quinta-feira, 8 de março de 2012

Jovens que provocaram motim no CEJ devem ser transferidos para presídio

O delegado Deusdeth Leitão Filho concluiu por volta das 4h desta quinta-feira, 8, o flagrante dos dez internos do CEJ envolvidos na rebelião ocorrida na tarde de ontem naquele órgão que abriga delinqüentes maiores de 18 anos.

Eles foram autuados pelos crimes de formação de quadrilha, tentativa de homicídio, dano ao patrimônio público e provocação de motim. Durante o tumulto dois monitores, Paulo Clemente de Almeida e Flávio José da Silva e o sub tenente da PM Marcos Antonio Severo da Silva sofreram ferimentos leves. Um dos infratores, apontado como líder da facção “Al-quaeda” e principalmente mentor do motim, de nome Daniel Gomes Souza, também foi ferido, levado para o Trauma e depois para a Central de Polícia.
Os autuados foram identificados por Alisson Ferreira da Silva, Rafael Lopes da Silva Pereira, Josenildo Ferreira de Araújo, Luiz Antônio Fernandes da Silva, Pedro Vinicius Vieira, Valter da Costa Trajano, Daniel Gomes de Souza, Abel Silva do Nascimento, Alef Ferreira da Silva e Joniere da Silva Gomes.

Os dez jovens se encontram recolhidos aos xadrezes da Central de Polícia, em João Pessoa. O delegado Marcelo Xavier Bion informou que a polícia vai aguardar a decisão da juíza da 2ª Vara da Infância e da Juventude, Virgínia Novais para transferi-lo para um presídio da Capital.
A rebelião foi provocada pelos internos do Centro Educacional do Jovem (CEJ) em Mangabeira e iniciada no final da tarde de quarta-feira, 7, inclusive teve um monitor ferido.
Os internos queimaram colchões, quebraram móveis e outros objetos. A rebelião foi controlada

pela Polícia Militar que utilizou homens do Pelotão de Choque, da Força Tática e da Rádio patrulha do 1º Batalhão, que entraram no CEJ após autorização, pois, inicialmente, a direção do órgão não queria permitir a entrada da força de segurança.
Após o controle da rebelião os dez jovens foram levados para a Central de Polícia, enquanto que os monitores e o militar feridos por internos receberam atendimento médico por parte de equipe do SAMU. No levantamento feito pela Polícia Militar os internos depredaram 23 quartos, sendo apreendidos celulares, baterias de celulares, chips e ainda dezenas de espetos.

Nenhum comentário: