursos público destinados a eventos na Paraíba, R$ 56 mil, carros importados e nacionais, imóveis, armas sem registro e até uma lancha.


As apreensões estavam em poder de 28 pessoas que foram presas durante a manhã em 18 prefeituras paraibanas.


Durante a manhã do dia 28 de junho deste ano, cerca de 300 policiais federais, 30 militares, 20 auditores da Controladoria Geral da União e 12 promotores do Ministério Público Estadual estiveram nas cidades de Alhandra, Boa Ventura, Cabedelo, Capim, Conde, Cuité de Mamanguape, Itapororoca, Jacaraú, Mamanguape, Mulungu, Sapé, Santa Rita, Solânea, e na Capital na sede da Funjope.


De acordo com o procurador Geral do Ministério Público, Oswaldo Trigueiros, antes de realizar a operação, foi feito pela Polícia Federal cerca de 40 mil minutos de escutas telefônicas. As investigações apontaram também um superfaturamento dos objetos contratados, a inexistência e documentos forjados para justificar a farsa na contratação de bandas para eventos.

As investigações apontaram a participação direta dos prefeitos João Clemente Neto (Sapé), Renato Mendes (Alhandra) e Francisco de Assis de Melo (Solânea), familiares e servidores públicos, além de empresas “fantasmas” que foram constituídas com a finalidade de desviar dinheiro público e fraudar procedimentos de contratação de serviços para a realização de eventos festivos (Ano Novo, São João e São Pedro, Carnaval e Carnaval fora de época, aniversários das cidades, etc.).

As fraudes eram feitas em licitações, dispensas e inexigibilidades de licitação, contratos com bandas musicais, montagem de palcos, som, iluminação, comercialização de fogos de artifício, shows pirotécnicos, aluguéis de banheiros químicos e serviços de segurança. Para o Procurador-Geral de Justiça, Oswaldo Trigueiros a compra de embarcações, casas e locações de carros de luxo na Paraíba apresentam indícios de lavagem de dinheiro.

A Operação 'Pão e Circo' prendeu os gestores de Solânea, Francisco de Assis Melo (Doutor Chiquinho), de Alhandra, Renato Mendes Leite, e de Sapé, João Clemente Neto (João da Utilar) por envolvimento em fraude nas licitações destinadas a eventos, no dia 28 de junho deste ano.


PB Agora

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Tiroteio deixa um morto e uma criança ferida em Campina Grande na Paraíba

Uma bala perdida atingiu uma menina de 12 anos na noite da terça-feira (16) no bairro Pedregal em Campina Grande, no Agreste da Paraíba. De acordo com a Central de Operações da Polícia Militar (Copom), a criança estava na rua no momento em que criminosos corriam e atiravam na direção de um outro morador do bairro.

A polícia disse que o caso ocorreu por volta das 18h. A dupla corria na direção de um homem de 26 anos, que não conseguiu fugir dos criminosos. O morador foi atingido pelos tiros e morreu no local. A Copom disse que os dois suspeitos já foram identificados.
Durante o tiroteio, a menina de 12 anos foi atingida no olho. Ele foi socorrida e encaminhada para o Hospital de Emergência e Trauma em Campina Grande. De acordo com o hospital, a paciente está na UTI e corre o risco de perder a visão do olho atingido pelo disparo. O estado de saúde da menina é considerado regular.

Agricultor morre preso nas ferragens após colidir carro em caminhão

Uma colisão envolvendo um caminhão e um carro de passeio terminou com um agricultor morto preso nas ferragens. A fatalidade ocorreu na noite desta terça-feira (16), na BR 101.


De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Edvaldo Fernandes de Melo, 40 anos, trafegava pela rodovia com destino a cidade de Itapororoca, na região do Vale do Mamanguape, quando colidiu na traseira de um caminhão.

Ainda de acordo com agentes da PRF, com a colisão, o veículo do tipo gol capotou várias vezes. O carro ficou completamente destruído.

Socorristas do Corpo de Bombeiros estiveram no local para socorrer a vítima, mas quando chegaram no local Edvaldo Fernandes já estava em óbito. Ele morreu preso nas ferragens.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Preso acusado de roubar pelo menos 50 carros para desmanches em João Pessoa

Uma operação das polícias Civil e Rodoviária Federal culminou com a prisão de um homem responsável por pelo menos cinquenta furtos de veículos no centro de João Pessoa. A prisão do acusado ocorreu na manhã desta terça-feira (16), em uma oficina mecânica no bairro José Américo, na Capital. Os carros eram encaminhados para desmanche.

De acordo com o delegado Leonardo Souto Maior, titular da Delegacia de Roubos e Furtos da Capital, há cerca de um mês que as investigações vinham ocorrendo após uma séria de arrombamentos a veículos. “A gente vinha investigando os constantes arrombamentos e ação de uma quadrilha no centro de João Pessoa. Montamos uma operação e conseguimos prender um. Outros integrantes do crime estão sendo investigados e em breve vamos prendê-los”.

Segundo Keylla Mello, inspetora da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a preferência de Melkizedek Vicente Cavalcanti Filho, 25 anos, era roubar carros mais simples, tendo em vista a facilidade de usar a chave mista.

“Como os carros mais novos têm códigos, fica mais difícil roubá-los. O acusado utilizava no crime uma chave mista. Por isso, que o alvo era carros populares”, comentou a policial.

Outras três pessoas já haviam sido presas em setembro deste ano acusadas pelo mesmo crime: Fábio Fernandes Simões da Silva, Luiz Fabiano Barbosa e Fabioclay Engelbert Wanille Barbosa. Ambos cumprem pena em um dos presídios da Capital.

O delegado adiantou que uma investigação está em curso e aponta que o desmanche poderá ocorrer em cidades da região metropolitana de João Pessoa. “Há indícios de que o desmanche ocorra em Santa Rita. As investigações continuarão em busca de possíveis envolvidos nos crimes e também dos receptores das peças dos veículos roubados", finalizou.

Ambulância capota no Agreste e cinco pessoas ficam feridas

O capotamento envolvendo uma ambulância da Prefeitura Municipal de Cacimba de Dentro (localizada a 201 km de João Pessoa), deixou cinco pessoas feridas nesta segunda-feira (15). O acidente ocorreu na PB 105.

De acordo com a Polícia Militar, a ambulância vinha da cidade de Campina Grande quando na localidade conhecida como ‘Trevo de Cacimba de Dentro’ tentou desviar de um motociclista.

Com a manobra, um dos pneus do veículo estourou e o carro capotou várias vezes. As vítimas foram socorridas para o Hospital Regional de Solânea.

Quatro feridos foram encaminhados para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, onde permanecem internadas.

Estão internadas no Trauma de Campina Grande Elaine da Silva, 42, uma criança de 12, José Gonçalves Ramos, 41, e Jeremias de Sousa Ludovico de 18 anos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Agricultor assassina colega a golpes de enxada e faca por questões políticas

Uma briga por questões políticas levou o agricultor conhecido por Antônio de Inácio a assassinar o também agricultor Carlos José da Conceição, de 32 anos a facadas e golpes de pá.


O assassinato aconteceu por volta das 5h desta segunda-feira, 15, no sítio Igarapu, distrito de Mata Redonda, zona rural de Alhandra, litoral sul do Estado. De acordo com a polícia, a vítima teria sido atingida por uma pá e depois esfaqueada várias vezes, inclusive, o acusado deixou a arma cravada no pescoço de Carlos José.


Segundo levantamento feito pela polícia, vítima e acusado teriam discutido na sexta-feira, 12, por questões políticas e também por causa de um monte de areia que ambos diziam lhe pertencer.


Antônio de Inácio, na ocasião, teria jurado Carlos. Na manhã de hoje, quando se dirigia de moto para o roçado com um sobrinho na garupa, o agricultor foi surpreendido por Antônio que estava escondido por trás de um monte de areia, usou uma pá e derrubou o inimigo.


Nesse momento Carlos tentou sacar uma faca, mas Antônio se apoderou da arma e golpeou o inimigo e ainda deixou a faca cravada no pescoço da vítima. Em seguida fugiu numa moto.


José Carlos da Silva, 22 anos, sobrinho da vítima, sofreu escoriações por ter caído da moto. Ele não conseguiu evitar a morte do tio. Guarnições da PM realizaram diligências, no entanto, não conseguiram localizar e prender o criminosos.

Balanço da PRF registra quatro mortes durante feriado na Paraíba

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba divulgou nesta segunda-feira (15) o balanço da operação neste feriado, realizada da meia-noite da quinta-feira (11) a meia-noite de domingo (14). Segundo dados da PRF, foram registrados 62 acidentes, com 39 pessoas feridas e quatro mortes. De acordo com a inspetora da PRF, Keilla Melo, a maioria dos acidentes se concentrou na Região Metropolitana de João Pessoa, embora os mais graves aconteceram em Campina Grande, onde foram registradas duas mortes.

Conforme a Keilla Melo, o número de acidentes registrados nesta operação é preocupante, diante do trabalho reforçado de fiscalização nas rodovias federais da Paraíba. “Mesmo com o reforço na fiscalização, a PRF continua flagrando motoristas que insistem em desrespeitar a legislação de trânsito. Somente durante a operação, foram flagrados 2.100 condutores em excesso de velocidade, numa via de 110 km/h”, comentou a inspetora. Segundo o balanço da PRF, as duas outras mortes registradas durante a operação aconteceram no Sertão do estado e na Região Metropolitana de João Pessoa.

Na Operação Nossa Senhora Aparecida do ano passado foram registrados nove acidentes com quinze pessoas feridas. O aumento no número de acidentes está ligada diretamente a duração da operação. Em 2011, o feriado caiu numa quarta-feira, logo a operação durou apenas um dia, diferentemente deste ano, quando o feriado foi prolongado. “Alertamos que nesta segunda-feira a fiscalização continuará reforçada, tendo em vista que para muitos continua sendo feriado, pois é dia dos professores e do comerciário”, explicou.

A PRF recomenda aos condutores que retornam do feriado nesta segunda-feira (15), que dêem preferência ao período diurno para pegar estrada. Para evitar acidentes, a PRF indica ainda a não ingestão de qualquer quantidade de bebida álcoolica para quem for dirigir e respeitar a sinalização das vias, como os locais de ultrapassagem e os limites de velocidade.

Mortes em Campina Grande

Duas capotagens registradas na manhã de domingo (14) no trecho urbano da BR-230, em Campina Grande, resultou na morte de duas idosas. De acordo com a PRF, um carro invadiu a pista contrária durante uma ultrapassagem causou duas capotagens de dois carros que vinham no sentido correto. Em um dos carros capotados vinham quatros idosos, dois deles morreram no local do acidente e os outros dois foram levados para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.

Homens invadem casa, sequestram crianças e fogem levando mais de R$ 100 mil

Um comerciante da cidade de Boa Vista ( localizada no Cariri paraibano) teve a casa invadida neste domingo (13). Segundo informações da Polícia Militar, os criminosos levaram mais de R$ 100 mil.

De acordo com o cabo Jonas dos Santos, 4ª CPMI de Juazeirinho, Evandro Guedes, 41 anos, estava em casa no Sítio São Joãozinho de Poço de Pedra na companhia da família, quando três homens armados invadiram a residência e fizeram todos reféns.

Os assaltantes vasculharam a casa e encontram R$ 23 mil em espécie e R$ 100 mil em cheques. Durante a fuga, os criminosos levaram três filhos do comerciante.

Ainda segundo o policial, as crianças foram liberadas sem ferimentos na estrada que dá acesso a cidade de Cabaceiras. O carro utilizado pelo trio, um Fiat roubado do Estado de Pernambuco de placas TEY 1906, foi encontrado capotado.O veículo está apreendido na Delegacia de Boa Vista. Os assaltantes ainda não foram identificados.

Assaltantes x Polícia

De acordo com o cabo Jonas do Santos, homens em um corsa sedam de cor prata trocaram tiros com a polícia, na manhã de hoje. Os criminosos abandoram o carro e fugiram por um matagal. A Polícia Militar realiza busca na região de Boa Vista.

Estudante da Marinha é assassinado na porta de casa em Cabedelo

O estudante da marinha, Daniel Bernardo da Silva, 23 anos, foi assassinado quando visitava os pais na cidade de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa. O crime ocorreu na noite deste domingo (14).

Segundo informações da 7ª DD, o marinho – que morava no bairro de Mangabeira na Capital – estava na casa dos pais onde se despedia de amigos e familiares. “Ele estava feliz porque ia embarcar para o alto mar. Daniel veio se despedir de todos por que ia passar um bom tempo longe de todos”, comentou um amigo da vítima.

De acordo com a Polícia Civil, os acusados pelo crime são dois homens que chegaram a pé e usando capacete efetuaram cinco disparos de arma de fogo no jovem que morreu no portão da residência.

O crime chocou familiares e amigos que participavam o evento. Parentes informaram que a vítima não tinha envolvimentos com o tráfico de drogas.

Duas adolescentes e um homem são feridos por homens de moto durante tiroteio em Guarabira

Matheus Severiano Gaião, 19 anos, estava retornando de uma festa em Pilõezinho, na noite deste domingo (14), acompanhado de duas adolescentes, quando foram surpreendidos por dois homens em uma moto que chegaram atirando.

*Matheus levou um tiro na perna, uma adolescente de 15 anos, levou um tiro de raspão no pescoço, a outro jovem de 16 anos foi ferida na perna.*

Os três ficaram feridos, e foram socorridos para o Hospital de Emergência e Trauma *em ambulancias do município.*

Médicos da PB paralisam atividades em planos de saúde a partir desta segunda

Médicos paraibanos decidiram, na noite da últma quarta, 10, suspender o atendimento a pacientes de planos de saúde, seguindo a paralisação que já acontece desde quarta em 17 estados. De acordo com Conselho Federal de Medicina (CFM), o protesto é contra o que os profissionais consideram ser "abusos" praticados pelas operadoras.

Inicialmente, a duração da paralisação nacional varia em cada estado, mas o CFM afirma que pode se estender por até 15 dias e, durante esse período, estão previstas manifestações públicas, como assembleias e caminhadas.

Os profissionais pedem um reajuste anual dos honorários e a garantia de uma melhor assistência aos pacientes, sem interferência das operadoras na relação médico-paciente, entre outras exigências.

O movimento não deve atingir casos de emergência - apenas a chamada assistência eletiva, ou seja, quando a pessoa tem a possibilidade de voltar em outra ocasião. Segundo lideranças ouvidas pelo CFM, os pacientes não devem ser prejudicados, pois serão informados previamente sobre a suspensão do atendimento e vão poder remarcar as consultas e cirurgias agendadas.

domingo, 14 de outubro de 2012

Homens furtam batalhão dos Bombeiros na Paraíba e são presos

Três homens foram detidos em flagrante enquanto furtavam três botijões de gás no batalhão do Corpo de Bombeiros de Campina Grande, na madrugada deste domingo (14). Segundo informações da Polícia Civil, os suspeitos, dois jovens de 23 e 25 anos, além de um adulto de 42, estão na Central de Polícia e devem ser transferidos ainda hoje para o presídio do Monte Santo.

De acordo com a Central de Operações da Polícia Militar (COPOM), os bombeiros perceberam a falta dos botijões, que estavam em uma área interna do batalhão, uma espécie de depósito, que continha 37 unidades ao todo.

Em seguida os agentes foram investigar as câmeras de segurança e conseguiram identificar os suspeitos que foram detidos ainda no Batalhão, que fica no bairro de São José, e o material foi recuperado. Com eles também foi aprendido um carrinho de mão.
As imagens do circuito interno mostraram que enquanto um dos homens se encarregava de retirar os botijões, outros dois davam apoio e faziam vigilância.

Adolescente morre afogada após cair de jet ski em açude de Campina Grande

Uma adolescente de 16 anos morreu afogada após cair de um jet ski no açude de Galante, distrito de Campina Grande. Dois homens conseguiram escapar sem ferimentos. O caso foi registrado ontem (13). O corpo foi localizado na manhã deste domingo (14).

De acordo com o tenente Claudio Leal, do 2º BPM do Corpo de Bombeiros, testemunhas informaram que três adolescentes faziam um passeio em um jet ski pelas águas turvas do açude, quando o condutor perdeu o controle do equipamento. A jovem caiu e se afogou.

“As outras duas vítimas foram socorridas por um pescador que estava em uma canoa na hora do acidente”, comentou o tenente informando que o açude possui uma profundidade de cerca de 30 metros.

Os bombeiros foram acionados, realizou buscas e na manhã de hoje encontraram o corpo da jovem no meio do açude. Segundo o Corpo de Bombeiros, os dois jovens não usavam colete salva-vidas e não possuíam habilitação para pilotar jet ski.

Dupla simula assalto e mata adolescente na frente da mãe

Um adolescente de 16 anos foi executado quando conversava com a mãe, na comunidade Monsenhor Magno, no bairro de Valentina Figueiredo, em João Pessoa. O homicídio ocorreu na noite deste sábado (13).

De acordo com informações de policiais militares do 5º BPM, Anderson Oliveira da Silva estava na frente de casa na companhia da mãe quando dois homens em uma moto chegaram e simularam um assalto.

Desesperada, a mulher tentou arrastar o filho pra dentro de casa, mas o carona efetuou cerca cinco tiros em Anderson que morreu na hora. Após os disparos, os acusados fugiram e ainda não foram identificados.

Familiares disseram que o adolescente não tinha envolvimentos com drogas nem antecedentes de crimes. Anderson teve um irmão assassinado no ano passado. O major Pablo do 5º BPM comandou a ronda policial nas imediações do crime.

Adolescentes são detidos durante orgia sexual dentro de carro no Sertão

Três adolescentes foram detidos após serem flagrados fazendo sexo dentro de um veículo em bairro nobre do município de Sousa, no Sertão paraibano. O caso ocorreu na noite deste sábado (13).

De acordo com informações do Comando de Operações da Polícia Militar (Copom) do 14º BPM de Sousa, por volta das 19h, moradores do bairro Gato Preto perceberam a presença de um veículo estacionado na rua e acionaram a polícia.

Quando a Polícia Militar chegou ao local encontrou três adolescentes de 13, 16 e 17 anos dentro do carro e afirmaram que estavam fazendo sexo.

“Os menores informaram que um deles era homossexual. E estavam no veículo namorando”, comentou a policial Flávia Bezerra.

O trio foi encaminhado para a Delegacia de Sousa e Conselho Tutelar da cidade foi acionado. Os pais dos garotos foram comunicados sobre o fato.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Vigia de rua mata jovem em Santa Rita; revoltados, amigos do rapaz executam autor do crime

Um jovem de 19 anos e um vigia de rua de 21 anos de idade foram assassinados no bairro Marcos Moura, em Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa. O duplo homicídio foi registrado no final da tarde desta sexta-feira (12).

De acordo com o tenente Ulisses Costa, da CPU do 7° Batalhão de Polícia Militar, o vigilante de rua José da Silva efetuou vários disparos no usuário de drogas Lenilton Pereira. Ele morreu na hora.

Ainda de acordo a PM, amigos de Lenilton revoltados com o assassinato do jovem saíram em perseguição ao vigilante de rua e o executaram a tiros.

“O crime foi praticado por dois homens em uma moto, que são amigos de Lenilton. Um homem que estava com o vigilante na hora do crime foi detido para averiguação”, comento o policial militar.

O detido foi encaminhado para a delegacia da cidade.

Mulher de delegado atropela sete pessoas em bairro nobre de João Pessoa

Sete pessoas ficaram feridas após serem atropeladas por um veículo desgovernado numa das principais avenidas de João Pessoa. De acordo com o Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário ( BPTran-PB), o carro era dirigido por uma mulher que é esposa de um delegado da Polícia Civil paraibana. O fato ocorreu na noite desta quinta-feira (11).

Segundo o BPTran, a condutora estava trafegando pela Avenida Flávio Ribeiro Coutinho quando passou mal. Ela abriu a porta do carro, que estava em movimento, para vomitar quando perdeu o controle do veículo. Testemunhas disseram que a mulher apresentava sinais de embriaguez.

“O carro vinha em alta velocidade. Constatamos várias imprudências. Porém o delegado, que é marido dela, disse que a esposa toma remédio controlado”, revelou o policial de trânsito.

Desgovernado, o veículo invadiu a calçada de um restaurante e atropelou sete pessoas que estavam na parada de ônibus. Quatro foram levadas para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa por ambulâncias do Samu e Corpo de Bombeiros. Outras três vítimas tiveram ferimentos leves e foram atendidas na UPA Oceania que fica a 200 mts do acidente.

O caso foi registrado na 12ª Delegacia Distrital, em Manaíra. Até as 8h30, Hospital de Emergência e Trauma não tinha divulgado o estado de saúde das vítimas. A polícia não revelou o nome da condutora nem do delegado da Polícia Civil.

Presidente do PSB acusa Luciano Agra de quebrar a Prefeitura de João Pessoa

"A Prefeitura Municipal de João Pessoa está quebrada". A declaração é do Ronaldo Barbosa, presidente municipal do PSB. De acordo com ele, o atual prefeito Luciano Agra (sem partido) inchou a folha de pessoal.

Ainda segundo Barbosa, o ex-prefeito e atual governador Ricardo Coutinho (PSB) ao sair da Prefeitura deixou em caixa cerca de R$ 200 milhões, e Agra quebrou.

"Luciano quebrou a estrutura que o socialista havia deixado e lançou um desafio: "Quando o próximo prefeito assumir não vai encontrar o valor deixado " .

O presidente do PSB também disse que defende a neutralidade para o segundo turno em João Pessoa e assim como muitos partidários do PSB é a favor do voto nulo. "Minha posição é a do voto nulo e essa é uma decisão ética. Não é ético o jogo rasteiro que se vê na política" alfinetou.

em JOÃO PESSOA PB =Torcida do Corinthians entrega brinquedos às crianças do Hospital Arlinda Marques

Crianças internas no Complexo de Pediatria Arlinda Marques, que integra a rede hospitalar do Estado, terão uma tarde de muita alegria nesta sexta-feira (12). A partir das 14h, a Torcida Organizada do Corinthians, em João Pessoa, vai fazer a distribuição de brinquedos que foram arrecadados em mais uma ação social da entidade. O Arlinda Marques atende cerca de 450 crianças diariamente, além de realizar cirurgias nas mais diversas especialidades, inclusive cardíacas.

O presidente da torcida, Eduardo Carneiro, disse que os cerca de duzentos brinquedos foram frutos da doação dos sócios e das pessoas que frequentam a sede para assistir aos jogos. Ele disse que essa foi a segunda vez que a campanha é realizada. Foram doadas bolas, carros, bonecas, jogos e vários outros tipos de brinquedos.

Eduardo Carneiro destacou que uma ação como essa de cunho social é muito importante. "É gratificante para todos nós, que fazemos parte dessa entidade, pois temos a certeza que estamos fazendo a nossa parte com o engajamento de outras pessoas. É maravilhoso, não tem preço, ver um sorriso estampado no rosto de uma criança, principalmente quando ela se encontra no leito de um hospital", disse o presidente.

O diretor de marketing da torcida, Daniel Alves lembrou que as pessoas participaram da campanha com muita boa vontade e determinação. "Essa foi uma forma que encontramos para fazer uma criança sorrir, principalmente quando ela está enfrentando momentos de dor e de tristeza", destacou.

A diretora do Complexo de Pediatria Arlinda Marques, Ana Márcia Fernandes disse que ações como essas são de grande importância principalmente no ambiente hospitalar, pois servem para aliviar a dor e o sofrimento e traz momentos de alegria para as crianças internas.

As pessoas que quiserem participar das ações sociais que são desenvolvidas pela Torcida Organizada do Corinthians podem ligar para o telefone 8853-0102 e falar com Eduardo Carneiro.

A sede da Fiel João Pessoa fica localizada na Rua Wandick Filgueiras, Bairro: Tambauzinho, Nº 516-B.

Em evento do PSB, Ricardo centra fogo em Luciano Agra: “Não honrou as calças”

O governador Ricardo Coutinho (PSB) conclamou a militância “girassol” a não esmorecer e a continuar lutando pelo projeto. A exortação foi feita ontem à noite, durante festa promovida pela direção estadual do PSB com seus novos 35 prefeitos no Forrock, em João Pessoa.

No seu discurso, Ricardo voltou a mirar no seu ex-aliado, o prefeito Luciano Agra. “Já tínhamos perdido a Prefeitura a partir da traição que foi feita no inicio desse ano quando uma pessoa que o PSB confiou não soube estar altura desta confiança e não soube honrar as calças que veste, infelizmente”.

Falando aos militantes de João Pessoa, Ricardo disse que a história do PSB não pode ser apagada de João Pessoa. “A cidade de João Pessoa não deixou de existir PSB, porque graças a Deus para o PSB entrar em qualquer bairro, em qualquer comunidade, não precisamos do prefeito de plantão, nós precisamos da nossa história, da nossa construção”, pinçou o governador.

Antes do governador, Estela Bezerra, candidato do PSB à Prefeitura de João Pessoa, agradeceu “de coração por cada suor, por cada emoção, por cada tempo dedicado por vocês. Nós lutamos juntos e nós sofremos juntos. A gente está erguido”, disse Estela, aplaudida por uma multidão na casa de eventos.

“Nós saímos desse processo mais fortalecidos, mais amadurecidos, entramos na política de cabeça erguida. Nós não inchamos a folha do Estado para ganhar a eleição, não compramos pesquisa a nenhum meio de comunicação, fizemos o melhor debate, apresentamos as propostas mais sólidas. A batalha que a gente lutou não encerra a luta. A vitória é nossa porque vencemos na política”.

O PSB comemorou a eleição de 35 prefeitos. Em 2008, foram apenas 11. Confira a lista:

Confira a lista dos prefeitos eleitos pelo partido do governador: Água Branca (PSB) - Tarcisio Firmino - 2.533 (50,85%) Amparo - Zé Arnaldo (PSB) - 1.003 (51,86%) Barra de Santa Rosa - Fabinho (PSB) - 4.477 (50,42%) Barra de Santana - Anninha Ludgério (PSB) - 2.649 (90,84%) Bayeux - Dr. Expedito (PSB) - 23.612 (58,82%) Cabaceiras - Luiz Aires (PSB) - 2.000 (53,11%) Cacimbas - Léo (PSB) - 2.162 (54,91%) Caiçara - Cícero (PSB) - 2.736 (50,01%) Cajazeiras - Doutora Denise (PSB) - 17.884 (53,02%) Cuitegi - Guilherminho (PSB) - 2.386 (57,56%) Damião - Lucildo (PSB) - 1.765 (52,88%) Desterro - Rosângela Leite (PSB) - 2.821 (52,66%) Dona Inês - Antônio Justino (PSB) - 4.089 (61,66%) Fagundes - Zé Pedro (PSB) - 3.483 (48,42%) Frei Martinho - Aido (PSB) - 1.261 (52,17%) Igaracy – Deusinha (PSB) – 2.287 (55,43%) Juru – Luiz Galvão (PSB) – 3.360 (56,26%) Lucena – Marcelo Monteiro (PSB) – 3,876 (49,73%) Marcação – Adriano (PSB) – 2.594 (55.06%) Mari – Marcos Martins (PSB) – 6.681 (52,42%) Montadas – Jairo (PSB) – 1.850 (54,60%) Mulungu – Darc Bandeira (PSB) – 3.655 (51,65%) Nazarezinho – Salvan (PSB) – 2.760 (51,89%) Parari - Joza (PSB) - 897 (54,83%) Pedra Lavrada - Roberto Cordeiros (PSB) – 2.798 (53,14%) Pedras de Fogo – Professor Dedé (PSB) – 8.120 (51,30%) Pirpirituba - Rinaldo (PSB) - 3.163 (53,48%) Poço Dantas – Dedé Candido (PSB) – 2.440 (100%) Puxinanã - Lucia (PSB) - 3.522 (40,22%) Remígio – Chió (PSB) – 5.559 (55,90%) Santa Cecília – Salatiel (PSB) – 3.649 (76,90%) São José dos Cordeiros – Fernando Queiroz (PSB) – 1.726 (65,75%) Sapé - Roberto Feliciano (PSB) – 12.010 (47,11%) Serra Grande - Jairo (PSB) – 948 (43,53%)

MaisPB

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Médicos param atendimentos a planos de saúde por 10 dias na PB

Em reunião realizada na noite desta quarta-feira (10) em João Pessoa, os médicos da Paraíba decidiram aderir ao protesto nacional contra as operadoras de planos de saúde e parar o atendimento por 10 dias. A paralisação começa na segunda-feira (15), mas atendimentos de urgência e emergência não serão afetados.

O vice-presidente da Associação Médica da Paraíba, Otávio Sérgio Lopes, a expectativa é que 1,5 mil médicos suspendam as consultas e cirurgias eletivas por meio de 18 planos de saúde em toda a Paraíba. Só não serão paralisados os atendimentos da Unimed e o grupo Unidas, que abrange 18 planos de saúde cujos beneficiários são funcionários públicos.

Segundo a assessoria do Sindicato dos Médicos (Simed), a Unimed não é incluída na paralisação porque é uma cooperativa estatutária e os atendimentos não podem ser suspensos. O grupo Unidas, por sua vez, já fechou um acordo e a categoria só deve convocá-lo para uma nova negociação na segunda-feira.

Os médicos reivindicam reajuste nos honorários médicos, o fim da interferência das operadoras na relação médico-paciente, a inserção nos contratos de índices e periodicidade de reajustes além da fixação de outros critérios de contratualização.

Polícia Civil quebra sigilo telefônico de estudante desaparecida em Queimadas

O Serviço de Inteligência da Polícia Civil de Campina Grande está investigando as últimas ligações telefônicas originadas do aparelho celular da estudante Ana Alice de 16 anos, que desapareceu no dia 21 de setembro deste ano, ao retornar da escola, na zona rural da cidade de Queimadas no Agreste paraibano. A informação foi confirmada pelo delegado Eri Sandro, que preside o inquérito.

De acordo com o delegado, cerca de 20 pessoas, entre amigos e suspeitos, foram ouvidas, mas todas foram liberadas porque não ficou constatada a participação delas no caso.

“Fizemos as oitivas com as pessoas, mas em seguida todas foram liberadas porque não tinha indícios da participação delas no seqüestro”, frisou o delegado.

Segundo o delegado, durante abertura do inquérito, alguns casos pitorescos ocorreram. “Um rezador disse que recebeu um aviso informando que a estudante estava em uma cabana em cima de uma serra”.

Eri Sandro adiantou que está esperando o resultado da quebra de sigilo telefônico da jovem para iniciar as investigações com base em um laudo técnico. “Estou esperando o resultado da perícia para fazer uma investigação com embasamento cientifico”.

Conforme investigações da Polícia Civil, Ana Alice de 16 anos de idade, desapareceu quando caminhava para casa ao retornar da escola. Amigos e familiares disseram que a estudante ficou na parada onde costumeiramente desce e no caminho para casa foi, supostamente, sequestrada.

Pernambucanas são presas quando tentavam abastecer o tráfico de drogas no Sertão

Dois quilos de maconha prensada e um de cocaína foram apreendidos nesta quarta-feira (10), na divisa das cidades de Aparecida e Pombal, no Sertão paraibano. A droga, que vinha de Pernambuco, seria para abastecer o tráfico no município de Sousa, na mesma região. Duas pernambucanas e um casal foram presos.

De acordo com a Polícia Militar, policiais estavam realizando uma blitz da Operação Nômade quando no Posto Maringá em Pombal parou um veículo de transporte alternativo do tipo Veraneio.

Os passageiros desceram do carro e durante a revista os policiais do BOPE perceberam o nervosismo das quatro pessoas. Ao revistá-la, os militares encontraram a droga dentro de uma bolsa. O entorpecente vinha da cidade de Caruaru, no Estado de Pernambuco.

Ana Paula da Conceição, 27, e Rosileide Maria da Conceição, 24 anos, foram presas e confessaram que a droga seria entregue na cidade de Sousa. Elas receberiam R$ 2.500 pelo transporte dos produtos.

Durante o flagrante, as acusadas receberam uma ligação comunicando que o entorpecente seria entregue na cidade de Uiraúna.

Os policiais acompanharam as acusadas e quando chegaram no local combinado prenderam o casal identificado como Jéssica Aline da Silva, 20, e Francisco de Assis Sousa da Silva, 19 anos. Uma lista de clientes foi encontrada com o grupo.

A prisão foi feita por policiais do BOPE, Choque e do serviço de inteligência do 14º Batalhão de Polícia Militar em Sousa.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Paraíba elege dois dos sete prefeitos mais jovens do Brasil

Dos 221 prefeitos eleitos na Paraíba (duas cidades ainda disputam o 2º turno) no último domingo (7), dois figuram na lista dos prefeitos mais jovens do Brasil. Em todo país, foram eleitos sete postulantes ao cargo com 21 anos de idade. Desse grupo, a diferença entre o mais jovem e mais velho é de sete meses.

No ranking nacional, o estudante de comunicação social Olímpio de Alencar Araújo Bezerra (PSDB), nascido em 10 de junho de 1991, é o quarto prefeito mais jovem do Brasil. Ele foi eleito com 2.452 votos para comandar a cidade de Mataraca (localizada no Litoral Norte do Estado a 92 km de João Pessoa). A população é estimada em pouco mais de seis mil habitantes, conforme o IBGE.

Já Ana Heloisa Ludgério (PSB), nascida em 21 de fevereiro de 1991, é a mais velha do grupo. A prefeita eleita é filha do deputado licenciado Manoel Ludgério. Ela vai administrar o município de Barra de Santana (situada na região do Cariri paraibano), após ser eleita com 2.649. De acordo com o censo de 2010 do IGBE, Barra de Santana possui 8.198 habitantes.

Citando um trecho bíblico, Olimpio que disputou seu primeiro cargo público, disse que para conquistar a vitória enfrentou uma luta de Davi contra Golias.

“Foi uma luta árdua, mas vencemos. Foi uma batalha grande. Enfrentamos a máquina administrativa. A nossa oponente fez uma campanha rica com grandes investimentos. Mas, a vontade do povo prevaleceu”, comentou Alencar informando que sua campanha foi sem recurso.

O jovem prefeito já garantiu que os primeiros meses de mandato dará uma atenção especial para a geração de emprego e renda, construção de moradias e estradas. “Vou lutar para trazer para a cidade empresas que gerem empregos para a população e, assim, contribuir para o desenvolvimento do município. Vamos construir casa para a população carente. Muita gente não tem uma moradia digna. Um desejo há anos dos moradores é a construção da estrada que liga Mataraca a Barra de Camaratuba, durante nosso mandato vamos tentar realizar o sonho da população”.

A estudante de Direito e Enfermagem, Ana Ludgério, durante contato com a imprensa comentou sobre alguns dos seus planos de governo, dentre eles, a geração de emprego e renda, valorização do funcionalismo público e abastecimento de água.

A socialista revelou que ‘sua candidatura foi bem aceita pela população e desde os 15 anos participa de eventos públicos da cidade’.

Cerca de 1,5 mil médicos paralisam atividades a partir desta quarta contra 10 planos de saúde

Médicos em todo o País vão suspender o atendimento a pacientes de planos de saúde por um período de até 15 dias. Na Paraíba 1,5 mil médicos vão suspender o atendimento contra 10 planos de saúde. O protesto está previsto para começar amanhã.

Esta é a quarta paralisação anunciada pela categoria em dois anos. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), serão suspensas apenas consultas e cirurgias eletivas - serviços de urgência e emergência não serão afetados.

Sete unidades federativas anunciaram a suspensão do atendimento a todas as empresas de saúde suplementar do país. Em oito estados, o protesto vai atingir apenas operadoras de planos locais. Há ainda sete estados que irão realizar assembleias para definir os planos a serem atingidos.

Além do reajuste de honorários de consultas e outros procedimentos, a pauta de reivindicações inclui a inserção, em contrato, dos critérios de reajuste, com índices definidos e periodicidade e o fim da intervenção dos planos na relação médico-paciente.

De acordo com o vice-presidente do órgão, Aloísio Tibiriçá, as receitas dos planos de saúde no Brasil crescem, em média, 14% ao ano, mas o reajuste não é passado aos médicos. Segundo ele, o valor pago por consulta realizada já chegou a representar 40% dos gastos pelas operadoras, mas atualmente fica entre 14% e 18%.

"Defasou muito e está bem aquém da própria necessidade de sobrevivência do médico no consultório", disse. "Vivemos um conflito permanente com os planos de saúde. Os quase 50 milhões de usuários estão em um gargalo de atendimento médico. Os planos não credenciam mais serviços ou mais médicos por contenção de custos", completou.

Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) indicam que, entre 2003 e 2011, a receita das operadoras cresceu 192%, enquanto o valor médio pago por consulta aumentou 65%.

"A ANS suspendeu mais alguns planos por conta do tempo de espera. As emergências estão superlotadas, praticamente igual ao Sistema Único de Saúde (SUS). O mercado de saúde suplementar não atrai mais o médico, eles estão saindo. A situação vai piorar", ressaltou Tibiriçá.

Para o vice-presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Lairson Vilar, as operadoras têm "boicotado" tratamentos de alto custo, reduzindo períodos de internação e dificultando exames mais caros. Segundo ele, estudo feito em São Paulo indica que dois em cada dez usuários de planos de saúde têm procurado o serviço público no lugar das clínicas credenciadas. "É impossível oferecer um serviço de qualidade face a um desequilíbrio tão grande", destacou.

Cenário da cadeia produtiva será discutido durante o Encontro Sertanejo do Leite, que será realizado no dia 19 de outubro, dentro da programação da 8ª Expovale

O Sertão paraibano movimenta mais de R$ 33 milhões por ano com a produção de leite bovino em cerca de 80 municípios. Diariamente, a região produz 100 mil litros, o que representa, aproximadamente, 45% de toda a produção da Paraíba. Estes dados revelam o potencial da cadeia produtiva do leite no Estado e mostram que a matéria-prima de queijos, iogurtes, manteigas, e tantos outros produtos, é responsável pelo desenvolvimento econômico de diversas cidades paraibanas.



Para discutir o cenário da produção de leite e derivados na região, a 8ª edição da Expovale (Exposição de Produtos e Serviços do Vale do Piranhas), que será realizada entre os dias 18 e 21 de outubro em Sousa, vai promover, no dia 19 de outubro, o IV Encontro Sertanejo do Leite (Enserleite). O evento é destinado aos produtores de leite, estudantes, profissionais da área de laticínios e queijarias e espera debater as necessidades e oportunidades do mercado.



De acordo com o gestor do projeto Fazenda Eficiente do Sebrae em Sousa, Lhano Osawa, os números em relação aos valores gerados com a cadeia produtiva do leite aumentam consideravelmente quando o leite é transformado em derivados (Iogurte, queijos, bebidas lácteas, requeijão, doce de leite e etc). "É difícil calcular quanto é movimentado em toda a cadeia, mas é possível estimar que os R$ 33 milhões tenham um aumento em torno de 40%", disse o gestor. Toda a cadeia do leite é beneficiada, inclusive com a venda de animais e insumos; como ração, adubo, medicamentos, irrigação, etc.



Durante o Enserleite, serão discutidos o "Modelo Neozolandês na Bahia - Porque o Nordeste" (gerente Leitíssimo), "O que a Indústria pode inovar e fazer para que o produtor obtenha lucro produzindo leite" (Luiz Magno de Carvalho - Diretor de Expansão e Política Leiteira / Piracanjuba), a "Análise de sistema de produção: Palma & Pasto irrigado" (Vidal Pedroso de Faria, engenheiro Agrônomo - Esalq-USP), "Centro de Recria - Inovando na especialização da produção" (Marcelo de Resende - Engenheiro Agrônomo - Cooperideal), e "Inovação na Mineralização" (Vilsom Maia, responsável técnico do setor leiteiro). O Enserleite começa às 8h e se encerra às 17h.



Dentro do projeto Fazenda Eficiente, a 8ª edição da Expovale vai promover clínicas tecnológicas de "Casqueamento em bovinos", "Fabricação de lácteos" e "Produção e Conservação de Volumoso com qualidade", além do Concurso Estadual de Produtos Lácteos e o III Torneio Leiteiro Regional.



Fazenda Eficiente

Além do Sertão, que produz cerca de 45% de todo o leite do Estado, o Cariri, Brejo e a Zona da Mata também são responsáveis pela produção leiteira do Estado. Através do projeto Fazenda Eficiente, que atende a 84 produtores, os produtores do Sertão estão ampliando a produção e a produtividade. "Com o projeto, os produtores saíram da condição de sobreviventes para a de empreendedores do campo, passando a lucrar com a atividade econômica", destacou Lhano.



O projeto Fazenda Eficiente utiliza desde técnicas de adubação e manejo alimentar com formulação de ração balanceada, passando por pasto, controle da produção de leite e do período de lactação, secagem, higiene na ordenha, reprodução, melhoramento genético do gado por meio da inseminação artificial até a gestão administrativa da propriedade.



Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Paraíba

A Expovale faz parte das ações do Sebrae Paraíba durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Além deste evento, o Sebrae vai promover ainda o Inova Gastronomia Paraíba (em João Pessoa, 16 a 18 de outubro) e o Seminário Inovação e Sustentabilidade nos Territórios da Cidadania (em Campina Grande, 29 a 31 de outubro).



A SNCT é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, com apoio do Sebrae e de diversas instituições. Este ano o tema é "Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza". Em todo o país, as atividades acontecem entre 15 e 21 de outubro. Na Paraíba, serão realizadas atividades em João Pessoa, Campina Grande e Sousa.