quinta-feira, 8 de março de 2012

Explosão de pedreira danifica casas em cidade da PB, dizem bombeiros

Casas de um bairro no município de Cajazeiras, Sertão paraibano, tiveram partes de suas estruturas prejudicadas após uma série de explosões de dinamites em um terreno local na quarta-feira (7). De acordo com o 6º Batalhão da Polícia Militar, o objetivo da construtora responsável pelos trabalhos seria perfurar o solo rochoso para fazer alicerces de uma edificação. Agora, o 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil investigam se houve uso indevido de material explosivo e avaliam os danos causados aos imóveis da região.
A Polícia Militar foi chamada pelos moradores do bairro dos Remédios às 17h40. Depois de constatar que algumas casas estavam com paredes rachadas, os policiais convocaram o Corpo de Bombeiros, que iniciou as perícias dos imóveis. De acordo com o tenente Danilo Ramalho Leite, foi feito um reconhecimento da área e tiradas fotografias para a confecção de um relatório, que será encaminhado ao Ministério Público Estadual e à Polícia Civil.


"Entramos em pelo menos quatro casas cujos proprietários estavam presentes no momento de nossa chegada. Algumas tiveram paredes rachadas, outras apresentaram danos nos forros de gesso e em uma casa um projétil foi arremessado e transpassou uma porta durante o impacto da explosão. Outros imóveis podem ter sido atingidos, inclusive algumas casas que são do dono do terreno onde houve as explosões", explicou o bombeiro.

Conforme o boletim registrado pela Polícia Militar, o procedimento pode ter sido feito indevidamente, sem uma avaliação técnica especializada da quantidade de explosivos e as consequências dos efeitos causados pelo cálculo errado na detonação dos artefatos.
O tenente Leite, do Corpo de Bombeiros, explicou que a fiscalização do uso de material explosivo é feita pelo Exército. O batalhão vai encaminhar cópias do relatório ao Ministério Público e a Polícia Civil na tentativa de identificar os responsáveis pelos danos.

Nenhum comentário: