quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Garota morre eletrocutada em freezer

A estudante Thaís Leite Félix, 16 anos, morreu eletrocutada na manhã desta terça-feira (28) em uma chácara na comunidade Barragem da Farinha, zona rural da cidade de Patos, no Sertão do Estado.
Segundo informações da polícia, Thaís foi pegar uma faca de mesa embaixo de um freezer quando sofreu uma descarga elétrica e não resistiu.

No momento do choque, o irmão dela chegou a ouvir o grito, mas pensou que ela estava brincando. Minutos depois, ele foi a cozinha e viu a irmã caída ao chão.

Quando pegou em seu braço, ele também sentiu uma pequena descarga elétrica e correu para desligar a chave central da residência e pedir socorro.
Porém, Thaís Félix já estava morta.

Três homens armados assaltam motel em Campina Grande vestidos com roupas femininas e perucas

Três homens armados assaltaram um motel na madrugada desta quarta-feira (29) no bairro do Bodocongó, em Campina Grande, vestidos com roupas femininas.

De acordo com a polícia, o trio armado com revólveres chegou no estabelecimento, rendeu o vigilante e anunciou o assalto.
Por sorte, os bandidos - que estavam vestidos com roupas femininas e perucas - não fizeram nenhum cliente refém.

Os criminosos levaram um computador e a quantia de R$ 300 do caixa. Em seguida, o trio fugiu com destino ignorado.
A polícia militar realizou diligências, mas não conseguiu localizar os assaltantes.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Intimidade no Diário: Servidora do TRT é exonerada e responderá processo administrativo

A funcionária do TRT-PB envolvida em triângulo amoroso cujo teor de uma carta endereçada ao suposto namorado foi parar na edição do Diário da Justiça na edição do dia 16 de fevereiro, foi exonerada (a pedido) do cargo de chefia que exercia na 2ª Cara do Trabalho do Fórum de João Pessoa.

Além disso, a presidência do Tribunal Regional do Trabalho determinou a abertura de processo administrativo para apurar a ocorrência.

Em nota, o TRT da Paraíba informa que o foi oficialmente comunicado à Gestora Nacional do Diário Oficial da Justiça Eletrônico e pediu, inclusive que o fato fosse levado ao conhecimento do presidente do Tribunal Superior do Trabalho o qual o regional da Paraíba é subordinado.

Veja o texto na íntegra:

Tribunal Regional do Trabalho
Assessoria de Comunicação Social

Nota à imprensa


Ao tomar conhecimento da inserção na 2ª Vara do Trabalho do Fórum de João Pessoa de uma carta com conteúdo amoroso na edição do Diário da Justiça Eletrônico (DJ-e), do dia 16 de Fevereiro de 2012, o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Desembargador Paulo Maia Filho, decidiu pela imediata abertura de processo administrativo disciplinar para a apuração da ocorrência pela Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar do TRT.

Diante do fato, a Presidência do TRT presta, ainda, os seguintes esclarecimentos:

1 - A servidora que subscreve a publicação pediu exoneração do cargo em comissão que exercia, o que foi prontamente atendido pela Presidência deste Tribunal.

2 - O Diário Nacional da Justiça do Trabalho, onde o texto foi publicado, é gerido pelo Tribunal Superior do Trabalho e as publicações, quando remetidas pelos Tribunais Regionais do Trabalho, não podem mais ser suprimidas ou alteradas pelo remetente, conforme determina o Ato Conjunto CSJT/TST nº 015/2008.

3 - O fato foi comunicado oficialmente à Gestora Nacional do Diário da Justiça Eletrônico, tendo sido requerido, inclusive, que fosse cientificado o Exmo. Sr. Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, solicitando providências para, em caráter excepcional, a supressão do texto publicado no DJ-e.

4 - No Sistema Unificado de Administração de Processos do TRT Paraíba - Suap, a Presidência determinou a supressão do texto escrito pela servidora.

5 - Além dessas providências, foi determinado ciência ao Juiz Titular da 2ª Vara do Trabalho de João Pessoa, unidade de lotação da servidora e em que tramita o processo em questão, de onde partiu o procedimento que culminou com a publicação do texto, inclusive para que fosse dado continuidade regular à tramitação da ação trabalhista.

6 - Por fim, é importante informar à sociedade que o teor da carta não revela a prática de nenhum ilícito, nem causou prejuízo às partes do processo, mas tão somente fatos da vida pessoal de uma servidora, que no seu histórico funcional não registra ocorrências que maculem a sua dignidade.

Paulo Maia Filho
Presidente do TRT

Leia a versão do Diário da Justiça Eletrônico

o blog agradece

hj tive visitas de varios amigos do mundo,ate as 13:00 de brasilia fomos vistos por esses paises
Brasil
47
Estados Unidos
21
Alemanha
8
Itália
3
Rússia
3
Ucrânia
2

NACIONAL: Al Qaeda e Estados Unidos disputam controle do tráfico em João Pessoa

Representantes da Polícia Civil e do Ministério Público revelam ao iG como agem as duas facções criminosas na Paraíba

No dia 11 de setembro de 2001, dois aviões se chocaram contra as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque, no maior ataque terrorista da história. O atentado foi cometido pela organização Al Qaeda, de Osama Bin Laden. Durante anos, os Estados Unidos tentaram capturar o terrorista e em maio do ano passado Bin Laden acabou morto por tropas norte-americanas.

Inspirados neste conflito, bandidos de João Pessoa, na Paraíba, criaram, nos últimos anos, duas facções criminosas que disputam o controle de comunidades da cidade: a Al Qaeda e os Estados Unidos.

A Al Qaeda foi criada há cerca de dez anos. Segundo o titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Civil, Alan Murilo Terruel, a ideia surgiu de um grupo de presos que planejava se estabelecer em determinadas localidades de João Pessoa e, para isso, usava de extrema violência. Daí, o nome Al Qaeda, que também é chamada de Okaida.
"A ideia da Al Qaeda se alastrou e virou até funk. Eles se inspiraram no Osama Bin Laden e pretendiam realizar ações kamikazes", diz Terruel. A facção se propagou por alguns bairros de João Pessoa, como Mandacaru, São José, Novais, Alto do Mateus e Ilha do Bispo, e nestes locais uma estrutura de tráfico de drogas.

O grupo, segundo as investigações, vendia de 20 kg a 30 kg por semana de crack, droga fornecida pelo PCC (Primeiro Comando da Capital), organização que age nos presídios de São Paulo.
No ano passado, após sucessivas ações da polícia para reprimir o tráfico, integrantes da Al Qaeda chegaram a promover badernas na cidade, como a queima de dois ônibus. Um de seus principais líderes, criminoso conhecido como Fão, acabou transferido para o presídio federal de Porto Velho (Rondônia).



O delegado Terruel afirmou ao iG que os integrantes da Al Qaeda tem peculiaridades próprias. Entre elas, tatuar palhaços (bobo da corte) e o boneco Chuck, do filme "Brinquedo Assassino". Outra característica, segundo ele, era montar um "Exército de Viciados", ou seja, recrutar jovens consumidores de drogas para trabalhar para o tráfico e, em troca, oferecer entorpecentes como pagamento pelos serviços. Crianças e adolescentes também são admitidos pelo grupo.

O promotor Herbert Carvalho, do Gaeco (Grupo de Combate às Organizações Criminosas), afirmou ao iG ter informações de que o ingresso na Al Qaeda é feito mediante um "ritual de iniciação" no qual a pessoa precisa matar outra para se filiar ao grupo. Segundo ele, neste caso, as principais vítimas seriam os que possuem dívidas com os traficantes. No entanto, caso não existam alvos específicos, os suspeitos procuram vítimas, quem quer que seja, informou o representante do Ministério Público.

Os traficantes seguidores da Al Qaeda desafiavam a polícia . No ano passado, após sucessivas ações para reprimir o tráfico, os integrantes do grupo chegaram a promover badernas na cidade, como a queima de dois ônibus.
Ousados, os criminosos escreveram uma mensagem em um muro: "Não entre. Vai levar bala". Em setembro do ano passado, pelo menos três escolas de João Pessoa fecharam após surgirem boatos de que os criminosos desta facção iriam incendiá-las. Os bandidos picharam a sigla do grupo (OKD) no muro de um dos colégios.

A facção Estados Unidos surgiu depois da Al Qaeda. O delegado Terruel não tem uma data exata para a criação do grupo, mas disse que o objetivo era fazer frente aos rivais da Al Qaeda. O grupo atuava principalmente no Mandacaru, onde dividia as bocas de fumo com a facção inimiga, e também na comunidade Bola na Rede, no bairro dos Novais. A quadrilha tinha como uma das características recrutar menores de idade para trabalharem no tráfico.
De acordo com o coordenador da DRE, para demonstrar a força da quadrilha, os bandidos chegaram a pintar a bandeira dos Estados Unidos em seus domínios. Os criminosos também usavam tatuagens com o símbolo ou de uma carpa japonesa (espécie de peixe), sendo este último também utilizado por membros do PCC paulista. O principal líder da facção, o bandido conhecido como Alexandre Neguinho, foi transferido para o presídio federal de Porto Velho.
"Os ‘americanos’ comercializam até mesmo o oxi. Há cobrança de dívidas de drogas que chegam a culminar com mortes", disse o promotor Herbert Carvalho.
No último dia 16, dois homens foram presos em Mandacaru suspeitos de terem matado um adolescente de 14 anos. Um deles tinha a bandeira norte-americana tatuada na perna e disse à polícia ser inimigo da Al Qaeda.
Outros confrontos entre integrantes dos dois grupos resultaram em mortes no Mandacaru, na comunidade Bola na Rede (que fica no bairro dos Novais) e também na localidade de Taipa, no bairro Costa e Silva. Na Bola na Rede, a Al Qaeda expulsou os rivais.
Presídio
A rivalidade entre Al Qaeda e os Estados Unidos também ocorre no sistema penitenciário. Na última semana de outubro, um confronto entre detentos das duas facções resultou em uma rebelião no presídio do Roger. Dois presos acabaram mortos e 13 ficaram feridos. Dias antes, também devido a uma briga entre as gangues, um presidiário acabou morto e teve o corpo esquartejado na mesma unidade.
Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores da Secretaria Estadual da Cidadania e da Administração Penitenciária, Manoel Leite, as brigas entre as gangues são frequentes nos presídios.

De acordo com ele, os presos das duas facções ficam em celas separadas mas acabam se encontrando durante os banhos de sol ou refeições quando ocorrem as confusões. Na semana passada, cinco presos ficaram feridos durante uma briga entre os grupos rivais, segundo o sindicalista.
O promotor Herbert Carvalho disse ao iG que, em razão da transferência de integrantes das duas facções para presídios do interior do Estado, houve uma migração de integrantes para outros municípios da Paraíba. A Al Qaeda, por exemplo, teria ramificações em outras cidades paraibanas também como Bayeux, Cabedelo e Santa Rita.
Assim como acontece no Rio de Janeiro com as facções Comando Vermelho (CV), Amigos dos Amigos (ADA) e Terceiro Comando Puro (TCP), os grupos paraibanos lançaram funks na internet e nas letras há mensagens incitando a violência contra os rivais.
Entrada do PCC.
O delegado Alan Murilo Terruel disse ao iG que a facção criminosa PCC estaria planejando se estabelecer no Estado. Segundo ele, já haveria conversas entre integrantes da facção paulista com membros da Al Qaeda em presídios de Pernambuco para firmar uma aliança.

O policial afirmou que o PCC forneceria, a cada 20 dias, cerca de 50 kg de crack para os traficantes paraibanos. No entanto, estaria tendo dificuldades de se obter lucro porque nem tudo é vendido em razão da violência empregada pelas facções nas comunidades, o que tem resultado em diversas ações da polícia.

"O PCC não domina as áreas de venda de drogas de João Pessoa e quer traçar uma nova linha de comando na cidade, mudar o funcionamento destas facções. Para eles, quanto mais violência mais vai ter ação da polícia e prejudicará a venda de venda de drogas", disse.
O delegado disse temer que integrantes das duas facções reajam aos interesses do PCC porque isso poderia provocar novos confrontos. No final de 2010, um suposto integrante da organização paulista foi morto no bairro de São José, reduto da Al Qaeda. Na ocasião, ele estava de posse de um estatuto do grupo de São Paulo.

Com 55.029 alunos matriculados Agra compra 172 mil pares de tênis, 13 mil sandálias e torra quase R$ 7 milhões

Segundo os dados do Censo Escolar de 2011, realizado pelo Inep, do Ministério da Educação, foi registrado uma redução no número de matrículas na rede municipal de ensino na cidade de João Pessoa, administrada pelo prefeito do PSB, Luciano Agra. Em 2011, houve uma queda de 1.924 alunos em relação a 2010. De acordo com o Censo Escolar de 2011, João Pessoa possui 55.029 alunos matriculados.

Em 2004esse número era de 67.785 alunos matriculados. Mesmo assim a prefeitura de João Pessoa acaba de licitar a compra de 172.640 pares de tênis 13.000 sandálias. Pela lógica adotada nesta licitação, a prefeitura de João Pessoa deverá entregar 03 pares de tênis para cada aluno. Mesmo com com as aulas iniciadas em nesta primeira quinzena de fevereiro, nenhum aluno da rede municipal de ensino recebeu tênis ou sandálias.

A Ata de Registro de Preços (ARP), decorrente da licitação na modalidade PREGÃO PRESENCIAL SRP nº. 073/2011 – SEDEC, para Aquisição de Tênis e Sandália, foi publicada no semanário oficial 1309. As 13.000 sandálias foram vendidas a PMJP por R$: 276.900,00 (duzentos e setenta e seis mil e novecentos reais) e os 172.640 pares de tênis foram comprados por R$: 6.456.736,00 (seis milhões, quatrocentos e cinqüenta e seis mil, setecentos e trinta e seis reais). O que chama a atenção na compra diz respeito a quantidade adquirida em pleno ano eleitoral, já que em todos os anos da administração Ricardo/Agra, cada aluno foi presenteado, quando recebeu, foi apenas com um par de tênis.


SECRETARIA FOI MULTADA EM 2011POR FALTA DE FARDAMENTO


Em 2011 foi preciso Ministério Público buscar a aplicação de multa contra a secretária de educação de JP por descumprimento de acordo, já que a Promotoria de Defesa dos Direitos da Educação de João Pessoa requereu a execução de título judicial contra a secretária municipal de Educação, Ariane Sá, por descumprimento de acordo judicial firmado entre o Ministério Público e a Prefeitura de João Pessoa para a entrega do fardamento escolar. A Promotoria cobra na Justiça a aplicação à secretária de multa mensal no valor de R$ 15 mil, conforme consta no acordo judicial.


Segundo a promotora Fabiana Lobo, a Prefeitura se comprometeu a distribuir o fardamento dos alunos referente a 2011 até o dia 1° de agosto. “Acontece que, dois meses depois da data convencionada para entrega do fardamento, a Secretaria de Educação de João Pessoa ainda não entregou qualquer item do fardamento nas escolas públicas municipais”, informou a promotora.
do clickpb.

Ministério Público denuncia dez envolvidos em estupro coletivo na PB

Os dez suspeitos de participar do estupro coletivo na cidade de Queimadas, no interior da Paraíba, foram denunciados pelo Ministério Público nesta segunda-feira (27). Após a entrega do inquérito pela delegada de Queimadas, Cassandra Duarte, na última sexta (24), os promotores Caroline Soares, responsável pela representação dos três menores, e Márcio Teixeira, responsável pela denúncia dos outros sete adultos envolvidos, confirmaram que os dez rapazes serão acusados por estupro, cárcere privado, lesão corporal, formação de quadrilha. Um deles, no entanto, está sendo acusado isoladamente também por duplo homicídio e posse ilegal de arma.
Após serem citados pela juíza de Queimadas, os sete suspeitos presos no presídio de Jacarapé, em João Pessoa, terão dez dias para apresentar argumentos que refutem as denúncias formalizadas pelo Ministério Público. De acordo com o promotor Márcio Teixeira, o próximo passo será a audiência de instrução. "Com a citação e apresentação ou não da defesa, os acusados serão encaminhados a julgamento. Nesta fase os réus e as testemunhas serão ouvidos. O acusado de assassinar as duas mulheres deverá ser indiciado ao tribunal do júri e os demais passarão por um julgamento singular", comentou.

Os três menores, internados provisoriamente em um abrigo de Campina Grande, só poderão apresentar defesa após a juíza da Vara da Infância e da Juventude de Queimadas marcar a audiência de apresentação, segundo a promotora Caroline Soares. "Os adolescentes foram representados por diversos atos infracionais. Somente após escutar novamente os três menores e as testemunhas é que a juíza poderá definir uma medida sócio-educativa", explicou.

Com as respectivas denúncias e representações, os dez acusados de arquitetar e colocar em prática o estupro coletivo no interior da Paraíba passam a aguardar julgamento reclusos. Para Márcio Teixeira, a expectativa do Ministério Público é de que as provas adquiridas durante o inquérito policial dêem consistência às denúncias apresentadas. "Já me deparei com casos em que as provas circunstanciais não tinham tanta consistência quanto as desse caso, e mesmo assim os acusados foram condenados. Apesar disso, o direito é uma área subjetiva, por isso vamos aguardar. Tudo que o Ministério Público poderia fazer foi feito", completou.
Entenda o caso
Conforme as investigações da Delegacia de Homicídios, o grupo teria invadido a casa pelo portão da frente e trancado os donos do imóvel no banheiro, os homens em um quarto e as mulheres em outro. Eles teriam fugido no carro de um dos convidados da festa, um Fiat Strada, levando R$ 5 mil em dinheiro e duas reféns.


A recepcionista Michele Domingues da Silva, de 29 anos, teria conseguido pular do carro em frente à igreja do Centro de Queimadas, mas foi assassinada com quatro tiros. Ela ainda foi levada ao Hospital de Queimadas, mas não resistiu aos ferimentos.
A segunda vítima, a professora Isabela Pajussara Monteiro, de 27 anos, foi encontrada na estrada que liga Queimadas a Fagundes dentro do carro usado na fuga dos criminosos. Ela foi atingida por três tiros e tinha as mãos amarradas, uma meia dentro da boca e hematomas pelo corpo. De acordo com a Unidade de Medicina Legal de Campina Grande, as duas vítimas foram estupradas.

Segundo a delegada de Homicídios de Campina Grande, Cassandra Duarte, o crime foi arquitetado no sábado, quando os dois organizadores da festa convidaram uma das vítimas para o evento e se dirigiram a um mercado para comprar cordas e lacres do tipo 'enforca-gato', com o objetivo de amarrar as mulheres e forçar relações sexuais. A Polícia Civil investiga se os estupros teriam sido planejados como presente de aniversário para um dos irmãos.
A delegada ainda explicou que Michele Domingues e Isabela Pajussara eram amigas dos irmãos que organizaram a festa. “Michele inicialmente não era o alvo. Na verdade, eles queriam ter relações sexuais com Isabela e a irmã dela. Isabela foi a primeira a chegar na festa e de lá ficou ligando para a irmã e a amiga, Michele, que estavam na igreja”, informou Cassandra.

Ainda segundo a delegada, quando chegaram à casa as amigas foram amordaças, tiveram os braços amarrados e os olhos vendados. “Elas foram assassinadas porque, durante o ato sexual, Isabela se debateu muito e conseguiu identificar o ex-cunhado dela como um dos estupradores. Ela pediu por socorro, disse que estava vendo que o agressor era o amigo dela e acabou 'selando' sua morte”, declarou a investigadora.
Com base nos depoimentos dos presos, a delegada disse acreditar que todos os homens presentes na festa iriam violentar as mulheres. Nos corpos das mulheres foram encontrados sêmen e resíduos de pele nas unhas. A Polícia Civil vai solicitar a colheita de material genético de todos os presos para exames de DNA. No entanto, a delegada diz ter certeza de que pelo menos três deles chegaram a ter relações sexuais com as vítimas.

Suspeitos do crime ficaram detidos na Central de
Polícia de CG (Foto: Reprodução/TV Paraíba)
Foragidos do Rio de Janeiro
O delegado Fernando Zoccola, de Queimadas, apurou também que os irmãos apontados como mentores do crime seriam foragidos da Justiça do Rio de Janeiro. “Eles são criminosos perigosos. Vamos apurar os crimes ocorridos em Queimadas e possivelmente atribuídos à dupla. Eles são filhos de paraibanos, mas nascidos no Rio de Janeiro”, explicou.

Além de responder pelo estupro e morte das duas amigas, eles vão ser investigados por outros crimes. A Polícia Civil viu contradições com relação aos bens que eles declararam possuir, como carros importados e motocicletas de alto valor, o que não condiz com o trabalho que dos irmãos em uma vacaria.
"Tanto o patrimônio surpreende, porque eles não têm renda fixa na cidade, quanto as armas e a quantidade de munições que eles dispõem", disse Cassandra. Foram apreendidas uma pistola, uma arma de brinquedo, uma escopeta e 100 munições calibre .40.

Os seis adultos presos podem ser autuados por homicídio qualificado, roubo, sequestro, formação de quadrilha e porte ilegal de arma. Eles foram autuados em flagrante e devem ser transferidos para o Complexo do Serrotão até terça-feira (14).

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

MEC divulga valor do novo piso nacional de professores em R$ 1.451

O Ministério da Educação divulgou na tarde desta segunda-feira (27) que o piso salarial nacional dos professores será reajustado em 22,22% e seu valor passa a ser de R$ 1.451,00 como remuneração mínima do professor de nível médio e jornada de 40 horas semanais. A decisão é retroativa para 1º de janeiro deste ano.

Segundo o MEC, a correção reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2011, em relação ao valor de 2010. O piso aplicado em 2011 foi de R$ 1.187, e em 2010, de R$ 1.024.

A aplicação do piso é obrigatória para estados e municípios de acordo com a lei federal número 11.738, de 16 de junho de 2008. Estados e municípios podem alegar não ter verba para o pagamento deste valor e, com isso, acessar recursos federais para complementar a folha de pagamento. No entanto, desde 2008, nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.

Esgoto à beira-mar: Estação de esgoto rompe no Bessa/Intermares poluindo rio e mar com lixo e fezes

Uma estação de esgoto situada entre os bairros do Bessa e Intermares rompeu neste final da tarde e está causando poluição no mar de Intermares. O rompimento manual feito no maceió, levou todo material em direção ao mar próximo ao Bar do Surfista.

O síndico de um prédio próximo ao local, disse que a fedentina é insuportável e acha que o local é inadequado, primeiro porque representa uma ameaça ao meio ambiente, como neste caso que fica, praticamente, na orla marítima poluída.
Um surfista ouvido pela reportagem do ClickPB também achou “um absurdo” o rompimento de esgoto naquela região “onde é, inclusive, ponto de desova de tartarugas marinhas”, objeto de preservação pelo projeto local.

A situação mais preocupante é com relação ao trecho entre o maceió do Bessa ao Bar do Surfista, que está sofrendo bastante com a poluição por causa de coliformes fecais. Segundo os moradores, o problemas de saneamento no Bessa e em Intermares também contribuem para a poluição das praias.

Bispo Robinson Cavalcanti e esposa assassinados a facadas. Filho é suspeito

O bispo diocesano da Igreja Anglicana, cientista político e professor aposentado da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Dom Edward Robinson Cavalcanti, de 64 anos, e a esposa dele, a professora aposentada Mirian Nunes Machado Cotias Cavalcanti, também de 64 anos, foram assassinados na casa da família, na Rua Barão de São Borja, número 305, em Jardim Fragoso, Olinda, na noite do último domingo (26).

De acordo com a policia, o autor do crime é o filho adotivo do casal Eduardo Olímpio Cotias Cavalcanti, de 29 anos. O homem morava nos Estados Unidos desde os 16 anos de idade e teria voltado ao Brasil há cerca de 15 dias depois de ter sido preso no país estrangeiro várias vezes por envolvimento com drogas e outros delitos. Eduardo estava passando por um processo de deportação.

Os corpos já foram necropsiados pelos peritos do Instituto de Medicina Legal (IML) no Recife. Segundo a polícia, o bispo sofreu três facadas e a esposa apenas uma, na altura do peito esquerdo. De acordo com familiares, o corpo do religioso devem ser sepultado na próxima quinta-feira na Catedral Anglicana de Boa Viagem, como pedem os rituais da igreja. Esta tarde, a família tem reunião com os representantes da igreja para tentar adiantar o enterro. Segundo os parentes, a professora Miriam teria revelado o desejo de ser sepultada no Cemitério Morada da Paz, no Paulista.

Segundo o reverendo Hermany Soares, amigo da família, quando Eduardo chegou ao Brasil, ele foi buscá-lo no aeroporto e ainda no desembarque teria perguntado onde poderia comprar uma arma.
Ontem pela manhã, o rapaz saiu de casa, foi beber na praia e voltou à tarde. À noite, foi visto amolando uma faca na frente do portão de casa.

Na noite de ontem, horas antes do crime, o bispo, a esposa e o filho foram juntos ao culto. Na ocasião, o religioso falou aos fieis sobre a alegria em ter o filho de volta à casa, lembrando que aquele era o primeiro culto após a chegada de Eduardo ao Brasil.
Por volta das 22 horas, Eduardo começou a discutir com o pai, pegou a faca e golpeou o idoso. A mãe foi defender o marido e também foi esfaqueada.
O bispo Robison morreu no quarto. A mãe ainda foi levada para o Hospital Tricentenário, em
Olinda, com uma facada no peito esquerdo, mas já chegou morta. Após o crime, Eduardo tentou cometer suicídio ingerindo uma substância ainda não identificada e desferindo vários golpes de faca no próprio peito.

Eduardo foi levado para o Hospital da Restauração (HR) por uma viatura da Polícia Militar e permanece internado na Unidade de Traumas. Está respirando com ajuda de aparelhos. Seu estado de saúde é considerado grave pelos médicos e ele não tem previsão de alta.
Segundo informações de parentes, o bispo Robinson foi o coordenador regional da primeira campanha do ex-presidente Lula para presidente da República, que, inclusive, o teria visitado em casa depois de eleito. O bispo também foi candidato à deputado federal e proferiu palestras na Organizações das Nações Unidas.

Todas as obras da transposição serão retomadas até abril', diz ministro

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, disse nesta segunda-feira (27) em João Pessoa, que até o final do mês de abril as obras de transposição do Rio São Francisco estarão totalmente retomadas. De acordo com ele, o Governo Federal está concluindo o processo licitatório dos saldos remanescentes. As declarações dele foram dadas em João Pessoa, onde o ministro participa de um seminário que discute a transposição.

"O Ministério da Integração Nacional está concluindo o processo para a retomada da obra. Estamos acelerando o processo licitatório do que chamamos de saldos remanescentes", disse o ministro se referindo aos lotes que tiveram as obras paralisadas. Segundo ele, as obras dos lotes que serão novamente licitados correspondem a um valor de R$ 1,9 bilhão e não podem ultrapassar os 25% dos contratatos originais, que somam R$ 7 bilhões.

Ministro da Integração discute a transposição em João Pessoa
Novas empresas serão contratadas para obras da Transposição, diz Dilma
"Estaremos com a obra totalmente remobilizada a partir do mês de abril", garantiu o ministro. Com relação a conclusão das obras, Fernando Bezerra afirmou que o Eixo Leste que começa em Floresta (PB) e vai até Monteiro (PB) será terminado até 2014. Já o Eixo Norte, que parte de Cabrobó (PE) corta o Rio Grande do Norte e vai até o Ceará, segundo o ministro será terminado em 2015.

O ministro também falou sobre o problema ocorrido no Túnel Cuncas I que faz parte da
Transposição, ligando o estado da Paraíba ao Ceará, e que parte da obra desabou no ano
passado. "Estamos fazendo uma perícia técnica noo túnel que teve um problema no ano passado", informou.
A obra da transposição começou em agosto de 2007, com um investimento previsto de quase R$ 7 bilhões e foi dividida em 14 lotes. "A transposição é uma obra muito importante para o Nordeste que vai levar água para 12 milhões de pessoas"

Sindicato dos Advogados da Paraíba vai instalar sede no prédio da OAB

Após doação do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Odon Bezerra, o Sindicato Estadual dos Advogados (SEAP) irá instalar, nos próximos dias, uma sala no prédio da OAB-PB para funcionar como sede do SEAP. A sala havia sido prometida por Odon em outubro de 2011, no período da criação do Sindicato.

Idealizado por um grupo de juristas paraibanos, o Sindicato foi criado com o intuito de defender os direitos trabalhistas dos advogados empregados, ou seja, com carteira assassinada, quer seja em escritórios de advocacia, empresas privadas ou até mesmo em entes estatais. O Sindicato foi criado com base na mais ampla legalidade, com todos as exigências legais sendo devidamente atendidas pela comissão pró-criação.

A diretoria do SEAP é composta pelos seguintes advogados: Valdomiro de Siqueira Figueiredo Sobrinho; Wilson Sales Belchior; Antônio de Pádua Pereira de Melo Júnior; Diego Raphael da Cunha Viegas; Caius Marcellus; entre outros.

De acordo com Wilson Belchior, presidente da Comissão de Sociedades de Advogados da OAB/PB, "o SEAP atua em todo o Estado, havendo inclusive previsão estatutária para criação de representações nas principais cidades do interior, com vistas a interiorizar o sindicato e atender o maior número possível de Advogados na Paraíba".

Wilson Belchior, membro da atual gestão da OAB/PB, ressalta que a atuação do SEAP não se confunde, nem procura invadir competências da Ordem, mas sim o interesse de caminha 'pari passu' a fim de defender os interesses da categoria profissional da advocacia. Ele acrescenta que um exemplo da atuação conjunta é a doação, por parte do presidente Odon Bezerra, da sala para funcionamento do sindicato na OAB.

Por fim, concluiu dizendo que as reuniões para definir a atuação do Sindicato já estão acontecendo e que em breve serão informadas através dos mais variados meios de comunicação.

Professora é assassinada pelo ex-namorado no Sertão da Paraíba

A professora Auridélia Inácio da Silva, 33 anos, foi assassinada neste domingo (27) pelo ex-namorado Francisco Martins Félix Filho. O crime foi registrado no município de Itaporanga, no Sertão paraibano. O acusado está preso.

Vítima e acusado
Segundo informações da polícia, a professora estava na cidade para a realização do concurso público. Após o certame, quando a mulher retornada para a cidade de Santa Inês com o atual namorado foi assassinada. O homicídio ocorreu na PB-386, no sítio Gangorra.
Ainda de acordo com a polícia, o acusado já estava a espera do casal. Quando ele percebeu a presença da mulher e do namorado na rodovia, pegou um moto e saiu em busca dos dois.
A mulher, que estava em uma moto, foi morta com vários tiros. O namorado da vítima não foi atingido pelos disparos.

Depois de ganhar Troféu “Óleo de Peroba”, Ricardo volta a ser vaiado no Almeidão durante Botauto

O governador Ricardo Coutinho foi vaiado publicamente mais uma vez na tarde deste domingo, antes do início do clássico Botafogo x Auto Esporte. O presidente do Botafogo, Nelson Lyra, levou governador no início do jogo e logo na saída do túnel, Ricardo Coutinho que estava acompanhado de Estelizabel, foi duramente vaiado pelos botafoguenses. Visivelmente constrangido, o governador teve que pagar mais esse mico em público, que já está virando rotina, já que sua popularidades é uma das menores desde que assumiu o Estado.


No último programa de 2011, o governador Ricardo Coutinho (PSB) foi o grande vencedor do 'Cara de Pau' de ano. O anúncio foi feito pelo jornalista Wellington Farias durante o programa Correio da Manhã do dia 30 de dezembro. De acordo Farias, a escolha do 'cara de pau' do ano aconteceu pela internet. "Os internautas foram quase unânimes em sugerir Ricardo Coutinho como ganhador do óleo de peroba. fazer o que, né?!!", informou na época o jornalista, via twitter.

Essa já é a quarta vez que Ricardo é vaiado desde que assumiu o mandato em primeiro de janeiro de 2011. Somente em 2012 já foram registradas duas manifestações. Uma, no Bairro São José o governador chegou a bater boca coma população que questionava sobre as obras naquela comunidade para instalação de um projeto de reurbanização da prefeitura de João Pessoa. “Faz dois anos que deixei de ser prefeito de João Pessoa. Não sei de nada deste projeto” respondeu Ricardo. A população não gostou e protestou através de uma sonora vaia.

Também em 2012, Ricardo resolveu não comparecer na reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Paraíba, e recebeu outra calorosa vaia na Al. Outra manifestação negativa, sonora e pública que o governador teria sido vaiado, aconteceu em novembro de 2010 durante a procissão de Nossa Senhora da Penha.

A primeira vaia aconteceu em agosto durante espetáculo do Circo Tihany, o "maior circo da América Latina".

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Dois homens são assassinados a tiros na Grande João Pessoa

Um pedreiro de 26 anos, foi assassinado com mais de cinco tiros, no bairro de Camalaú que fica no município de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa, o crime aconteceu na na noite deste sábado (25). Um outro homicídio tambem foi registrado no início da manhã deste domingo (26) na capital paraibana. A Polícia Civil está investigando os dois crimes.

De acordo com informações da 7ª Delegacia Distrital, o pedreiro estava na frente da casa dos pais, quando três homens, em três motocicletas, se aproximaram e dispararam várias vezes contra o rapaz, que foi atingido no tórax, cabeça e braço esquerdo. A vítima ainda chegou a ser socorrida e levada para o Hospital Geral de Cabedelo, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O homicídio está sendo investigado pela Policícia, mas nenhum suspeito, até o momento, foi preso.

Já no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa, um ex-presidiário de 32 anos foi morto a tiros. De acordo com informações da 1ª Delegacia Distrital e do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), o crime teria acontecido no início da manhã,em um local conhecido como 'beco da facada', que fica próximo ao Colégio Papa Paulo VI. Um homem suspeito de ter participação no homicídio chegou a ser detido, porém foi liberado em seguida. A Delegacia de Homicídios informou ainda, que a vítima possivelmente tinha dívidas de drogas.

Ainda conforme a Delegacia de Homicídios, entre a noite de sábado e a madrugada de domingo quatro tentativas de homicídio foram registradas nos bairros de Oitizeiro, Trincheiras, Tambauzinho e Jardim Veneza. Nenhum suspeito foi identificado ou detido até o momento.

Bang bang: dupla de assaltantes morre após troca de tiros com a PM em Campina Grande; fotos

Dois assaltantes morreram após uma troca de tiros com a polícia na cidade de Campina Grande na noite desta sexta-feira (25).
@SouzaNetoTC
De acordo com o tenente coronel Souza Neto – comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar – a dupla foi baleada durante uma perseguição policial nas proximidades do Parque da Criança, localizado no bairro do Catolé.

@SouzaNetoTC
Um dos acusados era natural de Surubim em Pernambuco e foi condenado por assalto em Buqueirão na Paraíba.

Uma arma de uso restrito do Exército Brasileiro foi encontrado em poder dos assaltantes, uma pistola 9mm e ainda dois revólveres calibre 38.

CAOS NA SAÚDE Revoltado, paciente faz quebra-quebra no Trauminha de Mangabeira

A demora no atendimento e o medo de morrer fez um paciente promover um quebra-quebra dentro do Trauminha de Mangabeira nesta noite (25) . Além de danificar uma porta de vidro e ameaçar jogar cadeiras pro alto, o paciente não conseguiu manter a calma, depis de sperar mais de uma hora pelo atendimento.



Segundo testemunhas que também aguardam pelo atendimento de urgência, o rapaz passou mal e chegou ao hospital por volta das 18 horas. Por volta das 20 horas nenhum médico de plantão havia atendido. No momento que a reportagem chegou ao hospital, mais de 40 pessoas aguardavam a vez e reclamavam do mal atendimento naquele hospital de Mangabeira.

“O rapaz estava branco, suando e vomitando. Implorou e clamou por um médico. Achando que iria morrer ele partiu para violência e quebrou o a porta de vidro do hospital. Só assim aparaceu um médico” desabafou seu José de Assis que revelou já está esperando com o filho acidentado há mais de duas horas para rebeber o primeiro atendimento.

Já a dona de casa identificada como Maria José, moradora do Valentina, disse que a saúde de João Pessoas beira o caos e só sabe como ela (saúde) é de péssima qualidade, quem precisa enfrentar um hospital como o Trauminha de Mangabeira.

Outro paciente morador de Mangabeira e identificado como Eduardo, 26 anos, disse que o rapaz quebrou pois a humilhação foi muito grande: “Ele sentia muita dor, entrou em pânico e pediu que um médico atendesse urgentemente. Os funcionários se recusaram e falaram que só fariam depois da chegada do médico. Se revoltou e começou um verdadeiro quebra-quebra dentro do hospital” disse Eduardo.

Maria José, que também acompanhava uma filha, reclamou da demora no atendimento. “Não existe uma triagem para identificar o que é grave e o que pode esperar. Aqui, todos são tratados como animais. Ficque com medo", argumentou a moradora do José Américo

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Incêndio em base brasileira na Antártida deixa dois mortos

Dois sargentos da Marinha morreram na madrugada deste sábado, 25, em um incêndio que atingiu a Estação Comandante Ferraz, base científica e militar brasileira na Antártica. Havia 60 pessoas na estação, metade delas pesquisadores de universidades nacionais, que escaparam ilesos. Em nota, a Marinha não reconhece as mortes dos militares. Informa apenas que eles estão desaparecidos e que um terceiro teve ferimentos. Na nota, porém, a Marinha se define como "extremamente consternada".

O incêndio ocorreu na Praça de Máquinas, onde ficam os geradores de energia. Cientistas que estavam na estação contam que os dois sargentos não conseguiram sair do local, destruído pelas chamas. O ferido conseguiu ser resgatado por colegas da Marinha e foi levado para a base polonesa de Arctowski, próxima à brasileira, para receber os primeiros socorros. Depois, seguiu para a base chilena Eduardo Frei. Em comunicado, a Marinha garante que a vítima não apresenta risco de morte.

Os 30 cientistas, um alpinista, um representante do Ministério do Meio Ambiente e 12 funcionários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro foram levados ao amanhecer para a base chilena, de onde seguirão possivelmente para o Chile, em Punta Arenas. Ficaram na estação apenas 12 militares da Marinha, que tentam combater o incêndio. A Marinha enviou um Navio-Polar para apoiar o trabalho dos militares. Além dele, dois navios da Marinha Argentina, dois botes da Estação polonesa e três helicópteros chilenos já estão no local do incêndio.

Já a Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizou uma aeronave, que seguirá para Punta Arenas, a fim de trazer de regresso ao Brasil as pessoas que estavam na Estação.

Um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar as causas do acidente.

Dupla de moto mata garoto de 16 anos a tiros na frente da casa da vítima Dupla de moto mata garoto de 16 anos a tiros na frente da casa da vítima

Dívida com o tráfico de droga pode ter sido o motivo do assassinato do adolescente Pedro Felipe Silva dos Santos, 16 anos. O crime está sendo atribuído a dois jovens que estavam numa moto Traxx, de cor não revelada.

A polícia tomou conhecimento que passava de 1h da madrugada deste sábado, 25. Felipe, que já havia sido detido por porte ilegal de arma, estava próximo a sua residência, no bairro do Renascer III quando apareceram a dupla de moto.

Ao perceber o perigo ele correu na direção de sua residência gritando para que seu pai abrisse a porta, no entanto, foi alcançado pelos bandidos que efetuaram os disparos. Ao abrir a porta da casa o pai de Felipe ainda assistiu o filho cair morto.

Ao lado do corpo do adolescente, que foi removido para a Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal, a polícia encontrou pedras de crack. A identificação dos criminosos ainda é desconhecida.

Professor de capoeira é assassinado com 10 tiros

O professor de capoeira Lucinaldo Batista da Silva, 28 anos, foi assassinado na noite de sexta-feira, por volta das 21h30, no Valentina Figueiredo, em João Pessoa.

De acordo com o relatório da Polícia Civil, o professor estava no ginásio Odilon Ribeiro Coutinho dando aula e não percebeu que estava sendo observado por três homens ainda não identificados.

Quando terminou a aula, o professor se despediu dos alunos e pegou sua moto para ir para casa. Foi quando os três homens que estavam lhe aguardando dispararam 10 tiros de revólver contra a vítima, que morreu no local.

Governo esconde naufrágio de barco com 10 mil litros de óleo na Antártida

Uma chata (embarcação de fundo chato usada para transporte de carga) rebocada pela Marinha afundou em dezembro no litoral da Antártida com uma carga de 10 mil litros de óleo combustível.

Poluente, o produto não vazou, mas está a 40 metros de profundidade e a 900 metros da praia onde fica a Estação Antártica Comandante Ferraz, base brasileira no continente. Um compartimento dentro da embarcação armazena o diesel.

O naufrágio vem sendo mantido em sigilo tanto pela Marinha quanto pelos ministérios que integram o Programa Antártico Brasileiro (Proantar) – Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Relações Exteriores e Minas e Energia e Defesa. Não houve vítimas no acidente.

O Brasil é signatário de tratados de preservação ambiental na Antártida e, portanto, se comprometeu a não poluir o continente.

Sem divulgação oficial por parte do governo, chega na próxima semana à Baía do Almirantado, onde a chata foi a pique, os navios de socorro Felinto Perry, da frota da Marinha, e Gulmar Atlantis, contratado pela Petrobrás. O Felinto Perry é especializado em resgate de submarinos, além de outras operações complexas.

Mergulhadores da Petrobrás, treinados para atuar em acidentes que envolvem vazamentos nas estruturas de exploração e produção de petróleo, participarão da tentativa de resgate.

O planejamento prevê o içamento da chata por boias e guindaste, para que o gasoil artic (combustível anticongelante produzido pela Petrobrás para a ação brasileira na Antártida) possa ser retirado do meio ambiente antes que comece a vazar.

É uma operação considerada de risco, por causa do clima inóspito da região.

Clima. A chata afundou em consequência do mau tempo. Estava sendo rebocada para a terra por quatro embarcações pequenas quando, possivelmente por causa do vento forte e do mar agitado, ela naufragou. Não havia marinheiros a bordo, pois a chata não tem tripulação.

Flutuante sem motor ou qualquer outro tipo de propulsão própria, a embarcação só navega a reboque. Sua função é cargueira. A que naufragou na Antártica tinha fundo reforçado e paredes duplas, para dificultar os vazamentos de óleo.

A chata servia à Estação Antártica. Cabia a ela transportar para a terra os combustíveis líquidos trazidos pela Marinha para o abastecimento da base. O gasoil artic permanece armazenado em 17 tanques.

Por ano, a estação consome 320 mil litros de óleo, empregados em geração de energia e aquecimento interno e da água, indispensáveis em ambientes cuja temperatura pode ficar abaixo de -30°C.

Na estação vivem 15 militares da Marinha, 15 funcionários civis do Arsenal de Marinha (para manutenção, reparos e emergências) e, em sistema de rodízio, 30 pesquisadores (biólogos, biofísicos, geólogos, oceanógrafos e químicos, entre outros) de universidades e instituições científicas brasileiras.

Espera. O resgate da chata não tem data marcada. Dependerá das condições climáticas. Há uma semana, nevascas cobriram com uma camada de pelo menos 1 metro de altura solo da enseada da Ilha Rei George, sede da base nacional. Os ventos superiores a 100 quilômetros por hora impediram os cientistas de realizar trabalhos de campos. Tiveram de ficar confinados.

Depois disso, o tempo melhorou, com o surgimento do Sol. Antes negativas, as temperaturas chegaram a 5°C. Como o verão está no final, são esperadas para breve quedas bruscas nas temperaturas e tempestades de neve. Daí a necessidade de o resgate ser feito o mais rapidamente possível, para que ocorra em condições de segurança.

Alívio. As observações feitas após o naufrágio por um robô de inspeção submarina mostraram que o diesel não vazou, para alívio dos profissionais da estação e do governo brasileiro, preocupado com a repercussão internacional que um derramamento de poluentes na Antártida pode representar.

Conhecido como Protocolo de Madri, o Tratado da Antártica para Proteção ao Meio Ambiente, em vigor desde 1998, torna o continente reserva natural destinada à ciência. O tratado proíbe até o ano de 2047 a exploração econômica dos recursos minerais e regulamenta e controla a presença humana no local.

O artigo 3.º do protocolo estabelece que as atividades na Antártida sejam “organizadas e executadas com base em informações suficientes que permitam avaliações prévias e uma apreciação fundamentada de seu possível impacto no meio ambiente antártico e dos ecossistemas dependentes e associados”.

Caso o diesel vaze, o acidente com a chata poderá ser interpretado pela comunidade internacional como um desrespeito ao protocolo, por falta de planejamento e pelo uso de processo tido como obsoleto.

Para os cientistas, um sistema de dutos – que não foi implantado na base brasileira – seria o ideal para transportar combustível entre as embarcações e os tanques.

O artigo também estabelece que deverão ser evitados impactos negativos sobre a qualidade do ar e da água; modificações significativas no meio ambiente atmosférico, terrestre, glacial e marinho; riscos para as espécies animais e vegetais; e degradação de áreas com especial significado biológico, científico, histórico, estético ou natural.
estadão

Homem se joga em trilhos e é atropelado por trem em JP; corpo partiu em dois; vídeo e fotos muito chocantes

Um homem se jogou em frente a um trem no bairro Ilha do Bispo em João Pessoa. O fato ocorre por volta das 14h20 desta sexta-feira (24), por trás do Cemitério Senhor da Boa Sentença.
De acordo com o capitão Alves, integrante do 1º Batalhão da Polícia Militar, a vítima foi identificada como Magno Aírton de Sousa Natal de 32 anos. Ainda não foi descoberto o que teria motivado o suicídio.

Presa quadrilha responsável pelos assassinatos das últimas 24h; bando mata a pauladas e pedradas

Oito pessoas foram detidas no município de Santa Rita, Grande João Pessoa, acusadas dos homicídios nas últimas 24h na cidade. O cerco policial ocorreu no início da tarde desta sexta-feira (24).


A operação foi deflagrada na cidade após sucessivos assassinatos que vêm sendo registrados na cidade. Entres os detidos, estão menores que confessaram a participa e autoria em alguns dos crimes.
Os presos foram Yuri Filipe Alemão,18, Laerco Lima de Santos 18, Elieu Cormes Lins,18, e Zé Carlos Junior também de 18 anos. Quatro menores foram apreendidos.
Um dos menores de 14 anos disse que matou os dois homens na madrugada de hoje (24), porque eles faziam parte de facções rivais.

Quadrilha com participação em facção (Foto: @emersonmofi)
De acordo com o soldado Cleyton, do 7º BPM, com o grupo, os policiais apreenderam revolveres, pistolas, além de drogas.

Objetos apreendidos (Foto: Bayeux em Foco)
A ação foi orquestrada por policiais da Força Tática e do Serviço de Inteligência do 7º BPM. A quadrilha está recolhida na Base da Força Tática, no bairro Alto das Populares.
Leia mais: Dois homens são executados com requintes de crueldade em Santa Rita
Mulher é morta a facadas e tijoladas em Santa Rita

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Estado tem déficit de 321 equipes do 'Saúde na Família'

Apesar do Programa de Saúde da Família (PSF) estar implantado em todos os municípios da Paraíba, o Estado possui um déficit de 321 equipes do programa. Juntas, as 223 cidades paraibanas possuem o total de 1.247 equipes custeadas pelo Ministério da Saúde. No entanto, a quantidade ideal para atender os mais de três milhões de habitantes, segundo o próprio órgão federal, é de 1.568.

Para o presidente da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup), Rubens (Buba) Germano, a ausência das unidades de saúde é reflexo das normas criadas pelo governo federal, que penaliza duas vezes as prefeituras paraibanas: determina número insuficiente de equipes para atender a população e envia recursos inferiores ao valor das despesas.

“Não é apenas o Programa de Saúde da Família, mas todos os programas federais são executados em conformidade com a quantidade da população. Ou seja, se o Ministério da Saúde determinar que em um município há a necessidade de sete equipes, ele só envia verbas para custear essas sete. Caso o gestor municipal precise implantar a oitava equipe, terá que arcar a despesa com recurso próprio”, explica.

Segundo Buba, que é o atual prefeito do município de Picuí, os recursos enviados pelo governo federal para custear os programas são insuficientes e obrigam as prefeituras a arcarem com as despesas restantes. “Na cidade, onde sou prefeito, recebo cerca de R$ 9 mil para custear a despesa de um PSF, mas gasto R$ 20 mil. Ou seja, preciso tirar R$ 11 mil dos cofres da prefeitura para manter o serviço. Isso representa um valor de mais de 100%”, comentou.

Através da assessoria de imprensa, o Ministério da Saúde explicou que o programa é mantido com a contrapartida dos governos municipais. O PSF foi criado com a finalidade de facilitar e descentralizar a assistência à saúde prestada à população e as unidades são instaladas em pontos estratégicos das cidades.

As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, dentistas, profissionais de enfermagem, equipe administrativa e agentes comunitários de saúde que acompanham o tratamento dos moradores. Além de medicamentos e equipamentos médicos, o serviço dispõe de veículo para a realização das visitas domiciliares.

Estado sucateia creches e MP entra com ação para que PMJP assuma

O Ministério Público da Paraíba, através da Promotoria da Educação e juntamente com os Conselhos Tutelares da Capital, realizou inspeções nas 31 creches estaduais localizadas em João Pessoa e constatou problemas graves, como vazamentos, infiltrações e mofo nos prédios; falta de fardamento, de material lúdico e didático, de material de higiene pessoal e de limpeza e alimentação escolar insuficiente. Devido a isso, o MP ingressou com uma ação civil pública na 1ª Vara da Infância da Capital para obrigar o Município de João Pessoa a receber em sua rede de ensino as 31 creches estaduais localizadas na cidade e todas as crianças nelas matriculadas.
Segundo a Promotoria de Justiça de Defesa da Educação da Capital, a medida tornou-se necessária porque a Prefeitura de João Pessoa vem “se furtando” da obrigação constitucional e legal de municipalizar a educação infantil.
Além de requerer que a ação seja julgada procedente, o MPPB pede que, em caso de descumprimento, o Município seja condenado a pagar multa de R$ 100 mil por cada mês de atraso. O dinheiro deverá ser revertido para o Fundo da Infância e da Juventude da Capital.
Inspeções
A situação levou o MPPB a instaurar procedimentos preparatórios, a realizar audiências para ouvir a Secretaria de Educação do Estado e os diretores das creches e a expedir recomendações para que os problemas fossem resolvidos.

A Secretaria de Educação do Estado, por sua vez, alegou a falta de verbas e de dotação orçamentária para reforma e investimento nas creches estaduais e apresentou a justificativa de que as unidades de educação infantil já deveriam ter sido municipalizadas.
Conforme apurou a Promotoria, o Estado não recebe recursos do Fundeb (Fundo para o Desenvolvimento da Educação Básica) para custear a educação infantil, nem outras suplementações do Governo Federal, como as verbas do Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Por conta disso, os servidores que trabalham nas creches estaduais recebem como se fossem lotados em escolas e a merenda servida aos alunos é retirada do valor destinado à alimentação das escolas públicas estaduais. “Isso, a princípio, justifica o sucateamento das 31 creches estaduais em João Pessoa. O que se vê é que essas creches gravitam em um limbo, pois nem sofrem investimentos por parte do Estado da Paraíba nem são assumidas pelo Município de João Pessoa”, criticou a promotora Fabiana Lobo.

Violação da LDB
Apesar de a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) determinar que o processo de municipalização da educação infantil deveria ter sido concluído até dezembro de 1999 em todo o País, a Paraíba ainda possui 46 creches estaduais que, em fevereiro de 2011, foram transferidas para a Secretaria Estadual de Educação.
Antes disso, essas creches eram, irregularmente, mantidas pela Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado com verbas do Fundo de Combate e Erradicação à Pobreza como se fossem unidades assistencialistas e não unidades de educação infantil que fazem parte da primeira etapa da educação básica.
De acordo com a Constituição Federal e com a LDB, a educação infantil em creches (para crianças de zero a três anos de idade) e em pré-escolas (para crianças de quatro a cinco anos) é um direito fundamental e compete aos Municípios prestá-la às crianças de zero a cinco anos.

MP confirma irregularidades em depósitos de medicamentos da Prefeitura de João Pessoa

O Ministério Público confirmou irregularidades em depósitos de medicamentos da Prefeitura de João Pessoa, durante vistoria realizada em conjunto com representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM).

Até o momento, foram encontrados aparelhos de controle de diabetes e soro mal acondicionados, materiais cirúrgicos e materiais de saúde bucal vencidos, além de caixas vazias de medicamentos descartadas em local inadequado.

Na última sexta-feira (17), o Ministério Público recebeu denúncia sobre medicamentos vencidos no mês de dezembro no ano passado, armazenados em dois depósitos da PMJP. Ontem (23) foi divulgado no site de compartilhamento de vídeos Youtube, imagens de um dos depósitos com os medicamentos vencidos.

Caminhão de banda de forró se envolve em acidente na PB e homem morre; veja fotos Caminhão de banda de forró se envolve em acidente na PB e homem morre; veja fotos

Uma falha nos freios do caminhão baú da banda de Forró Flor da Pele pode ter sido a causa do acidente ocorrido no final da noite desta quinta-feira (23), na Serra de Teixeira, Sertão paraibano. O técnico de som da banda morreu na hora.
Músico que morreu na hora
De acordo com informações da polícia, o veículo – que transportava equipamento de iluminação e sonorização – capotou várias vezes. Os músicos da banda vinham do estado do Maranhão, após show´s realizados no período carnavalesco.

Na hora do acidente, apenas duas pessoas estavam no veículo. João Bosco, 50 anos, conhecido por ‘João Caveira’, não resistiu aos ferimentos e morreu na hora.
O motorista do caminhão Amauri Chaves Brasil Falcão sofreu várias fraturas e foi encaminhado para o Hospital Regional de Patos. Ele não corre risco de morte.
A perícia esteve no local e em 30 dias deverá divulgar o laudo com a causa do acidente.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Vídeo revela toneladas de medicamentos vencidos em depósito da Prefeitura de João Pessoa e pronto para descarte

Desde o inicio da noite desta quinta-feira está circulando no “youtube” um vídeo denúncia de um suposto depósito de medicamentos com várias toneladas de medicamentos vencidos e prontos para serem descartados de forma clandestina pela secretaria de Saúde da Prefeitura de João Pessoa.


.
As imagens disponibilizadas por um internauta que assina com o codinome “PorBaixoTapete” revela que uma grande quantidade de medicamentos com validade vencida se encontra armazenada em dois galpões (Av. Santa Júlia s/n, Torre, próximo ao Hospital Samaritano e na Rua Paulino dos Santos Coelho s/n no Jardim Cidade Universitária em frente ao terminal de ônibus), alugados pela secretaria municipal de saúde de João Pessoa.


O prédio encontra-se praticamente abandonado e o acesso no vídeo foi feito pela porta da frente onde é revelado os nomes e centenas de caixas de medicamentos com data de validade vencidas em dezembro de 2011.Entre os remédios estão antibióticos, anti-inflamatórios e outros medicamentos que estão vencidos ou com prazo de validade próximo a vencer sem que a população tenha acesso nos PSF da prefeitura de João Pessoa.

Ainda sobre esta denúncia, os vereadores do PSDB, Marcos Vinícius e Eliza Virgínia comunicaram o fato pessoalmente ao Promotor da Saúde, Dr. José Geraldo, ainda na sexta-feira (17). Segundo os vereadores, o promotor fez uma ligação telefônica na presença deles para o procurador da República Duciram Farena, dando ciência da gravidade das denúncias protocoladas no Ministério Público Estadual, sobre os depósitos com grande quantidade de medicamentos vencidos em João Pessoa.

Duas equipes do ClickPB foram para os dois endereços para registrarem qualquer tentativa de retirada dos medicamentos durante esta noite.

Derrota de RC:Supremo Tribunal Federal mantém suspensa bitributação na Paraíba

Em sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira (23), o Pleno do Supremo Tribunal Federal manteve a suspensão da lei que institui a dupla cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em compras feitas pela internet na Paraíba. A corte referendou uma medida cautelar concedida em dezembro de 2011 pelo ministro Joaquim Barbosa em uma Ação Direta de Inconstitucionalidademovida pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No entanto, os ministros não entraram no mérito da ação.

A decisão foi tomada de forma unânime pelos ministros, mas não deixou de gerar um debate entre eles. O ministro Joaquim Barbosa disse que a lei era uma espécie de "legislação retaliatória" da Paraíba contra os maiores estados produtores. "Essa retaliação prejudica o elemento mais fraco da cadeia que é o consumidor. Nem todos os consumidores serão capazes de absorver esse aumento", completou.

"Esse é um tema que precisa de uma reflexão maior do tribunal", disse o ministro Gilmar Mendes durante a análise da ADI. " Não há risco de irreversibiliadde desse cautelar, porque no meu voto deixei claro que o estado pode apurar os créditos tributários que julga serem válidos, para evitar suposta decadência", completou Joaquim Barbosa defendendo o referendo à cautelar.

A proposição da Adin foi solicitada pela OAB da Paraíba, após análise da Comissão de Estudos Tributários da entidade. A ação foi assinada pelo presidente da OAB nacional, Ophir Cavalcanti. De acordo com seu texto, a lei é inconstitucional porque traz uma sobretaxação em relação ao ICMS, submetendo aos que realizam a aquisição de mercadorias uma bitributação.

O Conselho Federal da OAB também defende que a lei viola o princípio constitucionais como o da não discriminação e o da liberdade de tráfego. Pois ela tributa a simples entrada da mercadoria no estado. Em janeiro o presidente do STF, ministro Cezar Peluso, já havia negado uma liminar ao governo do estado que por meio de uma mandado de segurança queria a suspensão da que foi concedida a OAB. O governador Ricardo Coutinho argumentou, entre outras coisas, que a decisão não observou os princípios federativos da garantia do desenvolvimento nacional e de redução das desigualdades sociais previstos na Constituição.

Para o governo estadual, a lei é legal e não cria uma bitributação, mas sim uma complementação de imposto. Ainda de acordo com o governo estadual ele serviria para equilibrar a concorrência no comércio local. Entenda a lei

O Caso - A lei dispõe sobre a exigência de parcela do ICMS nas operações interestaduais que destinem mercadorias ou bens a consumidor final cuja aquisição ocorrer de forma não presencial. O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa no dia 22 de novembro, por 15 votos a 13.

Ela isenta compras inferiores a R$ 500 e determina que o comprador terá que pagar 17% de ICMS valor cobrado na Paraíba, mesmo que a taxa determinada pelo estado que vendeu o produto seja menor. Caso o consumidor compre um produto que tenha 7% de ICMS ele terá que complementar com os outros 10%.

O produto ficará nos Correios e o consumidor terá que ir retirá-lo na agência que se responsabilizará em recolher o imposto complementar.

A cobrança proposta na lei estadual tem como base o Protocolo ICMS 21/2011, firmado por alguns estados no âmbito do Confaz . Além da Paraíba assinaram o protocolo Acre, Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia, Sergipe, Tocantins e também o Distrito Federal.

Cícero reafirma candidatura e defende novo modelo de mobilidade urbana para JP

O senador e pré-candidato a prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PSDB), reafirmou na tarde de hoje (23), em entrevista ao programa Rede Verdade da TV Arapuan, apresentado pelo jornalista Marconi Ferreira, que será candidato ai executivo municipal este ano e que, segundo ele, "representa um projeto partidário". "Com certeza há uma umbra por parte dos meus adversários que tentam plantar esta mentira, mas eu represento um projeto partidário que é o de ajudar os que mais precisam e com fé em deus serei candidato", respondeu.

Ao ser questionado sobre projetos, como o do ex-petista, Avenzoar Arruda, que hoje milita no PSOL, defendendo metrôs para a capital paraibana, Cícero disse ser indispensável a elaboração de um projeto de mobilidade urbana que contemple mais de um milhão de habitantes. "Os problemas que são enfrentados hoje careciam de soluções no passado e o transito que estamos vendo possui diversas soluções e terei as soluções para enfrentar este problema, assim como fizemos com o Lixão do Róger", disse.

Ainda sobre as eleições deste ano, o senador foi questionado sobre a possibilidade de uma chapa única da oposição para enfrentar os candidatos do governo. "Quem vai dizer se devemos ter uma candidatura única ou várias é a oposição. O que é claro é que existe um sentimento de insatisfação da população com este modelo que aí está", arrematou.

Agora: acidente com morte na BR-101 sul

Um acidente com morte foi registrado agora há pouco na BR-101, no sul da Paraíba.
De acordo com informações da assessoria de comunicação da Polícia Rodoviária Federal, uma van colidiu na traseira de uma carreta. Uma pessoa morreu e outra está ferida.
O acidente aconteceu no km 112, depois do posto da PRF de Mata Redonda. O trânsito no local - sentido Recife - João Pessoa - está parado.
As equipes da PRF estão se deslocando para investigar as causas do acidente.

STF julga hoje bitributação em compras pela internet na PB: consumidor opina

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga hoje (23) a ação que pede a inconstitucionalidade da Lei 9582, de 12 de dezembro de 2011, do Estado da Paraíba que prevê bitributação aos paraibanos nas compras pela Internet. Em dezembro do ano passado, o relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, concedeu medida cautelar determinando a suspensão da lei.

A medida cautelar foi solicitada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, alegando violação do princípio da isonomia. A medida liminar concedida, conforme o ministro, não impede que o Estado da Paraíba exerça seu poder de fiscalização sobre os produtos comercializados. O Governo do Estado alega que o comércio local perde com as compras pela internet.

O administrador Renato Arcúrio, que tem costume de fazer compras pela internet, acha que a bitributação pode prejudicar financeiramente os paraibanos. "Eu compro pela internet porque é mais prático e cômodo. Basta ligar o computador e fazer a pesquisa de preço dentro da própria casa sem precisar me locomover. Além de que os preços são mais baratos. Não acho justo ter que pagar ainda mais impostos por um produto só porque estou comprado pela internet", disse.

Para ele, as compras pela internet não atrapalham o comércio local. "Geralmente quem recorre às lojas virtuais é para comprar produtos que não chegam na sua cidade. Essa lei só vem para atrapalhar. Inclusive eu acho que fere o nosso direito de escolha", opinou.

Em janeiro de 2012, período em que o STF estava de recesso, o governador Ricardo Coutinho (PSB) impetrou mandado de segurança pedindo a cassação da liminar do ministro Joaquim Barbosa. O pedido foi negado pelo presidente da Corte, ministro Cezar Peluso.

Corpo de mulher é encontrado morto a facadas dentro de carro de mão no Tambiá

O corpo de uma mulher com duas facadas no pescoço foi encontrado dentro de um carro de mão na manhã desta quinta-feira (23) no bairro Tambiá, em João Pessoa. Neste momento, a área está isolada e a Polícia Militar está no local, mas a Perícia ainda não chegou para fazer identificação do corpo.

De acordo com a PM, pessoas estavam passando pelo local quando viram o carro de mão coberto com um lençol manchado de sangue abandonado e ligaram para a Polícia.

Mulher é espancada, amarrada e jogada dentro de açúde em Remígio



O corpo de uma mulher foi encontrado amarrado dentro de um açude na cidade de Remígio, na Paraíba na manhã de ontem (22). De acordo com a Delegacia Regional, Lucinete Pereira de Medeiros, 25 anos, foi espancada e estrangulada pelo cunhado Cosme dos Anjos.

Segundo a Polícia, próximo ao local havia rastros de um veículo que foi comparado com os pneus do carro do acusado. Além disso, na casa da companheira dele foi encontrado vestígios de barro idênticos aos encontrados próximo ao açude.

O acusado entrou em contradição em todo o seu interrogatório. Na delegacia de Remígio, o acusado negou sua participação no crime, mas depois confessou na presença de seu advogado, esclarecendo as circunstâncias e os motivos do crime, segundo o acusado a vítima havia o ameaçado de morte.

O acusado foi submetido a exame de corpo de delito no IML de Campina Grande e recolhido na cadeia pública de Remígio, ficando à disposição da Justiça.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

IMORAL.GOVERNADOR RC ignora compra de helicóptero para PM

Segundo matéria publicada na internet e divulgada no tiwitter, o governo do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), ignora uma aquisição de um helicopétero para a Polícia Militar da Paraíba. Diz o texto "longe de ser artefato de luxo ou um 'elefante branco voador', em razão de sua velocidade e visão privilegiada, uma aeronave bem equipada contribui sensivelmente na abordagem, captura e precaução de crimes dos mais diversos".

Estados que adotaram o helicóptero como instrumento de combate ao crime tem sentido na prática os efeitos positivos do seu uso. Estatísticas revelam que as capturas crescem 100% quando se tem o uso de um helicóptero indicando a localização dos criminosos para policiais em terra. "Diz-se que uma aeronave que chega a 150 metros de altura tem eficiência superior a 15 viaturas numa perseguição. Sem contar que a simples presença de um helicóptero no ar fazendo o patrulhamento já inibe a ação dos bandidos".

Dinheiro não pode ser o problema. Segundo a matéria, num orçamento que prevê aproximadamente R$ 900 milhões de recursos em segurança (11% da receita total) e que tem anunciado economia no custeio da máquina não teria dificuldades em adquirir ao menos um helicóptero, cujos preços variam de R$ 2 milhões em diante.
pbagora

Mulher é morta a golpes de faca no Brejo paraibano; PM suspeita de homofobia

Uma mulher foi morta a golpes de faca peixeira no inicio da tarde desta quarta-feira (22), no Distrito de Santa Fé, no município de Solânea, no Brejo paraibano. A polícia suspeita que o crime tenha motivação homofóbica.
De acordo com as primeiras informações policiais, a vítima identificada como sendo, Glauciene Pereira Porto, 31 anos, teria sido assassinada por uma mulher que não aceitava o relacionamento da vítima com Maria Ibiapina, 25 anos.
Em depoimento, Maria Ibiapina afirmou que o crime foi praticado por uma mulher conhecida como Candelária Alves da Silva, 30 anos. A PM recebeu informação de que a vítima e a acusada brigavam constamente por causa de um som alto.
O ataque contra a vítima aconteceu em frente a residência do casal homossexual e a maioria dos golpes de faca atingiu as costas de Glauciene. Ela ainda chegou a ser socorrida para o hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Policiais da Força Tática estão fazendo uma varredura pelo local na tentativa de prender a acusada pelo homicídio.

ABSURDO: Ministério Público encontra baratas em comida de escola municipal

ais cinco escolas foram inspecionadas pelo Ministério Público da Paraíba, sendo que quatro delas se localizam no município de Caldas Brandão e uma, em Gurinhém (a cerca de 70 quilômetros de João Pessoa). Dentre os principais problemas constatados estão a falta de higiene, de alimentação escolar, de acessibilidade nos prédios e de água nas unidades de ensino.

Em Caldas Brandão, foram encontradas na Escola Municipal Adélia Holanda Cavalcante rãs em recipientes que armazenavam a água destinada aos estudantes e restos de temperos (que seriam usados no preparo da merenda) com baratas.

Na escola estadual Caldas Brandão, turmas do ensino médio não têm salas e os alunos são obrigados a estudar no pátio. Já na escola municipal João Bandeira de Souza, o banheiro estava com o esgoto quebrado e o mau cheiro contaminava todo o prédio.

As promotoras de Justiça Jaine Aretakis Cordeiro Didier e Fabiana Lobo (que coordena o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Educação) encontraram escolas com rampas que não atendem às normas técnicas e com inclinações que inviabilizam o direito de ir e vir de cadeirantes. Também foram encontradas cisternas secas nas unidades de ensino.

MP pela Educação

As inspeções realizadas na Comarca de Gurinhém fazem parte do projeto “MP pela Educação”, desenvolvido pelo Ministério Público paraibano. Os problemas constatados nas fiscalizações serão registrados em relatório e a Promotoria de Justiça de Gurinhém deverá solicitar às Secretarias de Educação das duas cidades que sejam tomadas as providências necessárias para a solução definitiva dos problemas.

Operação Carnaval: PRF já registra 78 acidentes com 43 feridos e 5 mortos

A imprudência dos motoristas, que trafegaram com excesso de velocidade em dias de chuva, foi a principal causa dos 78 acidentes registrados nos rodovias federais na Paraíba entre a última sexta-feira (17) e a manhã desta quarta-feira (22). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Operação Carnaval também registrou cinco mortes e, pelo menos, 43 feridos.
De acordo com a inspetora do órgão, Keila Melo, nos três primeiros dias da operação, 424 pessoas foram multadas e 16 veículos retidos, entre os 4.478 fiscalizados. A ação teve início a zero hora de sexta-feira e vai até as 00h24 horas de hoje, com o objetivo é atuar de forma repressiva para garantir a segurança nas estradas federais durante o feriado.
Segundo ela, como o retorno do carnaval nesta quarta deve ser de chuva, os motoristas devem tomar ainda mais cuidados e reduzir a velocidade. Ela chamou atenção para os riscos em aquaplanagens. Para evitar acidentes ao entrar em poças de água, o motorista não deve pisar no freio e segurar firme o volante para não perder o controle.

Funcionária do TRT e esposa de ex-vereador de JP morre em acidente na PB-008; fotos

Funcionária do TRT e esposa de ex-vereador de JP morre em acidente na PB-008; fotos
A funcionária do Tribunal Regional do Trabalho, Suzana Carreira Câmara de Mendonça, 66 anos, morreu em um acidente na manhã desta quarta-feira (22) na PB-008, no litoral sul da Paraíba.
Suzana era esposa do ex-vereador de João Pessoa, Derivaldo Mendonça. A vítima estava voltando de Jacumã, no Conde, em uma Hilux preta de placas MOK 8100/JP, quando perdeu o controle do veículo numa curva e bateu de frente com um caminhão de placas DEZ 6227.

Várias equipes do Corpo de Bombeiros estão no local e pedem que motoristas evitem o trecho da PB-008, já que ela está interditada.
Leia mais: Acidente com vítima fatal interdita PB 008

A polícia isolou o local e aguarda a chegada do carro da Gerência de Medicina e Odontologia Legal (GEMOL).

Jovem é executado com quatro tiros na cabeça no bairro do Valentina de Figueiredo, na Capital

Francisco Alves de Araújo (24) foi assassinado co quatro tiros na cabeça na noite desta terça-feira, (21).

A vitima que morava na comunidade Frei Damião, estava bebendo na casa de um amigo próximo ao campo do Bahia no Valentina, quando foi atingindo com quatro tiros na cabeça.

O assassino entrou pelo quintal, foi até a cozinha e atirou pelas costas na cabeça de Francisco depois fugiu sem deixar pistas.

Informações policiais dão conta que a vitima era usuário de drogas.

Um vizinho da casa onde Francisco foi assassinado, conhecido como Cicero Paixão, foi detido para averiguação, ele é acusado de ter ameaçado a vitima durante uma discussão.

A delegada de homicídio Dra Dulcinéia Costa esteve no local de crime e deu inicio as investigações.

Policiais militares do 5° BPM sob o comando do coronel Lívio fizeram o isolamento até a realização da perícia.

Navio com 835 turistas estrangeiros aporta hoje em Cabedelo

“A chegada do navio Princenton ao Porto de Cabedelo, além de aquecer mais um pouco a economia local, dá visibilidade à Paraíba no segmento de cruzeiros marítimos. E o Estado tem totais condições de recepcionar turistas de cruzeiros. Quando um turista de cruzeiros gosta de um destino, em 90% das vezes ele retorna para conhecer por mais tempo”, garante.

Estrutura – A partir do momento que os turistas desembarcarem no porto, toda uma estrutura logística começa a ser movimentada. Para transportá-los serão disponibilizados 16 ônibus para os passeios pelos pontos turísticos, entre o litoral e o Centro Histórico de João Pessoa. Segundo a empresária Christiane Pereira, diretora da Luck João Pessoa, empresa responsável pelo transporte dos turistas, o grupo é formado em sua maioria por norte-americanos. Quatro desses ônibus farão o roteiro Porto de Cabedelo-Centro Histórico, segundo a empresária. O restante estará disponível para o litoral.


Atracamento - O navio está previsto para atracar no Porto de Cabedelo por volta das 8h da manhã, permanecendo no local até as 18h. Ruth Avelino disse que a vinda do navio para Cabedelo é uma operação conjunta com a operadora carioca Shorexplorations. Para a recepção, será instalada uma típica feirinha de artesanato. No local, haverá um box de câmbio, além de uma frota de 16 ônibus de turismo para realizar passeios com os cruzeiristas. "Vamos distribuir material de divulgação dos nossos principais roteiros turísticos entre os turistas”, disse.

Homem não identificado é encontrado morto a pedradas em Santa Rita

Um homem foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (22) no bairro de Tibiri, em Santa Rita. Segundo informações da Polícia Civil, ele foi assassinado a pedradas. Até às 9h de hoje, o corpo ainda foi identificado, pois o homem não possuía nenhum documento de identidade.

Ainda de acordo com a Polícia, o homem teria sido assassinado no local onde foi encontrado, mas os moradores não souberam dar nenhuma informação sobre o que teria acontecido. A Polícia ainda não tem nenhuma suspeita da causa do crime.

O corpo foi encaminhado para a Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol), em João Pessoa.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

PRF indica melhores horários para a viagem de volta a João Pessoa

O Carnaval chega ao fim somente na quarta-feira de cinzas (22), mas a maior parte dos moradores de João Pessoa que deixaram a capital para festejar em outras cidades retornam já nesta terça-feira (21). A recomendação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para quem vai pegar a estrada é de viajar pelo menos até às 16h, para evitar congestionamento ou fluxo intenso de veículos.

De acordo com a inspetora Keilla Melo, horários intermediários são os mais indicados. “Se o condutor puder sair ainda pela manhã, em boas condições para dirigir, irá encontrar um fluxo menor de veículos. Horários intermediários como 12h e 14h também são horários indicados para se dirigir. O importante é evitar o retorno após às 16h”, comentou.

Segundo a inspetora, é importante o condutor não buscar atalhos ou desvios por rodovias estaduais devido às más condições, que podem potencializar acidentes. “É muito comum ouvirmos que alguns motoristas decidem cortar pelas rodovias estaduais para evitar a fiscalização da PRF, aumentando o risco de acidentes devido as condições dessas vias. A recomendação é utilizar as rodovias federais se possível, por estarem em melhores condições”, explicou.

Em caso de tempo chuvoso, o mais indicado é reduzir a velocidade e ligar os faróis em caso de queda de visibilidade, independente da hora da viagem. Se a intensidade da chuva aumentar, o condutor deve procurar um lugar seguro para aguardar a melhora do tempo. “Ao parar por conta da pouca visibilidade, o condutor não deve jamais recorrer à acostamentos devido a iminência de acidente”, ressaltou Keilla Mello. A PRF ainda alerta para pontos alagados da pista em caso de chuva e possíveis aquaplanagens.

Dona de casa morre em hospital após ser espancada por marido na Paraíba

Uma dona de casa de 54 anos morreu na noite da segunda-feira (20) em Campina Grande, em decorrência de agressões provocadas pelo marido, de 55 anos, segundo a Polícia Militar. De acordo com o setor de serviço social do Hospital de Emergência e Trauma, a paciente foi internada no domingo à noite apresentando sinais de espancamento. Apesar de receber atendimento médico, ela não suportou as complicações das lesões na cabeça e em outras partes do corpo.

As agressões teriam acontecido na casa da vítima e do marido no bairro Três Irmãs, Conforme a PM, o catador de lixo suspeito de cometer o crime chegou a ser agredido por moradores do bairro e também foi levado ao hospital, onde permanece internado e sob custódia policial.

Os motivos do ataque à mulher, no entanto, ainda são desconhecidos. O corpo da vítima foi levado para a Unidade de Medicina Legal de Campina Grande, onde serão feitos exames. O caso é investigado pela Polícia Civil.

Um morre e outro é socorrido, após serem atingidos por mais de dez tiros no Grotão

Um homem morreu e outro foi socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma em João Pessoa, após serem atingidos por mais de dez tiros dentro da própria casa. O crime aconteceu na manhã desta terça-feira (21) na Rua Nossa Senhora do Rosário, mais conhecida como Rua do Arame, no Bairro no Grotão.


Morreu no local, Fábio Oliveira Medeiros, 23. Já Fernando Carlos da Silva de 20 anos, foi socorrido para o Hospital de Trauma.

As primeiras informações dão conta de que os acusados chegaram ao local a pé e queriam matar Fernando Carlos, dono da casa. Mas, se deparam com Fábio Oliveira que também foi atingido e morreu dentro da casa. Fernando Carlos conseguiu correr para rua e foi socorrido.

De acordo com a polícia, o crime teria acontecido para vingar a morte de um homem conhecido como Adailton, assassinado ontem no mesmo bairro.

A polícia informou também que Fernando Carlos é ex-presidiário e usuários de drogas e que Fábio Oliveira não tem passagem pela polícia, mas também usava drogas.

Nonato Bandeira e família participam do Culto da Juventude na Igreja Assembleia de Deus com mais de dois mil cristãos

O Secretário Institucional de Comunicação do Estado da Paraíba e pré candidato à prefeitura de João Pessoa pelo PPS, Nonato Bandeira, sua esposa, a jornalista Célia Chaves e seus filhos Raí e Luísa participaram, na noite desta segunda-feira, 20 de fevereiro, do tradicional Culto da Juventude da Escola Bíblica no Templo Central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa.
O convite foi feito pelo Pastor Isaac Venerando, vice-presidente da Fundação do Adolescente e Desenvolvimento da Criança (FUNDAC) e um dos líderes religiosos da igreja. Nonato e sua família foram saudados por diversos pastores e recepcionados por mais de dois mil cristãos evangélicos com orações e um ‘bem vindos em nome de Jesus’. A pregação foi do Pastor Rogério da Costa.

Bandeira se mostrou agradecido com a grande recepção em pleno período carnavalesco e reafirmou sua admiração à força da fé evangélica, principalmente em mobilizar centenas de jovens de vários bairros da Capital em uma ação pró-ativa em favor da vida e dos valores cristãos.


Logo após o culto, Nonato Bandeira conheceu às instalações da Rádio CPAD FM 96.1, onde participou ao vivo do programa Mensagem de Vida. O pré candidato falou para os ouvintes da emissora sobre a importância da realização dos cultos direcionados aos jovens e os aconselhou à refletir sobre suas vidas. Ressaltou a importância em levar a palavra de Deus às famílias e a consequente educação dos jovens, além da "imensa contribuição social que as igrejas têm feito para uma formação mais digna das pessoas".


Pastor Isaac Venerando agradeceu e mencionou a importância da presença de Nonato Bandeira na celebração, como também explicou o trabalho do Templo para com os jovens que fazem parte da igreja. O templo promove trabalhos sociais com o objetivo de prevení-los contra a violência. “A visita de Nonato Bandeira em nosso Templo só nos trás orgulho, pela excelente pessoa que ele é e pelo glorioso desempenho que sempre desenvolveu em seus trabalhos. Nonato é um homem do bem e nós da Igreja queremos estreitar esses laços", disse o Pastor.

Falta de médicos atrasa 13 cirurgias em Hospital de Trauma de Campina Grande

Desde a sexta-feira (17), 13 cirurgias deixaram de ser feitas no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. O atraso aconteceu durante o plantão de Carnaval, um dos mais movimentados do ano, devido à falta de renovação do contrato da unidade com a cooperativa de médicos ortopedistas desde janeiro . As atividades só foram retomadas em ritmo reduzido no sábado (18), quando oito médicos ortopedistas do Rio de Janeiro para trazidos à Paraiba para suprir o plantão. Na segunda-feira, mais dois profissionais chegaram para agilizar a realização das cirurgias.

De acordo com o diretor do Hospital de Trauma, Flaubert Cruz, a direção teve dificuldades para montar a escala em decorrência do Carnaval. "Tivemos problemas durante 24 horas, mas agora já está tudo sob controle", garantiu o diretor. Ele explicou que a direção tentou negociar com a cooperativa e propôs contratos individuais com médicos, mas eles teriam rejeitado a proposta. O convênio com uma nova cooperativa ou a renovação ainda dependem de licitação.

Entre a sexta-feira e o sábado, enquanto a equipe substituta não chegava, os pacientes que apresentavam estado mais grave foram transferidos para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Durante o feriadão, são realizados cerca de 300 atendimentos por dia na unidade, a maioria deles em decorrência de acidentes com motocicletas.

Estuprados de Queimadas vão para presídio

Terminou nesta segunda-feira (dia 20), o prazo cinco dias para os sete presos acusados de terem estuprado seis mulheres e matado duas, na cidade de Queimadas, fiquem nas celas do reconhecimento na Penitenciária de Segurança Máxima PB 1, em João Pessoa e a ora eles devem ser transferidos para as celas comuns onde ficam os outros presos.
Bando de Queimadas

O secretário Harrison Targino, explicou que a fase de 'reconhecimento' é recomendada devido ao risco de morte que os suspeitos correm. "O crime pelo qual são acusados causa internamente muita revolta dos apenados”, comentou.

Os sete adultos envolvidos no crime, deveriam ter sido encaminhados ao Complexo do Penitenciário do Serrotão, em Campina Grande, ou para a cadeia pública de Queimadas, mas o grupo foi transferido para a capital por recomendação da Corregedoria Geral de Justiça da Paraíba, devido à falta de estrutura e à instabilidade entre os demais detentos das primeiras cidades.

Além dos sete adultos presos, foram apreendidos três adolescentes. Eles estão em um abrigo provisório no município de Lagoa Seca. Segudo o promotor Márcio Teixeira, o Ministério Público da Paraíba vai oferecer representações contra os três rapazes. Eles poderão responder por estupro, homicídio e porte ilegal de arma. A representação final contra eles deve ser entregue à Justiça nesta semana.

De acordo com o delegado regional de Campina Grande, André Rabelo, a Polícia Civil tem até a quarta-feira (22) para remeter à Justiça o inquérito sobre o crime.

Cícero critica RC ao lembrar música de campanha eleitoral do governador

O senador e pré-candidato à prefeitura de João Pessoa pelo PSDB, Cícero Lucena, seguiu prontamente as regras que regem o protocolo das ‘intrigas políticas’ e não perdeu a oportunidade de lançar críticas ao governador Ricardo Coutinho.

Depois de boa parte dos políticos que integram a bancada da oposição na Paraíba avaliarem como “precária” a segurança pública do estado, o parlamentar não fez por menos e entrou no rol dos contestadores. Antes de fazer uma análise das condições em que a administração estadual encontra-se, o peesedebista relembrou a música de campanha do chefe do executivo, qual foi utiliza na última eleição.

“Não sabia que era para levantar as mãos como assaltado” disparou, em tom de ironia o pré-candidato, fazendo menção ao refrão do hit: "Levante a mão, levante, levante a mão quem quer ver o grande salto da nossa Paraíba".

Para o parlamentar, ao invés de Ricardo Coutinho “desenvolver a Paraíba 50 anos em 4”, o que o gestor fez foi retroceder e “atrasar 10 anos em apenas 1”.

Continuando o tom do discurso, as críticas saíram do campo estadual e entram no municipal. Referindo-se a Capital, Cícero avaliou: “Saímos de uma cidade pacata para um abismo”.

“A prefeitura com Agra se tornou uma secretaria de quinto escalão do governo do Estado”, finalizou o senador.

Encontro da Consciência Cristã é considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

O deputado federal Romero Rodrigues (PSDB/PB) apresentou projeto de lei de número 1791/2011, na Câmara dos Deputados, em Brasília, que declara o "Encontro para a Consciência Cristã", realizado na cidade de Campina Grande, Estado da Paraíba, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, de acordo com o artigo 215 e o artigo 216 da Constituição Federal. Conforme a matéria fica assegurada ao "Encontro para a Consciência Cristã", para todos os efeitos legais, os direitos e as vantagens da legislação vigente.

Romero, inclusive, entregou pessoalmente ao pastor Euder Faber, na sede da Vinacc cópia do PL que está tramitando no Congresso Nacional e que será apreciado dentro em breve pela Câmara dos Deputados. A propositura no momento encontra-se nas Comissões temáticas da Câmara.

É importante destacar que a Vinacc - Visão Nacional para a Consciência Cristã realiza entre os dias 21 e 30 de outubro de 2011, a Primeira Consciência Cristã Internacional, na cidade de Jerusalém, em Israel. Em Campina Grande, na Paraíba a Consciência Cristã já acontece há 13 anos, esta vai ser a primeira vez que o evento será realizado em outra cidade, ou melhor, em outro país. O coordenador da Consciência Cristã em Jerusalém é o pastor João Bosco, da Igreja Congregacional do Calvário, em Campina Grande. A Primeira Consciência Cristã Internacional, além de oferecer às pessoas a oportunidade de conhecer Jerusalém, vai servir também como um meio de conseguir recursos para a Consciência Cristã em Campina Grande.

Rodrigues destaca que a Constituição Federal de 1988 ampliou o conceito de cultura nacional, ao considerar patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza imaterial de reconhecida importância para a sociedade brasileira. Em seu § 1º do art. 215, a Carta Magna determina que o Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas, afro-brasileiras e de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional. Nesse contexto se inclui o Encontro para a Consciência Cristã, realizado em Campina Grande (PB), considerado o maior evento do gênero da América Latina.

Campina Grande é conhecida pela pujança e pela criatividade de seu povo, aliado a isso, polariza uma região composta por mais de um milhão de habitantes e que congrega quase 60 municípios do chamado Compartimento da Borborema, cuja população se utiliza da excelência dos seus serviços, principalmente os oferecidos nas áreas de saúde, educação e cultura. Ela é considerada a "Capital do Trabalho", é conhecida por promover o Maior São João do Mundo, a Micarande - O carnaval fora de época do País, mas hoje passou ser conhecida mundialmente também como a "Cidade de Jesus Cristo".

Na justificativa o parlamentar salienta que no período do carnaval a cidade torna-se a "Capital Mundial da Fé Cristã". Tudo isto, graças ao trabalho realizado pelas igrejas evangélicas locais, além da conscientização que vem sendo promovida pelo Encontro Para a Consciência Cristã, no Parque do Povo, Pirâmide e no Centro Cultural. O evento é de caráter interdenominacional e sem fins lucrativos. Além do grande público, estão sempre presentes pastores da Capital do Estado, Litoral, do Sertão, Cariri, Carimataú, Brejo, Seridó, afora várias caravanas que de outras partes do Nordeste e do País.

Realizado pela Visão Nacional Para a Consciência Cristã (VINACC), o evento nasceu em 1999, no momento em que a cidade sediava um encontro macroecumênico-esotérico, reunindo diversas tendências e linhas de pensamentos, no campo das religiões, da "ciência", da filosofia e das artes. O "Encontro para a Consciência Cristã" veio para levar a população a um verdadeiro despertamento espiritual através da defesa da fé cristã, bem como pela propagação do Evangelho de Jesus Cristo, proporcionando também a comunhão do corpo de Cristo, que é a igreja. A cada ano o "Encontro para a Consciência Cristã" vem superando todas as expectativas. Prova disso está nos locais de realização. Nos anos anteriores as palestras foram promovidas no Antigo Museu Vivo e Ginásio da AABB. No entanto, foi necessário um espaço maior. Daí partiu-se para a instalação da Representação do Tabernáculo Bíblico, no Parque do Povo, uma estrutura móvel à base de tendas, com capacidade para aproximadamente dez mil pessoas, em suas partes interna e externa. Outros locais que sediam as palestras a Pirâmide e o Centro Cultural, localizado ao lado do Parque do Povo.

A repercussão do "Encontro para a Consciência Cristã" é tão grandiosa que pessoas de outras partes do Brasil passaram a solicitar informações sobre o evento. Por isso, foi necessária a criação de jornal e de uma página na Internet - www.conscienciacrista.org.br, que além de informarem, se propõem a tratar das mais diversas correntes religiosas e sectárias que se proliferam pelo mundo.

O deputado federal Romero Rodrigues (PSDB/PB) apresentou projeto de lei de número 1791/2011, na Câmara dos Deputados, em Brasília, que declara o "Encontro para a Consciência Cristã", realizado na cidade de Campina Grande, Estado da Paraíba, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, de acordo com o artigo 215 e o artigo 216 da Constituição Federal. Conforme a matéria fica assegurada ao "Encontro para a Consciência Cristã", para todos os efeitos legais, os direitos e as vantagens da legislação vigente.

Romero, inclusive, entregou pessoalmente ao pastor Euder Faber, na sede da Vinacc cópia do PL que está tramitando no Congresso Nacional e que será apreciado dentro em breve pela Câmara dos Deputados. A propositura no momento encontra-se nas Comissões temáticas da Câmara.

É importante destacar que a Vinacc - Visão Nacional para a Consciência Cristã realiza entre os dias 21 e 30 de outubro de 2011, a Primeira Consciência Cristã Internacional, na cidade de Jerusalém, em Israel. Em Campina Grande, na Paraíba a Consciência Cristã já acontece há 13 anos, esta vai ser a primeira vez que o evento será realizado em outra cidade, ou melhor, em outro país. O coordenador da Consciência Cristã em Jerusalém é o pastor João Bosco, da Igreja Congregacional do Calvário, em Campina Grande. A Primeira Consciência Cristã Internacional, além de oferecer às pessoas a oportunidade de conhecer Jerusalém, vai servir também como um meio de conseguir recursos para a Consciência Cristã em Campina Grande.

Rodrigues destaca que a Constituição Federal de 1988 ampliou o conceito de cultura nacional, ao considerar patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza imaterial de reconhecida importância para a sociedade brasileira. Em seu § 1º do art. 215, a Carta Magna determina que o Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas, afro-brasileiras e de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional. Nesse contexto se inclui o Encontro para a Consciência Cristã, realizado em Campina Grande (PB), considerado o maior evento do gênero da América Latina.

Campina Grande é conhecida pela pujança e pela criatividade de seu povo, aliado a isso, polariza uma região composta por mais de um milhão de habitantes e que congrega quase 60 municípios do chamado Compartimento da Borborema, cuja população se utiliza da excelência dos seus serviços, principalmente os oferecidos nas áreas de saúde, educação e cultura. Ela é considerada a "Capital do Trabalho", é conhecida por promover o Maior São João do Mundo, a Micarande - O carnaval fora de época do País, mas hoje passou ser conhecida mundialmente também como a "Cidade de Jesus Cristo".

Na justificativa o parlamentar salienta que no período do carnaval a cidade torna-se a "Capital Mundial da Fé Cristã". Tudo isto, graças ao trabalho realizado pelas igrejas evangélicas locais, além da conscientização que vem sendo promovida pelo Encontro Para a Consciência Cristã, no Parque do Povo, Pirâmide e no Centro Cultural. O evento é de caráter interdenominacional e sem fins lucrativos. Além do grande público, estão sempre presentes pastores da Capital do Estado, Litoral, do Sertão, Cariri, Carimataú, Brejo, Seridó, afora várias caravanas que de outras partes do Nordeste e do País.

Realizado pela Visão Nacional Para a Consciência Cristã (VINACC), o evento nasceu em 1999, no momento em que a cidade sediava um encontro macroecumênico-esotérico, reunindo diversas tendências e linhas de pensamentos, no campo das religiões, da "ciência", da filosofia e das artes. O "Encontro para a Consciência Cristã" veio para levar a população a um verdadeiro despertamento espiritual através da defesa da fé cristã, bem como pela propagação do Evangelho de Jesus Cristo, proporcionando também a comunhão do corpo de Cristo, que é a igreja. A cada ano o "Encontro para a Consciência Cristã" vem superando todas as expectativas. Prova disso está nos locais de realização. Nos anos anteriores as palestras foram promovidas no Antigo Museu Vivo e Ginásio da AABB. No entanto, foi necessário um espaço maior. Daí partiu-se para a instalação da Representação do Tabernáculo Bíblico, no Parque do Povo, uma estrutura móvel à base de tendas, com capacidade para aproximadamente dez mil pessoas, em suas partes interna e externa. Outros locais que sediam as palestras a Pirâmide e o Centro Cultural, localizado ao lado do Parque do Povo.

A repercussão do "Encontro para a Consciência Cristã" é tão grandiosa que pessoas de outras partes do Brasil passaram a solicitar informações sobre o evento. Por isso, foi necessária a criação de jornal e de uma página na Internet - www.conscienciacrista.org.br, que além de informarem, se propõem a tratar das mais diversas correntes religiosas e sectárias que se proliferam pelo mundo