segunda-feira, 28 de junho de 2010

Maranhão inaugura Hospital Regional e Hemonúcleo de Itabaiana, no Agreste Paraibano


Mais 250 mil paraibanos conquistaram, neste domingo (27), o direito à saúde cidadã. O governador José Maranhão inaugurou em tarde festiva com a população, parlamentares, prefeitos, vereadores e secretários do Governo Estadual, o Hospital Regional Sebastião Rodrigues de Melo e o Hemonúcleo, de Itabaiana, no Agreste do Estado. Uma multidão participou da solenidade e visitou junto com o governador e demais autoridades as dependências do hospital, que atenderá Itabaiana e mais onze cidades.

O governador José Maranhão revelou que estava ali para partilhar com a população de Itabaiana da alegria pela conquista do hospital tão esperado por todos da região. Maranhão reiterou sua convicção de que os hospitais construídos com recursos públicos devem ter o padrão de qualidade igual ou mesmo superior aos hospitais particulares, porque os cidadãos que pagam impostos merecem respeito e atendimento digno na rede hospitalar do Estado.

O ex-prefeito de Itabaiana, Antonio Carlos, agradeceu pela realização de um sonho que teve sua pedra fundamental em 1999, quando ele na condição de prefeito assinou com o governador Maranhão convênio para aquela obra que foi construída e não implantada no governo passado. Em sua segunda administração o governador Maranhão beneficiou Itabaiana com a construção de uma nova ponte. Hoje restaura a ponte velha e lembrou que a pavimentação da estrada Juripiranga-Pilar-Itabaiana será feita.

Igualmente ao ex-prefeito, o secretário municipal de Saúde, José Sinval, que representou sua mãe e prefeita de Itabaiana, Eurídice Moreira (Dona Dida), também agradeceu em nome do município pela entrega do hospital e outras obras, bem como ressaltou a parceria que existe entre a prefeitura municipal e o Governo do Estado.

A costureira Marleide Almeida, afirmou que o hospital vai ser da maior importância para as pessoas que na maioria dos casos não precisarão mais viajar para João Pessoa para tratamento de saúde. Para o senhor Morais Vicente da Silva, o hospital vai ser útil também para as demais cidades da região.

O Hospital de Itabaiana teve a construção iniciada em 2001 e para a conclusão da obra, que foi retomada em janeiro deste ano, foram necessários R$ 2.052.811,26, além de R$ 4.976.278,12 para aquisição de equipamentos, com recursos do tesouro estadual. O hospital fica na entrada da cidade, na rodovia estadual PB-054, em uma área física de 2.889,66 metros quadrados, construído em um terreno de 26.413,63 metros quadrados. Ao todo, são 47 leitos, sendo 36 para internação, seis para observação, três para parto e dois para isolamento.

Além dos mais de 25 mil habitantes de Itabaiana, a nova unidade hospitalar vai cuidar da saúde dos moradores de Juripiranga, Salgado de São Félix, Itatuba, São Miguel de Taipu, Pilar, São José dos Ramos, Ingá, Mogeiro, Gurinhém, Caldas Brandão e Riachão do Bacamarte. O município de Itabaiana fica distante 80 quilômetros de João Pessoa e pertence à 12ª região da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O Hemonúcleo integra o complexo hospitalar do Regional de Itabaiana e foi entregue todo pronto, mas nunca funcionou. Só agora o equipamento vai começar a coletar sangue e se juntar a rede de dez hemonúcleos instalados em Piancó, Monteiro, Picuí, Patos, Itaporanga, Guarabira, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Sousa e Princesa Isabel. O Hemonúcleo vai dar suporte as cirurgias do Hospital Regional e deve ser coletado sangue de 100 doadores/mês. No local serão realizados alguns testes de classificação sanguínea e pesquisas de anticorpos.

Além das unidades de Itapororoca, Itabaiana e Queimadas, entregues nos últimos dias, outros 11 hospitais estão em obra na Paraíba, incluindo construção, reforma e ampliação. São eles: Distrital de Taperoá, Regional Santa Filomena (Monteiro), Regional Felipe Tiago Gomes (Picuí), Maternidade Peregrino Filho (Patos), Trauma de Campina Grande, Clementino Fraga (JP), Hospital Municipal de São Bento, Hospital Municipal de Pedras de Fogo, Regional e Maternidade Senador Ruy Carneiro (Pombal), Hospital Municipal e Maternidade Alice de Almeida (Sumé) e Hospital de Belém do Brejo do Cruz.

O ex-governador Roberto Paulino, quatro deputados federais e oito deputados estaduais, além de vários prefeitos e vereadores da região participaram da inauguração da obra mais desejada pela população do Agreste paraibano. A obra foi abençoada pelo pastor Ronaldo e pelo padre Dorgival Vicente.


Secom-PB

sábado, 26 de junho de 2010

O Globo cita Cássio como inelegível e diz que Convenções desafiam Ficha Limpa

SÃO PAULO - Começa neste sábado a temporada de homologação de candidaturas de políticos ameaçados pela Lei da Ficha Limpa. Até a próxima quarta-feira, prazo final para as convenções partidárias, pelo menos sete candidatos a governador ou a senador terão suas postulações confirmadas, apesar do risco de impugnação mais adiante pela Justiça Eleitoral.

A fila das convenções de políticos já condenados será puxada pelo pré-candidato ao governo do Maranhão Jackson Lago (PDT), que teve o mandato de governador cassado em 2009. A convenção que oficializará sua candidatura está marcada para este sábado.

A assessoria jurídica dos pré-candidatos contesta a Lei da Ficha Limpa e ameaça questionar a sua constitucionalidade, caso seus clientes sejam impedidos pelos tribunais eleitorais regionais de disputarem a eleição.

- Se houver impugnação, vamos contestar, e, se precisar ir ao Supremo Tribunal Federal, nós iremos - disse o advogado do pré-candidato ao governo no Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC), Eládio Carneiro. - Meu cliente goza de todos os direitos políticos.

Roriz, que renunciou ao mandato de senador para fugir de uma cassação, marcou a homologação de sua candidatura para este domingo. As outras duas convenções polêmicas deste domingo serão a dos ex-governadores Ronaldo Lessa (PMDB), em Alagoas, e Cássio Cunha Lima (PSDB), na Paraíba. Lessa tenta voltar ao governo alagoano, e Cunha Lima quer disputar uma cadeira no Senado. Ambos foram cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

- A inelegibilidade é por três anos, e ele já cumpriu a pena. Vamos fazer a convenção, registrar a sua candidatura e disputar a eleição - afirmou o secretário-geral do PSDB na Paraíba, João Fernandes.

No início de junho, o TSE decidiu que a Lei da Ficha Limpa - que veta a candidatura de políticos com condenação na Justiça por decisões colegiadas (tomadas por mais de um juiz) - já seria aplicada nas eleições deste ano. Além disso, também ampliou o prazo de inelegibilidade de três para oito anos.

Encerram a temporada de convenções o ex-governador Anthony Garotinho (PR), pré-candidato ao governo do Rio; Expedito Júnior (PSDB), postulante a governador em Rondônia; e Marcelo Miranda (PMDB), aspirante ao Senado por Tocantins. Cassado por abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação nas eleições de 2008, Garotinho sofreu um novo revés esta semana ao tentar suspender sua inelegibilidade. O TSE decidiu aguardar o julgamento de um outro recurso que ele apresentara ao TRE .

Caso os TREs neguem registro aos já condenados, o presidenciável tucano, José Serra, enfrentaria uma situação mais difícil que a da adversária Dilma Rousseff (PT). O tucano conta até agora com o apoio de quatro candidatos que podem ficar de fora da eleição - Rondônia, Paraíba, Maranhão e Distrito Federal. Ao lado de Dilma estão, por enquanto, Lessa e Miranda. Garotinho - cortejado por PT e PSDB - ainda não se definiu entre Serra e Dilma.

A campanha tucana fez uma reunião em São Paulo esta semana para avaliar a dimensão da ameaça. A orientação, entretanto, foi permanecer com os nomes atuais até manifestação da Justiça Eleitoral.

do Globo.com

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Deputado federal ressalta importância da Lei Ficha Limpa

O deputado federal Manoel Junior (PMDB-PB) subiu à tribuna do Plenário da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (22/06) para fazer um balanço positivo do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, o parlamentar falou dos avanços na educação, na distribuição de renda, na oferta habitacional e nos projetos de infra-estrutura.

Manoel Junior aproveitou para citar propostas aprovadas recentemente, como o reajuste para os aposentados e o projeto “Ficha Limpa”. Segundo o deputado, a aprovação do “Ficha Limpa” traz perspectiva de dias melhores na política brasileira.

Leia a íntegra do discurso:

“É para mim uma alegria voltar a este Grande Expediente, na tarde de hoje, não só para fazer um balanço do que fizemos ao longo desses 3,5 anos de mandato, mas principalmente para evocar os avanços deste País durante o período do Presidente Lula, que, no dia 31 de dezembro, deixa a faixa presidencial e obviamente o comando do País, mas que, ao longo de seus 7,5 anos de Governo, fez uma revolução palpável em todos os sentidos. É importante, Sr. Presidente, meu amigo Edgar Moury, que façamos esse reconhecimento, nós que, quando ainda adolescentes, convivemos com a turbulência do regime militar decorrente da Revolução de 1964, época em que as perspectivas futuras, sobretudo as de cidadania, como o exercício da escolha de nossos representantes através do voto, haviam sido tolhidas.

Com certeza, no período do Presidente Lula, houve não apenas o exercício da plena democracia e da cidadania pelo povo brasileiro, coisas pelas quais tanto lutamos no passado, como também outras conquistas em áreas específicas como a da educação. Cito um exemplo prático.

Há bem pouco tempo falava com o Magnífico Reitor do Instituto Federal de Educação, a antiga Escola Técnica, sobre que, enquanto no período de 1902 até 2002 foram construídas 140 escolas técnicas, no período de 7,5 anos de seu Governo, o Presidente Lula construiu 214 escolas técnicas, muitas já entregues e outras em fase de conclusão, a exemplo, na Paraíba, do que está sendo feito em Campina Grande, no Município de Picuí e em tantas outras cidades do interior do Nordeste brasileiro.

Notem que o Presidente Lula não teve a oportunidade que tiveram muitos desta Casa, muitos dos que se tornaram Deputados, Senadores e mesmo Presidentes da República, de passar pelos bancos da universidade. O Presidente Lula contou com sua sensibilidade para chegar aonde chegou. Sabe quem, como tantos outros, poderia estar hoje no interior de Pernambuco, analfabeto ou semianalfabeto, enfrentando as agruras e as dificuldades por que passam os nordestinos, principalmente aqueles que habitam seu semiárido.

Na área da expansão das universidades federais houve outra revolução em favor da educação.

Eu não entendo que este País possa sair das dificuldades que ainda permanecem afligindo a população brasileira se não investimos maciçamente em educação, pesquisa, ciência e tecnologia.

No ano de 2007, tive a honra, dada pelos meus Pares, dada pela Liderança do competente Deputado Márcio França, que me designou para a Comissão Mista de Orçamento, e lá fui escolhido Relator Setorial da Área IV - Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Esporte.

Fiquei perplexo diante da quantidade de recursos ainda pequena que tinham essas 4 áreas, em função de um orçamento gigantesco de 1,450 trilhão de reais. Houve avanços nesse período de 2003 para cá, não apenas na área educacional. Os investimentos feitos no Ministério da Ciência e Tecnologia, tão bem presidido pelo Ministro Sérgio Rezende, outro pernambucano que conhece profundamente a realidade das áreas, dos segmentos e, principalmente, dos Municípios e Estados mais sofridos deste País, foram duplicados.

Abordo agora uma área que atinge diretamente a família: a área habitacional. O cidadão, muitas vezes, está até desempregado, mas se não tiver a sua habitação, o seu lugar, o seu porto seguro, tem dificuldades de convivência com suas esposas e seus filhos.

O que foi feito nesse período de Governo, nesses 7 anos e meio, pela habitação — agora com o programa Minha Casa, Minha Vida, mas antes, ainda com recursos do OGU e outros programas como o Habitat Brasil — foi realmente uma revolução nessa área. Eu fui Prefeito 3 vezes, Deputada Vanessa Grazziotin — V.Exa., que é de uma região que também tem muitas dificuldades, até de acessibilidade, sabe muito bem que, num passado não muito distante, este País só fazia investimentos de infraestrutura e de habitação nas grandes cidades. Era um erro equivocado do planejamento estratégico e principalmente dos investimentos em infraestrutura urbana, fazendo com que as grandes cidades fossem aquele sonho de muitos que migraram do Nordeste e de outras regiões do País para inchar as grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife. Essas cidades muitas vezes levaram à marginalização pessoas que vieram do interior, filhas de famílias de bem, trabalhadoras que enveredaram pelo caminho das drogas e da marginalidade.

Temos que comemorar também a evolução do salário mínimo durante este período do Presidente Lula. E refiro-me a isso dizendo que esse foi, na verdade, um compromisso assumido por ele lá atrás, um compromisso assumido ainda como metalúrgico e líder sindical. E quando efetivamente tornou-se candidato a Presidente, estava lá, no seu programa de governo, a elevação do salário mínimo, não no patamar que hoje está, porque ainda é muito pequeno, muitas vezes, para acomodar as necessidades de uma família numerosa e pobre em todas as regiões do País.

Ao final de 2002, tínhamos um salário mínimo da ordem de 49 dólares, e hoje beira a casa de 250 dólares, o que já dá certamente a segurança de que, com equilíbrio econômico, nós conseguiremos galgar novos patamares e, com certeza, remunerar melhor aqueles que estavam à margem, que estiveram isolados, que estiveram muitas vezes discriminados do processo de socialização e principalmente do processo de cidadania deste País.

Quero comemorar aqui, ao lado dos meus pares desta Casa, aquilo que foi aprovado aqui e referendado no Senado — e muitos pensaram que o Presidente Lula iria vetar — : o aumento dos aposentados; a Lei nº 12.254, de 2010; o aumento de 7,7% do salário mínimo.

Quero dizer que nós temos ainda muitos avanços a fazer. O Brasil passa por transformações, e transformações importantes. Foi o País que superou a crise econômica que afligiu o mundo. Nós saímos da crise de cabeça erguida, Sras. e Srs. Deputados, e fazendo investimentos a exemplo do que está sendo feito no Nordeste.Muito se ouvia falar em transposição do rio São Francisco. Muitos criticaram a transposição dizendo que era uma obra desnecessária. Desnecessária para aqueles que nunca passaram sede, nunca viram suas reses ou o gado que criam num pequeno pedaço de terra morrer por falta d’água, por insuficiência d’água, muitas vezes até para o consumo humano.

A transposição do rio São Francisco é hoje uma realidade graças à ação de um homem que conhece muito bem as dificuldades e as diversidades de cada Região deste País. E a duplicação da BR-101? Nós, nordestinos, nos acostumamos a andar em estradas muito precárias, Deputada Rita Camata. Com certeza, uma obra estruturante como aquela tem que ser agradecida a este Governo.

Sras. e Srs. Deputados, quero dizer que esta Casa ainda deve ao País a aprovação de projetos importantes que possam interferir, por exemplo, na questão da segurança pública, que é algo que inquieta os governantes — estaduais e municipais — , mas principalmente a sociedade brasileira. Nós só iremos reverter isso se melhorarmos a qualidade de vida, de forma universal, da nossa população, e com relação a isso o Governo do Presidente Lula tem dado demonstração de maturidade, de equilíbrio.

Em relação aos projetos que por aqui passaram recentemente, a questão dos royalties, na existência atual do descobrimento do pré-sal, dessas jazidas que já estão sendo exploradas e daquelas que irão, com certeza, garantir melhores dias para o nosso povo, eu não tenho dúvida de que nós fizemos aqui o certo, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. As riquezas do petróleo, aquilo que está no subsolo, Sras. e Srs. Deputados, não pertencem à Paraíba, ao Rio de Janeiro, ao Espírito Santo, a São Paulo ou ao Amazonas, mas ao povo brasileiro.

Sou um dos Parlamentares que advogo e penso que os contratos não devam ser desfeitos, mas que efetivamente as riquezas do nosso País precisam ser dissipadas e divididas universalmente para aqueles Estados que nunca tiveram um auxílio adicional, como por exemplo o próprio Distrito Federal, que tem um aporte de recurso adicional, o Estado do Amazonas, que também teve o seu estímulo num momento importante para o seu desenvolvimento, diferentemente daqueles como o Rio de Janeiro, o Espírito Santo e São Paulo, que são detentores de grandes fatias dos royalties até então.

Eu acho que nós não devemos compartilhar retirando recursos de outros Estados. Muito pelo contrário. A proposta desta Casa não trata de impostos, mas de compensação. Essas compensações precisam ser feitas não apenas aos Estados que produzem, tanto na plataforma oceânica quanto na plataforma marítima, como é o caso do Espírito Santo e do Rio de Janeiro — e neste alguns Municípios em terra produzem gás e petróleo —, ou mesmo no Rio Grande do Norte. Essas riquezas advindas do subsolo precisam ser compartilhadas para resolvermos problemas crônicos deste País, a exemplo do analfabetismo, da falta de recursos para a saúde, enfim, diferenças que temos neste grande País continental.

E eu acredito que V.Exa. compartilha comigo dessa mesma intenção, sem efetivamente se retirar um real, porque não podemos tirar de quem não tem para dar a quem não tem também. Muito pelo contrário, acredito eu que precisamos ter as compensações necessárias para os Estados que produzem hoje, mas que podem não produzir amanhã, pois as reservas são finitas e podem ser extintas a qualquer momento. Isso pode ocorrer amanhã, daqui a 40 ou 100 anos. Mas que tenhamos também os royalties compartilhados com outros Estados e Municípios brasileiros.

Aprofundei-me muito nessa matéria. Por isso digo a V.Exa. que consta nos Anais da ANP que 100% dos Municípios do seu Estado recebem royalties, e nenhum deles produz nem gás, nem petróleo.

Quero dizer também que precisamos ter em mente alguns projetos importantes que foram votados este ano nesta Casa. Eu me refiro especificamente ao projeto Ficha Limpa. Precisamos ter na vida pública pessoas que nos representem e que possam andar pelas ruas olhando olho no olho dos brasileiros, dos seus conterrâneos. Não apenas o Congresso Nacional votou e o Presidente Lula sancionou, mas também o Tribunal Superior Eleitoral, no seu entendimento, respondendo recentemente a uma consulta, fez com que a população brasileira pudesse pensar num amanhã melhor no que se refere à representação digna nas câmaras, nas prefeituras, nas assembléias legislativas, no Congresso Nacional, nos Governos dos Estados.

Quero aqui conclamar o povo da Paraíba, o povo do meu Estado, porque recentemente passamos por um momento difícil de constrição política, em que o Estado teve um Governador cassado por corrupção eleitoral, e não apenas por corrupção eleitoral, por corrupção administrativa.

Não foi o dinheiro pessoal, privado, do partido que foi usado para a compra dos votos, mas da máquina pública, do Governo do Estado; foram os 37 mil cheques da FAC; foram os recursos empregados na Companhia Estadual de Habitação Popular — CEHAP, do Estado da Paraíba, que tinha um ativo de 496 milhões e foi vendido por 45 milhões. A Polícia Federal descobriu a conexão dos recursos, que voaram pelo Edifício Concórdia. Estavam pagando contas de energia, de telefone e outros benefícios para eleitores votarem no ex-Governador da Paraíba.

E essa ação recente da vida pública brasileira, com certeza, irá transformar inclusive o eleitor. Eu digo sempre, que não existe nenhum Vereador corrupto se não houver um eleitor, no meio, que o elegeu. E o mesmo ocorre com o Deputado, o Prefeito, o Senador, o Governador, o Presidente da República.E cabe ao eleitor, ao eleitorado paraibano e brasileiro, que vai às urnas neste ano, escolher seus representantes, procurar saber em quem vai votar para não, obviamente, macular, mais uma vez, a história política do nosso Estado e, muito menos, fazer com que passemos mais 4 anos à mercê daqueles que utilizam da malversação dos recursos públicos, de procedimentos escusos, indevidos, para justamente se perpetuarem no poder.

Para concluir, Sra. Presidenta, neste final de semestre do último ano do nosso mandato, eu espero que nós possamos, durante o processo eleitoral, imprimir um ritmo forte nas nossas campanhas e levar aquilo que fizemos nesta Casa na condição de Parlamentar.

E tenho a honra de dizer que cheguei ao meu 6º mandato nesta Casa sem nunca ter comprado ou corrompido nenhum eleitor do meu Estado ou do meu Município, onde fui prefeito por 3 vezes. Agradeço a todos a paciência e agradeço também a V.Exa., Presidenta Vanessa, o espaço adicional cedido. Muito obrigado”.

Governo anuncia entrega de 15 hospitais reformados até o final deste ano


O governador José Maranhão inaugurou na tarde desta terça-feira (22) o Hospital Dr. Patrício Leal, na cidade de Queimadas, localizada a 141 quilômetros de João Pessoa. Políticos, autoridades locais e centenas de moradores participaram da solenidade. A unidade hospitalar recebeu equipamentos da Europa e investimento na ordem de R$ 6 milhões. A instituição começará a funcionar dentro de 20 dias, após a contratação de médicos e funcionários.

Ainda durante a solenidade, o governador também assinou a ordem para regularização do sistema de abastecimento de água de Queimadas e para a implantação do sistema de água do Distrito de Pedra do Sino, localizado nas proximidades da cidade. Serão gastos cerca de R$ 1,5 milhão nessas obras.

Bastante cumprimentado pelos moradores, Maranhão afirmou que irá cumprir a agenda e entregar 15 hospitais reformados à população até o final deste ano. “Devido ao período eleitoral, pode ser que eu mesmo não possa mais fazer a entrega, mas meus secretários irão continuar com esse trabalho”, declarou.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, José Maria de França, até o final deste mês serão entregues outros quatro hospitais na Paraíba. “No próximo sábado (26), iremos entregar um hospital em Itapororoca, No domingo (27), será em Itabaiana. Na segunda (28), será o Clementino Fraga, em João Pessoa; e na terça (29), iremos entregar as obras físicas do Hospital Trauma de Campina Grande”, adiantou.


Qualidade da estrutura e dos equipamentos

Durante o discurso, Maranhão destacou a qualidade da estrutura e dos equipamentos que compõem o Hospital de Queimadas. Após visitar as instalações, ele afirmou que a unidade é muito importante para a população do município, principalmente, para os mais pobres.

“Por isso, decidimos arregaçar as mangas e fazer esta unidade funcionar, como no primeiro mundo, porque os equipamentos que existem aqui foram comprados na Europa”. O hospital público deve funcionar igual ou melhor que o privado, porque ele é custeado com o dinheiro do próprio paciente”, completou.

A entrega da obra foi prestigiada por centenas de moradores. A aposentada Maria da Paz Tavares, 55 anos, disse que a nova unidade hospitalar irá amenizar um drama vivido há muito tempo pela população de Queimadas e das áreas vizinhas.

“Quando a gente precisava de médico, tinha que recorrer ao PSF (Programa de Saúde na Família). Em casos mais graves, como internação, tínhamos que ir para Campina Grande, o que dificultava muito. Agora, tudo isso vai mudar”, comemora.

De acordo com o diretor do Hospital de Queimadas, Júlio Cesar da Silva, a instituição tem capacidade para realizar 350 internações por mês. Dos quase R$ 6 milhões investidos, R$ 614,5 mil foram gastos na recuperação das instalações físicas e os outros quase R$ 5,5 milhões em equipamentos.

A instituição ocupa uma área total de quase dez mil metros quadrados e tem 2,9 mil metros de área construída. São 46 leitos. Destes, foram reservados 36 para internação, seis para pacientes que ficarão em observação, dois para isolamento e outros dois para acomodar mulheres em trabalho de pré-parto. A unidade vai atender a mais de 40 mil moradores de Queimadas e de mais 12 cidades vizinhas. No local, as pessoas poderão receber tratamento nas especialidades de pediatria, obstetrícia e clínica geral e ainda poderão realizar cirurgias.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o hospital terá condições de receber, por ano, 6.456 internos e realizar 4.838 consultas de urgência, além de 1.210 consultas em trauma e 25.400 consultas especializadas.


Obra abandonada

De acordo com o secretário estadual de Saúde, José Maria de França, o hospital começou a ser construído, mas as obras do Hospital de Queimadas foram abandonadas em 2002. Como conseqüência, cerca de 30 mil pessoas ficaram sem atendimento.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, além de Queimadas, 12 municípios paraibanos do Cariri vão ser beneficiados com o hospital: Aroeiras, Alcantil, Barra de São Miguel, Barra de Santana, Boqueirão, Cabaceiras, Caturité, Gado Bravo, Riacho de Santo Antônio, Santa Cecília, São Domingos do Cariri e Natuba.

