sexta-feira, 2 de março de 2012

Fuga no CEJ: presidente da Fundac diz que jovens que fugiram e mataram agente não são perigosos; PM revela perfis homicidas; ouça

A presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac), Cassandra Figueiredo, afirmou em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (2) que os jovens que fugiram na noite desta quinta-feira (1) do Centro Educacional do Jovem (CEJ), em Mangabeira, e mataram o agente Edson Mota, não são de alta periculosidade.
Os perfis não perigosos deles fez com que a direção do CEJ evitasse solicitar escolta da Polícia Militar.
"Na ficha deles, encaminhada pela Vara da Infância e Juventude, não consta um perfil perigoso dos internos e eles não estavam sendo ameaçados, por isso, não precisaram de escolta policial para a saída da instituição", disse Cassandra.

Mas o Portal Correio procurou informações com o Serviço de Inteligência do Comando Geral da Polícia Militar sobre o perfil de José Michael da Silva, 19 anos, e Edmilson Félix dos Santos, 20, e constatou que ambos apresentam perfil violento e são acusados de vários homicídios.
A autoridade policial - que não quis se identificar - revelou que Michael é acusado de mais de sete homicídios, dentre eles, contra duas mulheres, no ano passado, no bairro de Mandacaru, em João Pessoa.
Ele também teria invadido a casa de um homossexual, espancado e esfaqueado a vítima, e roubado todos os pertences da residência.

Além disso, Michael é acusado de realizar vários assaltos e de tráfico de drogas. Ele - quando adolescente - já foi apreendido várias vezes pela PM, mas liberado em seguida graças a lei do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Ainda segundo a fonte policial, Edmilson Félix é cunhado dele e também já praticou vários assaltos e assassinatos no bairro de Mandacaru.

Sindicância

Sobre a denúncia publicada nesta sexta-feira (2) pelo Portal Correio de que, dentro do órgão, existem privilégios com conivência da direção, a diretora da Fundac disse que uma sindicância será aberta para apurar o caso.
Leia mais: Caixa preta do CEJ: revoltados com morte de colega, agentes denunciam privilégios, inseguranças e conivências; veja
Entenda o caso
O agente Edson Mota, 54 anos, foi assassinado durante uma emboscada para a fuga de Michael e Edmilson na noite desta quinta-feira (1) do Centro Educacional do Jovem, em Mangabeira, João Pessoa. Edson havia saído do CEJ junto com mais dois monitores e os dois adolescentes para a ida dos acusados ao hospital.

Na volta, um celta prata encostou no veículo e resgatou os dois jovens. Os bandidos ainda atiraram contra o carro oficial do órgão. Edson Mota - que também era árbitro de futebol - foi atingido na cabeça e morreu no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. Um outro agente também foi atingido de raspão no braço e passa bem.
Velório

O velório de Edson Mota acontece na sede do Procind, no bairro de Mangabeira, na Capital. Familiares, amigos e colegas de profissão participam do velório. O enterro está previsto para às 17h desta sexta-feira (2), no cemitério Senhor da Boa Sentença, no bairro do Varadouro.

Nenhum comentário: