sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Polícia apreende câmeras em casa de suspeito de chefiar tráfico na PB


Quatro câmeras de segurança foram apreendidas na casa de um homem preso suspeito de tráfico de drogas em João Pessoa na manhã desta sexta-feira (31) durante a Operação Liberdade da Polícia Civil. De acordo com a polícia, o suspeito é deficiente físico e usava as câmeras para monitorar as ruas do bairro Renascer na capital.

A delegada Anne Karoline, que estava responsável por coordenar a ação, explicou que as câmeras estavam dispostas para monitorar os acessos da comunidade. “Ele usava para saber quando a polícia estava chegando”, explicou a delegada. O homem também é suspeito de homicídios.

A Operação Liberdade começou na madrugada desta sexta-feira e contou com a participação de 180 policiais. De acordo com a delegada Maria Soledade, que também atua na operação, até as 9h desta sexta-feira pelo menos 16 pessoas foram presas. Elas são suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas na região. Segundo a Polícia Civil a ação aconteceu nos bairros Renascer, Ilha do Bispo e Valentina, em João Pessoa, e na cidade de Bayeux, localizada na região metropolitana da capital. O objetivo da operação era cumprir 18 mandados de busca e apreensão e localizar drogas, armas e veículos utilizados por traficantes. As investigações duraram quatro meses, período em que foi constatado que uma organização criminosa agia no local com o comércio de drogas.

Os suspeitos foram encaminhados para Central de Polícia onde vão prestar depoimento.

Dois acidentes no Varadouro marcam o início da manhã desta sexta

O início da manhã desta sexta, 31, foi marcado por dois acidentes em João Pessoa. Um carro bateu na traseira de outro em frente ao Cemitério Senhor da Boa Sentença, no bairro Varadouro, por volta das oito horas da manhã, não houve feridos e agentes do BPTran já estão no local organizado o congestionamento. Poucos minutos depois, também no varadouro, um carro bateu em uma mobilete ferindo gravemente o condutor do pequeno veículo.

Uma ambulância do Corpo de Bombeiros está no local prestando os primeiros socorros ao homem que sofreu um grave ferimento na cabeça. O trânsito está bastante lento no local.

'Operação Eclipse' prende treze traficantes no Agreste paraibano;

Uma mega operação conjunta das Polícias Civil e Militar foi realizada no início da manhã desta quinta-feira (30), nas cidades de Pilar e São Miguel de Taipu, polarizadas pela 10ª Regional de Polícia Civil da Paraíba – 10ª DRPC. Denominada ‘Eclipse’, com o objetivo de ofuscar a criminalidade na região, a operação teve a participação de cerca de 100 homens e cumprir cinco mandados de prisão e 14 de busca e apreensão.

Na operação, foram detidos nove traficantes em São Miguel de Taipu, entre eles três mulheres e um adolescente. Já em Pilar, foram presas quatro pessoas acusadas de homicídio relacionado ao tráfico, entre elas Cleyton Valci Morais da Silva, portando um revólver calibre 32 com seis munições e dois animais silvestres. Com isso, a Polícia desarticulou duas gangs rivais em Pilar e São Miguel de Taipu. Também foram aprendidas drogas e armas nas duas cidades.

A operação ‘Eclipse’ foi montada a partir de investigações realizadas pela Delegacia de Pilar, onde havia a suspeita de que o município teria passado a ser rota do tráfico de drogas e de armas no Estado. Segundo a agente Márcia Costa, as investigações começaram há quatro meses e a operação culminou com a prisão de um dos maiores traficantes de Pilar, conhecido como Sol. “Conseguimos tirar de circulação o maior traficante da cidade, Sócrates de Souza Neto, o “Sol”, que comercializava maconha, cocaína e crack na região”, comentou o delegado Rodrigo Pinheiro.

A equipe da Delegacia de Pilar que levantou as informações da Operação ‘Eclipse’ é formada pelo Delegado Rodrigo Rego Pinheiro, os agentes de investigação Márcia Costa e José Deilson Pessoa de Lima e o escrivão Ricardo Assis Acyoli.

Além de “Sol”, em Pilar, foram presos outros traficantes e assaltantes na cidade de São Miguel de Taipu, que pertenciam a uma gang rival a de Sol. Foram presos: Ernani da Silva Raimundo, José Roberto “Beto” e Isaías, o maior traficante de São Miguel.

Segundo o delegado regional da 10ª DRPC, Hugo Hélder Porto Barreto, o objetivo é combater o tráfico de drogas e homicídios na região, sobretudo nos municípios de Pilar, São Miguel de Taipu e Juripiranga. “A Polícia vem intensificando o trabalho investigativo nessa região e identificando pontos de tráfico de drogas e armas, o que possibilita a realização de operações como esta. Em conjunto a Polícia Militar, estamos unindo forças no combate à criminalidade no Estado”, destacou.

Ex-presidiário é executado com dois tiros após sair de penitenciária em JP

Um ex-presidiário foi assassinado no início da manhã desta sexta-feira (31), nas proximidades da penitenciária PB-1, em João Pessoa. Gean Bezerra, de 34 anos, foi baleado com dois tiros após sair da penitenciária de Segurança Média de Mangabeira, onde estava em regime semi aberto.

Gean Bezerra cumpria pena a 12 anos, sob a acusação de homicídios. Na manhã de hoje, ele saiu da "Média" e antes de morrer, entrou em contato com a esposa afirmando estar sendo seguido. Populares informaram a polícia que o responsável pelo crime, seria um homem em uma motocicleta.

O corpo de Gean foi encaminhado á Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal na Capital.
NOTÍCIAS RELACIONADAS

domingo, 26 de agosto de 2012

Dez pessoas ficam feridas em acidente envolvendo o ônibus do Cruzeiro-PB

O ônibus do Cruzeiro de Itaporanga, que levava todo o elenco e a comissão técnica para Guarabira, se envolveu em um grave acidente na saída do município de Areia, deixando dez pessoas feridas no início da madrugada deste domingo. O veículo tombou e virou na descida da Serra de Areia a aproximadamente 40km do destino final, local da partida contra a Desportiva, pela quarta rodada da 2ª divisão do Campeonato Paraibano.

Os casos mais graves foram o do técnico Aldo França, que bateu a cabeça, e o do preparador de goleiros Marcelo Barbosa, que fraturou duas costelas. José Wilker também teve fraturas. Eles foram levados para um hospital de Campina Grande, maior e com mais estrutura. Outros sete jogadores ficaram machucados com cortes mais superficiais e foram atendidos em Areia. O restante do grupo teve apenas pequenas escoriações e não precisaram de atendimento.

O atacante Delany, por exemplo, que é o artilheiro da competição com dez gols, teve cortes nos braços e nas pernas e precisou levar pontos. No entanto, ele segue com o grupo na volta para a cidade de Itaporanga, no Sertão do Estado.

O tenente Edigley Alves, da Polícia Militar e que viajava com o grupo, explicou que o ônibus estava começando a descer a serra, por volta de meia noite, quando faltou freio no ônibus. Desgovernado, o motorista jogou o ônibus para o acostamento, com o objetivo de pará-lo. Devido ao peso, contudo, este tombou e se arrastou por cerca de 40m dentro do mato.

O zagueiro Rogério, abalado, disse que o time não tinha ânimo para jogar hoje e que todos só pensavam em voltar para suas casas.

- Estamos bem agora. Mas com o que aconteceu não temos como jogar hoje. O nosso técnico está em um hospital e nosso preparador de goleiros com costelas quebradas. Não temos como jogar - disse o jogador.

O presidente do clube, Nosman Barreto, disse que já comunicou à FPF sobre o acidente e que o jogo vai ser mesmo adiado. O elenco está voltando para Itaporanga. Ele explicou que o ônibus próprio do clube teve problemas na saída da cidade e que a solução foi alugar um outro, "de um amigo". E que por fatalidade este acabou apresentando falhas mecânicas na descida da serra.

- Todos da região sabem que aquele trecho de estrada é muito perigoso. O que aconteceu foi uma fatalidade quando já estávamos bem perto de nosso destino. O pneu do ônibus travou e o freio falhou justamente numa descida. Por sorte não caímos num barranco maior. É como se um avião tivesse caído e todos tivessem sobrevivido - comparou.

Veículo capota e policiais militares encontram 27 Kg de maconha

Um veículo Pálio com placa de Pernambuco com 27kg de maconha capotou na tarde deste sábado (25), na BR 101, na localidade"Castanheiro" , no bairro de Várzea Nova, em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa.
De acordo com policiais do 7ª BPM, o carro estava vindo de Natal com as drogas quando o motorista perdeu o controle e capotou. A polícia informou ainda que, conforme relatos de testemunhas, um grupo que vinha em outro veículo socorreu o motorista e ainda levou parte das drogas que estava no Pálio.

A polícia suspeita que a droga era para abastecer alguns bairros de João Pessoa. A polícia afirmou que vai continuar investigando os hospitais de João Pessoa, já que acreditam que ele necessita de cuidados médicos.

sábado, 25 de agosto de 2012

Médico se envolve em grave acidente em bairro nobre de João Pessoa


Um médico paraibano se envolveu em um grave acidente no final da noite desta sexta-feira (24), no bairro do Bessa, em João Pessoa.

De acordo com informações repassadas pelo Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário da Paraíba (BPTran), o médio Milton Dornelas vinha em alta velocidade e em um trecho da Avenida Café Filho perdeu o controle do veículo modelo Captiva e capotou várias vezes.

Devido à alta velocidade, o carro derrubou um orelhão que foi jogado a cerca de 100 metros de distância. Um poste foi atingido pelo veículo e desabou prejudicando o fornecimento de energia elétrica na região.

Amigos e familiares do médico que estavam passando pelo local reconheceram a vítima e encaminharam para um dos hospitais da cidade. Ele teve apenas escoriações.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Luciano Agra diz que foi professor de RC e que perdoa Ricardo por ofensas

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, disse nesta sexta (24) que foi o mestre de Ricardo Coutinho (PSB) sobre João Pessoa, afirmou que o governador está “afobado” e que perdoa Coutinho pelas ofensas que tem recebido do gestor estadual.

Agra disse que Ricardo foi “injusto” ao lhe classificar como o “abacaxi” que deixou na Prefeitura de João Pessoa. “O governador deve estar muito afobado, porque uma pessoa que já trabalhou quase 30 anos voluntariamente e depois é que veio o governo e continua a trabalhar da forma mais correta possível”, disse Agra defendendo sua administração e relembrando a sua passagem na administração municipal como servidor da Seinfra.

Condenando a declaração do governador, o prefeito de João Pessoa de intitulou mestre de Ricardo sobre a administração, para que o socialista conhecesse bem a Capital. “Inclusive uma pessoa que o ensinou muito a perceber o que é a cidade, a dinâmica da cidade, a economia, a sustentabilidade”.

Luciano Agra ainda disse que perdoava Ricardo por ofensas que Coutinho tem lhe feito. “Eu sou um sujeito Cristão, e no pai nosso a gente já diz perdoai as nossas ofensas. Então Ricardo já está perdoado antecipadamente”.

Pesquisa Correio/Consult: Cícero lidera com 25,3%, Maranhão vem com 24,9%, Cartaxo tem 14,2% e Estela 9%

A primeira pesquisa Consult, após o registro de candidaturas, revela que o senador Cícero Lucena (PSDB), candidato pela coligação 'Por amor a João Pessoa sempre' (PSDB, PSC, PT do B, PHS, PRTB, PSDC e PSL), lidera com 25,3% as intenções de voto (pesquisa estimulada), e o ex-governador José Maranhão, na disputa pela coligação 'João Pessoa mais feliz' ((PMDB, PTB, PR, PMN, PPL e PTC), aparece em segundo lugar com 24,9%. A diferença entre os dois candidatos é de 0,4 ponto percentual.

Em terceiro lugar, com 14,2%, aparece o deputado estadual do PT, Luciano Cartaxo, que encabeça a coligação 'Unidos por João Pessoa' (PP, PPS e PRB). A quarta colocada na pesquisa Consult, realizada em parceria com o Sistema Correio de Comunicação, é Estelizabel Bezerra (PSB), candidata da coligação 'Pra seguir em frente' (PSB, Democratas, PC do B, PTN, PDT, PRP, PSD, PV e PCB), com 9%.

Lourdes Sarmento, que disputa pelo PCO, obteve apenas 0,2%. Já os candidatos Antônio Radical, do PSTU, e Renan Palmeira, do Psol, não pontuaram. Dos eleitores entrevistados, os indecisos (não sabem dizer) somam 15,4%, enquanto que 11% responderam que não votariam em nenhum dos citados na entrevista.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), sob o número 00045/2012, no dia 16 deste mês. A pesquisa de campo foi realizada nos dias 18 e 19 deste mês. A margem de erro é de 3 pontos percentuais com grau de confiabilidade de 95%. Ao todo, a Consult fez 1.000 entrevistas com eleitores de ambos os sexos, de todas as faixas etárias, níveis de escolaridade e rendimentos. João Pessoa é o maior colégio eleitoral do Estado, com 480.237 pessoas aptas a votarem no dia 7 de outubro.

Na espontânea, quadro se repete

Na pesquisa espontânea, o quadro se mantém em relação aos números da estimulada. O peemedebista José Maranhão tem 20,7% das intenções de voto e o tucano Cícero Lucena obteve 20,1%.

O petista Luciano Cartaxo obteve 11,8%, uma diferença de quase três pontos percentuais em relação à estimulada. A socialista Estela Bezerra foi citada por 6,4% dos eleitores entrevistados. A diferença com relação à consulta estimulada é de três pontos percentuais.

Lourdes Sarmento (PCO), Antônio Radical (PSTU) e Renan Palmeira (Psol não foram citados pelos eleitores entrevistados. Outros nomes foram citados pelos entrevistados. O atual prefeito Luciano Agra (sem partido) obteve 0,6% das intenções de voto. Já o governador Ricardo Coutinho (PSB) foi citado por 0,2% e a ex-deputada federal Lúcia Braga (0,1%).

Dos eleitores entrevistados na pesquisa, 27,4% responderam que ainda não sabem em quem votarão para prefeito da Capital e 12,7% disseram 'nenhum' dos candidatos postos para a disputa.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

PM encontra buraco em celas e celulares em presídio da Paraíba


Durante a Operação Pente Fino que acontece nesta quinta-feira (23) na Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, o presídio do Roger, em João Pessoa, as equipes da Polícia Militar encontraram celas danificadas e apreenderam armas artesanais e celulares. A operação acontece uma semana após a rebelião que deixou um detento morto e 13 feridos.

O tenente-coronel Arnaldo Sobrinho, gerente executivo Sistema Penitenciário da Paraíba (Seap), explicou que a operação já estava programada e não tem relação com o tumulto que aconteceu no dia 17 de agosto.
Por conta da rebelião, as equipes encontraram danos materiais em algumas áreas do presídio. Em duas celas localizadas no pavilhões 5 e 6, a PM constatou buracos que foram feitos pelos detentos durante o tumulto. A área danificada interliga uma cela a outra. "Já foi solicitado o reparo das duas celas", o tenente-coronel disse ainda que não foi encontrado nenhum buraco que desse acesso para a área externa do presídio.

Tropa do Batalhão de Choque e do Bope entrando no presídio do Roger no início da Operação Pente Fino (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Durante a operação as equipes apreenderam espetos artesanais, celulares e carregadores. O tenente-coronel disse que no fim da ação será divulgado o balanço com a quantidade do material que foi apreendido na ação.

No total, segundo Arnaldo Sobrinho, 67 policiais da Tropa de Choque, do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (GPOE), das Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) participam da operação. Os agentes penitenciárias também estão presentes na Operação Pente Fino.
Segundo o tenente-coronel Arnaldo Sobrinho, o presídio do Roger abriga 1.670 detentos que são distribuídos em seis pavilhões.

Detento ferido durante rebelião no presídio do
Roger é socorrido (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Rebelião
A rebelião no Roger teve início na tarde da sexta-feira (17) quando presos do 5º pavilhão tentaram invadir o 4º. Os policiais que fazem a vigilância das guaritas tentaram conter os detentos com tiros. Um detento morreu e 13 ficaram feridos.
Dos três detentos que ainda estavam internados no Hospital de Emergência e Trauma, dois já receberam alta hospitalar nesta quinta-feira. Um detento de 34 anos segue internado em estado de saúde regular. Pelo boletim do Trauma, os detentos deram entrada como “vítimas de arma de fogo”.
Segundo informações do tenente-coronel Arnaldo Sobrinho, gerente executivo da Seap, os policiais que entraram na penitenciária para a fazer a contenção da rebelião estavam armados com escopetas calibre 12 com munição não letal, as balas de borracha. Porém, ele afirmou que diversos tiros foram feitos a partir de policiais que estavam nas guaritas e que não se pode afirmar qual tipo de munição eles utilizaram.

A Secretaria de Comunicação informou através de nota enviada à imprensa que rixas entre facções criminosas rivais teriam motivado a confusão e que o secretário de Estado da Administração Penitenciária, coronel Washington França, recomendou a elaboração de relatório e determinou a abertura de sindicância para apurar as motivações do episódio, a intervenção realizada, os disparos de arma ocorridos, inclusive os que resultaram em ferimentos, além dos danos causados ao patrimônio público.

No dia 15 de agosto, o mesmo presídio foi palco de outra rebelião. Na ocasião, o tenente-coronel Arnaldo informou que o tumulto foi motivado por conta da falta de água na região. A polícia chegou a ser chamada, usou armamento não letal e a situação foi controlada sem deixar feridos graves.

Acusado de matar Everton Belmont vai a júri popular nesta quinta na PB

O júri popular do acusado de matar o bancário Everton Belmont, em março de 2010, está marcado para as 14h desta quinta-feira (23), no 2º Tribunal do Júri de João Pessoa. O contador Wagner Soares vai ser julgado pelo crime de homicídio doloso e é réu confesso no processo. Ele confessou o crime quatro dias após tê-lo cometido, mas, na época, a Justiça negou o pedido de prisão preventiva, e ele segue em liberdade.

Elani Belmont, irmã de Everton Belmont, reclamou da demora do processo. “São dois anos e quatro meses de espera, mesmo quando o assassino já confessou o crime e continuou em liberdade”, disse. “A justiça é lenta, só esperamos que ela não falhe”.

Elani comentou ainda que no dia do júri popular todos vão estar presentes. “Todos os familiares e amigos já estão confirmando presença e estaremos lá mostrando que esse crime não foi esquecido”, finalizou.

O advogado do réu, Abraão Beltrão, comentou que a defesa apresentada será a mesma que vem sendo usada durante todo o processo. "Desde o início que estamos defendendo a tese de legítima defesa, e é com isso que vamos chegar ao júri", disse.
O bancário Everton Belmont, de 27 anos, foi assassinado a tiros na madrugada de 14 de março de 2010, em Jaguaribe. O crime teria acontecido após discussão por conta da suspensão de um cheque no valor de R$ 500. O acusado do crime é Wagner Soares Nóbrega, de 40 anos, que responde em liberdade.

Avião com empresário paraibano desaparece no Rio de Janeiro; Marinha e Aeronáutica realizam buscas


Um avião monomotor que pertence a um empresário paraibano desapareceu desde a última terça-feira (21) no estado do Rio de Janeiro. De acordo com informações da Aeronáutica, a aeronave, de modelo Piper PA-46 Malibu, decolou às 19h35 do aeroporto de Jacarepaguá e não foi mais vista.

O avião seguia com destino ao aeroporto Campo de Marte, em São Paulo. Além de Francisco Dutra, que é empresário natural de São José de Pinharas, no Sertão da Paraíba, estava a bordo o piloto Fernando Rubinho Lopes.

Desde esta quarta-feira (22), um helicóptero da aeronáutica e um navio da marinha brasileira estão realizando buscas na região sul de Jacarepaguá, entre Paraty e a Baía de Sepetiba, no estado carioca. As buscas foram paralisadas no final da tarde de ontem e retomadas na manhã desta quinta-feira (23).


Fiscais da Agricultura entram em greve na Paraíba e distribuem 2 mil litros de leite na Lagoa



Os fiscais do Ministério da Agricultura na Paraíba iniciam greve nesta quinta, 23, com uma manifestação diferente das outras categorias em greve no Estado, haverá a partir das 9h a distribuição de dois mil litros de leite no anel interno do Parque Solón de Lucena.

Segundo o Delegado/Presidente da ANFFA SINDICAL - Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários - Delegacia Sindical - PB, Mageciene Chaves de Oliveira, os fiscais paraibanos entram em greve agora aderindo ao movimento social, as reivindicações não são por melhores salários, os fiscais reivindicam que o pagamento seja feito por subsídio em vez de gratificações, como é feito atualmente.

"Se o pagamento for feito por subsídio vai melhorar a situação porque, assim, todos receberão o mesmo salário. Além disso queremos que o governo realize concurso público porque as exportações aumentaram e o PIB também aumentou, há um déficit de três mil fiscais no Brasil e queremos também a criação de uma escola de formação para os fiscais", explicou Magé Chavier.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Apesar de servidores da UFPB voltarem, professores continuam em greve

Apesar dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) decidirem aceitar a proposta de reajuste salarial de 15% até 2015 e voltar as atividades na próxima segunda-feira (27), os professores rejeitaram a proposta e continuam com o movimento grevista.

A decisão foi tomada por 157 votos a favor, 15 contra e 3 abstenções, em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (22) no auditório da reitoria. Os docentes também aprovaram a contraproposta do Andes (que será encaminhada ao governo) por 152 votos a favor, nenhum voto contrário e 2 abstenções

Às 14h, haverá uma plenária dos professores com os alunos no Centro de Vivência. Já na próxima quinta-feira (23), a categoria deve se reunir com o Consepe para discutir sobre a suspensão do calendário acadêmico na UFPB, mas isso não significa o cancelamento de período.

A suspensão significa parar pesquisa, extensão, pós-graduação e Ensino a Distância, que continuaram em atividades apesar da greve. Significa também invalidar atividades de ensino que foram realizadas apesar da greve. Alguns poucos professores continuaram dando aula e até mesmo aplicando provas nesse período. A suspensão do calendário é uma forma de protesto e também uma maneira de salvaguardar os estudantes.

Na semana passada, reitores de todo o País reuniram-se com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para discutir sobre o corte de ponto dos grevistas. Durante a reunião, os reitores garantiram que não vão seguir a recomendação da Advocacia Geral da União (AGU) e, portanto, não haverá o corte de ponto dos docentes que aderiram ao movimento.

Homem é preso na PB com armas de uso exclusivo das Forças Armadas

Um homem foi preso na noite da terça-feira (21) com nove armas e mais de 900 munições em Campina Grande, no Agreste da Paraíba. De acordo com a Polícia Civil, duas das armas são de uso exclusivo do Exército Brasileiro. Todo o material apreendido estava no porta-malas de um carro.

Segundo a Central de Operações da Polícia Militar (Copom), um carro preto estava parado em uma rua do bairro do Alta Branco. Alguns moradores acharam estranho e chamaram a polícia. Uma equipe de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas da PM (Rotam) foi enviada para o local e constatou a existência de um arsenal de armas no veículo. No carro estavam um comerciante e a namorada dele.

Com eles foram encontrados um rifle calibre 44 e um rifle Sniper 22 com mira, ambos de uso exclusivo das Forças Armadas. Também tinha uma pistola calibre 380, três revólveres e outras armas de menor porte. O que tambem chamou a atenção da polícia foi o fato de ele estar com mais de 900 munições e uma máquina que serve para recarregr as armas, além de uma quantidade de maconha.

O homem tem 42 anos de idade e é filho de um ex-deputado estadual da Paraíba. Ele foi levado para a Central de Polícia Civil de Campina Grande, onde permanece preso, já que não tinha porte de arma. A namorada dele, que tem 19 anos, também foi levada para a delegacia, mas prestou esclarecimentos e foi liberada, em seguida. De acordo com a polícia, o casal é da cidade de Serra Branca, no Cariri do Estado.

O delegado Malon Casemiro disse que o suspeito alegou que as armas eram da família dele e que estavam em uma fazenda. "Ele disse que as armas foram ficando de um e outro familiar na fazenda da família, onde ele estava morando com a esposa. Aí ele estaria se separando para morar com a namorada, que foi pega com ele e que, por isso, teria pego as armas para levar para a nova casa", disse o delegado.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Adolescente é morto durante partida de futebol em Patos, no Sertão da PB

Um adolescente de 16 anos de idade foi morto na tarde da segunda-feira (20) na cidade de Patos, no Sertão da Paraíba. De acordo com o 3º Batalhão da Polícia Militar, o jovem estava em um campo de futebol quando foi atingido por três tiros. Os disparos atingiram a cabeça, o tórax e um dos braços da vítima, que morreu ainda no local.

Ainda segundo a polícia, dois homens chegaram em uma motocicleta ao local, um deles desceu e atirou contra o adolescente, que estava jogando futebol. Em seguida, os dois fugiram na moto. A PM realizou diligências, mas não localizou os suspeitos. A polícia informou que nenhuma das pessoas que estavam no campo quis testemunhar ou repassou informações sobre o homicídio. O corpo do jovem está no Instituto de Medicina Legal (IML) de Patos.

Coligações de Cícero e Guilherme abrem guia eleitoral na Paraíba

Começa nesta terça-feira (21) a veiculação da propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de rádio e televisão. O guia terá início com os candidatos ao cargo de vereador. Na capital paraibana quem abre é a coligação Por Amor a João Pessoa Sempre I (PSDB/ PSDC), que tem Cícero Lucena (PSDB) na briga pela prefeitura, e em Campina Grande a primeira é a coligação Campina Grande Ideal I (PSC/PCdoB), da aliança de Guilherme Almeida (PSC). A ordem foi definida por sorteio feito pela Justiça Eleitoral.

O guia eleitoral vai ao ar no rádio das 7h às 7h30 e de 12h às 12h30 e na televisão das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h. Para o cargo de prefeito ela será veiculada às segundas, quartas e sextas-feiras; já para o cargo de vereador, será às terças, quintas e sábados. No primeiro turno a exibição vai até o dia 4 de outubro.

Na disputa pela prefeitura de João Pessoa, quem abre a propaganda, na quarta-feira, é a candidata Estelizabel Bezerra (PSB), que tem também o maior tempo com 7min35. Na sequência vem Renan Palmeira (PSOL), Antônio Radical (PSTU), Lourdes Sarmento (PCO), José Maranhão (PMDB), Cícero Lucena (PSDB) e Luciano Cartaxo (PT).

Em Campina Grande, dos sete candidatos que disputam a prefeitura quem tem o maior tempo de propaganda é Romero Rodrigues (PSDB), com 9min03. Quem abre o guia na cidade é Sizenando Leal (PSOL), o candidato tucano é o segundo e vem Alexandre Almeida (PT), Tatiana Medeiros (PMDB), Daniella Ribeiro (PP), Artur Bolinha (PTB) e Guilherme Almeida (PSC). A ordem de veiculação é modificada a dia de exibição.

em guia eleitoral, Agra mira artilharia no PSB e lamenta ter sido impedido de disputar reeleição

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (sem partido) fez, nesta terça-feira (20), a sua primeira aparição no guia eleitoral e de uma forma bastante contundente aproveitou a oportunidade para mirar artilharia no PSB.

No texto, Agra diz que foi impedido pela cúpula socialista de disputar reeleição, enfatizando que teve o ‘direito negado’ e que por este motivo decidiu deixar a legenda. Mais adiante o gestor aproveita para explicar a escolha pelo candidato do Partido dos Trabalhadores, Luciano Cartaxo. Na peça publicitária eleitoral Agra usa um discurso que bate diretamente de frente com o discurso do governador Ricardo Coutinho, que defende a candidata do seu partido, Estela Bezerra.

O guia eleitoral no rádio começou a ser divulgado nesta terça-feira em todo o território paraibano e promete ser utilizado como ferramenta de artilharia dos postulantes, tanto para apresentar propostas, quanto para tentar ‘derrubar os adversários’.

Mulher foi raptada e agredida durante sequestro relâmpago em Bayeux

A polícia registrou na noite de segunda-feira, 20, um caso de sequestro relampado no município de Bayeux, região metropolitana de João Pessoa. De acordo com informações, a vítima seria uma mulher de 28 anos, que estava na calçada de uma agência bancária, aguardando o marido.

Segundo relato, a mulher foi abordada por dois homens em um carro. Ela foi levada vendada para um lugar ainda desconhecido pela polícia. A mulher foi liberada horas mais tarde em um bairro de Manaíra, em João Pessoa, e inicialmente foi socorrida por pessoas que passavam no local. De acordo com o Ciop, a vítima apresentava sinais de agressão e se queixava de dores. Ela teria sido encaminhada para o Instituto Cândida Vargas para realizar exames relacionados a crime sexual.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Em greve, PRF da PB diz que não vai multar e só vai atender acidente grave

O Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais da Paraíba (SinPRF/PB) anunciou nesta segunda-feira (20) que os seus 248 funcionários aderiram à greve geral da categoria e paralisaram as atividades. O sindicato informou que a aplicação de multas, o combate a criminalidade, o auxílio ao usuário e o atendimento aos acidentes sem vítimas serão alguns dos serviços comprometidos pela greve.

O Vice-presidente do sindicato, Eb Porto Bezerra, esclareceu que a greve partiu do Conselho de Representantes da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF) e que os sindicatos definiram as estratégias para que a paralisação acontecesse. Eb Porto também ressaltou que apenas 30% do quadro de policiais rodoviários da Paraíba vai atender as demandas do estado, o que, segundo o vice-presidente, vai comprometer os serviços prestados à população. “Acidentes sem vítima nós estamos orientando para irem ao posto policial. Também não haverá aplicação de multas. O combate a criminalidade e auxílio ao usuário serão prejudicados”, ressaltou.

Ainda segundo o sindicato, os grevistas reivindicam a reestruturação da carreira, a incorporação da insalubridade, o pagamento de adicionais noturno, a ampliação do efetivo, o recebimento de viaturas e um melhor sistema de internet para realização das atividades da PRF.

Eb Porto informou que será realizada uma reunião com presentantes do governo para debater as reclamações da categoria na quinta-feira (23). “O governo está sinalizando para uma conversa, mas com um marasmo muito grande”, declarou.

a mais de 200km :Homem morre em acidente com carro de luxo na BR-230 na Paraíba




Um homem morreu na noite do domingo (19) depois de se envolver em um acidente com um carro de luxo próximo a Campina Grande, no Agreste da Paraíba. Dois veículos bateram no km 150 da rodovia federal BR-230. Um dos carros estaria trafegando a mais de 200 km/h e o motorista apresentava sinais de embriaguez, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O acidente aconteceu às 18h45 do domingo em um contorno da rodovia. De acordo com a PRF, o motorista de um Fiat Elba fez o contorno e entrou na pista sem observar se vinha carro. O veículo dele foi atingido na lateral por um Chevrolet Camaro e os dois veículos pararam a mais de 100 metros do local da batida.
saiba mais

Acidente em rodovia estadual deixa pessoas presas a ferragens na PB
Carro sobe em calçada e atropela crianças em bairro de João Pessoa
Os dois carros ficaram totalmente destruídos e pararam já em uma mata que fica ao lado da rodovia. A PRF informou que o velocímetro do carro de luxo ficou travado nos 210 km/h e que no momento do acidente essa velocidade podia ser maior. O motorista apresentaria sinais de embriaguez, mas se recusou a fazer o teste de bafômetro, segundo a polícia. Ele tinha pego o carro emprestado com um amigo e estava saindo de um festa quando se envolveu no acidente.

O motorista do outro carro, que tinha 45 anos de idade, morreu ainda no local. Os dois condutores dos veículos viajavam sozinhos nos carros. O motorista que sobreviveu teve apenas um deslocamento no braço já que o veículo tinha muitos dispositivos de segurança que evitaram ferimentos maiores. A PRF explicou que ele foi detido e levado para a Central de Polícia Civil de Campina Grande, já que é suspeito de provocar um acidente com morte e pode ser indiciado por homicídio culposo.

Jovem de 19 anos vai visitar a avó e acaba assassinado a tiros na Capital


Um jovem de apenas 19 anos foi assassinado no início da tarde desta segunda-feira (20) no bairro Padre Zé, em João Pessoa. De acordo com informações da polícia, o garoto morava no bairro do Valentina de Figueiredo e estava indo visitar a avó.

Ainda segundo a polícia, Glênio de Souza Santos estava no meio da rua quando foi surpreeendido por dois homens em uma moto, que atiraram e fugiram em seguida. A vítima foi atingida com vários tiros no peito e teve morte imediata.

A PM foi acionada para o local e não informou quais os motivos do crime.

Em JP, homem é morto ao chegar no trabalho; no Conde, ex-detento é assassinado a tiros


Um homem foi assassinado no instante em que chegava para trabalhar em uma construção no bairro dos Bancários. De acordo com a polícia, o caso foi registrado por volta das 6h30 desta quarta-feira e teria sido praticado por dois homens em uma motocicleta.

A vítima, um ajudante de produção de 26 anos, teria chegado ao local de trabalho em uma motocicleta, acompanhado do irmão, quando foi surpreendido pelos criminosos.

Também nas primeiras horas desta segunda-feira, desta vez no município do Conde, no Litoral Sul, foi registrada a morte de um ex-detento, que supostamente teria envolvimento com o tráfico. O crime que vitimou um homem de 24 anos ocorreu numa comunidade conhecida como Boa Água.



De acordo com a polícia, o homem já havia cumprido pena por porte ilegal de arma. Nenhum suspeito foi identificado até o momento.

Confira a agenda de campanha dos prefeitáveis de João Pessoa

Antônio Radical: o candidato do PSTU grava o guia eleitoral pela manhã e tarde. Durante a noite, visita sindicalistas.

Cícero Lucena: o candidado do PSDB participa, às 9h, de encontro com estudantes e professores no Bessa. Às 10h30, visita Hospital Napoleão Laureano; às 13h30, concede entrevista ao programa Correio Debate, da TV Correio. Às 19h30, participa de encontro político em Mangabeira II, e às 21h, estará no Conexão Master, da TV Master.

Estela Bezerra: a candidata do PSB realizou, às 6h, adesivagem e panfletagem no semáforo do Mercado Público de Mangabeira. Às 7h, concede entrevista ao programa Tribuna Livre, da TV Arapuan. Às 9h30, reunião de planejamento; às 11h, se reúne com assessores. Às 15h, gravação de entrevista para o Band Eleições 2012, na TV Clube. Às 17h, participa de caminhada na comunidade Paulino Pinto, em Tambaú. A concentração será no cruzamento da Av. Ruy Carneiro com a Rua Paulino Pinto. Às 18h30, a caminhada acontece no Cidade Verde I e Projeto Mariz, em Mangabeira. A concentração será na Praça Encanto Verde.

José Maranhão: durante a manhã, o candidato do PMDB visita entidade de classe. Às 14h30, participa de caminhada no Centro da cidade. A concentração será na frente da Loja Esplanada, no Parque Solon de Lucena. O percurso será pela Rua Santo Elias e Santos Dumont. Durante a noite, às 19h10, concede entrevista ao JPB 2ª Edição.

Lourdes Sarmento: a candidata do PCO participará, às 12h, de entrevista na TV Master. Às 16h, concede entrevista ao Wscom, e às 20h, se reúne com o partido.

Luciano Cartaxo: o candidato do PT realizou adesivagem e panfletagem no início da Avenida Ayrton Senna, perto do Padre Zé. Às 11h, participa de reunião com equipe do Programa Sustentável, no Comitê Central. Também no Comitê, participa de reunião, às 14h, com a coordenação de campanha; e às 16h, com sindicato dos guias de turismo. Às 20h, se reúne com membros da Orquestra de Frevo, em Jaguaribe.

Renan Palmeira: pela manhã, o candidato do PSOL faz visitas no bairro do Castelo Branco. Às 13h, participa de entrevista na Rádio FM 101. Às 18h, se reúne com a coordenação de campanha; e às 21h30, participa de entrevista no Conexão Arapuan.

sábado, 18 de agosto de 2012

Preso ferido em rebelião no presídio da Paraíba morre no hospital



Morreu na madrugada deste sábado (18) um dos detentos feridos na rebelião que aconteceu na tarde desta sexta-feira (17) na Penitenciária de Segurança Máxima Desembargador Flósculo da Nóbrega, o presídio do Roger. A morte foi confirmada na manhã deste sábado (18) pelo tenente-coronel Arnaldo Sobrinho, gerente executivo do Sistema Penitenciário da Paraíba (Seap). O nome do detento não foi divulgado.

O tenenente-coronel afirmou ainda que desde a madrugada a situação no presídio do Roger está tranquila. No entanto, segundo ele, foram adotadas alguns procedimentos de "pós-crime". O policiamento está intensificado e uma sindicância para descobrir quais os presos envolvidos no tumulto e quais foram os agressores do detento preso.
O G1 tentou saber a natureza dos ferimentos dos detentos, mas de acordo o serviço social do Hospital de Emergência e Trauma, onde o presos que morreu estava internado, os funcionários não podem passar qualquer informação sobre os pacientes vindos do presídio.

A rebelião no Roger teve início na tarde da sexta-feira (17) quando presos do 5º pavilhão tentaram invadir o 4º. Os policiais que fazem a vigilância das guaritas tentaram conter os detentos com tiros. O barulho chamava a atenção e assustou quem mora na vizinhança. Muitos tiros puderam ser ouvidos durante toda a tarde.
Familiares de presos, preocupados com seus parentes, também foram para a porta do presídio em busca de informações. A Tropa de Choque da Polícia Militar foi chamada para conter o tumulto e muitas ambulâncias estiveram no local para resgatar homens feridos, que foram levados, 10, para o Hospital de Emergência e Trauma, e quatro para o Ortotrauma de Mangabeira.

Na última quarta-feira (15), o mesmo presídio foi palco de outra rebelião. Na ocasião, o tenente-coronel Arnaldo informou que o tumulto foi motivado por conta da falta de água na região. A polícia chegou a ser chamada, usou armamento não letal e a situação foi controlada sem deixar feridos graves.

Quatro praias são classificadas como impróprias para banho


Quatro praias da Paraíba foram classificadas pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) como impróprias para banho. Segundo o relatório de balneabilidade semanal, das 56 praias monitoradas, os banhistas devem evitar as praias do Bessa I e Manaíra, em João Pessoa; a praia da Gameleira, em Lucena; e a do Jacaré, em Cabedelo.

De acordo com o monitoramento realizado pela Sudema, continua impróprio para o banho, na praia do Bessa I, o trecho de 100 metros à esquerda e à direita da desembocadura do maceió e, na praia de Manaíra, o trecho de 100 metros à esquerda e à direita da desembocadura de águas pluviais.

Na praia do Jacaré, em Cabedelo, deve ser evitada a área da margem direita do estuário do Rio Paraíba. E, no município de Lucena, na praia da Gameleira, está impróprio para o banho o trecho de 100 metros à esquerda e à direita do maceió de Lucena. Essa classificação é válida até a emissão do próximo relatório, no dia 24 deste mês.

Agra se irrita com pergunta e manda repórter questionar o povo sobre obra


Questionado sobre a paternidade da reforma no Mercado de Cruz das Armas, o prefeito de João Pessoa ficou irritado e respondendo que a pergunta deveria ser feita ao povo e que não iria perder tempo com isso, o prefeito ainda criticou a administração do ex-prefeito e hoje governador, Ricardo Coutinho, afirmando que está “descascando os abacaxis” que deixaram para ele.

“Eu queria que você fizesse essa pergunta aos moradores! Quem é que visitou a obra? Quem foi que coordenou a execusão diretamente? Quem foi que teve o cuidado de preservar as obras de arte? Quem foi que incluiu novos equipamentos?”, respondeu Agra, irritado com a lembrança da declaração do governador Ricardo Coutinho que afirmou recentemente ter dado ponta pé as obras que estão sendo entres pela PMJP. “Não vou perder tempo com isso”, disse.


“Eu vou cumprir o meu papel que é descascar os abacaxis que ficaram”, completou o prefeito, afirmando ter recebido como herança problemas para resolver.

Se referindo a ataques que sua administração estaria recebendo de gestores estaduais, Agra disse que ação é fruto da “mau educação” dos que estão na gestão estadual. “Nunca pensei que tivesse que implantar uma escola de boas maneiras para os agentes públicos”, disse o prefeito que ainda repetiu. “Nunca pensei que João pessoa precisasse de uma escola de boas maneiras para os agentes públicos”.

A PMJP entregou nesta sexta a reforma e ampliação do Mercado Público Sindolfo Pires, popularmente conhecido como Mercado de Cruz das Armas. A obra de reforma e ampliação da capacidade do Mercado de Cruz das Armas foi executada com investimentos de R$ 3,2 milhões, provenientes de recursos próprios da PMJP.

do MaisPB

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Rebelião no Presídio do Roger: PM tenta conter revolta; há feridos

A Polícia Militar tenta controlar um tumulto no Presídio do Roger. Segundo informações, a rebelião envolve os pavilhões 5 e 6, onde os detentos estavam soltos aguardando a visita íntima.

A Polícia Militar confirmou que há feridos, mas não soube precisar o número. Informações extraoficiais, no entanto, dão conta que cerca de 30 presidiários estão feridos e um morreu.

Os feridos estão sendo levados para o hospital de Trauma. De acordo com informações, já foram atendidos cinco detentos.

O Samu confirmou a utilização de cinco ambulâncias nas imediações do presídio, cuja área está cercada pela PM. A polícia teme que os apenados aproveitem a rebelião para fugir.

Informações ainda não confirmadas dão conta de que a rebelião acontece devido à transferência para a Paraíba dos apenados Alexandre Neguinho, suposto chefe da facção criminosa denominada de Al Qaeda, e que cumpria pena em Mato Grosso do Sul, e do filho de Fernandinho Beira Mar, que também cumpria pena em presídio federal.

STJ proíbe operação-padrão de policiais federais em greve

Brasília - A pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu hoje (16) declarar ilegal a operação-padrão realizada por servidores da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal, que provocaram transtornos em aeroportos e rodovias do país.

A decisão, concedida em caráter liminar, proíbe a realização de operação-padrão, a convocação de servidores de outras funções para exercer as atividades dos grevistas e também qualquer medida que bloqueie o acesso de servidores ou cidadãos aos serviços. Na decisão, o ministro do STJ, Napoleão Nunes Maia Filho, diz que a operação-padrão "é uma tática que provoca inegáveis perturbações no desempenho de quaisquer atividades administrativas".

A liminar prevê multa diária de R$ 200 mil caso a decisão seja descumprida pelas entidades responsáveis pela organização das manifestações: Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (Sinpecpf) e Federação Nacional dos Servidores da Polícia Rodoviária Federal (Fenaprf).

O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, disse que a decisão de entrar com a ação na Justiça teve aval da presidenta Dilma Rousseff e é um recado para outras categorias em greve que adotem procedimentos semelhantes na prestação de serviços públicos. Segundo Adams, o governo deve entrar com novas ações caso novas operações-padrão sejam desencadeadas.

"A prática da operação-padrão é abusiva. Ela não pode ser exercida como instrumento de pressão. Seja porque a lei não prevê, seja porque é um desvio de finalidade e um abuso de poder contra o cidadão. Não é mais tolerável, aceitável, admissível que um servidor público ou um conjunto de servidores, para o fim de pressionar o governo, abuse de sua competência, de sua autoridade para fazer pressão", disse.

O governo espera que, com a declaração de ilegalidade da operação-padrão, o Ministério da Justiça, a quem as duas forças policiais estão subordinadas, possa aplicar sanções administrativas aos servidores envolvidos.

"Entendemos que com a declaração da abusividade da operação, do desvio da finalidade, o Ministério da Justiça e os órgãos poderão também promover ações disciplinares contra os servidores que tiverem realizando esse abuso de competência, esse abuso de poder contra os cidadãos brasileiros", disse.

Marcos Wink, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), disse que a entidade ainda não foi notificada e precisa ser notificado para conhecer os termos da decisão. "Preciso ler a decisão, ver o que eles determinaram, porque podem estar impedindo o trabalho normal da PF", disse Wink. Após tomar conhecimento do conteúdo da decisão, Wink disse que a categoria vai decidir quais serão suas próximas ações.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

João Pessoa aparece em 64º lugar entre as 100 maiores cidades com saneamento no país

João Pessoa aparece em 64º lugar no ranking que mostra os avanços e desafios para a universalização do saneamento básico nas 100 maiores cidades do país. O ranking foi divulgado nesta quarta-feira (16) pelo Instituto Trata Brasil.

O levantamento aponta 89,48% da população pessoense tem atendimento total de água pela Cagepa. Com a nota máxima de 1,0 estipulada pelo estudo, João Pessoa tirou nota 0,89. A capital paraibana, segundo o IBGE, tem uma população estimada em 732 mil e 515 habitantes.

O estudo aponta 45,05% da população tem atendimento total de esgoto. Nesse quesito, a nota máxima seria de 2,5 e a capital paraibana alcançou a nota de 1,13. São os mesmos dados alcançados na relação entre esgoto tratado por volume de água consumida.

No Brasil, segundo o SNIS 2010, 81% da população tem acesso à água tratada; apenas 46% da população tem acesso à coleta de esgotos e do esgoto gerado no país apenas 38% recebe tratamento.

Atendimento em água tratada

O índice médio de atendimento da população com água tratada nas 100 cidades foi de 90,94%, ou seja, maior que a média nacional de 81,1%. Em 89 das cidades 80% ou mais da população é atendida com água tratada; 20 delas com cobertura de 100%. Por outro lado, 11 cidades apresentaram atendimento inferior a 80% da população.

Atendimento em coleta de esgoto

O índice médio em população atendida com coleta de esgoto nas 100 cidades foi de 59,1%, também acima da média do Brasil que foi de 46,2% em 2010. 34 cidades informaram índice de coleta de esgoto superior a 80% da população. Destas, apenas 5 informaram ter 100% de coleta: Belo Horizonte (MG), Santos (SP), Jundiaí (SP), Piracicaba (SP) e Franca (SP).

Por outro lado, 32 municípios se encontram na faixa de 0% a 40% de coleta e 34 cidades entre 41% e 80%. Ou seja, na maioria dos municípios analisados ainda está distante a universalização dos serviços de coleta de esgoto.

Tratamento dos esgotos

No que se refere ao tratamento dos esgotos, o índice informa o volume de esgoto tratado em função da água consumida. Nas 100 cidades, a média ficou em 36,28%, semelhante à média nacional (37,9%). Destaque principal para 6 municípios com tratamento de esgoto superior a 81%: Sorocaba (SP), Niterói (RJ), São José do Rio Preto (SP), Jundiaí (SP), Curitiba (PR) e Maringá (PR), mas também para as com tratamento acima dos 70% - Ribeirão Preto (SP), Londrina (PR), Uberlândia (MG), Montes Claros (MG), Santos (SP), Franca (SP), Salvador (BA), Petrópolis (RJ) e Ponta Grossa (PR).

40 cidades em 2010 trataram apenas 20% ou menos do esgoto gerado, o que evidencia que o tratamento dos esgotos é o serviço que está mais longe da universalização.

85% são reprovados pela OAB; UFPB fica em 7º lugar em melhor desempenho

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) divulgou ontem o resultado do 7º Exame da Ordem. Foram aprovados 16.419 candidatos na lista final, o que representa índice de aprovação de 14,97%. Na última edição, foram aprovados 25,4% dos bacharéis inscritos.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) teve 60,71% de aprovação, sendo classificada em sétimo lugar na lista com as instituições com o melhor desempenho no País. A UFPB ficou na frente das renomadas instituições como a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
Ao todo são 20 universidades públicas e 20 instituições particulares. Na primeira fase, cerca de 109 108 mil candidatos se inscreveram para fazer a prova em todo o Brasil. Destes, apenas 45.884 foram aprovados e fizeram a segunda fase no dia 8 de julho. Para ser aprovado, é necessário nota mínima acima de 6 na segunda fase do exame.

A prova de segunda etapa foi composta por uma peça profissional e quatro questões na área escolhida pelo candidato, sendo as opções as seguintes: direito administrativo; direito civil; direito constitucional; direito do trabalho; direito empresarial; direito penal; ou direito tributário. As inscrições para a próxima edição do Exame ficam abertas até as 23h59 de hoje (horário de Brasília) e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site da instituição.

PRF alerta sobre e-mails falsos de multas de trânsito na Paraíba

Na Paraíba, alguns motoristas receberam falsos e-mails de cobrança de multas e entraram em contato com a Polícia Rodoviária Federal para confirmar a autenticidade das informações recebidas. O órgão esclareceu que não encaminha qualquer tipo de cobrança por meio eletrônico. Todas as multas de trânsito são encaminhadas através dos Correios.

Os e-mails fraudulentos possuem o símbolo da PRF, o que faz com que a pessoa que receba a mensagem acredite na veracidade da informação. Na mensagem, o usuário recebe a informação de que existem multas emitidas pela PRF e que o boleto, encaminhando em anexo, é a multa com um desconto maior do que o fornecido pelos órgãos de trânsito para pagamento até a data de vencimento.

O Departamento de Polícia Rodoviária Federal orienta as pessoas que receberem mensagens como estas que não abram o conteúdo do anexo, pois pode se tratar de vírus, e que jamais preencha formulários repassando dados pessoais. As investigações sobre esse crime estão sendo realizadas em Brasília.

Para consultar se o veículo possui alguma multa da PRF basta o motorista entrar na página do DPRF na internet, www.dprf.gov.brhttp:// www.dprf.gov.br, clicar no campo Nada Consta e digitar a placa do veículo. Uma outra opção é entrar em contato com o Núcleo de Multas e Penalidades através do telefone (83) 3533-4715.

Andaime cai de 23º andar, fere motociclista e danifica carro na PB

Um andaime caiu do último andar de um prédio no bairro do Cabo Branco, em João Pessoa, e atingiu um homem que estava estacionando sua moto nesta quarta-feira (15). A moto que a vítima estava e outro carro também foram danificados. O motociclista atingido foi socorrido pelo Samu e levado para o Ortotrauma de Mangabeira. No andaime não havia ninguém trabalhando no momento em que despencou.

O promotor do Cidadão, Valberto Lira, que é síndico do prédio onde aconteceu o acidente, comentou que “está acontecendo uma reforma no 23º andar, e, pelo jeito, não estão cumprindo com as medidas de segurança da obra. Além de atingir um cidadão, provocou sérios danos em alguns veículos”.

O promotor confirmou que uma equipe estava no local realizando uma perícia na obra, para apurar se as medidas de segurança estariam sendo seguidas. “Alguém terá que ser responsabilizado pelo acidente. Não é possível que brinquem com a vida dos outros assim”, finalizou o promotor Valberto.

Mulher é presa após tentar entrar em presídio com drogas, celular e dinheiro nas partes íntimas

Uma mulher foi detida na tarde de ontem (15), tentando entrar com drogas, dinheiro e um aparelho celular escondidos na vagina. O fato foi registrado na Colônia Penal da cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba.

Jeane Lopes da Silva Sarmento, de 32 anos, havia escondido em suas parte íntimas uma pedra de crack grande (correspondente a 50 pedras menores), 45 comprimidos, uma cerca quantidade de maconha e um aparelho celular e ainda, R$ 75.

A mulher, foi a colônia penal após solicitação do marido Fabiano Sarmento, de 32 anos, que está detido há 13 anos sob acusação de furto e assalto. Após a suspeita de que Jeane estava portando a droga, agentes penitencários a encaminharam para o Hospital Regional de Sousa para fazer exames ginecológicos. Em seguida, o casal foi conduzido à Delegacia.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Cássio confirma apoio a Cícero e diz que vai participar da campanha em João Pessoa

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) confirmou que irá mesmo a apoiar a candidatura do senador Cícero Lucena (PSDB), a prefeito de João Pessoa, nas eleições municipais de outubro. A revelação de Cássio foi feita na noite desta terça-feira (14), durante comício do também tucano, Expedito Pereira, que dispuata a prefeitura de Santa Rita.

Indagado se também irá participar da campanha de Cícero, o senador respondeu que sim.
"Já estou conversando com Cícero, definindo estratégias e no momento oportuno estarei entrando na campanha", disse Cássio.

Como antecipado ontem pelo WSCOM, Cássio deve participar da abaertura do guia eleitoral de Cícero na TV e Rádio, que começará na próxima quarta-feira (22).
Com a delaração, Cássio encerra de vez a polêmica de qual seria seu candidato na Capital, uma vez que apoiou a candidatura do governador Ricardo Coutinho (PSB), em 2010, mantém a relação com o governador e o PSB lançou o nome de Estelizabel Bezerra a prefeitura de João Pessoa.

Cristiano Teixeira
WSCOM Online

UFPB abre concurso com 149 vagas de níveis médio e superior

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abriu concurso público para prover 149 novos técnicos administrativos de níveis médio e superior nos campi de João Pessoa, Areia, Bananeiras e Litoral Norte. Os salários variam de R$ 1.473,58 a R$ 2.989,33.

As inscrições podem ser efetuadas pelo site da UFPB a partir desta quarta-feira (15) até as 23h59 do dia 9 de setembro. A taxa de participação é de R$ 50 para nível médio e de R$ 80 para nível superior.

Quem tem diploma de nível intermediário, há chances de assistente em administração, técnico de tecnologia da informação, técnico de laboratório, técnico em agropecuária, técnico em contabilidade, técnico em secretariado, tradutor e intérprete de linguagem de sinais, administrador de edifícios, assistente de alunos, assistente de tecnologia da informação e operador de câmera de cinema e TV.

Graduados podem tentar os cargos de administrador, analista de tecnologia da informação, bibliotecário-documentalista, contador, engenheiro/área, engenheiro agrônomo, músico, médico/área, químico, revisor de texto, secretário executivo, técnico em assuntos educacionais, tecnólogo/formação, terapeuta ocupacional, tradutor intérprete e zootecnista.

O certame será realizado em fase única, composto por prova escrita objetiva de conhecimentos gerais e específicos. A etapa será aplicada no dia 14 de outubro, em locais posteriormente divulgados pela universidade. Também haverá prova teórico-prática para alguns cargos.

PREFEITURA DE ITABAIANA COMPRA EM JOÃO PESSOA 530 SACOS DE CIMENTOS em dois meses.

Nome: V. N. Alimentos Ltda CPF/CNPJ: 04591903000145 Nº do Empenho: 0001535 Data Empenho: 11/06/2012 Valor Empenho: R$ 5.192,00 Pagamento (R$) 5.192.00 Data 14/06/2012
Quantia empenhada referente a aquisição de 240 (duzentos e quarenta) sacos de cimentos

Nome: V. N. Alimentos Ltda CPF/CNPJ: 04591903000145 Nº do Empenho: 0001331 Data Empenho: 28/05/2012 Valor Empenho: R$ 3.540,00 Pagamento (R$) 3.540.00 Data 29/05/2012
Quantia empenhada referente a aquisição de 150 (cento e cinquenta) sacos de cimentos.

Nome: V. N. Alimentos Ltda CPF/CNPJ: 04591903000145 Nº do Empenho: 0001137 Data Empenho: 03/05/2012 Valor Empenho: R$ 3.304,00 Pagamento (R$) 3.304.00 Data 04/05/2012
Quantia empenhada referente a aquisição de 140 (cento e quarenta) sacos de cimentos.

Foram comprados em dois meses 530 sacos de cimentos em João Pessoa (23 reais por saco

Será que ninguém vende cimento em Itabaiana ?? ou tem mutreta por trais disso?

onde anda o MP de ITABAIANA ?

Briga entre facções gera tumulto no Presídio do Roger na PB, diz polícia

Detentos de dois pavilhões da Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, o Presídio do Roger, brigaram e a confusão gerou um princícpio de rebelião na manhã desta quarta-feira (15) em João Pessoa. O sargento Walter Veríssimo, da Polícia Militar, disse que equipes da Tropa de Choque e do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) estão na frente da penitenciária. As visitas íntimas, que acontecem nesta quarta, foram suspensas.

O sargento Walter Veríssimo explicou que detentos envolvidos na confusão são de duas facções rivais. Segundo o sargento, os próprios agentes penitenciários perceberam o tumulto e conseguiram conter a confusão. As equipes policiais isolaram a área de fora do presídio.
O G1 entrou em contato com o diretor do Presídio do Roger, Josenildo Porto Wanderley, que disse que não estava no local, mas que havia sido informado pelo diretor adjunto que a briga entre os detentos já havia sido controlada.

Uma pessoa morre e outras seis ficam feridas em acidente na PB-262

Uma pessoa morreu e outras seis ficaram feridas em um acidente ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 15, no município de Teixeira, no Sertão Paraibano. De acordo com a polícia, o motorista do carro, que trafegava na PB-262, perdeu o controle do veículo, saiu da pista e bateu em uma árvore. Todas as sete vítimas estavam no mesmo carro, e segundo informações, o carro chegou a capotar diversas vezes.

Uma das vítimas, um homem de 33 anos, foi lançado para fora do carro, e os feridos foram encaminhados para o Hospital Regional de Patos.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Mulher é atingida por tiro em João Pessoa e diz que foi bala perdida

Uma mulher foi atingida com um tiro nas costas nesta terça-feira (14) no bairro do Valentina, em João Pessoa. Ela foi socorrida por uma equipe do Samu, que informou que ela estava em estado estável, consciente e até andando, mas que iria ficar em observação.

A vítima relatou ao Samu que foi alvo de bala perdida. Segundo ela, estava havendo um tiroteio entre gangues rivais e ela passou pelo local quando ia buscar o filho nas escola. A mulher foi encaminhada para o Hospital de Emergência e Trauma.

Média é inferior a nacional: qualidade do ensino piorou na Paraíba; revela IDEB

Enquanto o governo da Paraíba alega investimentos na Educação, ainda que tenha fechado escolas em todo estado, uma notícia divulgada na noite desta terça-feira mostrou que o ensino no estado deu marcha ré.

A Paraíba é um dos nove estados em que a média no ensino piorou, caindo de 3,4 para 3,3, quando o esperado era que os dados ascendessem.

Os nove estados cuja qualidade do ensino piorou são: Acre, Maranhão, Espírito Santo, Pará, Alagoas, Paraná, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Sul.

Segundo o site de notícias UOL, em 2009, o Ideb para o ensino médio foi de 3,6 - com acréscimo de 0,1 ponto sobre a meta. Em 2011, o resultado foi exatamente igual a projeção. Se continuar nesse ritmo, dificilmente o ensino médio conseguirá escapar da "nota vermelha" na avaliação de 2013, quando tem que crescer 0,2pontos e chegar a 3,9.Outros sete Estados continuaram com o mesmo resultado da última avaliação. Sendo assim, apenas onze unidades da federação tiveram crescimento na nota.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Serpa pede vistas e adia julgamento de recurso de Ricardo contra quebra de sigilo

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) iniciou, nesta segunda-feira (13), o julgamento de um recurso movido pelos advogados de defesa do governador Ricardo Coutinho (PSB) contra a quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico de alguns dos envolvidos no Caso Cuiá.

O julgamento foi iniciado com o voto do corregedor eleitoral Miguel de Brito Lira, relator do recurso, que indeferiu o pedido. O relator foi seguido pelos juizes Márcio Accioly e João Bosco. Mas, o desembargador José Di Lorenzo Serpa pediu vistas e adiou o julgamento.

Entenda o Caso

A ação do caso Cuiá apura o suposto abuso de poder econômico e a arrecadação ilícita de recursos para campanha. O processo tem como autores a Coligação Paraíba Unida e o ex-governador José Maranhão, que disputou o pleito de 2010 contra Ricardo Coutinho.
O caso envolve a desapropriação da fazenda Cuiá pela prefeitura de João Pessoa pelo valor de R$ 10.792.500,00.

Afirmam os autores da ação que o fato da negociação haver sido realizada às vésperas das eleições do 1º turno e os valores pagos terem sido feitos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa em duas parcelas iguais dentro do mês de setembro de 2010, em conta do titular da empresa proprietária do imóvel, indica a presença de "fortes indícios de que quase metade deste dinheiro, em uma triangulação malfeitora, teria sido repassada para a campanha de Ricardo Coutinho, num esquema de Caixa Dois".

Da Redação
WSCOM Online
Versão para ImpressãoEnviar para um Amigo

Advogado de Jefferson diz no STF que Lula é 'mandante' do mensalão

O advogado Luiz Francisco Corrêa Barbosa, defensor do presidente do PTB, o ex-deputado Roberto Jefferson, disse nesta segunda-feira (13), no púlpito do Supremo Tribunal Federal, durante o oitavo dia do julgamento do processo do mensalão, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva "ordenou" o esquema de compra de votos no Congresso.

Jefferson é o delator do esquema do mensalão. Na época, também era presidente do PTB. Foi acusado pelo Ministério Público Federal de receber R$ 4,54 milhões do chamado "valerioduto" [suposto esquema operado por Marcos Valério para abastecer o mensalão] a fim de votar a favor do governo no Congresso como parte de um acordo de R$ 20 milhões entre o PT e seu partido. Foi cassado pela Câmara em 2005.

Segundo o defensor, Lula é "mandante" do esquema. A tese contraria afirmações anteriores de Jefferson, segundo as quais o ex-presidente é "inocente".

"O meu cliente aqui acusado tem dito e reiterado aos quatro ventos o que já dissera, que o presidente não sabia. Não há contradição. Ele tem de falar sobre aquilo que viu. Já eu tenho de iluminar o caso", declarou o advogado.

Para Luiz Francisco Corrêa Barbosa, o ex- presidente não é "um pateta" para que, na ocasião, não tivesse conhecimento sobre o que ocorria no governo. O advogado cobrou do procurador-geral da República a não-inclusão de Lula na denúncia.

"Disse o [PGR] que, entre as quatro paredes de um palácio presidencial, estariam sendo celebradas tenebrosas transações. [...] É claro que Vossa Excelência [procurador-geral] não poderia afirmar que o presidente fosse um pateta. Que sob suas barbas isto estivesse acontecendo e ele não sabia de nada. O presidente é safo. Não só é safo como também é doutor honoris causa em algumas universidades. Mas é um pateta? É claro que não. Não só sabia como ordenou o desencadeamento de tudo isso. Sim, ele ordenou. Aqueles ministros eram apenas executivos dele. Recebida a denúncia, o PGR deixou o patrão de fora. Por que fez isso? Vossa excelência é que tem de informar", disse o advogado, que falou por 40 minutos em defesa do cliente.

Procurada pelo G1, a assessoria do Instituto Lula informou que o ex-presidente não assistiu ao julgamento e não se manifestará sobre assunto. Logo após as denúncias, em agosto de 2005, Lula fez pronunciamento em rede nacional, no qual se disse "traído". No começo de 2006, em entrevista, disse que o epísódio foi uma "facada nas costas".

Em outro momento, o advogado voltou a questionar a ausência de Lula entre os réus do mensalão.

"Como procurei demonstrar na evolução dos fatos, este tribunal recebeu a denúncia de que três ministros de estado, auxiliares do presidente, estariam pagando parlamentares para aprovar projetos de interesse desse mesmo presidente, mas o presidente ficou fora."

Segundo o advogado, "pela prova produzida [pelo Ministério Público Federal], vai gerar um festival de absolvições. O mandante está fora".

Olho 'chegou a lacrimejar'
Segundo o advogado, Jefferson procurou integrantes do governo antes de avisar ao próprio Lula sobre o esquema.

"Em reunião de líderes disse: no meu partido, isso não poderá ser feito. Se isso voltar a ocorrer, eu vou denunciar. Dirigiu-se então ao então ministro Ciro Gomes e deu ciência desse fato. Foi também ao ministro Miro Teixeira, mas isso continuava", narrou o advogado.

Barbosa relatou então que, diante da falta de providências, procurou o próprio Lula e que o olho do ex-presidente "chegou a lacrimejar".

"Então, ele [Jefferson] foi ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e mediante testemunhas, Walfrido dos Mares Guia, Arlindo Chinaglia, José Múcio, deu ciência ao presidente que isso acontecia e que isso iria prejudicá-lo. O olho [de Lula] chegou a lacrimejar diante dessa informação e prometeu tomar providências. O líder do PTB estava dando notícia de crime ao presidente da República", disse o advogado.

Recursos do PT
O advogado afirmou que o PTB recebeu recursos do PT para a eleição municipal de 2004, mas que o Roberto Jefferson não sabia da origem ilícita dos recursos.

"O PT por cuja direção nacional celebrou esse ajuste para o PTB para a eleição municipal de 2004 [...], transferiu dos 20 ajustados, quatro em dinheiro. Este fato, do recebimento, é alvo de duas imputações criminosas: lavagem de dinheiro e corrupção passiva."

"Não pode haver crime de lavagem de dinheiro sem a ciência prévia do agente recebedor de que se trata de dinheiro sujo. Quem entregou foi o Partido dos Trabalhadores, por um preposto? Sim. Mas é de supor por este fato de que há algum ilícito? Não", argumentou o defensor.

Segundo o advogado, não é possível vincular o dinheiro recebido pelo PTB para saldar dívidas da campanha de 2004 com pagamentos em troca de apoio político. Ele destacou que a reforma da Previdência, projeto que enfrentava dificuldades para ser aprovado, só foi votado um ano depois.

"Não era possível vincular-se o que aconteceu um ano antes, na eleição municipal, com votação do projeto de lei que trata da previdência."

Depois de Cícero, agora é deputado aliado de Cássio que alfineta RC e toma partido do senador no twitter

Logo após as declarações feitas pelo senador Cássio Cunha Lima a respeito do informe publicitário do governo da Paraíba em que o governador Ricardo Coutinho se apresenta como autor de obras como a do Centro de Convenções, odeputado Ruy Carneiro (PSDB) disse que "Ricardo coutinho, mostra que lhe falta espirito público quando cita o centro de convenções como acão exclusiva dele!!!" e complementou twitando que "Esqueceu q foi o governo de cassio/psdb q iniciou a obra !!! Esse rapaz não aprende mesmo!! ".

sábado, 11 de agosto de 2012

Juiz autoriza quebra de sigilo fiscal e bancário de “doadores” e RC pressiona para TRE impedir

A próxima segunda-feira se apresenta como data decisiva para o esclarecimento definitivo sobre os rumos da campanha de 2010 e também do Escândalo de Cuiá, quando os juízes decidem se mantêm ou impedem a quebra de sigilo fiscal e bancário de “doadores excessivos” da campanha do então candidato a governador Ricardo Coutinho, diversos deles com endereço de Fortaleza, Rio de Janeiro e bairros da Capital, entre eles Arimatéia – dono da imobiliária que produziu a compra e venda da Fazenda Cuiá, onde até as diversas operações feitas por ele no Banco do Brasil – Manaíra Shopping estão sendo rastreadas.

Fontes ligadas à área da advocacia informaram que o setor jurídico do governador anda, através de Agravo Regimental a ser decidido pelo Pleno do Tribunal, processando uma forte operação de pressão junto aos magistrados visando impedir a decisão do Juiz Miguel de Brito Lyra, que acatou pedido de quebra de sigilo formulado pelo Ministério Público Eleitoral, através do Procurador Rodolfo Alves Silva.

A quebra de sigilo fiscal e bancário das empresas ASSARE COMERCIO E LOCAÇÃO DE VEICULOS LT5DA, de Fortaleza, e COELHOS TECIDOS LTDA, também de Fortaleza, tem como causa principal o fato de que as referidas empresas, que foram apontadas pelo Sistema de Prestação de Contas do candidato não têm, no entendimento oficial, suporte fiscal para as respectivas doações.

A decisão do Juiz atende ainda a “requisição da seção de atendimento, constante da fita de caixa referente aos saques na conta do investigado – Arimatéia – da agência do Banco do Brasil Manaíra Shopping”. Determina ainda a “notificação do Banco do Brasil, agencia Varadouro, para informar a agencia onde foram realizados depósitos identificados e as trasnferencias bancarias referentes aos doares constantes dos Anexos I, II e III distinguindo os oriundos de conta corrente, daqueles efetuados em dinheiro no caixa”.
Segundo o Ministério Público Eleitoral, alguns nomes citados como doadores da campanha do ex-candidato “negaram ter efetuado as respectivas doações no montante de R$ 50.000,00, juntando elementos de prova nesse sentido”.

do wscom

Reitores terão que informar nomes de grevistas, que deixarão de receber salários

Os professores das universidades federais já receberam duas propostas do Governo Federal, mas rejeitaram e decidiram continuar numa paralisação das atividadades que já se arrasta por quase três meses.Os funcionários estão de braços cruzados há mais tempo ainda.

Porém, uma decisão do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, pode jogar um balde de água fria nos grevistas: a partir de agora, os reitores ficam proibidos de pagar os salários dos professores e servidores faltosos, sob pena de responder por crime de improbriedade administrativa.

Os reitores de universidades federais ficam obrigados a infor os nomes de professores e funcionários em greve. Quando um reitor não informa ao governo quais são os servidores em greve, todos permanecem recebendo os salários normalmente, mesmo sem trabalhar.

"Isso vai ter que ser apurado adiante, porque esses reitores, ou esses agentes, estão em situação de improbidade", disse o ministro da Advocacia Geral da União. Embora o governo já tivesse sugerido esse tipo de procedimento punitivo nas últimas semanas, esta é a primeira vez que um integrante do alto escalão fala em público a respeito.

Adams deu essa declaração no "Poder e Política", projeto da Folha e do UOL. Segundo ele, a responsabilidade dos reitores terá de ser apurada "pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo próprio Ministério Público Federal, que tem essas incumbências".

A improbidade por parte dos reitores estaria acontecendo "porque o desconto é um dever do administrador. Não é um direito, não é uma faculdade". Adams declara que "a faculdade que a greve oferece, que a lei oferece, é negociar os dias parados". Já durante uma situação de greve é preciso haver uma "suspensão da relação de trabalho". E essa suspensão significa "que o servidor não está obrigado a prestar o serviço, mas também o patrão não está obrigado a pagar".

O advogado-geral da União diz que o não pagamento de salários a grevistas "é uma jurisprudência pacífica" do TST (Tribunal Superior do Trabalho). O governo atuará nos próximos dias e semanas para que todos os servidores parados não recebam mais seus vencimentos.

"Vão ser descontados. Tenha a certeza! Os servidores em greve, no período em que permanecerem em greve, terão seus salários descontados", afirma Adams, referindo-se não apenas aos professores de universidades, mas aos de todos os setores da administração pública federal.

Indagado a razão de o governo não apoiar algum um projeto de lei já em tramitação no Congresso para regulamentar as greves no serviço público, Adams respondeu que "esse debate é extremamente complexo e difícil". Mas ele acha que não existe uma situação de ausência normativa, pois a Justiça tem tomado decisões e firmado jurisprudências sobre como podem ser essas paralisações, estabelecendo limites e determinando como os serviços essenciais devem ser mantidos.

(votem no PT novamente kkk)

Paraibanos estão gastando mais em suas viagens ao exterior

Os turistas paraibanos, que viajaram para o exterior, principalmente para os Estados Unidos, Portugal, França, Espanha e Alemanha, aumentaram em até 25% o aluguel de carros e ocupação de hotéis em transações via internet, se comparados os primeiros semestres de 2011 e 2012.

Foi o que informaram o representante da Interep (Representações Viagens e Turismo), empresa que tem 30 anos no mercado, que opera exclusivamente na internet, com vendas somente para o exterior, tanto do serviço de aluguel de carros como de reservas de hotéis, Loris Tedeschi; e o diretor da Travel Servisse Operadora, Romero Santos, que representa a Interep na Paraíba.

Sobre os objetivos de sua vinda de São Paulo à Paraíba, Loris disse que é para agradecer as vendas que na Paraíba cresceram na faixa entre 20% e 25%, sobre o primeiro semestre de 2011, e procurar aquecer ainda mais o mercado paraibano que tem um espaço maior de crescimento do que estados como o Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas.

Mercado em crescimento

Sobre a Paraíba, Loris assegurou que “é um mercado que ainda não desenvolveu, também, até por falta de tempo, mas é um mercado tão importante para Interep e para a Travel, que é a única capital fora Recife, que tem um escritório e uma pessoa de vendas (Poliana Lima), dedicados exclusivamente aos paraibanos. Aqui ainda tem muito chão pra desenvolver e é por isso que fiz questão de vir até aqui, inclusive, pela primeira vez e estou gostando demais”.

Sobre os reflexos dos eventos da Copa e Olimpíadas sobre o seu setor, disse que “nosso tipo de negócios é só exportativo e, na verdade, não faz muita diferença. A não ser que aconteça o mesmo que já ocorreu em outros países que sediaram esses eventos onde as viagens ao exterior cresceram. Isso também pode vir a ocorrer no Brasil, pois tem pessoas que adoram sair do País nessas fases de movimentação intensa com hotéis e demais setores cheios e inflacionados”.

portal correio

Professores da PB entrarão em greve em setembro por tempo indeterminado

Após o veto da Medida Provisória 196 que garantia o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos professores da rede estadual de ensino, os professores realizaram reuniões e decidiram paralisar novamente as atividades nos dias 5 e 6 de setembro e depois disso entrarão em greve por tempo indeterminado.

O ClickPB já conversou com integrantes do Sintep-PB (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba) e eles pretendem realizar manifestações para que o Governo devolva o direito a evolução profissional dos educadores concursados.

do clickpb

João Pessoa sedia Olimpíada Brasileira de Robótica neste sábado; confira a programação

Acontece neste sábado (11), na Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes, a VI edição da Olimpíada Brasileira de Robótica, etapa regional. O evento será aberto às 9h, no auditório da Estação, com entrada liberada ao público. Este ano, 72 escolas se inscreveram para participar da competição.

"Estamos muito animados com essa edição da Olimpíada. O número de inscritos superou as nossas expectativas, atingindo o objetivo do evento que é divulgar e popularizar a robótica no nosso Estado", comentou o coordenador estadual da OBR, o professor Fagner Ribeiro.

Equipes - As equipes devem está a postos na Estação Cabo Branco uma hora antes da abertura do evento, ou seja, 8h, onde serão recepcionadas pela organização. Os representantes das escolas serão encaminhados para a sala de convenção para credenciamento, leitura das regras, sorteio das chaves onde constará o horário da competição de cada uma. As equipes vão dispor de uma área para testes no salão panorâmico da Estação.

Competição - A competição está dividida em três rodadas. A primeira será às 10h no segundo pavimento da Torre Mirante, onde todas as equipes farão suas apresentações. A segunda terá início às 13h e a terceira às 15h. O resultado final está previsto para acontecer às 17h30 e a entrega da premiação às 18h.

O evento vai premiar as três equipes mais bem colocadas com medalhas. Casos estas sejam do nível um (ou seja, de escolas do nível fundamental), receberão também tablets. O grupo vencedor, além dos prêmios, ganha hospedagem para competir, do dia 15 a 21 de outubro, na final da Olimpíada Nacional de Robótica, em Fortaleza (CE).

Mascote - A atração deste ano será o mascote Wall-e GT, protótipo inspirado no personagem-título da animação lançada em 2008 pelos estúdios Disney-Pixar. Revestido em cartolina, PVC e isopor pintado em tinta spray automotiva, a máquina de 77 centímetros de altura e 10 quilos é alimentada por 16 pilhas e operada por dois módulos de controle e sete motores. Possui esteiras laterais que simulam o caminhar do robozinho de Hollywood, mas é orientado mesmo por um sensor posicionado na parte posterior do corpo, que só segue trilhas de faixas pretas.

O Wall-e também gira a cabeça em todos os sentidos e pisca os olhos (que são de luz LED). Todas essas instruções são repassadas em linguagem algorítmica por um software que vem incluso no kit de robótica que os estudantes utilizaram - e que cada equipe de escola vai trazer no dia da competição.

O robô foi projetado pelos alunos do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Thiago Rodrigues, de 26 anos, e Gabriel Dalmolin, de 22 anos, ambos monitores da Estação.

Os interessados também podem acompanhar tudo sobre as Olimpíadas de Robótica nas mídias sociais pelo twitter: @estacaocb e no facebook: www.facebook.com/estacaocabobranco .

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Saiba como funcionam as cotas nas universidades federais da Paraíba

O projeto de lei que garante 50% das cotas em universidades e institutos federais de ensino técnico e superior foi aprovada pelo Senado na última terça (7) e aguarda sanção da presidente para entrar em vigor. Na Paraíba, as instituições federais adotam o sistema de cotas desde o processo seletivo de 2011. Na UFPB, 30% das vagas no processo seletivo para 2012 foram destinadas para cotas de candidatos vindos do ensino público. De acordo com o presidente da Comissão Permanente do Concurso do Vestibular da UFPB (Coperve), João Lins, o percentual deve ser aumentado para 35% para o próximo ano e 40% para 2014.

O percentual crescente, segundo Lins, foi determinado por uma resolução do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPB com validade até o 2014. Dentro das cotas para ensino público, 56% são para negros e pardos, 0,29% para indígenas e 5% para portadores de deficiência física. No percentual geral de vagas oferecidas no processo seletivo 2012, 14,06% para negros e pardos, 0,07% para indígena e 1,25% para pessoas portadoras de necessidades especiais. No último vestibular foram oferecidas 6.240 vagas.

As cotas também atingem o processo de admissão pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). De acordo com o coordenador de escolaridade da UFPB, Severino Elias, o Sisu ofertou 1.561 vagas para 2012. “Neste ano o percentual será 40% vagas. Destas 20% são destinadas para as cotas pela escolaridade e pela raça”, comentou.

No Instituto Federal da Paraíba (IFPB), no processo seletivo de 2012 foram ofertadas cerca de 50% das vagas dos cursos técnicos para candidatos vindos da rede pública em todos os 10 campi, 20% para um dos campi no Sertão do estado e 5% em todas as unidades para portadores de deficiência física. As cotas do IFPB também atingem o Sisu, com 5 % para portadores de deficiência, 60% para quem mora no estado e 20% para os candidatos nascidos em Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

A Universidade Federal da Paraíba (UFCG) é a única instituição federal na Paraíba que não utiliza o sistema de cotas. De acordo com sua assessoria, todo o processo seletivo é feito através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No vestibular passado, a UFCG ofereceu 4.765 vagas. Ainda conforme a assessoria, com a iminente aprovação da cota em 50%, o colegiado na universidade irá se reunir para discutir o sistema de cotas na UFCG. A discussão deve acontecer somente no próximo ano.

Greve atrasa descarregamento de quatro navios no Porto de Cabedelo; dois são petroleiros

A greve dos funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já causou um atraso de 48h a 72h no descarregamento de quatro navios no Porto de Cabedelo desde o último dia primeiro, conforme disse o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jámoce.

Entre os navios que atrasaram, dois eram petroleiros. Para tentar minimizar os impactos da greve na Paraíba, o gerente-geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados da Anvisa, Paulo Biancardi Coury, veio ontem a João Pessoa elaborar um plano de ação para o Estado.

Wilbur Jácome explicou que, em média, chegam ao porto de Cabedelo seis navios petroleiros. Segundo ele, o problema é que os proprietários de postos de combustível da Paraíba não compram combustível suficiente para garantir um estoque que dure mais de uma semana.

Contudo, o medo de desabastecimento não pode ser considerado um motivo real para a elevação do preço dos combustíveis, caso contrário seria apenas especulação. Ainda assim, os gerentes de postos de combustíveis se defendem e afirmam que, para evitar que o estoque acabe logo, aumentam os preços. Apesar da alta registrada, alguns estabelecimentos mantiveram o preço normal do litro da gasolina, que pode ser encontrada por R$ 2,33 e R$ 2,32.

Paulo Coury admitiu que a greve afetou a rotina normal de liberação de cargas na Paraíba e em todo País, mas disse que está passando por todos os estados para buscar alternativas junto às agências estaduais para minimizar os impactos da paralisação. “Os portos, entretanto, são áreas de atuação estritamente da esfera federal. Por isso não podemos trabalhar em parceria com os fiscais estaduais na liberação das cargas. Mas esse trabalho não está sendo afetado estamos mantendo a rotina de trabalhos no porto da Paraíba”, argumentou.

Ele disse que o plano de ação irá contemplar os pontos mais sensíveis como a dos portos e aeroportos e que irá traças ações em que os agentes estaduais serão convocados para auxiliar o trabalho dos agentes federais. “A greve não foi decretada ilegal. Vim representando o diretor presidente da Anvisa com objetivo de, mesmo em greve, manter as atividades essenciais”, destacou.

Licença de importação

Na última segunda-feira, a Anvisa publicou no Diário Oficial da União nova norma que define em que casos será emitido o deferimento antecipado de licenciamento de importação de bens e produtos sujeitos à vigilância sanitária durante eventuais períodos de greve ou outro tipo de procedimento que retarde o processo administrativo.

A partir de agora bens e produtos que não tiverem seu pedido de licença de importação analisados em até cinco das úteis a partir da data de solicitação pelo importador, poderão obter o deferimento antecipado de licenciamento de importação.

O deferimento antecipado também pode ser requerido quando não houver capacidade de armazenamento de cargas suficiente nos portos e aeroportos do país.

De acordo com a RDC-43, os produtos e bens importados só poderão ser retirados e transportados do porto ou aeroporto para o local de armazenamento indicado pelo importador, após assinatura do Termo de Responsabilidade, disponível no site da Anvisa.

As cargas que obtiverem o deferimento antecipado deverem ser verificadas pela autoridade sanitária no local de armazenamento indicado pelo importador.

O importador que obtiver o deferimento antecipado assumirá a condição de depositário fiel dos bens e produtos importados. O descumprimento das exigências estabelecidas na Resolução resultará na responsabilização do importador de acordo com as penalidades previstas na legislação vigente.

Suape recebe 99% dos contêineres

De acordo com o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome, 99% dos contêineres importados pela Paraíba são descarregados no Porto de Suape, em Pernambuco. Ele esclareceu que a dependência ainda existe porque o terminal portuário pernambucano está ligado nas principais rotas internacionais. Além disso, Wilbur frisou que seriam necessários investimentos na estrutura física e modernização do porto para conseguir operar com o volume de contêineres demandados.

Ele lembrou que os projetos para deixar o Porto de Cabedelo pronto para receber esse volume de contêineres já está pronto. É o Terminal de Múltiplouso que, entre outras ações, prevê o aprofundamento do calado e modernização dos equipamentos de carga e descarga.

No Recife (PE), enquanto o Porto de Suape opera normalmente, o clima nas obras de construção da Refinaria de Abreu e Lima, em Suape, esquentou na última quarta-feira por causa das disputas sindicais. A greve dos trabalhadores da obra começou no último dia 1º porque a categoria não aceita o reajuste salarial de 10,5% proposto pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada (Sintepav).

Vários ônibus foram queimados e, além disso, a greve foi considerada ilegal pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que ordenou que os dias parados por conta da greve fossem descontados. A polícia precisou atirar balas de borracha contra os manifestantes. Ontem, o clima estava mais tranqüilo depois que policiais do batalhão de choque foram até o local. Os trabalhadores chegaram por volta das 4h30 par trabalhar.

Estudante da UFPB é assassinado com um único tiro na Capital

Um estudante de matemática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi assassinado com um único tiro quando voltava para sua residência em uma motocicleta (Honda Bros preta). O crime ocorreu próximo a Via Oeste, na noite desta quinta-feira (9), por volta das 19h, entre os bairros do Alto do Mateus e Bairro dos Novaes.

De acordo com policiais que estavam no local, dois homens em uma moto se aproximaram de Danilo Olinto Carneiro, 24, e pelas costas deram um único tiro. Ele foi atingindo no tórax e a munição transfixou o pescoço dele.

A vítima foi socorrida para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena na Capital, mas devido a gravidade chegou sem vida.

Policias vão investigar o homicídio, mas suspeitam pela característica do crime que possa ser uma execução. Já que o pai do estudante que era comerciante foi assassinado há alguns meses.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

enganou o povo:Reajuste de 7,69% na tarifa de água é homologado, diz governo da Paraíba

O secretário de Planejamento da Paraíba, Gustavo Nogueira, confirmou no fim da manhã desta quinta-feira (9) que o reajuste de 7,69% na tarifa de água cobrada pela Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) já foi homologado. O valor foi avaliado e autorizado pela Agência de Regulação da Paraíba (ARPB) no dia 1º de agosto.

O próximo passo é a publicação no Diário Oficial da Paraíba. O diretor-presidente da ARPB, José Otávio Maia, informou que aguarda o documento para imediatamente encaminhar para publicação. Após registrado no Diário Oficial, a Cagepa tem 30 dias para aplicar o aumento.

O reajuste proposto pelo presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, era de 9,67%, mas o diretor-presidente da ARPB informou que o percentual do reajuste definido foi baseado na média da inflação dos últimos 16 meses.

Antes da reunião da direção da ARPB, José Otávio Maia informou que alguns membros aprovaram o reajuste proposto pelo presidente da Cagepa, outros sugeriram um menor e apenas um dos membros foi contra. “Parte dos membros concordaram com o aumento, outros propuseram um reajuste 7,69%, e um dos membros, o deputado Gervásio Maia que integra o conselho pela Assembleia Legislativa, foi contra qualquer reajuste”, explicou. No ano passado, o reajuste feito pela Companhia foi de cerca de 16,9%.

PM prende dupla suspeita de roubar agência dos Correios de Coremas, PB

Dois homens foram presos na tarde desta quinta-feira (9), na estrada que liga as cidades de Aguiar e Coremas, no Sertão paraibano. Segundo a Polícia Militar, a prisão ocorreu cerca de trinta minutos após um roubo à agência dos Correios de Coremas.

Às 14h, os policiais do 13º Batalhão de Polícia Militar, em Itaporanga, receberam a informação de que um homem havia entrado na agência dos Correios de Coremas, anunciado um assalto e levado o dinheiro que se encontrava no cofre da agência.

Policiais boquearam a estrada e ,cerca de meia hora após o crime, dois homens em atitude suspeita foram abordados, já nas proximidades da cidade de Aguiar. Na abordagem, os PMs apreenderam duas armas de fogo, sendo uma pistola e uma espingarda, 364 cartuchos de vários calibres, R$ 391 em dinheiro e uma motocicleta.

De acordo com o major Jurandy, que comandou a operação, os dois homens negaram a participação no assalto aos Correios e disseram que haviam encontrado as armas e a munição dentro do mato, há cerca de dois dias. O comandante suspeita que os presos possam ter participado dando apoio e cobertura ao homem que entrou na agência para executar o roubo.

“Tudo será devidamente investigado, no entanto, a pistola encontrada com os suspeitos possui características semelhantes a que foi utilizada no crime e que havia sido descrita pelas vítimas antes mesmo dos suspeitos terem sido encontrados. Além do mais, a motocicleta apreendida com a dupla, segundo os levantamentos preliminares feitos pelo Copom, apontam que se trata de um veículo com placa fria, pois, algumas características como a cor e o ano da moto, não estão batem com as informações constantes nos sistemas Detran e Infoseg”, frisou o oficial.

De acordo com a PM os presos também não possuem documentos do veículo. Os acusados, juntamente com o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia Regional de Itaporanga, onde serão autuados, em princípio, pelo crime de porte ilegal de armas e munições. Policiais militares continuam em busca de mais envolvidos com o crime

Dois homens armados rendem gerente e invadem Banco Itaú em Cruz das Armas

Três homens armados inavadiram a agência do Banco Itaú em Cruz das Armas no início da manhã desta quinta-feira (9). Dois deles abordaram e fizeram refém a gerente da agência quando ela chegava para o trabalho por volta das 9h15.

Em poder da funcionária, eles invadiram a agência, renderam os dois vigilantes e tomaram armas.

Como a agência do banco é temporal e as movimentações financeiras só se iniciam a partir das 10h, os bandidos que aguardavam autorização para abertura do cofre, ficaram com medo da movimentação no local e fugiram levando as duas armas e 20 munições furtadas dos vigilantes.

As polícias civil e militar foram acionadas e mais de 20 policiais estiveram no local. As imagens das câmaras de vigilância que estão instaladas no lado de fora da agência serão entregues a polícia e à gerente do banco para o reconhecimento dos bandidos.

Homens atiram em rapaz e atingem também criança de 10 anos

Um menino de 10 anos e um rapaz identificado como Tiago Ferreira Lima (21 anos) deram entrada no final da manhã desta quinta-feira (9) no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa vítimas de disparos de arma de fogo.

As vítimas foram alvejadas em frente a um mercadinho localizado na comunidade Nova República, no Ernesto Geisel, na capital, por um conhecido traficante e homicida da região.

Segundo informações da família da criança, repassadas à Polícia Militar, o alvo dos tiros era Tiago, que vinha sendo ameaçado por esse tal traficante, que seria conhecido como “Antu”.

“Antu”, juntamente com outro homem não identificado, encontrou Tiago em frente ao mercadinho e resolveu acertar as contas, atirando contra ele. A criança estava no local errado e na hora errada e acabou sendo alvejada também.

De acordo com informações do Trauma, a criança levou um tiro na perna e está consciente, não correndo risco de morte. Já Tiago foi levado direto para o bloco cirúrgico, dada a gravidade dos ferimentos, provocados por dois disparos que tingiram a região torácica.

ALERTA

As duas vítimas foram socorridas por famíliares e levadas para a sede do Samu, no Centro Administrativo de João Pessoa, em Água Fria. Segundo informações do Samu, esse tipo de procedimento não deve ser feito, pois atrasa o atendimento e pode agravar a situação do ferido.

A sede do Samu é apenas para procedimentos administrativos. O que deve feito por quem solicita socorro é esperar a chegada da ambulância ou, sado tenha meios adequados, levar as vítimas direto para o Hospital.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Homem é preso após violentar sexualmente a filha de cinco anos na Grande JP

O ex-presidiário Fernando Gomes da Silva, de 23 anos, foi detido por volta das 21h desta quarta-feira (8), sob a acusação de abusar sexualmente a própria filha, de apenas cinco anos de idade. O caso ocorreu no Distrito de Odilândia, em Santa Rita.

Uma guarnição da Polícia Militar estava realizando rondas em Odilândia, quando foi abordada por uma mulher que estava com a criança enrolada em uma toalha. Desesperada, a mãe da menina informou que o marido havia violentado a filha.

Quando a polícia se deslocou até a residência onde Fernando Gomes estava, o acusado apresentava sinais de embriagues e negou as acusações da esposa. Ele informou que teria pego a filha, apenas, para levar a casa de algumas colegas.

O fato foi encaminhado à 6ª Delegacia Distrital em Santa Rita, onde o delegado Guedes ouviu a criança e revelou que ela deu detalhes do caso. “Ela nos disse que o pai teria pedido para ela baixar a calcinha e teria feito sexo oral na menina”.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Motoristas de carros com excesso de adesivo político são multados na PB

Uma blitz feita pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito da Paraíba (BPTran) no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, apreendeu mais de 50 veículos, entre carros e motos, na tarde desta quarta-feira (8). Foram encontradas irregularidades em carros adesivados com propagandas políticas. Segundo o coronel Paulo Sérgio, comandante do BPTran, foram quatro carros que estavam adesivados em mais de 50% do veículo, que é uma infração média de acordo com o Código Brasilieiro de Trânsito. Os condutores foram multados, os carros foram regularizados no local e depois liberados.

A blitz estava também apreendendo veículos irregulares e multando condutores que não possuem carteira de habilitação ou estavam dirigindo sem os acessórios obrigatórios.

Segundo o coronel Paulo Sérgio, o excesso de adesivagem configura a infração de mudança de característica. O motorista tem que pagar R$ 127 de multa e recebe quatro pontos na carteira. Quando flagrado pela fiscalização, o carro é retido no local, o excesso de adesivo é retirado e depois o veículo é liberado.

Caso o condutor queira 'envelopar' o carro, prática muito comum nesta época de campanha eleitoral, deve recorrer ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), onde o carro será vistoriado e será acrescentada a 'cor fantasia' na documentação, informando que a característica do veículo foi alterada.

Patos e Campina Grande poderão ganhar voos

Quatro companhias aéreas vão construir novas rotas entre as cidades do interior e as capitais do Nordeste: Azul/Trip, Passaredo, Avianca e Voa Brasil, conforme acordado em reunião, ontem, na sede da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em Recife (PE). O centro das rotas (HUB) será a cidade de Petrolina (PE), onde acontecerão as trocas de aeronaves. Na Paraíba, Campina Grande e Patos serão beneficiadas. A próxima reunião acontecerá no dia 13 de setembro.

Ontem, os representantes das companhias acordaram de fazer o levantamento e estudo das necessidades que terão para construir as rotas. As demandas detectadas serão apresentadas no próximo encontro. Para a operação dos voos, as companhias terão isenção de impostos dos estados, como o ICMS, e demanda de crédito tanto da Sudene, quanto do BNB e BNDES.

A assessoria de imprensa da Sudene informou que a construção das linhas aéreas nas cidades do interior entre si e com as capitais faz parte de um projeto maior que ainda será anunciado pela presidenta Dilma Rousseff.

Os municípios que serão contemplados na primeira fase do projeto são: Imperatriz (MA), Parnaíba (PI), Juazeiro do Norte (CE), Petrolina (PE), Campina Grande (CG), Mossoró (RN), Paulo Afonso, Barreiras, Ilhéus e Porto Seguro (BA), Linhares (ES) e Montes Claros (MG).

Na segunda etapa do projeto serão contemplados os municípios de Balsas (MA), Bananeiras e São Raimundo Nonato (PI), Arco Verde (PE), Jijoca e Aracati (CE), Patos (PB), Lençóis (MA), Vitória da Conquista e Luis Eduardo Magalhães (BA).

Também participaram da reunião secretários de Turismo e representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e de bancos públicos, como BNB e BNDES.

As quatro companhias que criarão os voos fazem parte do consórcio que atua na aviação executiva na região. O objetivo é estruturar uma malha aérea que permita a ligação direta entre todas as capitais nordestinas e algumas cidades do interior.

O executivo da Sudene, Adonias Oliveira, informou que alguns dos pontos discutidos na reunião foram a necessidades como financiamento para a compra de novas aeronaves, pelas empresas aéreas; melhoria da infraestrutura dos acessos e dos aeroportos; cumprimento da Lei do Uso do Solo, protegendo os aeroportos de construção de imóveis próximos aos equipamentos; política de redução de tributos, em especial, do combustível de aviação.

A intenção é fazer com que essa nova malha aérea esteja sendo colocada em prática já na próxima estação de verão, no final deste ano, início de 2013. Um dos principais trunfos que serão expostos para as companhias aéreas será a pujança da economia do Nordeste, a segunda da América Latina e com um imenso potencial de crescimento.