terça-feira, 13 de março de 2012

Juiz decreta prisão de universitário suspeito de agressão dentro da UFPB

O juiz Edaiton Medeiros da Silva, da comarca de Areia, no Brejo paraibano, decretou a prisão temporária do estudante universitário de 23 anos suspeito de lesionar gravemente um outro jovem de 19 anos na saída de uma calourada no campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Segundo a Polícia Civil, a confusão aconteceu na madrugada da sexta-feira (9), quando alunos veternaos do Centro de Ciências Agrárias recepcionavam os novatos. Alguns teriam praticado um 'trote' utilizando uma vara de bambu para bater nos novos aprovados.

O pedido de prisão foi feito pela delegada da Polícia Civil Maria do Socorro Fausto, que investiga o caso em Areia. O jovem agredido está internado na emergência do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, apresentando estado de saúde regular. De acordo com Gisélia Vitral, tia do rapaz agredido, ele saía da festa em uma motocicleta quando foi chamado por alguém e sofreu o golpe nas costas.

Para a delegada, com base em todos os depoimentos e conversas informais com envolvidos no caso, o suspeito pode ser indiciado por tentativa de homicídio. "Quando ele golpeou pela primeira vez, a vítima estava de costas e não teve condições de se defender. Mesmo depois do rapaz ficar inconsciente e caído no chão, ele ainda continuou chutando e tentou um segundo golpe na cabeça. Os exames demonstram que a vítima sofreu traumatismo craniano", explicou Maria do Socorro Fausto.

Segundo Maria do Socorro, o caso é investigado desde sexta-feira. Na segunda-feira (12), o supeito procurou a delegacia se apresentando como vítima. Ele disse ter sido agredido e ameaçado de morte, o que o teria motivado a se defender do ataque do jovem de 19 anos. “Ele disse que usou o bambu para se defender de um grupo que tentou atacá-lo e tentou se refugiar em um dormitório na residência universitárial”, completou a delegada.

Apesar da versão relatada pelo universitário, uma perícia feita pela Polícia Federal no alojamento não encontrou vestígios de invasão, arrombamento ou vandalismo. "Conversamos com um policial militar que conteve o agressor e socorreu a vítima e com um vigilante que presenciou toda a ação. A informação de que ele reagiu a uma primeira investida do jovem que está internado não procede", explica a delegada.

A Polícia Civil fez buscas pelo universitário no alojamento no campus da UFPB em Areia, na residência da família dele no município de Cruz do Espírito Santo e em Campina Grande, mas não conseguiu localizá-lo. O jovem agora é considerado foragido. Quando o mandado de prisão temporária for cumprido, o suspeito poderá ficar detido por cinco dias. Conforme a investigadora, a prisão poderá ser convertida em preventiva, caso seja necessário.

Nenhum comentário: