sábado, 10 de março de 2012

Diário de Pernambuco: Eduardo Campos vai arbitrar alianças em cidades-chave e cita João Pessoa como "indefinida" no PSB

O Diário de Pernambuco em sua edição deste sábado faz uma verdadeiras radiografia do PSB no Brasil, confirma que o governador concentrou toda esta semana para monitorar e acompanhar os conflitos e alianças nas capitais brasileiras e cita João Pessoa como cidade “indefinida”, devido a “briga” do jornalista Raimundo Nonato (PPS) e Estelizabel (PSB) na disputa pela indicação como candidato a prefeitura de João Pessoa.

Leia a matéria completa de capa do Diário de Pernambuco:



“Tempo extra para a política e Indefinições em muitos estados”

Com tantos nós para desatar até as eleições de outubro, o governador Eduardo Campos (PSB) decidiu concentrar as reuniões de monitoramento em uma única semana. A rodada de trabalho acontece todos os meses para acompanhar os projetos em andamento no estado. Com a proposta de executar a jornada em dias corridos, o socialista fica com o tempo mais livre para investir na agenda administrativa, nos eventos externos e, claro, nas articulações políticas. Na presidência nacional do PSB, Eduardo, mesmo evitando falar publicamente de eleição, não tem como escapar dos conflitos dentro da base nos estados e municípios. Até porque, os socialistas querem, em 2012, crescer mais que em 2010 e em 2014, mais do que neste ano, quando a meta é disputar prefeituras em 1.500 cidades.

Um partido, portanto, em franco crescimento. Um status que enche os olhos de aliados e adversários. Uma condição que também coloca Eduardo no olho do furacão quando o assunto em questão são as alianças partidárias. Na semana passada, por exemplo, o governador esteve em São Paulo para participar de um evento na sede da Associação Comercial. Aproveitou a viagem para dar um “freio de arrumação” nas especulações sobre o caminho que o partido irá seguir na capital paulista e em outras cidades brasileiras.

“Meu único compromisso é com o PSB. Nós não temos nenhuma decisão preestabelecida em relação a município nenhum no Brasil, muito menos em São Paulo”, disse Eduardo, na ocasião. A declaração dele foi para negar a suposta promessa de apoio à candidatura do ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT) a prefeito de São Paulo. Apesar de ser um fiel aliado do ex-presidente Lula (PT) e integrante da base do governo Dilma Rousseff, o PSB tem um representante na equipe do governador Geraldo Alckmin (PSDB): o secretário de Turismo, Márcio França. Os tucanos apostam na pré-candidatura do ex-governador José Serra (PSDB).


Onde estão os principais conflitos

Recife
Os integrantes da Frente Popular divergem sobre a permanência do prefeito, João da Costa (PT), como candidato da base

São Paulo
Os socialistas estão divididos entre as candidaturas de Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB)


Natal
O PSB busca consenso na base para consolidar a candidatura da ex-governadora Wilma Faria a prefeita da cidade. O PT e o PDT também vislumbram a possibilidade de lançar candidatos próprios.

Belo Horizonte
Em 2008, o prefeito Márcio Lacerda (PSB) foi eleito com o apoio do ex-governador e atual senador Aécio Neves (PSDB) e do ministro Fernando Pimentel (PT). Os tucanos participaram informalmente da aliança, mas agora querem opinar nos rumos da campanha.

João Pessoa
Dois candidatos da base brigam pela indicação para disputar a prefeitura da cidade: a ex-secretária municipal de Planejamento, Estelizabel Bezerra (PSB), e o secretário estadual de Comunicação, Nonato Bandeira (PPS).

São Luiz
O PSB colocou na disputa pela prefeitura o nome do ex-deputado Roberto Rocha. O outro nome cotado é do presidente da Embratur e presidente estadual do
PCdoB, Flávio Dino.

Nenhum comentário: