domingo, 30 de setembro de 2012

Mais de 71 mil paraibanos vão usar urnas biométricas nas eleições 2012

O número de eleitores que vão votar em urnas biométricas, com identificação digital, nas eleições municipais de 7 de outubro na Paraíba chega a 71.652, de um total de 2.865.819 eleitores, que vão votar usando as urnas eletrônicas. Este número representa apenas 2,5% dos eleitores na Paraíba.
saiba mais

As cidades que vão poder contar com a tecnologia das urnas biométricas, utilizada desde as eleições de 2010, em Cabedelo, de acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-PB), são Cabedelo, com 36.623 eleitores, Pedras de Fogo, com 18.624, Piancó, com 11.076 e Santana dos Garrotes, com 5.329 eleitores.
Ainda de acordo com o TRE-PB, para as eleições municipais, vão ser utilizadas 10.975 urnas entre eletrônicas e biométricas. “Nesse número, estão incluídas as de contingência, que serão utilizadas caso alguma urna apresente algum problema”, pontuou Patrícia Leite, coordenadora das eleições.

Efetivo
Nas eleições de 2012, vão participar 46.865 pessoas em serviço. Desse total, 45.447 foram convocadas para trabalharem no dia das eleições como mesárias, 343 servidores foram requisitados pelo TRE-PB para trabalharem na preparação do processo eleitoral, 405 contratados, além de 234 magistrados envolvidos com o processo.
Números das eleições

O TRE-PB registrou para as eleições de 2012 12.592 registros de pedido de candidatura, divididos em 28 partidos e 746 coligações.
Nas 77 zonas que compõem o estado, há 1.735 locais de votação, totalizando 9.586 seções. “Esses números são mais ou menos equivalentes às eleições anteriores. No entanto, as eleições deste ano são muito mais trabalhosas no sentido de envolverem 223 municípios. Cada cidade envolve um processo de eleição diferenciado, como se realizássemos 223 eleições”, finalizou a coordenadora de eleições do TRE-PB.

PM cerca residências para capturar policial suspeito de assassinato de universitário

É tenso o clima na cidade de Areia, no Brejo paraibano, na tarde deste domingo (30). Policiais militares e civis cercam quatro residências onde um policial civil está alojado. Ele é suspeito do assassinato do vendedor e estudante universitário Suedson Magno de Lima, 22 anos, ocorrido na madrugada na cidade de Alagoa Grande, no Brejo paraibano.


Suedson Magno cursava o 4º ano do curso de Letras na Universidade Estadual da Paraíba, no Campus III, em Guarabira.

De acordo com o capitão Franklin Max, os policiais estão esperando um mandado judicial para invadir as residências.

“São vários policiais civis e militares que estão presentes. Cercamos toda a área para evitar uma possível fuga. Estamos no aguardo para invadir as residências que pertencem a familiares do policial”, comentou o capitão.

Segundo o coronel Wolgran Lordão, comandante do CPR-I, o carro do policial civil foi apreendido. Um veículo modelo celta preto está recolhido na Delegacia de Areia.

Um menor de 17 anos, que foi baleado na hora dos disparos, confirmou que o policial civil efetuou vários tiros e narrou como ocorreu o homicídio. Outras testemunhas confirmara a versão do adolescente.

Suedson Magno foi assassinado com três disparos na madrugada deste domingo (30), na saída de um show. Ele estava acompanhado de amigos, quando o carro do policial bateu na moto da vítima.

Revoltado com a reação do vendedor, o policial civil desceu o carro, sacou uma pistola e efetuou vários tiros contra Suedson que ainda chegou a ser socorrido por uma ambulância do Samu, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Os eventos políticos que estavam programados para este domingo foram cancelados.

Mulher é presa ao tentar entrar com dinheiro, droga e celular em presídio no Sertão

Uma doméstica foi presa na manhã deste domingo (30), quando tentava entrar na Colônia Penal Agrícola da cidade de Sousa, no Sertão paraibano, com drogas, celular e dinheiro dentro de uma sacola. A droga seria entregue para o marido.

De acordo com a Polícia Militar, por volta das 9h, Ana Paula Alves Lima estava na unidade prisional para visitar o marido Adaílton Alves de Lima, conhecido como "Cara de Tamanco".

Agentes penitenciários perceberam o nervosismo da mulher e durante revista encontraram um celular, tabletes de maconha e R$ 300 ( em espécie).

A doméstica foi encaminhada para a Delegacia de Sousa onde ficará à disposição da Justiça.

Maranhão mira artilharia em mensalão do PT e corrupção no Governo Agra: “Vindo deles nada me surpreende”

METRALHADORA - O candidato do PMDB à prefeitura de João Pessoa, José Maranhão, abriu a metralhadora contra os escândalos envolvendo o candidato adversário do PT em João Pessoa, Luciano Cartaxo e revelou que decidiu utilizar boa parte do tempo do seu guia para denuciar o fato porque tem compromisso com a ética e com a cidadania.

Sobre o mensalão, Zé Maranhão explicou que tem feito um registro fiel dos fatos no seu guia, mas deixou claro que não inventou nada, apenas publicizou um fato público. “Não fomos nós que apontamos os indiciados do PT, aliados de Luciano Cartaxo. Colocamos o assunto lá por que é nosso dever, o nosso compromisso com a ética e a cidadania”.

Em relação ao episódio do programa Bolsa Família, em que a filha de um Secretário do 1º Escalão do Governo Agra aparece como beneficiada, Maranhão alfinetou ao ressaltar que não ficou surpreso com mais um caso de corrupção na gestão do prefeito Luciano Agra. "Vindo deles nada me surpreende mais"

Maranhão ressaltou ainda ser contra a política da caça às bruxas, no entanto admitiu que chegando à Prefeitura apoiará a elucidação dos casos de corrupção.

Homem é preso acusado de estuprar criança de 5 anos em João Pessoa

Um homem foi preso na tarde deste sábado (29) acusado de estuprar uma criança de apenas cinco anos de idade no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Em entrevista, Josivaldo da Silva Pinho, 34 anos, negou a acusação.

De acordo com o delegado Fábio Pontes, da 9ª Delegacia Distrital, a mãe da criança teve que sair de casa e deixou a filha na casa de vizinhos brincando com outras crianças.

Quando chegou em casa, a menina disse à mãe que o acusado havia tocado suas partes íntimas e estava sentindo muita dor. Desesperada, a mulher levou a filha ao Conselho Tutelar, que tomou as providências.

A vítima foi levada ao Instituto de Medicina Legal, no bairro do Cristo Redentor, para fazer exame de conjunção carnal. O resultado deve sair em 20 dias, mas o médico adiantou que a região estava bastante vermelha, o que sinalizava algum sinal de violência física.

A Polícia Militar foi acionada e conseguiu prender Josinaldo em sua casa, no bairro de Mangabeira. Ele foi encaminhado à 9ª Delegacia Distrital, onde prestou depoimento e será autuado por estupro de vulnerável (8 a 15 anos de prisão).

Em entrevista ao repórter Saimon Cavalcanti, da TV Correio, Josinaldo negou, mas, confuso, não soube explicar o motivo da acusação. Josinaldo da Silva Pinho deve ser encaminhado para um dos presídios da Capital neste domingo (30).

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Trabalhador fica pendurado no 20º andar na PB, diz bombeiro

Um trabalhador ficou pendurado, nesta sexta-feira (28), por cerca de uma hora no 20º andar de um prédio localizado no bairro Manaíra, em João Pessoa. Os trabalhadores da construção disseram ao G1 que o homem estava limpando a fachada do prédio em construção quando a corda do banco enrolou e fez um nó. O sargento Valdi Lavor, do Corpo de Bombeiros, disse que homem ficou pendurado a cerca 70 metros de altura.


Cerca de 12 homens do Corpo de Bombeiros foram acionados para resgatar o trabalhador. Pelo menos seis deles utilizaram técnicas de rapel para resgatar o homem. O sargento Angelson Rodrigues, que participou do resgate, disse que uma peça da cadeira travou e por isso o trabalhador ficou preso. “Foi uma fatalidade. Ele estava com os equipamentos de segurança”, disse. Já o sargento Valdi explicou que o correto seria ter, além da corda, um cabo de aço no banco. Para servir de guia para o trabalhador, já que na área venta bastante.

O pedreiro Ednaldo Santos, que também é operário da obra, disse que ouviu no momento que o colega pediu ajuda. “Ele gritou e disse que não conseguia nem descer e nem subir. A gente ligou para os bombeiros. Ele está tranquilo”, explicou Ednaldo. O homem foi resgatado por volta das 10h desta sexta-feira.

Prédio desaba e trabalhador fica ferido em Campina Grande, na PB

Um prédio desabou na manhã desta sexta-feira (28) no Centro de Campina Grande, no Agreste da Paraíba. De acordo com o 2º Batalhão de Bombeiro Militar (2ºBBM), o prédio comercial tinha dois andares e estava fechado. Um homem que trabalhava em uma construção ao lado do prédio ficou ferido.

O pequeno prédio ficava ao lado de uma construção de outro prédio maior. Segundo a Defesa Civil, uma escavação irregular feita no terreno dessa construção teria provocado o acidente. O local foi isolado, a obra foi embargada, e um laudo apontando as causas do desabamento foi elaborado.

O prédio vizinho pertence a uma construtora, que foi notificada para apresentar esclarecimentos da obra na Secretaria de Obras do município em 72 horas. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Hugo Pires, a escavação não respeitava as exigências do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea). "A construtora já se comprometeu em reconstruir o prédio comercial que desabou em função da escavação irregular", concluiu.

Um operário que trabalhava na construtora ficou ferido, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital de Trauma de Campina Grande.O desabamento aconteceu às 11h40 na rua Vidal de Negreiros. O prédio vizinho, da construtora, também teve a estrutura comprometida.

Grupo usa explosivos para roubar agência bancária no Brejo da Paraíba

Homens armados invadiram uma agência bancária e usaram exlplosivos para ter acesso ao dinheiro que estava nos caixas de autoatendimento na madrugada desta sexta-feira (28) na cidade de Alagoa Nova, no Brejo da Paraíba. De acordo com a Central de Operações da Polícia Militar (Copom), os criminosos jogaram grampos na entrada da cidade para evitar que carros da polícia os seguissem.

A ação que teve a participação de dez criminosos aconteceu por volta de 1h45. Eles chegaram em carros e motocicletas, invadiram a agência e detonaram dinamites. Segundo a Polícia Militar, moradores ligaram para o Copom informando que ouviram um forte barulho de explosão vindo do banco. Equipes do 10º Batalhão da PM foram enviadas para a cidade, mas tiveram dificuldade em função de grampos jogados pelo grupo na pista, o que atrasou a chegada dos policiais à agência.

Os homens conseguiram fugir levando dinheiro do banco nos veículos em direção à zona rural da cidade de Lagoa Seca. Um dos carros usados pelos bandidos foi abandonado e incendiado no km 13 da rodovia estadual PB-097, entre os municípios de Alagoa Nova e Lagoa Seca. Segundo a polícia, os criminosos ainda atiraram várias vezes contra trabalhadores que saíam de uma indústria na estrada.
A polícia ainda não tem informações da quantia em dinheiro levada pelos bandidos. A Copom disse ainda que não sabe se o local possui câmeras de vigilância. Policiais realizaram diligências, mas até as 7h nenhum suspeito havia sido localizado.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

CADEIA: Esquema ‘cinematográfico’ de compra de votos é desfeito pela PF

A Polícia Federal desbaratou um forte esquema de compra de votos na cidade sertaneja de Cajazeiras, no início da tarde desta quinta-feira (27). De uma única vez, foram presas 12 moças, que se passavam por membros de um instituto de pesquisa para ter acesso a casa dos eleitores.

Segundo foi apurado, o grupo iniciava o contato com o eleitor como se desse curso a uma pesquisa verdadeira, fazendo perguntas das mais diversas, entre eles em que iria votar. Caso respondesse o nome do adversário, as moças então lançavam o questionamento: “Dependendo do benefício, você mudariam seu voto?”. Se a resposta fosse positiva, elas então faziam uma proposta financeira.

Após denúncia entregando a ação, a Polícia Federal foi imediatamente ao local e prendeu a quadrilha que, segundo foi constatado, era liderado por um membro do PT, que compõe a coligação “Cajazeiras de Mãos limpas”.

do maispb

Tiroteio em comício deixa um morto e outro ferido no Agreste da Paraíba

Um tiroteiro na periferia da cidade de Lagoa Seca, no Agreste paraibano ( localizada a 130 km de João Pessoa) deixou um adolescente morto e um homem ferido. O crime ocorreu na noite desta quinta-feira (26) duranta a realização de um comício.

De acordo com a Polícia Militar, Erick Jefferson da Silva Sousa, o "Jeré", já estava sendo ameaçado de morte por outros criminosos e foi executado com seis tiros de revólver por seus rivais, quando participava de um comício. O assassinato do jovem foi registrado no bairro Monte Alegre.

A mãe do jovem disse que o filho já estava sendo ameaçado de morte. "Eu e o pai dele pedimos pra não sair de casa hoje, mas ele não ouviu e foi participar do comício no Carecão. Sinceramente, eu já esperava que um dia uma tragédia dessa viesse a acontecer. Era meu único filho" comentou a dona de casa Ednalda da Silva Batista, em conversa com as autoridades policiais.

"Jeré" como é bastante conhecido na cidade, já tinha sido apreendido várias vezes pela polícia de Lagoa Seca. A última aconteceu há cerca de 20 dias, quando na companhia de mais outros 4 adolescentes, foi flagrado praticando roubos e assaltos na cidade. "Esse rapaz já tinha várias passagens e nos dava muita dor de cabeça. Era um criminoso mirim. Infelizmente, esse é o destino de quem se envolve com o crime e as drogas" desabafou o sargento Carlos, que atendeu a ocorrência.

Devido a grande quantidade de pessoas que estavam no local, a polícia encontrou dificuldades em chegar na área do crime. De acordo com testemunhas, o acusado do crime disparou seis vezes contra o rapaz que ainda foi socorrido com vida, mas acabou não resistindo aos ferimentos e morreu no hospital.

Francisco Sales Albuquerque, 41 anos, ficou ferido, mas não corre riscos de morte. Ele está internado no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. A polícia ainda não localizou o autor dos disparos.

Polícia afasta hipótese do crime ter motivação política

O sargento Carlos também afastou a hipótese do crime ter qualquer tipo de ligação política. "As pessoas podem até tentar desvirtuar o fato, mas neste caso, tenho certeza absoluta que não tem nenhum tipo de ligação política. Os próprios pais do adolescente confirmaram isso em depoimento as autoridades" comentou.

O pai do jovem reafirmou: "Meu filho morreu porque procurou o mundo errado. Se escutasse nossos conselhos, nada disso tinha acontecido. Não tem nada haver com política e sim com o destino que ele mesmo escolheu" afirmou o pai da vítima, José Eleotério Sousa, em conversa com a PM.

Pedófilo é preso aliciando adolescente na porta de escola em Campina Grande

Uma investigação do serviço de inteligência do 2º batalhão de Campina Grande culminou com a prisão de um comerciante de 60 anos acusado de pedofilia e aliciamento de menores. Ele foi preso na porta de uma escola estadual quando esperava um adolescente de 15 anos de idade. A prisão de Ricardo Veloso da Silveira ocorreu na noite desta quarta-feira (26), no bairro Santa Rosa.

De acordo com relatos do tenente coronel, Souza Neto, comandante do 2º BPM, a polícia foi acionada pela mãe do garoto após ela encontrar duas cartas com conteúdo pornográfico em meio aos objetos pessoais do filho.


“A mãe do garoto nos procurou assustada com o conteúdo da carta. O pedófilo narrava os métodos que seriam utilizados na prática sexual. Eram palavras de baixo calão. Um conteúdo pornográfico”, comentou Souza Neto.

A Polícia Militar começou a investigar o acusado e conseguiu flagrá-lo na porta da uma escola a espera do garoto. “Os policiais esperaram por alguns minutos e na hora que o adolescente entrou no carro, os PM´s deram voz de prisão ao comerciante”, revelou o comandante.

Durante vistoria no veículo Gol branco placas OEV 0785, os policiais encontraram um revólver calibre 38, cinco munições, uma faca, um celular, duas cartas recebidas pela vítima, uma corda, que segundo a PM, seria para amarrar o adolescente.

Um segurança – que não quis se identificar - comunicou que o comerciante frequentava diariamente as imediações da unidade escolar. Ricardo Veloso foi encaminhado para a Central de Polícia onde vai responder por pedofilia, aliciamento de menores e porte ilegal de armas.

Mulher é estuprada após ter a casa invadida por assaltantes em Bayeux

Uma mulher foi estuprada após ter a casa invadida por um jovem de 18 anos. O crime ocorreu na madrugada desta quinta-feira (27), no bairro Jardim Aeroporto, no município de Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa. Dois homens foram presos.

De acordo com a Delegacia de Santa Rita, dois homens em uma motocicleta surpreenderam uma família quando estava em casa. Armados, os acusados levaram as pessoas para a área de serviço da casa. Um dos acusados, Alisson Victor Botelho Lucena, 18 anos, entrou no imóvel e fez o arrastão.

“O jovem invadiu a residência e roubou vários objetos como cordão de ouro, celulares, relógios e outros equipamentos eletrônicos”, comentou o tenente Victor, da 2ª CIA do 7º BPM.

Ainda de acordo com o tenente, durante o assalto, o acusado estuprou a dona da residência. Após o crime os homens fugiram. Uma viatura estava fazendo rondas pelo bairro quando foi acionada por um vigia de rua, que desconfiou da movimentação estranha da dupla.

A Polícia Militar interceptou os homens e durante uma vistoria encontrou dois revólveres calibres 32 e 38. Uma investigação mais minuciosa descobriu que eles tinham invadido uma residência minutos antes.

Eles foram encaminhados para a Delegacia de Santa Rita e serão encaminhados para a Cadeia Pública de Bayeux.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Trocolli consegue que Programa 'Pão e Leite' será retomado dia 15 de outubro

O convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de João Pessoa para o programa 'Pão e Leite' será retomado no dia 15 de outubro. Foi o que ficou acertado na reunião realizada nesta terça-feira (25) na Assembleia Legislativa da Paraíba, presidida pelo deputado estadual Trocolli Junior (PMDB).

O programa está suspenso em 40 municípios da Paraíba, incluindo João Pessoa, que tem 16,8 mil crianças e idosos cadastrados. Em todo o Estado são 120.168 pessoas atendidas.

A reunião coordenada pelo deputado Trócolli Júnior teve como objetivo encontrar soluções para a manutenção do convênio entre a Prefeitura Municipal e a Fundação de Ação Comunitária (FAC). "As duas partes entraram em acordo, o que significa que a reunião foi produtiva. Mais uma vez a ALPB soube interferir positivamente em ações que beneficiam o povo paraibano", ressaltou.

Durante a discussão, o presidente da Fundação de Ação Comunitária (FAC), Ramalho Leite, alegou que Governo do Estado não tem pretensões de cancelar a parceria, mas que ela só poderá ser renovada após o período eleitoral. "Nós vamos fazer a renovação após as eleições, pois temos consciência de que não temos problemas em locais de distribuição coordenados pela prefeitura, frisou.

Ramalho Leite disse ainda que a distribuição do leite em João Pessoa já está acontecendo, porém apenas nos locais fiscalizados pela FAC. Estamos distribuindo o leite em 32 postos da cidade e a medida que for aumentando a captação, aumentaremos a distribuição".

Segundo o Secretário Executivo do Desenvolvimento Humano, Lau Siqueira, a não renovação do convênio também ocorreu com outros municípios do Estado. "Suspendemos outras cidades, como Caaporã, por exemplo, devido ao mau uso. Nesta época de eleição temos que tomar algumas atitudes para que o serviço não seja utilizado em troca de votos. É apenas uma prevenção", destacou.

O Secretário de Desenvolvimento Social do Município, Antônio Jácome, questionou a retirada dos freezers dos pontos de distribuição cedidos pela prefeitura. Mas o presidente da FAC garantiu que todos os aparelhos retirados seriam recolocados.

Após o entendimento, os representantes da Comissão entraram em acordo e garantiram que a população não deverá ser prejudicada. "Considero a proposta de retomarmos a parceria a partir do dia 15 de outubro. Porém, vamos continuar com a equipe da prefeitura nos pontos para monitorar o que está sendo realizado", afirmou o Secretário Antônio Jácome.

Estavam presentes na reunião os deputados Trócolli Júnior (PMDB) e Jutay Meneses (PRB), o Secretário de Desenvolvimento Social do Município, Antônio Jácome; o Secretário Executivo do Desenvolvimento Humano, Lau Siqueira; o presidente da Fundação de Ação Comunitária, Ramalho Leite; o coordenador do programa Pão e Leite em João Pessoa, Ricardo Almeida e a Diretora de Segurança Alimentar do Município, Aline Martins.

Funcionários e professores param e alunos ficam sem aulas na Paraíba

Os professores e funcionários da rede estadual de ensino da Paraíba decidiram parar as atividades e os quase 400 mil alunos das escolas estaduais estão sem aula nesta terça-feira (25). A paralisação estava prevista no calendário anual de mobilização dos trabalhadores em Educação e tem o objetivo de reivindicar melhorias para a categoria. Além desta terça-feira, a categoria ainda vai promover mais duas paradas no dia 26 dos meses de outubro e novembro.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep), a principal motivação do protesto é o descumprimento por parte do Governo do Estado do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) para os profissionais no que está relacionado ao crescimento relativo à formação do docente.
A assessoria da Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria de Estado da Administração informou, através de nota, que recebeu os representantes das categorias, ouviu as reivindicações e se prontificou a fazer uma reflexão mais ampla sobre o assunto. Ficou acertado que outros encontros seriam agendados até o fim deste ano para amadurecer as questões, segundo a assessoria.

"No mês passado o governo enviou para a Assembleia o projeto para que não tivéssemos mais progressão. Hoje, quem é professor, não tem mais progressão, fica estagnado, pois entra, evolui e se aposenta sempre no mesmo estágio de reconhecimento e de vencimento", disse Edna Serafim, que faz parte da direção do Sintep. Ela disse ainda que o Governo afirma pagar o piso salarial nacional para os professores, mas que não o faz.

De acordo com o sindicato, os funcionários, vigilantes, auxiliar de serviços gerais, assistentes administrativos, bibliotecários e cozinheiras também paralisaram para reclamar quanto à jornada de trabalho, que é de oito horas diárias. A reivindicação é que seja diminuída para seis horas corridas. "Tem essa determinação da carga de trabalho grande, mas não há a contrapartida, como vale-transporte, ticket alimentação, salário mínimo. Nada disso tem", disse Edna.

Em Campina Grande e João Pessoa a reivindicação não ficará apenas com a cobrança profissional. Os trabalhadores vão se organizar e realizar manifestações nas ruas para dar mais força ao movimento. Na capital, os docentes estão reunidos desde o início da manhã na sede do sindicato, no Centro da cidade. Já em Campina Grande, a partir das 15h, na academia popular do bairro Presidente Médici, docentes e não docentes promoverão uma mobilização para cobrar abertura nas negociações com o governo.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Governo fraco esse da Paraiba = Grupo CAOA desiste de implantar montadora de veiculos na PB e vai instalar fábrica em PE

O Blog de Carlos Magno obteve na manhã desta terça-feira (25), a informação de que o Grupo CAOA não irá mais instalar a sua montadora de automóveis em solo paraibano. A notícia foi repassada por uma fonte que goza da amizade pessoal com o empresário Carlos Alberto Oliveira Andrade, um dos sócios do grupo.
Segundo informou a fonte, o empresário disse ter ficado de mãos atadas em relação à instalação da montadora em solo paraibano, quando questionado pelo sócio sobre o tratamento que o grupo vem recebendo na Paraíba. “Como é que o grupo CAOA pode implantar uma montadora em solo paraibano se nem aqui nós podemos vender nossos carros”, disse Carlos Alberto.


O empresário se referiu a decisões judiciais que provocaram o fechamento de duas lojas do grupo na grande João Pessoa, sendo uma na Avenida Epitácio Pessoa, na capital e outra na cidade de Cabedelo. “Por mais que eu advogasse que o investimento deveria ser feito no meu estado, meu sócio foi contra e eu não posso discordar dele”, disse o empresário Carlos Alberto.


A fonte informou que Carlos Alberto estava muito chateado com o ocorrido e que a decisão de não mais instalar a fábrica em solo paraibano, optando por levar o investimento para o vizinho estado de Pernambuco, é definitiva.


Para os que acham que a vinda de uma montadora de automóveis para a Paraíba não representaria muito, ele citou o exemplo da cidade de Anápolis-GO. “Antes de instalarmos uma montadora do grupo, Anápolis tinha cerca de 300 mil habitantes. hoje tem mais de 500 mil e a fábrica é a principal fonte de renda da cidade e da região”, afirmou ele.


Carlos Alberto disse que já mandou comunicar a decisão ao governador Ricardo Coutinho.




Redaçao com Blog Carlos Magno

Cinco Bandidos fogem na Colônia Penal de Sousa durante o banho de Sol; três recapturados

Durante o banho de sol que acontecia na manhã desta terça-feira (25) na Colônia Penal Agrícola de Sousa, aconteceu uma fuga de cinco detentos pelas Guaritas 1 e 2.


Polícia Militar, Guarnição do BOPE, e GTE – Grupo Tático Especial da Polícia Civil entraram em diligências, e três detentos foram recapturados, sendo dois nas imediações do lixão, e um próximo ao aeroporto.


Durante a perseguição policial, Francelino Farias, (157) conhecido por França de Marizópolis foi pego no lixão pelo GTE. Francisco Edson de Lucena, vulgo, Pìsirica (155) pego pela Guarnição da Polícia Militar.

Continuam foragidos: Flávio Fernando da Silva (157), conhecido por Flávio de Diá, e Wellington Alves Fernandes, acusado de vários homicídios, e recém-chegado do PB1 de João Pessoa.


Neste momento, todas as Viaturas da Polícia Militar, GTE da Polícia Civil estão em diligências para recapturarem os dois foragidos da Colônia Penal Agrícola de Sousa.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Filha de Secretário da Transparência de Luciano Agra estava inscrita no Bolsa Família do Fome Zero

A relação de pessoas incompatíveis com o perfil estabelecido para credenciamento no Programa Bolsa Família em João Pessoa, ganhou um novo ingrediente para desconfiar que o cadastro feito pela prefeitura pode está sendo usado para outros fins. Um das filhas do Secretário da Transparência Pública, Alexandre Urquiza, aparace como beneficiária cadastrada do Programa do Governo Federal voltado para combater a extrema pobreza de pessoas extremamente desamparadas.

Vanessa Gonsalves Urquiza de Sá, nasceu em junho de 1989. Ela é filha de Alexandre Urquiza e casada com o "Prestador de Serviço da prefeitura de João Pessoa", James de Lira Guimaraes, conforme declarações postada em seus perfis na rede social Facebook. No Portal da Transparência do Governo Federal é possível comprovar o favorecimento de VANESSA GONSALVES URQUIZA DE SA, com a importância de R$ 204,00 (duzentos e quatro reais) realtivos à ação 8442- (Transferência de Renda Diretamente às Famílias em Condição de Pobreza e Extrema Pobreza Lei n 10836 de 2004) através da Caixa Econômica Federal (Bolsa Família).


O QUE DIZ O OUTRO LADO

A reportagem falou com o Secretário da Transparência Pública de João Pessoa, Alexandre Urquiza. Inicialmente disse que sua filha era solteira e morava na sua residência. Informado que em seus perfis na rede social Facebook, Vanessa e James declaram-se como casados e pais de uma linda filha, Alexandre adicionou a informação que o casamento não era no civil. Perguntado como o nome de sua filha foi parar no "cadastro único" do Bolsa Família que é administrado pela Prefeitura de João Pessoa através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Urquiza disse que é um processo automático: "Todo brasileiro entra no cadastro do Bolsa Família. No caso da minha filha, ela que decidiu não querer receber o benefício. Tenho documentos que comprovam que ela nunca recebeu esse dinheiro" disse Alexandre Urquiza. O Secretário enviou a reportagem o documento abaixo, datado do dia 28 de agosto deste ano, época que o cartão estava bloqueado. Alexandre Urquiza garante que sua filha não chegou a receber nenhuma das parcelas referentes aos meses de maio e junho, tendo ainda devolvido o cartão do Bolsa Família.

Homem morre afogado ao participar de brincadeira na PB, diz polícia

Um homem morreu afogado na tarde do domingo (23) na cidade de Remígio, no Brejo da Paraíba. De acordo com a Polícia Militar, a vítima participava de uma brincadeira com amigos em um açude quando se afogou. O homem ainda foi retirado do reservatório por amigos, mas já estava morto.

Segundo a Polícia Militar, o jovem de 19 anos de idade estava tomando banho e se divertindo com amigos quando começou a se afogar, mas as pessoas que estavam próximas teriam achado que tudo não passava de uma brincadeira e não tentaram resgatá-lo. Após algum tempo, os amigos da vítima perceberam que o rapaz estava se afogando e o retiraram do açude, já sem vida.

A vítima é da cidade de Montadas, no Agreste da Paraíba, e o incidente aconteceu no açude Queimadas na cidade de Remígio. O corpo do rapaz foi encaminhado para o Núcleo de Medicina Legal (Numol) de Campina Grande e será enterrado nesta segunda-feira (24).

Discussão em bar termina em tiroteio e deixa feridos na PB, diz polícia

Duas pessoas ficaram feridas durante um tiroteio na rua da Areia, no bairro Varadouro, em João Pessoa na manhã desta segunda-feira (24). De acordo com o tenente Moura, da Polícia Militar, os tiros aconteceram em um bar da região. Os feridos foram encaminhados para hospitais da capital.

Testemunhas contaram para polícia que três homens estavam bebendo juntos em um bar quando houve uma discussão e um dos rapazes foi até um veículo que estava estacionado para pegar um arma. Ele atirou diversas vezes na direção dos clientes e do proprietário do estabelecimento.

Segundo o tenente, o alvo do criminoso era o proprietário do bar que ferido ainda tentou fugir, mas foi atingido por mais dois tiros. Um motorista de transporte alternativo que passava pelo local levou o dono bar até um hospital de João Pessoa. Um dos cliente, que também foi ferido na região do abdômen, foi encaminhado para o Hospital de Emergência e Trauma. A polícia ainda não tem pistas do paradeiro do criminoso e segue investigando o caso.

domingo, 23 de setembro de 2012

Suspeito de fazer família refém em João Pessoa é encontrado morto

Poucas horas de invadir uma casa e fazer família de empresário refém, no bairro de Água Fria, em João Pessoa, o corpo de um dos quatro suspeitos de ter participado do assalto foi encontrado nas proximidades da Praia de Jacarapé. Junto a ele estavam as chaves e os controles usados para abrir portão da residência.

A casa do um empresário foi invadida na noite deste sábado (22) . De acordo com informações do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), a família que estava em casa na hora do crime foi feita refém.

Ainda segundo Ciop, os acusados levaram aparelhos televisores, notebooks e dois veículos da família. Durante a ação os moradores ficaram presos em um dos cômodos da casa.

O caso será investigado pela 9ª Delegacia Distrital, do bairro de Mangabeira.

Em Sousa, criações de gado e frango sofrem com falta de alimento

A reportagem do programa Globo Rural mostrou que alguns rebanhos de frango e gado passam fome por causa da seca na cidade de Sousa, pois o programa do Governo, feito através da Conab para vender milho mais barato, não traz quantidade suficiente para compra dos produtores.

De acordo com a reportagem, na sede da Conab em Sousa, houve fila de produtores que estavam agendados para receber o milho comprado do governo por um preço mais baixo, mas, a cota mínima de 30 sacas por produtor foi reduzida pela metade.

Quem precisa comprar o produto no mercado está pagando um preço muito alto. No armazém do comerciante Manoel Alcindo, por exemplo, a saca de 60 quilos sai por R$ 48. "Encareceu muito por conta da distância. Milho do Mato Grosso o frete fica muito caro. Isso fica inviável para o pessoal de armazém que vende o milho", diz.

A Conab informou que a empresa está contratando mais transportadoras porque aumentou o pagamento pelos fretes. Com isso, promete normalizar o abastecimento em pouco tempo. "No dia 14 nós tivemos uma licitação na qual foi ofertada a remoção de 105 mil toneladas de milho para as regiões afetadas pela seca. Todos os lotes ofertados foram arrematados", diz Rafael Bueno, superintendente de armazenagem da Conab.

O principal motivo da falta de milho é o preço do frete, que dificulta a negociação entre a Conab e as transportadoras.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dez mil homens vão fazer a segurança das eleições nos municípios paraibanos

Uma iniciativa da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), aprovada pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), vai garantir tranquilidade aos eleitores paraibanos durante o pleito 2012. Além da presença de aproximadamente 10 mil policiais nas ruas do Estado, no próximo dia 7 de outubro estarão funcionando os Centros de Comando e Controle das Eleições, que têm como objetivo principal possibilitar a repressão imediata a crimes eleitorais ou de outra natureza. Uma solenidade realizada nesta quinta-feira (20), no Fórum Eleitoral da Capital, instalou oficialmente o Centro de Comando e Controle de João Pessoa.

Nos Centros de Comando e Controle, representantes da Justiça Eleitoral e das polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal estarão reunidos em salas situadas nos municípios de João Pessoa, Campina Grande e Patos. “Essas são três cidades polos do Estado, o que vai garantir agilidade no atendimento nas principais regiões da Paraíba”, comenta o delegado Isaias Gualberto, assessor de Ações Estratégicas da Seds.

Em eleições anteriores, de acordo com Isaias Gualberto, os órgãos da Segurança Pública atuavam de maneira isolada, o que dificultava o trabalho da Justiça Eleitoral. Ainda segundo o assessor, com os Centros, o juiz eleitoral poderá encaminhar diretamente as demandas aos órgãos competentes.

“A Seds, mais uma vez, investe na integração reunindo, em conjunto com a Justiça Eleitoral, todos os que atuam diretamente na segurança das eleições, de maneira a centralizar as informações e garantir à população respostas em tempo real a qualquer ocorrência registrada no primeiro e segundo turno das Eleições 2012”, comentou o secretário da Segurança, Cláudio Lima.

O titular da Seds também lembrou que no primeiro turno das eleições, cerca de 7 mil policiais militares, 1.300 policiais civis e 1.300 bombeiros militares estarão nas ruas da Paraíba e que a Polícia Civil atuará no combate aos crimes eleitorais nos municípios onde a Polícia Federal (PF) não tem sede, além de continuar atuando na repressão dos demais crimes.

Na Paraíba, apenas os municípios de João Pessoa, Campina Grande e Patos têm sedes da PF. Nas outras comarcas eleitorais pelo menos uma equipe da Polícia Civil, formada por um delegado, um escrivão e um agente, atuará contra crimes eleitorais a exemplo do transporte não autorizado ou irregular de eleitores e donativos; manifestação ou aglomeração em favor de candidato, em locais impróprios; venda de bebida alcoólica durante o período da “Lei Seca”; boca de urna e perturbação da ordem pública (desordens).

Estiveram presentes à solenidade de instalação do Centro de Comando e Controle de João Pessoa o titular da Seds, Cláudio Lima; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Marcos Cavalcanti; os juízes eleitorais Inácio Jário, Eduardo Carvalho, Eslu Elóy; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves; a delegada geral de Polícia Civil, Ivanisa Olímpio; o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Dênis Néri; e o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Alexandre Augusto.

Operação Dolly: idoso é preso por envolvimento em esquema de falsificação de documentos de carros em João Pessoa

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira (21) uma operação denominada Dolly, com o objetivo de desarticular um esquema de clonagem de veículos na Paraíba. Na operação, foi cumprido um mandato de prisão e dois de busca e apreensão. Um idoso foi preso acusado de falsificar documentos visando clonar veículos roubados.

Segundo o delegado da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas, Leonardo Souto Maior, Antônio Felipe da Silva, 67 anos, foi preso em sua casa no bairro da Torre, em João Pessoa, após um ano de investigação. Ainda de acordo com o delegado, na residência do acusado foram apreendidos vários selos públicos federais do Ministério Público.

O delegado também informou que na casa de um amigo do acusado foram apreendidos 99 documentos de veículos em branco dentro de uma maleta lacrada, que seriam usados para falsificar documentos de carros roubados.

“Com os documentos falsos, o acusado conseguia empréstimos em financeiras. Foram vários causando um prejuízo na casa dos R$ 200 mil”, comentou o policial.

Leonardo Souto Maior revelou que o idoso mantinha em um quarto nos fundos de uma dedetizadora uma empresa fantasma de autopeça. Antônio Felipe foi encaminhado para o Presídio do Roger, na capital paraibana.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Criminosos roubam caixa eletrônico em faculdade particular na Paraíba

Mais um caixa eletrônico foi alvo de criminosos na Paraíba. O caso mais recente ocorreu na madrugada desta quinta-feira (20) em uma faculdade particular localizada às margens da BR-230 em João Pessoa. De acordo com a Polícia Militar, quatro homens armados ainda renderam o vigilante da faculdade que teve as mãos amarradas com uma um tipo de corda.

A PM informou que policiais passavam na frente da faculdade por volta das 3h30 quando sentiram um forte cheiro de fumaça e decidiram averiguar. Quando entraram no local encontraram o vigilante amarrado, o caixa eletrônico violado e várias notas espalhadas pelo chão. Segundo a Polícia Militar, os criminosos usaram um maçarico para abrir a máquina e roubar uma quantia que não foi informada pela polícia.

Quando os criminosos perceberam a chegada da polícia entraram em um veículo Fiat Siena de cor preta e fugiram. A equipe da PM ainda tentou perseguir os bandidos que seguiram em direção ao estado de Pernambuco. A PM disse ao G1 que o carro da polícia teve que desistir da perseguição porque faltou gasolina no veículo. A assessoria de imprensa da Polícia Militar informou que a orientação repassada para os policiais é a de que no momento em que as equipes iniciam o turno, o tanque de combustíveis das viaturas devem ser completados. Segundo a assessoria, existe uma cota de combustível que é suficiente para os policiais trabalharem durante os turnos. A suspeita da PM é que os policiais não realizaram o abastecimento no momento correto. Mesmo assim a assessoria disse ao G1 que o caso será investigado.

Uma equipe do estado de Pernambuco seguiu com a perseguição e até as 6h40 os criminosos não haviam sido detidos.

Sistema Correio promove debate entre os candidatos a prefeito de Itabaiana

Faltando 18 dias para as eleições, os candidatos à Prefeitura de Itabaiana, no Agreste paraibano, terão mais uma chance de exporem suas ideias sobre os planos de governo. Nesta quinta-feira (20), a partir das 13h, a Rádio Itabaiana FM (105,1), uma emissora afiliada do Sistema Correio de Comunicação, promove o debate dos concorrentes ao Executivo municipal.

O evento político será dividido em três etapas, com temas pré-definidos com representantes das coligações e temas livres.

Confirmaram presença do debate, os prefeitáveis José Fábio Rodrigues de Andrade (PSD), Lúcio Flávio Araújo Costa (PMN) e Antônio Carlos Rodrigues de Melo Junior (PMDB).

O debate, que ocorrerá na Câmara Municipal da cidade, será transmitido pela emissora para várias cidades. O evento será intermediado pelo jornalista Heron Cid.

Para Heron Cid, o município de Itabaiana tem uma relevante importância no cenário eleitoral e mantém uma influência política na região do Agreste paraibano.

“Itabaiana é uma das mais importantes cidades do estado. A eleição em Itabaiana tem repercussão e influência em vários municípios do Agreste. Debater o futuro dessa cidade é uma grande responsabilidade e a emissora abraçou. Sem dúvida, o debate dará sua contribuição a esse processo eleitoral local”, lembrou o jornalista agradecendo a emissora pelo convite para conduzir o debate político.

Confirmado: Ricardo Coutinho exonera Secretário de Educação, Harrisson Targino

A notícia que o secretário de Educação do Estado da Paraíba, Harrison Targino, estaria prestes a deixar a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, foi confirmada nesta noite por fontes ligadas ao governador Ricardo Coutinho. O irmão do Senador Cássio Cunha Lima, Ronaldo Filho lamentou a exoneração através do twitte: @RonaldinhoCLF: Soube agora da exoneração de Harrison Targino da secretaria de educação do estado. Uma pena! Perde o estado. Perde a Educação.

A notícia circulava desde de o fim da tarde de hoje (19), quando surgiram informações de que o ex-procurador geral do governo Cássio teria se negado a supostamente realizar um licitação de mais de R$ 3 milhões envolvendo a compra de cartilhas.

Outro possível motivo da suposta demissão do secretário seria uma represália a participação do ex-governador, senador Cássio Cunha Lima (PSDB), no comício de Cícero Lucena.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Cinco pessoas são atacadas por cachorro em Cabedelo, na Paraíba

Cinco pessoas foram atacadas por um cachorro na manhã desta quarta-feira (19) na rodovia federal BR-230 em Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa. Elas desceram de um ônibus e foram surpreendidas pelo animal. As vítimas são três crianças, uma adolescente e ainda a mãe das meninas.

Duas crianças foram feridas com maior gravidade e precisaram receber atendimento médico. Um motorista que passava pelo local, afugentou o cão, colocou os pedestres atacados no carro e os levou para um posto médico. Em seguida, as crianças foram encaminhadas para o Complexo de Pediatria Arlinda Marques, onde tomaram vacinas e receberam curativos.

O cão, da raça Rottweiler, teria fugido de uma casa próximo ao local do incidente. O Centro Integrado de Operações Policias (Ciop) informou que a dona do animal está na 12ª Delegacia Distrital prestando depoimento sobre o caso.

Encapuzados invadem casa e pedem documento de vítima antes de matá-la

Os criminosos inovaram na madrugada desta quarta-feira (19) antes de assassinar a tiros um adolescente de 16 anos no bairro de Mandacaru durante a madrugada, em João Pessoa.

Os homens que invadiram a residência encapuzados e armados pediram a identidade do jovem para ter certeza que se tratava da pessoa que eles estavam procurando.

Confirmado a identidade do alvo, os criminosos mandaram que o adolescente se ajoelhasse e disparam seis tiros contra a vítima que foi atingida na cabeça, tórax e braço.

O crime aconteceu na frente da esposa e de um filho do adolescente de apenas 30 dias de nascido.

O adolescente já tinha ficha criminal e, de acordo com o delegado Alberto do Egyto, familiares já esperavam a morte do rapaz.

Preso grupo suspeito de 60% dos homicídios na Grande João Pessoa

Uma ação conjunta das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal resultou na prisão de um grupo criminoso suspeito de comercializar drogas, comandar rebeliões em presídios, praticar homicídios e incendiar ônibus na Grande João Pessoa. Até as 9h40 desta quarta-feira (19), 44 pessoas já haviam sido presas, segundo o delegado Cristiano Jacques.

De acordo com a polícia, a facção criminosa é apontada como responsável por 60% dos homicídios praticados em 2012 na região metropolitana de João Pessoa. Entre os presos na ação, está um sargento da Polícia Militar, que segundo o delegado, era responsável por fazer a proteção do grupo criminoso.

A operação que é denominada de 'Esqueleto' visa cumprir 50 mandados de prisão temporária e alguns mandados de busca e apreensão. Os mandados foram expedidos pela 5ª Vara da Comarca de Santa Rita.

A polícia descobriu que uma característica marcante do grupo é a violência usada para executar as vítimas. Quando traficantes que não fazem parte da facção criminosa resolvem “invadir” a área do grupo, acabam sendo assassinados de maneira violenta. Segundo a polícia, algumas execuções são acompanhadas, em tempo real, através de aparelhos celulares.

A delegada Anne Karoline, que também atua na operação, explicou que as investigações tiveram início há cinco meses pelo Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil. “No início nós achávamos que os crimes estavam desconexos, mas após investigação descobrimos que eles tinham relação e eram praticados por um mesmo grupo criminoso”, explicou a delegada sobre a escolha do nome da operação. Cerca de 340 policiais participam da ação.

Segundo a Polícia Civil, durante as investigações, foi constatada a existência de uma organização criminosa administrada, como se fosse uma verdadeira empresa, de dentro dos presídios de João Pessoa. Pelas as investigações o grupo é muito bem organizado, existindo hierarquia e tarefas bem definidas: liderança, gerentes, distribuidores, soldados do tráfico, vendedores diretos aos dependentes químicos,enfim, tudo bem orquestrado e estabelecido.

Os suspeitos estão sendo encaminhados para Central de Polícia em João Pessoas e após serem ouvidos pela polícia serão encaminhados para presídios da capital. A delegada explicou que mandados de busca e apreensão também estão sendo cumpridos durante a operação que segue nos municípios de João Pessoa, Bayeux e Santa Rita.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

PRF apreende 450kg de polvo sem condições sanitárias na Paraíba

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na tarde desta segunda-feira (17) cerca de 450kg de polvo sendo transportados sem qualquer sistema de refrigeração e higiene. A apreensão foi feita por volta das 17h, no posto da PRF de Mata Redonda, localizada em um trecho paraibano da BR-101. A carga estava sendo transportada na carroceira de uma Fiat Strada.

O condutor do veículo informou à PRF que a carga estava sendo levada para uma peixaria do litoral pernambucano e teria sido adquirida em Cabedelo, na Grande João Pessoa. A PRF alerta que o transporte de frutos do mar merece atenção especial, pois alimentos como o polvo, por exemplo, se deterioram muito rápido, comprometendo a saúde do consumidor. A Vigilância Sanitária foi chamada para tomar as providências cabíveis.

Bandido finge ser deficiente físico e grupo assalta agência bancária em João Pessoa

Quatro homens assaltaram na manhã desta segunda-feira (17) uma agência do Banco Itaú, que fica localizada no Parque Solon de Lucena, no centro de João Pessoa. Um dos bandidos fingiu ser deficiente físico para realizar o assalto.Ele entrou na agência acompanhado de mais dois acusados. Eles renderam os dois vigilantes dentro da agência.

Um quarto acusado ficou do lado de fora da agência, dando cobertura à ação. O grupo não usou máscaras no assalto. A PM já requisitou a gravação das câmeras do circuito interno de segurança da agência bancária, uma das mais movimentadas do centro da capital paraibana.

Os assaltantes chegaram em duas motos e armados com pistolas calibre 340. De acordo com o coronel Paulo Almeida, do 1º Batalhão da Polícia Militar, os homens levaram dinheiro e um revólver do agente que fazia segurança do banco. O coronel afirmou que, ainda hoje, os técnicos da agência farão uma auditoria para saber qual o valor roubado.

Ainda segundo o coronel, a ação dos bandidos foi facilitada devido a agência bancária não ter porta giratória. "Se tivesse com certeza a ação teria sido dificultada, pois algum dos assaltantes teria sido barrado. Posso classificar a ação como uma ousadia dos bandidos”, disse o coronel Paulo Almeida.

A Polícia Militar faz diligência no local, mas até o momento nenhum dos homens foi capturado.

Greve

Os bancários de toda Paraíba entram em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (18). Por conta disso, as agências estão lotadas e foram abastecidas para não faltar dinheiro nos caixas eletrônicos.

Os bancários ficaram frustrados por não terem fechado um acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Eles pretendiam ter um aumento salarial de 0,7%.

Para tentar aliviar crise de hemorróidas, aposentado introduz frascos de 'dipirona' no ânus e é hospitalizado

Um caso inusitado mobilizou a equipe médica do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, capital paraibana. Um aposentado, de 67 anos, teve que se submeter a um procedimento delicado, neste domingo (16), para retirada de dois frascos de um medicamento à base da substância ativa dipirona do seu ânus. Ele mesmo teria introduzido os frascos nas parte íntimas, provavelmente por confundi-los com supositórios.

A assessoria do hospital confirmou o caso, mas não revelou o nome do paciente. De acordo com a assessoria, a vítima chegou por volta das 14h do domingo, procedente do bairro do Bessa, orla marítima da Capital. Ele foi levado ao hospital em um carro particular.

Dipriona é um princípio ativo usado em analgésico. É antipirético e antitérmico [pirazolona; metamizol sódico]. Sua utilização, no entanto, se encontra restrita a alguns paises, sendo extremamente popular no Brasil.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no dia 30 de março passado deste ano, no Diário Oficial da União, a suspensão da distribuição, comércio e uso, em todo o país, de um lote do medicamento Dipirona Sódica Solução Oral.

Segundo informações de enfermeiros que atenderam o paciente, a vítima sofre de hemorróida e teria introduzido em seu corpo os dois tubos plásticos, numa tentativa de amenizar a crise de hemorróidas.

Após o procedimento, o aposentado foi medicado, ficou sob observação médica e foi liberado horas depois. A unidade de saúde já atendeu vítimas de situações semelhantes este ano.

Após greve de 121 dias, professores da UFPB retornam ao trabalho com "velório e enterro simbólicos" de Dilma


Com protestos contra a gestão da presidente Dilma Rousseff (PT), professores da Universidade Federal da Paraíba retornaram ao trabalho, nesta segunda-feira (17), pela manhã, após 121 dias de greve. Os professores, às 16h00, promoveram o "enterro simbólico" da presidente.Junto com alunos, percorreram boa parte do campus 1, que fica em João Pessoa, num "cortejo fúnebre".

A manifestação teve direito a "velório" durante toda a manhã. Os professores colaram uma foto de Dilma, com os olhos fechados, sobre a tampa de um caixão de defunto.O "velório" foi realizado no Centro de Vivência do Campus 1. Às 16h, professores e alunos seguiram no cortejo até o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), onde foi realizado o "enterro simbólico". Também houve ato público contra o ministro da Educação, Aloízio Mercadante.

De acordo com Marcos Montenegro, do comando de mobilização dos professores da UFPB, o projeto de lei enviado ao Congresso Nacional no dia 31 de agosto não prioriza a categoria. "Temos um projeto de lei que representa mais o desejo do governo do que o sonho da categoria. A greve acaba, mas a luta continua", disse.

Segundo a assessoria de comunicação da UFPB, o início das atividades ocorreu normalmente nesta segunda. Apenas alguns alunos não tiveram aulas, "mas não houve nada anormal".

Aulas recomeçam na segunda-feira na UFPB após quatro meses de greve

Nesta segunda-feira (17), dia em que a greve dos professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) completaria quatro meses, as aulas recomeçam na instituição. A Coordenação de Escolaridade (Codesc) mudou o calendário acadêmico em função do movimento grevista e o período reiniciado na segunda-feira será encerrado no dia 6 de novembro.

A decisão pelo fim da greve foi tomada na quarta-feira (12) em assembleia com os professores. Com o retorno das atividades, cerca de 42 mil alunos voltam a assistir às aulas que estavam paralisadas desde o início do movimento, no dia 17 de maio. Como a mobilização demorou, a universidade precisou redefinir o calendário.

De acordo com o novo calendário, o primeiro período termina no dia 6 de novembro e o segundo começa no dia 26 de novembro e vai até abril de 2013. A proposta apresentada pela Codesc ainda será avaliada na terça-feira (18) pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Na segunda-feira já serão retomadas todas as atividades acadêmicas, como graduação, pós-graduação e ensino à distância.

A greve dos docentes envolveu várias universidades federais e eles reivindicavam a reestruturação da carreira, melhoria das condições de trabalho e a modificação do Projeto de Lei que o governo enviou para mudar a carreira da categoria e que foi rejeitado pelos professores. Eles querem a padronização do nível de carreira para um só. Atualmente, são 17 níveis de professores e o governo reduziria no máximo para 13.
Em Campina Grande

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) também estava em greve há quatro meses. Na quarta-feira (12) os professores se reuniram e decidiram encerrar o movimento e já voltam a trabalhar também na segunda-feira (17), mas as aulas somente serão retomadas no dia 24 deste mês. Na UFCG são quase 25 mil alunos. A reitoria informou que vai esperar o término da greve para estudar mudanças no calendário letivo, mas adiantou que o período 2012.2 deve se estender pelos primeiros meses de 2013.

Servidores
Os servidores da UFPB e da UFCG também estava em greve e decidiram no dia 21 de agosto pelo término da greve. Eles aceitaram a proposta do Governo Federal e voltaram ao trabalho no dia 27 do mesmo mês. A proposta do Governo Federal, que foi aceita pelos servidores, é de um reajuste salarial de 15% até 2015, a partir de 2013.
IFPB

Os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba da Paraíba (IFPB), após quase três meses em greve, também estão retomando aos poucos as as atividades. Nos campus de Campina Grande e Sousa os professores e técnicos voltaram ao trabalho no dia 10 e as aulas serão reiniciadas na segunda-feira (17).

Apesar do fim do movimento grevista, os professores informaram que vão continuar mobilizados lutando por melhorias, mas que entenderam que era a hora de voltar. Os servidores reivindicam a reestruturação da carreira, aumento salarial de aproximadamente 22,08% e garantias da previdência, além da melhoria nas condições de trabalho e o repasse de 10% do PIB nacional para educação.

Homem é morto e moradores amarram suspeito na PB, diz polícia

Um homem foi preso na tarde deste domingo (16) suspeito de matar um outro rapaz na cidade de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa. De acordo com a Polícia Civil, ele foi amarrado por moradores do bairro Odilândia depois de esfaquear um jovem na cidade. A vítima morreu antes de receber atendimento médico.

A Polícia Civil informou ainda que o suspeito foi amarrado em um poste e espancado por vários moradores até a chegada da polícia. Em seguida, ele foi levado sob a escolta de policiais militares para a 6ª Delegacia Distrital. O rapaz esfaqueado chegou a ser levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Tibiri, mas morreu ao chegar no local. O corpo dele continua na UPA.

Grupo faz seleção para loja da Apple em João Pessoa; veja vagas

O Grupo Herval, que atua na área com negócios diversificados nas áreas de serviço, comércio e indústria, sendo um deles a rede Apple Premium Reseller (APR) com a marca iPlace, está abrindo uma unidade no Manaira Shopping, em João Pessoa. A Herval é um dos mais importantes grupos do Rio Grande do Sul. No total, são 22 unidades no Brasil - em cinco estados e no Distrito Federal -, que tornam a iPlace a segunda maior APR da América Latina. Estas lojas oferecem ao consumidor a oportunidade de conhecer, experimentar e comprar os produtos e soluções inovadoras da Apple.

Ainda não há uma data fechada para a inauguração, mas já está havendo seleção de funcionários e os interessados podem encaminhar currículos para o email recrutamento@lojaiplace.com.br.

Contando com profissionais treinados pela Apple, a experiência pessoal permite aos visitantes da loja uma oportunidade de fazer um “test-drive” na linha completa de produtos Apple, desde o revolucionário iPad, ao mais novo MacBook ou MacBook Pro. Além da linha completa de desktops, como o Mac Pro, iMac e Mac mini e as novidades na família iPod.

A iPlace oferece ainda assistência técnica, treinamento e workshops gratuitos na própria loja, facilitando a vida de quem possui produtos da marca. O modelo de APR´s existe na América Latina, Europa e Ásia.

domingo, 16 de setembro de 2012

Rompimento entre Cássio e Ricardo ganha força entre internautas

A tese de rompimento entre o governador Ricardo Coutinho (PSB) e Cássio Cunha Lima (PSDB) na política paraibana ganha a cada dia mais força, principalmente depois que a dupla tomou posicionamento divergente na disputa pela Prefeitura de João Pessoa. Aliados em âmbito estadual, no âmbito municipal ‘a história é outra’.

Enquanto Ricardo apoia a socialista Estela Bezerra (PSB), o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) é o cabo eleitoral de luxo da campanha de Cícero Lucena (PSDB). Essa divergência é um dos motivos que dão força a tese de rompimento entre os caciques políticos na Paraíba. Isso foi ratificado em uma enquete divulgada pela reportagem do portal PB Agora que quis saber: Você acredita em um rompimento político entre Cássio e Ricardo Coutinho?

do pbagora

Motociclista morre após ser arremessado contra canteiro central da BR-230


Um motociclista morreu no final da tarde deste sábado (15) ao ser arremessado contra o canteiro central da BR-230, em João Pessoa. Almir Cesar Leopoldo, 39 anos, perdeu o controle da moto, bateu na mureta de proteção do acostamento e foi arremessado para o canteiro central da pista.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o corpo do homem foi jogado por cerca de 10 metros de onde estava o veículo. O acidente aconteceu logo após o viaduto que liga as cidades de João Pessoa à Bayeux.

O Samu ainda foi acionado, mas quando chegou ao local, Almir já havia chegado a óbito. Homens do Corpo de Bombeiros também estiveram no local.

O trânsito ficou lento nas proximidades de onde ocorreu o acidente, mas policiais rodoviários federais conseguiram controlar o tráfego.

O corpo de Almir Leopoldo foi encaminhado a sede da Gerência de Medicina e Odontologia Legal, localizada no bairro do Cristo Redentor, na Capital.

Casal é esfaqueado pelas costas com golpes no pescoço e cabeça na Capital

Um crime misterioso. Um casal foi esfaqueado pelas costas, enquanto bebia em um bar. O crime aconteceu na madrugada deste domingo (16), no bairro do Cristo Redentor, no município de João Pessoa.

A tentativa de homicídio foi na comunidade Novo Horizonte, no bar chamado “Bar da Morena”. André Luiz da Silva, 24, e Sônia Aparecida da Silva, 36, estavam bebendo e conversando no bar, quando um homem se aproximou deles e esfaqueou André nas costas, já Sônia foi ferida na cabeça e pescoço. O acusado fugiu do local.

O casal foi socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena na Capital em estado grave.

A polícia irá investigar o caso. Na comunidade ninguém quis se pronunciar sobre o crime.

PB registra 31 mil acidentes em BR's; violência no trânsito já é um epidemia

A Paraíba registrou, nos últimos 10 anos, 31.478 acidentes, com 19.109 feridos e 1.793 mortos, somente em rodovias e estradas federais que cortam o Estado. A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica a violência no trânsito como uma ‘epidemia mundial’.

Os dados foram divulgados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que inicia nesta segunda-feira (16) a programação da Semana Nacional de Trânsito e levará ações de educação no trânsito a escolas paraibanas.

A programação da PRF também inclui, blitze educativas e repressivas com o uso de radares e bafômetros, em BRs federais da PB, como a 230 e a 101. A partir das 6h30, na Capital, a PRF estará no Colégio GEO, onde haverá palestra sobre o trânsito para alunos do ensino fundamental e exposição de motos.

No País, a Semana Nacional de Trânsito é comemorada de 18 a 25 de setembro. Na Paraíba, a programação da PRF também inclui ações educativas em parceria com outros órgãos, exposições, apresentação de vídeos educativos e atividades do ‘Cinema Rodoviário’. A PRF fará, ainda, o lançamento oficial de uma cartilha da PRF com orientações aos motoristas.

“A OMS classifica a violência no trânsito como uma epidemia mundial. Dados estatísticos da Organização da Nações Unidas (ONU) revelam que, por ano, 2 milhões de pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito, no mundo”, comentou a chefe do Núcleo de Comunicação Social da PRF na Paraíba, Keilla Melo.
Ela destacou que o número de mortos registrado em BRs Estado (1.793) é muito maior, porque as vítimas que dão entrada nos hospitais e morrem dias depois não entraram nessas estatísticas. “Além disso, a quantidade de pessoas que se aposenta todos os anos por invalidez por causa das lesões permanentes é uma coisa muito séria economicamente para o País”, ressaltou Keilla Melo, acrescentando que as ações dessa semana têm como objetivo conscientizar a população sobre a violência no trânsito e suas consequências para toda sociedade.

Segundo a chefe do Núcleo de Comunicação Social da PRF na Paraíba, Keilla Melo, a programação da Polícia Rodoviária Federal está associada a outros eventos que irão ocorrer em todo o Estado, e pretende atingir pedestres, motoristas, motociclistas e futuros motoristas.

sábado, 15 de setembro de 2012

Paraíba é o 2º Estado do Brasil que mais perdeu leitos de internação do SUS nos últimos sete anos

Matéria publicada pela Agência Brasil nesta sexta-feira (14) revela que a Paraíba foi o segundo Estado do Brasil que mais desativou leitos nos últimos sete anos.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o estado paraibano perdeu 19,2% de seus leitos.

Confira a matéria na íntegra:

Levantamento do CFM (Conselho Federal de Medicina) com base em dados do Ministério da Saúde aponta que quase 42 mil leitos de internação do SUS (Sistema Único de Saúde) foram desativados entre outubro de 2005 e junho de 2012.

Entre as especialidades mais atingidas com o corte, de acordo com a análise, estão a psiquiatria (com perda de 9.297 leitos), a pediatria (menos 8.979 leitos), a obstetrícia (menos 5.862), a cirurgia-geral (menos 5.033) e a clínica-geral (menos 4.912).

Mato Grosso do Sul é apontado como o Estado brasileiro que mais perdeu leitos (-26,6%), seguido pela Paraíba (-19,2%) e pelo Rio de Janeiro (-18%). Em números absolutos, São Paulo aparece na frente, com a redução de 10.278 leitos, seguido por Minas Gerais, com 5.177, e pelo Paraná, 3.057.

Já Roraima, segundo o levantamento, é o Estado que registrou o maior aumento no número de leitos no mesmo período (33,5%), seguido por Rondônia (23,6%) e pelo Amapá (9,2%). Em números absolutos, o Pará aparece na frente, com 793 leitos criados, seguido por Rondônia, com 622, e pelo Amazonas, com 360.

Por meio de nota, o presidente do CFM, Roberto Luiz d'Ávila, avaliou que grande parte dos problemas enfrentados pelo SUS passa pelo subfinanciamento e pela falta de uma política eficaz de presença do governo.

"Os gestores simplificaram a complexidade da assistência à máxima de que 'faltam médicos no país'. Porém, não levam em consideração aspectos como a falta de infraestrutura física, de políticas de trabalho eficientes para profissionais da saúde, e, principalmente, de um financiamento comprometido com o futuro do SUS", disse no comunicado.

O Ministério da Saúde apontou falhas no levantamento. De acordo com a pasta, o CFM não fez uma interpretação correta dos números, já que os dados não foram analisados ano a ano e os leitos remanejados não foram levados em consideração.

Justiça vende hospital em Santa Rita para pagar dívida trabalhista

A Justiça do Trabalho concluiu o processo de venda do hospital Santa Rita e está realizando as audiências de conciliação para o pagamento das dívidas a ex-funcionários. O processo de venda e o pagamento aos trabalhadores está sendo conduzido pelo Nucon (Núcleo de Conciliação do Tribunal do Trabalho da Paraíba), que é coordenado pela juíza Nayara Queiroz Mota.

O prédio do hospital está localizado na rua Siqueira Campos, no centro da cidade de Santa Rita e foi vendido por R$ 2,6 milhões (R$ 2.667.000,00). A dívida trabalhista somente com os ex-funcionários supera R$ 2 milhões.

O dinheiro já está depositado em conta específica da justiça e servirá para pagar a cerca de 300 ex-funcionários do hospital Santa Rita e do hospital Santa Paula, de João Pessoa. As duas empresas pertencem ao mesmo grupo. A venda foi feita por alienação por iniciativa particular e a empresa compradora, a Maia Empreendimentos Imobiliários, ofereceu valor superior a avaliação da Justiça, que era de R$ 2 milhões. Os proprietários do hospital concordaram com a venda.

O hospital Santa Rita deixou de funcionar em outubro do ano passado e o Santa Paula em abril deste ano. Segundo a juíza Maria Lílian Leal de Souza, auxiliar do Nucon, logo após o fechamento dos hospitais, a Justiça do Trabalho já havia autorizado a liberação do salário desemprego e do FGTS depositado e autorizado a baixa nas carteiras de trabalho, através de acordo parcial.

Pagamento aos ex-funcionários
As audiências para pagamento das dívidas aos ex-funcionários dos dois hospitais estão sendo realizadas desde o último dia 4. Depois do acordo realizado na audiência, o alvará de pagamento é liberado e o dinheiro está disponível na agência bancária em até 48 horas.

O hospital Santa Rita foi vendido diretamente, sem o recurso do leilão. Esta nova modalidade é resultado de mudança no Código de Processo Civil, que buscou incentivar o efetivo pagamento de dívidas públicas e privadas, prestigiando o princípio da economia processual e da efetividade da prestação jurisdicional.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O BLOG AGRADECE

AOS AMIGOS DOS STATES,OS Q MAIS LER O BLOG,OBRIGADO PELA CONSIDERAÇÃO E CREDIBILIDADE AO BLOG.

'Parecia que a tortura não ia acabar', diz vítima de estupro coletivo na PB

A TV Paraíba teve acesso com exclusividade ao vídeo com o depoimento de uma das vítimas no caso do estupro coletivo da cidade de Queimadas, no Agreste da Paraíba. O vídeo é de uma audiência realizada em junho e revela detalhes do crime. Durante toda esta quinta-feira (13) uma Comissão de Inquérito de Brasília está realizando audiências e acompanhando o caso na cidade, mas as diligências não influenciam no resultado da sentença que, segundo o Fórum, pode ser dada ainda esta semana para seis dos dez acusados de envolvimento no crime.

No vídeo, a vítima dá detalhes de como tudo teria acontecido. "Eles me pegaram, me amarraram, começaram a bater em mim e tiraram minha roupa. Depois me levaram para a gararem e foi lá que me molestaram. Eles davam mordida em mim. Parecia que a tortura não ia acabar", disse.

O crime aconteceu no dia 12 de fevereiro durante uma festa na casa de um dos acusados na cidade de Queimadas. De acordo com o inquérito da Polícia Civil, na casa estavam sete mulheres, nove homens e três adolescentes. Segundo a polícia, o dono da casa e o irmão dele teriam forjado um assalto usando máscaras durante a festa junto com os três adolescentes e mais cinco dos homens que estavam no local. Os outros dois foram vítimas e estavam com as esposas, que foram estupradas.

O vídeo também mostra o depoimento de um deles. "Quando chegaram anunciando o assalto eu vi quando Eduardo se trancou sozinho no quarto", relatou. Além das esposas dos dois rapazes, outras três mulheres foram estupradas e duas dessas três foram mortas. As duas mulheres que estavam na residência e não foram estupradas são justamente as esposas do dono da casa e do irmão dele.

Na manhã desta quinta-feira (13) a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Congresso Nacional que investiga a situação da violência contra a mulher no Brasil e apura denúncias de omissão por parte do poder público com relação ao problema esteve em Queimadas. Os integrantes da CPMI conversaram com parentes das vítimas do estupro e com manifestantes de outros crimes contra a mulher que estavam na cidade fazendo uma mobilização para protestar por justiça no caso.

Eles também ouviram testemunhas e vítimas do crime em uma audiência. "A presença da CPMI aqui no estado e, em especial, em Queimadas é para saber se as vítimas sobreviventes e os familiares das que foram mortas receberam atenção e proteção do Estado, se foram bem atendidos. E é também para saber se o processo está caminhado", disse a senadora do Espírito Santo Ana Rita, relatora da CPMI.

Na tarde desta quinta-feira, a CPMI se reúne no Fórum da cidade, das 14 às 16h30, com a juíza Flávia Baptista Rocha, com o promotor Márcio Teixeira, representante do Ministério Público do Estado da Paraíba, e com a delegada titular de Homicídios de Campina Grande, que investigou o caso, Cassandra Maria Duarte.

De acordo com a juíza Flávia Baptista Rocha, responsável por julgar os acusados, um advogado renunciou a defesa de dois acusados e elaboração das alegações finais da defesa atrasou, o que acabou adiando o pronuciamento da sentença. Quanto à presença da CPMI na cidade, ela disse que o objetivo dos parlamentares não é interferir na sentença. "Não será exercida coercitividade nenhuma na minha decisão. É apenas um estudo sobre violência contra a mulher", garantiu. Ela ainda explicou que a sentença do primeiro julgamento do caso pode sair ainda esta semana.


O julgamento

Esse julgamento é referente a seis dos sete acusados que são maiores de idade e são acusados por estupro, cárcere privado, lesão corporal e formação de quadrilha. Eduardo, que é apontado pelo MP como mentor do crime, está sendo acusado isoladamente por esses crimes e também por duplo homicídio e posse ilegal de arma. Ele será julgado pelos primeiros crimes junto com os outros seis rapazes e também será julgado à parte em júri popular pela morte das vítimas. A segunda sentença é que deverá prevalecer sobre a primeira, caso condenado. O fórum informou que o outro julgamento dele deve acontecer ainda este ano.


Já os três adolescentes têm julgamento diferente e estão cumprindo medidas socioeducativas. Os adolescentes podem passar até três anos internados no Lar do Garoto, em Lagoa Seca, mas a cada seis meses serão reavaliados. Dependendo do comportamento dos menores de idade, o tempo de internação pode ser reduzido. Segundo o promotor Márcio Teixeira, uma equipe do Lar do Garoto está preparanado um laudo que será enviado à Justiça para a primeira avaliação dos menores, já que os seis primeiros meses já se passaram.

Os acusados maiores de idade estão presos no Complexo Penitenciário de Segurança Máxima Romeu Gonçalves de Abrantes, PB1 de João Pessoa, desde fevereiro, quando aconteceu o crime. O Ministério Público denunciou os dez rapazes pelo estupro de cinco mulheres e morte da professora Isabela Pajuçara Frazão Monteiro, de 27 anos, e a recepcionista Michele Domingues da Silva, de 29. A última audiência do caso aconteceu no dia 18 de junho, quando todos os acusados foram ouvidos.

A acusação
Conforme as investigações da Polícia Civil e a denúncia feita pelo Ministério Público da Paraíba, cinco mulheres foram estupradas e duas delas assassinadas durante uma festa. Para a polícia, os estupros teriam sido planejado pelos irmãos Luciano e Eduardo dos Santos Pereira, que teriam convidado amigos para abusar sexualmente de mulheres convidadas de uma festa promovida por eles.

A festa era para comemorar o aniversário de Luciano, que teria pedido ao irmão para articular o estupro coletivo como presente de aniversário. Os irmãos teriam simulado a chegada de assaltantes na casa e usado máscaras e capuzes para não serem reconhecidos. Duas das vítimas teriam conseguido ver as pessoas que as violentavam e por isso foram tiradas da casa e executadas.
Os dez rapazes estão sendo acusados por estupro, cárcere privado, lesão corporal, formação de quadrilha. Eduardo, no entanto, está sendo acusado isoladamente também por duplo homicídio e posse ilegal de arma.

