terça-feira, 23 de agosto de 2011

"Se alguém tem algo para responder, é quem dizia que as pessoas que andavam comigo não prestavam", provoca Cícero

O senador Cícero Lucena (PSDB), apontado como provável candidato a Prefeitura de João Pessoa em 2012, concedeu na noite desta segunda-feira uma entrevista bastante contundente, em que questionou o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), sobre o assédio a seus ex-aliados, incluindo o deputado estadual, Hervázio Bezerra (PSDB). "Se tem alguém que tem que se explicar é quem dizia que quem andava comigo não prestava", fustigou o senador que sem demonstrar qualquer dúvida disse ter "certeza que Cássio apóia sua candidatura a prefeitura de JP em 2012". "Não tenho a menor dúvida disso"!

Cícero disse que aceitaria um confronto de números, comparando a gestão do PSB em João Pessoa e sua gestão como prefeito da capital. "Aceito esta comparação, considerando que os momentos são diferentes, mas o que o eleitor realmente quer saber é quem tem coragem e capacidade de fazer o melhor por João Pessoa".

Sobre o grande número de nomes contados como pré-candidatos a prefeitura da capital, Cícero avaliou que este é um sintoma do momento que o município vive. "Se o momento da administração pública fosse bom, não existiria este sentimento de oposição, com tantos candidatos surgindo", avaliou.

Quanto a possibilidade de uma aliança do bloco de oposição, Cícero disse que não é momento de pensar nisso, mas de "criar uma proposta para João Pessoa". "O melhor vice é aquele que agrega a cidade e quando chegar o momento de travar esta discussão o faremos", disse.

Ao ser questionado sobre a "traição" dos ex-aliados, Cícero disse que no momento certo estes voltarão e admitiu que os receberia de volta.

Já como proposta concreta, o senador levantou a idéia de escolas em tempo integral em João Pessoa e ironizou os números atingidos pela Cruz Vermelha na gestão do Hospital de Trauma. "Aumentaram 3 atendimentos dia? Nossa, que avanço!" E completou: "Fizeram isso sobrecarregando o Trauminha de Mangabeira", acusou.

Mostrando insatisfação com a demora no julgamento do colega de partido, o ex-governador Cássio Cunha Lima, Cícero lamentou o tempo que o STF está levando para garantir a posse do tucano, mas ressaltou que nenhum senador foi empossado ainda, após o novo entendimento sobre a Ficha Limpa.

Sobre o prefeito da capital, Luciano Agra, Cícero disse que o mesmo se coloca como um assessor de Ricardo. "Não sou eu que o aponto como tal, mas ele se porta como assessor de Ricardo", arrematou.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

João Pessoa comemora 426 anos de fundação com transformações


É com a sabedoria da terceira cidade mais antiga do Brasil que nesta sexta-feira (5), João Pessoa, capital da Paraíba, completa 426 anos de fundação. Neste dia, quando todos os holofotes estão voltados para cada uma das pedras que calçam as ruas e ladeiras da Cidade Baixa, que contam, com a força de uma testemunha ocular, a epopeia de sua fundação e o nascer de uma civilização, a cidade comemora seu nascimento sob a égide do futuro.


Após desbravar as margens do rio Sanhauá, ocupar o Varadouro, alcançar a Lagoa do Parque Solon de Lucena e, depois da metade do século 20 chegar às praias e à zona sul, a cidade de João Pessoa, antes Nossa Senhora das Neves, sem dúvida, registrou diversos avanços até chegar a sua atual configuração. No entanto, nenhum deles se aproxima do que se tem visto na capital paraibana desde a virada do século 21, com a conquista da estabilidade econômica nacional e o ‘boom’ da construção civil.

O processo de crescimento e expansão de João Pessoa, apesar de lento em muitos momentos da história – só em 1808 alcançou três mil habitantes - hoje trilha o mesmo caminho de muitas cidades consideradas metrópoles. Hoje, com uma população de mais de 723 mil habitantes, 64 bairros, 30 quilômetros (km) de belas praias e uma área de mais de 211 mil km², João Pessoa vive uma profunda transformação nos aspectos econômicos e sociais. Para se ter uma ideia desse progresso, basta perceber o aspecto físico da cidade, que tem se modificado aceleradamente com a construção de diversos edifícios, alguns deles, considerados os mais altos do país.

O fenômeno, chamado de verticalização, segundo especialistas, é o principal sinal de metropolização da cidade. Só este ano serão entregues seis mil unidades residenciais verticais à população. Além disso, a cidade ainda cresce, a perder de vista, para a região sul e o comércio varejista também se expande, tornando muitos bairros autosuficientes no que diz respeito ao consumo e à circulação de riquezas.

No entanto, o que se questiona é quais serão os ganhos logrados pelo pessoense nos próximos anos com esse crescimento, quando na cidade as pessoas já convivem com alguns problemas típicos de metrópole, como a persistência da pobreza urbana, a carência de infraestrutura das comunidades e das vias públicas, que parecem não comportar mais o tráfego de veículos.

Para responder a tal indagação, representantes de diversos segmentos, como os da
construção civil, comércio varejista e educação, falaram ao Jornal da Paraíba e deram importantes contribuições para tornar mais compreensível o futuro que se descortina à frente do pessoense.

Otimistas com os avanços da cida de, eles acreditam que João Pessoa caminha para a melhoria de seus indicadores, a ampliação das oportunidades de trabalho, a qualidade da educação e de seu processo democrático, com a população cada vez mais reivindicadora de melhorias.

Amigos de Cícero Lucena fazem homenagem e espalham outdoors por João Pessoa


Aniversário é época de receber homenagens de amigos e familiares. Por isso, o senador Cícero Lucena e a cidade de João Pessoa estão recebendo uma homenagem dos amigos do parlamentar e da Capital paraibana.

A lembrança acontece esta semana porque hoje, cinco de agosto, a cidade de João Pessoa e o seu ex-prefeito e senador da República, Cícero Lucena, fazem aniversário.

Os amigos do Senador espalharam por João Pessoa a homenagem ao aniversário dos dois, em outdoors, com a frase "Cícero e João Pessoa nascidos em 5 de agosto." e fotos de alguns lugares da cidade como o Parque Solon de Lucena, o Centro Histórico, o pôr do sol na orla e a Avenida Epitácio Pessoa. Além de uma foto do ex-gestor municipal.

Ex-juiz do TRE que tem esposa comissionada na PMJP e julgou “casos dos brindes” de Ricardo, ganha cargo no estado

O ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e ex-presidente do Fórum de Combate a Corrupção (FOCCO), Dr. João Ricardo Coelho, que deixou o TRE no dia 12 de abril deste ano, acaba de ganhar um cargo comissionado na administração do governador Ricardo Cutinho. O Ato Governamental nº 4.143 foi assinado pelo governador, publicado no Diário Oficial de ontem. O ex-juiz do TRE vai ocupar um cargo comissionado na Junta Comercial do Estado da Paraíba (JUCEP) Símbolo DAS-1.



João Ricardo



Como juiz do TRE, João Ricardo Coelho, considerado homem de reputação ilibada e com postura extremamente séria, julgou o governador Ricardo Coutinho que hoje lhe nomeou no "Caso dos Brindes". Sua postura no julgamento irritou os adversários do ex-prefeito de João Pessoa, na sessão em que o TRE determinou o retorno da ação a 64 Zona Eleitoral, João Ricardo foi um dos que votou contra.

No processo é investigada a participação do governador Ricardo Coutinho em distribuição de brindes na época da campanha eleitoral em que foi reconduzido ao governo municipal. A Corte decidiu por 4 votos a 2 pelo retorno do processo a primeira instância. O relator do processo na época, desembargador Nilo Ramalho, o corregedor Carlos Sarmento, o juiz Carlos Neves e o desembargador Leôncio Teixeira, alegaram que houve quebra do processo legal na apreciação do processo na 64ª zona, onde não foi concedido o pleno direito de defesa.

O juiz João Ricardo Coelho foi contrário ao retorno do processo de Ricardo Coutinho.



Em março deste ano, o juiz João Ricardo Coelho também votou contra a condenação de Ricardo Coutinho, no processo que o condenou a pagar multa de cinco mil reais por propaganda irregular. O Tribunal Regional Eleitoral considerou procedente uma representação feita pelo Ministério Público Eleitoral contra o Governador Ricardo Coutinho, que teria feito propaganda antecipada de sua candidatura antes do período eleitoral. Esta representação teve seis adiamentos no plenário do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Julgada pela primeira vez em 22 de fevereiro, a sessão foi adiada porque o juiz João Ricardo Coelho pediu vistas do processo. Colocada novamente em pauta no dia 28 de fevereiro, também não foi votada devido o pedido de Coelho para esgotar o prazo regimental. No dia 29 de março deste ano, finalmente o TRE julgou procedente e multou o governador Ricardo Coutinho em R$ 5 mil reais. O juiz João Ricardo Coelho foi um dos que votou contra, novamente, 13 dias antes de deixar o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. O juiz João Ricardo Coelho se despediu da Corte TRE-PB, na sessão administrativa do dia 12 de abril deste ano, devido ao término de seu biênio.

Além de ser nomeado no dia de ontem para cargo comissionado no governo do estado, o ex-juiz do TRE tem sua esposa e sócia, Lílian Paiva Rocha Coelho, na Diretoria de Recursos Humanos na Prefeitura de João Pessoa. A contratação de Lílian não é ilegal e inclusive é anterior a sua nomeação como membro da corte do TRE.

A relação entre membros do Judiciário e gestores públicos vem gerando queixas de diversos agentes políticos na Paraíba, mas tal convivência está muito longe de acabar. O caso do ex-juiz João Ricardo traz a discussão no meio jurídico de um dispositivo que acontece na Justiça comum e não no TRE que dispõe sobre a quarentena de três anos para juízes e desembargadores exercerem a advocacia após a aposentadoria ou exoneração do cargo. Muitos juristas defendem que juizes e desembargadores deveriam cumprir a quarentena para cargos comissionados na administração pública, inclusive membros de cortes eleitorais.

ClickPB