No dia 12 de fevereiro de 2012 duas mulheres foram assassinadas na cidade de Queimadas, no Agreste da Paraiba. Segundo a Polícia Militar, elas estariam em uma festa de aniversário em uma casa com dez homens e outras três mulheres. Os homens são acusados de estuprar as cinco e matar duas delas. As mortes teriam acontecido porque as vítimas reconheceram os criminosos. Uma delas foi morta com quatro tiros em uma rua central da cidade e a outra foi assassinada com três tiros na estrada para Campina Grande.

DO G1 PB

Morre mecânico atingido por carro que foi arremessado em oficina na Capital


Morreu na noite desta quarta-feira (12) o mecânico Diogo Barbosa, 21 anos, atingido por um carro que foi arremessado contra uma oficina na última terça-feira (11), na Avenida Tancredo Neves, entre os bairros de Mandacaru e Padre Zé, em João Pessoa. De acordo com o boletim de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, Diogo passou por procedimentos médicos de emergência, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos por volta das 19h20.

O acidente envolveu três carros e um ônibus e deixou quatro pessoas feridas. Pelo menos dois postes de energia elétrica foram derrubados. De acordo com as informações, o veículo Honda de placas DEZ 2126/ João Pessoa dirigido pelo médico Felipe Gurgel, tentou ultrapassar um ônibus da empresa Transnacional quando os dois colidiram.

Com o impacto, o Honda foi jogado para fora da pista, invadiu uma oficina mecânica e atingiu um veiculo Gol que estava suspenso em um macaco hidráulico da oficina. Um terceiro carro que estava no local foi atingido na batida.

Dois mecânicos e um cliente da oficina tiveram fraturas expostas e foram socorridos para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. O médico também teve várias escoriações.

A avenida foi interditada devido a queda dos postes. A Energisa foi acionada para restabelecer o fornecimento de energia. A área também foi interditada para evitar choque elétrico.

Empresário morre em acidente às vésperas do aniversário

Um empresário morreu na noite desta quarta-feira (12),após se envolver em um acidente entre
um carro e uma carreta entre as cidades de Cajazeiras e Ipaumirim, no Estado do Ceará. A
vítima comemoraria aniversário hoje.

De acordo com a polícia, José Juciê de Araújo estava dirigindo uma camioneta S-10 quando
uma carreta colidiu de frente com o veículo na BR 116. Três pessoas que estavam na camioneta ficaram feridas.

No acidente também ficou ferido o motorista da carreta – que ainda não foi identificado. Ele
passou por cirurgia e passa bem. O sepultamento de José Juciê ocorre às
16 horas desta quinta-feira (13), no cemitério Coração de Maria em Cajazeiras.

Moradores do Bessa denunciam vazamento de água potável que não é resolvido há seis meses



Os moradores do bairro do Bessa estão revoltados com o descaso da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, Cagepa. De acordo com a denúncia, existe um fluxo contínuo de água potável que vem sendo desperdiçada há cerca de seis meses. A água acumulada na rua Joaquim Pereira de Menezes chega a formar uma poça de mais de 20 metros de extensão.

O desperdício da água tem sido sinônimo de transtorno. "É impossível fazer a travessia e precisamos pegar outras vias de acesso. O carro só atravessa se for por um terreno na lateral da via, cheio de mato", destaca um morador, que afirmou ainda que vários veículos já ficaram atolados na tentativa de fazer a travessia pela rua.

Os moradores criticam a falta do serviço de manutenção da Cagepa, e afirmaram que próximo ao local do vazamento existem funcionários da companhia trabalhando em uma obra, mas que o caso é ignorado. Segundo informaram, na rua Dr. Francisco de Assis Câmara Dantas, existe uma equipe trabalhando diariamente em uma escavação para estabelecer a rede de esgoto. "Eles ainda vão até o foco do vazamento, apertam alguma coisa, mas nunca resolveu o problema", completa o morador.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Professora morre após sofrer descarga elétrica ao conectar cabo de celular em computador, revela família


Uma professora de 27 anos de idade morreu no município de Guarabira (a 85 quilômetros de João Pessoa), na região do brejo paraibano, após sofrer uma descarga elétrica quando conectou um cabo de celular ao CPU (Unidade de Processamento Central)de um computador. De acordo com a Delegacia da cidade, Aline Silva Pereira, sofria de problemas cardíacos. A fatalidade ocorreu na noite desta terça-feira (11).

Segundo informações de familiares, a professora estava na casa de uma prima quando foi conectar seu celular ao CPU para transferência de dados. Aline Silva sofreu uma descarga elétrica e ainda foi socorrida por uma outra mulher que, ao tocar-lhe, também sofreu um choque.

Familiares e vizinhos socorreram Aline Silva para o Hospital Regional de Guarabira, onde ela já chegou sem vida.

De acordo com informações da delegacia da cidade, o corpo da professora foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal de João Pessoa para ser necropsiado

PM registra em menos de 4 horas, 3 homicídios à queima roupa

A noite desta terça-feira (11) pode ser considerada violenta, porque em menos de quatro horas, três homens foram assassinados à queima roupa. Entre eles, um comerciante conhecido por “Chinês” em Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa. Na Capital foram mortos dois jovens nos bairros de Mangabeira e Cristo.

Em Bayeux, no bairro Rio do Meio, o comerciante Cláudio da Silva Santos, 42, mais conhecido por “Chinês”, foi assassinado com vários tiros quando chegava em sua residência.

De acordo com as primeiras informações da polícia, o crime teria sido cometido por dois homens em uma moto que chegaram atirando contra o comerciante que estava no meio da rua.

A polícia trabalha com a hipótese do crime estar relacionado com vingança, já que a vítima estava revelando quem era os bandidos da localidade para policiais.

No bairro do Cristo, o jovem John Lennon Ferrerira da Silva, 20, também estava no meio da rua, quando dois homens em duas motocicletas chegaram atirando contra o rapaz. O corpo dele foi encontrado em um terreno baldio coberto de mato com mais de 20 tiros.

A polícia vai investigar o caso e no local ninguém reconheceu a vítima.

Colisão no Sertão deixa dois mortos; uma das vítimas teve cabeça decepada


Uma colisão envolvendo um carro e uma motocicleta terminou com a morte de duas pessoas na noite desta terça-feira (12), entre os municípios de Junco do Seridó e Santa Luzia, no Sertão paraibano. Uma das vítimas teve a cabeça decepada.

De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo Ecosport de placas da cidade de Bayeux colidiu com uma motocicleta onde vinham duas pessoas. O acidente ocorreu em frente a uma fábrica de cerâmica.

A PRF informou que as pessoas que vinham na moto – que ainda não foram identificadas - morreram na hora. Uma das vítimas teve a cabeça decepada e jogada a metros de distância.

No acidente, o carro pegou fogo. Viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas e conseguiram debelas as chamas. Nenhum ocupado do automóvel ficou ferido.

As causas do acidente não foram reveladas.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Rapaz é morto e família é avisada por mensagem de celular na Paraíba

Um adolescente foi encontrado morto na tarde da segunda-feira (10) em Campina Grande, no Agreste da Paraíba, e a família do rapaz ficou sabendo do homicídio através de uma mensagem recebida através do celular. A Polícia Civil acredita que foram os próprios criminosos que enviaram a mensagem para família da vítima.

De acordo com a polícia, o rapaz de 18 anos de idade havia saído de casa na manhã do domingo (9) e o corpo dele foi encontrado no bairro Bodocongó por volta das 16h da segunda-feira. Ele estava em um matagal que fica a cerca de 400 metros da casa da vítima. "A gente recebeu a mensagem no celular de alguém dizendo que tinha matado meu neto. Não sei o que pode ter acontecido porque ele era um menino bom, muito querido aqui no bairro", disse Maria Neuza da Silva, avó da vítima.

Segundo a polícia, ele foi morto com dois tiros na cabeça e ainda foi apedrejado. A Delegacia de Homicídios vai investigar o caso, mas já informou que os suspeitos devem ser conhecidos da família, já que tinham o número do telefone de familiares e enviaram uma mensagem de texto.

Tenente da PM/PB morre após acidente com viatura;soldado e sargento escapam

O tenente Costa, da Polícia Militar da Paraíba, morreu na manhã desta terça-feira, 11, vítima de acidente automobilístico ocorrido na BR-230, próximo a entrada para o distrito de Galante, região de Campina Grande.

Em meio a uma chuva torrencial, o oficial, o sargentos Aguinaldo e o soldado Costa estavam próximos a Campina Grande quando a viatura derrapou na pista e, desgovernado, caiu em uma ribanceira, provocando a morte do oficial.

O tenente coronel Souza Neto, comandante do 2º Batlahão de Campina Grande, informou que os três militares se dirigiam à Rainha da Borborema paraparticipar de uma reunião.

Equipes do Samu, da Polícia Rodoviária Federal e da própria Polícia Militar estiveram no local para prestar socorros as vítimas e controlar o trânsito

Sudema se nega a aferir som em motocicletas da campanha de Cícero Lucena

A informação foi passada na manhã de hoje (11) ao ClickPB pelo advogado José Ronald, que atua no jurídico da campanha do candidato a prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PSDB). Segundo ele, a superintendente da Sudema, Laura Farias, se recusou a cumprir liminar da Justiça que obriga o órgão a realizar vistorias no som de motocicletas de uso na campanha e o motivo apresentado seria "um ordem superior".

"Após a Sudema se recusar a fazer as vistorias, entramos com um Mandado de Segurança e obtivemos uma liminar, obrigando a superintendência a fazer as vistorias por dez dias, a partir de hoje. Ou seja, as vistorias deveriam começar de imediato, mas a superintendência se recusou e disse que vai aguardar o prazo, devendo recorrer da liminar", disse o advogado.

Para o jurídico da campanha do tucano existe uma "intenção explícita de prejudicar um dos candidatos". "Ninguém está acima da lei", destacou o advogado.

O outro lado

O ClickPB procurou a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) para saber o motivo da negação da autarquia em cumprir o mandado de segurança para aferir motocicletas para a campanha do candidato a prefeito de João Pessoa. Segundo o procurador jurídico da Sudema, André Zanetti Baptista, a aferição não será feita porque as resoluções do Contran e Detran não preveen a participação de motos em camanhas políticas na Paraíba.

O procurador André Zanetti Baptista disse, ainda, que a Sudema vai recorrer da decisão judicial por dois motivos, um deles é que trata-se de uma decisão individual e, portanto, beneficia apenas um candidato a Prefeitura de João Pessoa. E depois, segundo o procurador, porque os males causados pelos altos volumes oriundos de veículos participantes de campanhas eleitorais já é muito grande. Ele enfatizou que os danos à saúde são muito grandes, e como não está previsto legalmente, não cabe ao órgão decidir sobre isso.

Absurdo! Loja virtual manda cliente "procurar um macho"

Em julho, a jornalista Nina Gazire comprou um anel na loja virtual Visou. O e-mail de confirmação chegou rápido, mas o produto, não. Quase dois meses depois do pedido, ela decidiu reclamar diretamente na página da empresa no Facebook. A "loja" não informa nenhuma outra forma de contato no site. No Facebook, há fotos dos três donos do negócio: Tatyele Lopes, Richard Ferrari eNatasha Souto, todos do Rio de Janeiro. Ao contrário de casos em que os analistas de mídias sociais são eficientes na resolução de crises, a história de Nina não terminou tão bem.

Ontem à noite, a jornalista enviou uma mensagem perguntando sobre a encomenda. "Eles disseram que, sem o número do pedido, ficava difícil procurar", diz Nina. "A discussão começou depois que eu enviei o código e disse que eles não deviam tratar uma cliente desta maneira desrespeitosa." Desrespeito foi o que veio nas mensagens seguintes. Alguns dos xingamentos, repletos de palavrões, foram registrados em uma captura de tela feita por Nina que está circulando pelo Facebook.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Mãe e filha são assassinadas dentro de casa no lugar de parente traficante

Duas mulheres foram executadas dentro de casa na comunidade Beira Molhada, localizada no bairro de Mandacaru, em João Pessoa. As vítimas eram mãe e filha e, segundo a Polícia Militar, teriam sido mortas no lugar de um parente traficante. O duplo homicídio ocorreu na madrugada desta segunda-feira (10), na Avenida Rodrigues Alves.

De acordo com o sargento Flávio Santana, da Unidade de Polícia Solidária de Mandacaru, Cristiana de Oliveira Ribeiro, 39, e a sua filha Daniela Oliveira Félix, 21 anos, estavam sentadas no sofá da casa quando homens invadiram a residência e efetuaram vários disparos.

“As duas mulheres estavam assistindo televisão quando os bandidos entraram na casa e atiraram contra elas”, comentou o sargento informando que não tinha marcas de violência dentro da residência.

Segundo o policial, testemunhas informaram que as mulheres podem ter sido mortas no lugar no lugar do traficante Jurandir de Oliveira Felix conhecido como ‘Vô’. Ele é filho de Cristiana e está foragido no interior do Estado após ter sofrido ameaça de morte.

Outros crimes

Ainda na madrugada desta segunda-feira (10), dois homens foram assassinadas na região metropolitana de João Pessoa. Os crimes ocorreram no município de Santa Rita, no bairro de Tibiri, e na Capital, o homicídio foi registrado no bairro de Cruz das Armas.

domingo, 9 de setembro de 2012

Delegacia de Defraudações investiga fraudes em venda de terrenos na PB

Um esquema de fraudes em documentos, para vender terrenos sem autorização dos proprietários, vem sendo investigado pela Delegacia de Defraudações de João Pessoa. A ausência de um sistema de conferência de dados, entre funcionários de cartórios e do Instituto de Perícia Criminal (IPC) facilita o processo de fraude. Cerca de 20 inquéritos já foram abertos pela Polícia e o Ministério Público da Paraíba também vai atuar no caso.

De acordo com o delegado Gustavo dos Santos Carlito, os golpistas utilizam carteiras de identidade falsas para obtenção de procurações e certidões de registro de imóveis, para realizarem as vendas dos terrenos. As principais vítimas são pessoas que moram distante e visitam o imóvel com pouca frequência.

“Os golpistas falsificam carteira de identidade e se passam pelos verdadeiros donos do terreno. Colocam o imóvel à venda, fecham o negócio e somem levando o dinheiro. O comprador só descobre que foi vítima de um golpe, quando começa a construir alguma edificação no terreno e é surpreendido com a chegada do verdadeiro dono. Esses golpes ocorrem por falhas em cartórios pela ausência de sistemas que permitam a conferência de dados” disse o delegado.

Entenda o golpe
Antes de agir, o golpista investiga a vítima e levanta dados pessoais, como endereço do terreno a ser negociado, o nome completo dos pais e o endereço da vítima. A partir daí, uma identidade falsa é elaborada, com os dados verdadeiros da vítima e a foto do estelionatário. Com essa identidade falsa, o golpista solicita uma cópia da Certidão de Registro de Imóveis, que é um documento que atesta a propriedade do terreno, sendo este um documento mais importante que a própria escritura. Por lei, os cartórios são obrigados a fornecer esses documentos a qualquer pessoa, porque são públicos.

No cartório, os funcionários analisam os documentos, verificam a identidade e o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e analisam se a foto do documento é a mesma do RG. Se tudo estiver aparentemente em ordem, os funcionários fornecem a procuração ou oficializam a venda dos imóveis. Como a procuração foi emitida por um cartório autorizado e não é falsa, o estelionatário fica legalmente autorizado a negociar o terreno.

Sistema Informatizado
Para o Instituto de Polícia Cientifica (IPC) a implantação de um sistema informatizado iria reduzir a ocorrência de golpes. De acordo com o gerente-executivo de Identificação Criminal do IPC, Israel Aureliano, a partir da segunda quinzena de setembro, será iniciada a instalação de um sistema para informatizar a identificação das pessoas, a ferramenta terá identificação fotográfica, assinatura digital e marcas de impressões digitais, nos mesmos moldes como ocorre na emissão da carteira de motorista. "Será o primeiro passo para a implantação de um sistema maior, que poderá cruzar dados entre delegacias, cartórios o próprio IPC" disse.

Diante da situação, o promotor dos Direitos do Cidadão, Valberto Lira, disse que vai realizar uma audiência e convocar representantes das instituições envolvidas para buscar uma solução. “Vamos analisar esse caso e procurar uma alternativa para sanar essa falha, de forma que as pessoas não sejam prejudicadas. Cabe a esses órgãos a função de criar mecanismos que assegure a segurança dos proprietários de imóveis e iremos cobrar essa responsabilidade”, declarou.

do G1 Paraíba

Mais um caixa eletrônico do BB é arrombado em João Pessoa neste domingo

Mais um caixa eletrônico do Banco do Brasil foi explodido em João Pessoa. Dessa vez a ação aconteceu na manhã deste domingo, 9, no caixa que fica na sede da Funasa no bairro de Jaguaribe.

Numa operação ousada, seis homens fortemente armados renderam os vigilantes da Funasa, entraram na Instituição com um maçarico e utilizaram o equipamento para arrombar e levar o cofre do caixa eletrônico.

Tudo começou por volta das 6 horas da manhã, segundo informações de um dos vigilantes. Ele relatou que um Siena preto parou em frente à portaria e um homem bem vestido desceu, chamou pelo nome de um dos diretores e se identificou como sendo da Fiscalização. Ao abrir o portão o primeiro vigilante foi rendido, em seguida outros dois homens desceram do veiculo armados com fuzis e anunciaram o assalto. Os vigilantes pediram para ser identificados com medo de sofrer represálias.

Após render os dois vigilantes, outros dois assaltantes chegaram com um maçarico, foram até o caixa e cortaram o cofre levando a gaveta com todo o dinheiro.O vigilante disse que a todo tempo, os assaltantes foram gentis e educados, um deles disse, ”nada aqui é de vocês, não queremos machucar ninguém, queremos só o dinheiro”.
O assalto durou cerca de 20 minutos e os homens foram embora levando todo o dinheiro do caixa, dois revolver, dois rádios de comunicação e o computador de monitoramento das câmeras.

Antes de sair, um dos assaltantes deu R$ 620,00 ao vigilante, dizendo que era pra ele tomar cerveja. O caso será investigado pela Policia Federal.

sábado, 8 de setembro de 2012

Mãe é executada no lugar do filho em bairro de João Pessoa

Uma mulher teve a casa invadida e foi assassinada a tiros no lugar do filho. O crime ocorreu na noite desta sexta-feira (7), na comunidade Independência, no bairro do Cristo Redentor.

Segundo informações da Polícia civil , Suely Amaro dos Santos, 38 anos, estava dentro de casa quando dois homens invadiram a residência a procura do filho da vítima.

Como os assassinos não encontraram o jovem efetuaram dois tiros na mulher. Suely ainda foi socorrida para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

A polícia acredita que a dupla estava a procura do jovem para cobrar dívida com o tráfico de droga.

Quatro pessoas são assassinadas durante seresta em bar; entre as vítimas uma cantora

Quatro pessoas foram executadas a tiros durante uma seresta no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa. O crime ocorreu no final da noite desta sexta-feira (7), no Bar do Moquim. Entre as vítimas, uma cantora.

Segundo informações da Delegacia de Homicídios, estava ocorrendo uma festa quando, por volta das 23h30, homens armados invadiram o estabelecimento e assassinaram Edvaldo Celestino da Silva, 35, Luis Henrique Falcão, 21, e Ivanildo da Silva Santos, 19 anos. As vítimas ainda tentaram correr, mas foram executadas com vários tiros.

A cantora do evento identificada como Francicleide Medeiros Lira, 38 anos, foi baleada e socorrida para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, mas veio à óbito.

Rogério Luiz da Silva, 29 anos, ficou ferido com os disparos e continua internado no Hospital de Trauma em estado grave.

De acordo com a Polícia Civil, testemunhas disseram que as vítimas não tinham envolvimentos com o tráfico de drogas nem ficha criminal. O caso está sendo investigado.

Justiça proíbe Estelizabel de usar carros de som para difamar Cícero Lucena

A Justiça Eleitoral proibiu propaganda ilegal que vinha sendo veiculada em carros de som da Coligação Pra Seguir em Frente, encabeçada pela candidata Estelizabel Bezerra (PSB). O juiz da 76ª Zona Eleitoral, Eduardo José de Carvalho Soares, concedeu liminar na representação da Coligação Por Amor a João Pessoa, Sempre, por entender que a mensagem transmitida possuía conteúdo caracterizado como calúnia, difamação e injúria a Cícero Lucena (PSDB), candidato à Prefeitura da Capital pela coligação.

O magistrado determinou que, caso a mensagem contra o candidato do PSDB continue a ser veiculada nos carros de som de Estelizabel Bezerra (PSB), todos os carros de som da coligação deverão ser recolhidos imediatamente.

"E a continuidade deste tipo de procedimento pode gerar repercussão incomensurável à ordem pública, por instigar a discórdia, além de caracterizar dano ao processo democrático eleitoral", diz a decisão.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Docentes da PB aprovam indicativo de suspensão de greve na UFCG

Após 114 dias em greve os professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) decidiram que podem suspender a greve a partir da segunda-feira (17). A decisão foi tomada em assembleia na quinta-feira (6). A categoria aprovou um indicativo de suspensão e vai informar ao Comando de Greve Nacional. Na terça-feira (11) será definido em uma nova reunião se eles voltam realmente e se as aulas serão recomeçadas no dia 17. O intuito e que todas as universidades federais deixem a greve. Os professores da UFCG vão aguardar um posicionamento do Comando Nacional dizendo se também vão suspender o movimento.

A Associação dos Docentes da UFCG informou que o movimento grevista e as reivindicações continuam, mas que eles querem suspender, ao menos temporariamente, a paralisação das atividades por entenderem que a medida não estava rendendo resultados. Eles avaliaram que a luta no Congresso para modificar o Projeto de Lei que modifica a carreira dos professores poderia demorar para obter resultados e a paralisação se estenderia por muito tempo.

Apesar da suspensão, o intuito da categoria é continuar em greve, mas com as aulas acontecendo normalmente, no sentido de pressionar o governo a retomar as negociações da sua pauta, que inclui a reestruturação da carreira, melhoria das condições de trabalho e a modificação do Projeto de Lei que o governo enviou para mudar a carreira da categoria e que foi rejeitado pelos professores.

Na UFCG são quase 25 mil alunos. A reitoria informou que vai esperar o término da greve para estudar mudanças no calendário letivo, mas adiantou que o período 2012.2 deve se estender pelos primeiros meses de 2013. Na quarta-feira (5), professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) também se reuniram, mas decidiram pela manutenção da greve. Na instituição, são mais de 40 mil alunos sem aulas.
Já os servidores federais das duas universidades, que também estavam com as atividades paralisadas, decidiram aceitar a proposta do Governo Federal e voltaram ao trabalho na segunda-feira (27). A proposta do Governo Federal, que foi aceita pelos servidores, é de um reajuste salarial de 15,8% até 2015, a partir de 2013. Os servidores queriam 22% de aumento.

IFPB
Os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba da Paraíba (IFPB), após quase três meses em greve, também estão retomando aos poucos as as atividades. Nos campus de Campina Grande e Sousa os professores e técnicos voltam ao trabalho no dia 10 e as aulas serão reiniciadas no dia 17 deste mês.
Apesar do fim do movimento grevista, os professores informaram que vão continuar mobilizados lutando por melhorias, mas que entenderam que era a hora de voltar. Os servidores reivindicam a reestruturação da carreira, aumento salarial de aproximadamente 22,08% e garantias da previdência, além da melhoria nas condições de trabalho e o repasse de 10% do PIB nacional para educação.

Em João Pessoa, os servidores do IFPB realizaram uma assembleia na segunda-feira (3) e decidiram pela continuação do movimento, contrariando orientação do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). Uma nova reunião está marcada para o próximo dia 12. Já no campus de Cabedelo, uma assembleia será realizada nesta quarta-feira (5) para definir o futuro da greve.

do G1