Outros 13 hospitais estão sendo concluídos na Paraíba. Eles ficam em Campina Grande, João Pessoa, Itabaiana, São Bento, Pedras de Fogo, Itapororoca, Belém do Brejo do Cruz, Taperoá, Pombal, Monteiro, Picuí, Sumé, além da Maternidade Peregrino Filho, em Patos.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Detran suspende atividades de 11 CFCs e credenciamento de médicos

Portaria foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (22) Os 11 Centros de Formação de Condutores (CFCs), citados na Operação ‘Espelho de Prata’, estão com as atividades suspensas por 30 dias. A medida foi anunciada nesta terça-feira (22), pelo superintendente do Detran, coronel Francisco de Assis Silva, durante entrevista coletiva. Dos CFCs suspensos, dois são sediados em João Pessoa (Globo e Liderança), dois em Campina Grande (Point e Sinal Verde) e os demais no interior do Estado: Millenium (Itabaiana e Alhandra), Ideal (Sapé), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Pombal), Borges (Rio Tinto), Frei Damião (Guarabira), Princesa Isabel (Princesa Isabel).

A portaria, publicada no Diário Oficial do dia 22, também determina a suspensão do credenciamento das clínicas oftalmológicas pertencentes aos médicos Saulo Freire e Jimena Lacerda Cavalcanti, acusados de envolvimento com o esquema de fraudes no setor de habilitação, além da abertura de processos administrativos pela Controladoria Regional de Trânsito para apuração das infrações atribuídas aos CFCs e agentes credenciados.

Segundo o coronel Francisco, tanto os CFCs quanto os médicos terão direito a amplo direito de defesa. No entanto, ele não descartou o descredenciamento definitivo, caso seja comprovado o envolvimento nas irregularidades. O Detran também adotou medidas que vão garantir os direitos dos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação que estão com processos em andamento nos CFcs que tiveram as atividades suspensas. Envolvimento de servidores Quanto aos seis funcionários do Detran, acusados de envolvimento no esquema de fraude no setor de habilitação, o superintendente revelou que vai aguardar o resultado das investigações para avaliar o grau de responsabilidade de cada um e adotar as medidas administrativas cabíveis. O maior desafio da Operação ‘Espelho de Prata’ ainda é identificar os candidatos que teriam sido beneficiados pelo esquema a fim de que o Detran possa adotar as medidas necessárias para cancelamento das carteiras de habilitação. Veja portaria publicada no Diário Oficial do dia 22 de junho de 2010. DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO

PORTARIA Nº 136/2010-DS João Pessoa, 21 de junho de 2010. O DIRETOR SUPERINTENDENTE DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE

TRÂNSITO - DETRAN/PB, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 9º, I, da Lei nº 3.848 de 15.06.76, combinado com o Decreto nº 7.065, de 08.10.76, modificado pelo Artigo nº 24, do Decreto Estadual nº 7.960, de 07 de março de 1979, somadas às prerrogativas estatuídas pelas Portarias n.ºs 028 e 029/2010 – DS,

RESOLVE:

I – SUSPENDER preventivamente as atividades dos Centros de Formação de Condutores MILLENIUM, LIDERANCA, GLOBO , IDEAL, NOSSA SENHORA DO PERPETUO DO SOCORRO , BORGES, SINAL VERDE, POINT , FREI DAMIÃO e PRINCESA ISABEL, com qualificação pormenorizada constante dos respectivos pedidos de credenciamento, pelo período de 30 (trinta) dias, a teor do que dispõe o art. 84º, § 2º, c/c art. 70º VII, IX e XI, todos da Portaria n.º 029/2010 – DS/DETRAN/PB;

II – SUSPENDER preventivamente os credenciamentos das clínicas médicas OFTALMOCLÍNICA SAULO FREIRE (CNPJ n.º 00.518251/0001-62) e OFTALMOCLÍNIA HOPA (CNPJ n.º 03.967704/0001-26), bem como de todos os seus profissionais contratados, em destaque para os médicos SAULO FREIRE DE ARAÚJO e JIMENA LACERDA CAVALCANTI, a teor da expressa previsão contida no art. 41, § 2º, c/c art. 30, X, XII, XV e XVI, todos da Portaria 028/2010 – DS/DETRAN/PB;

III – DETERMINAR a abertura dos competentes processos administrativos pela Controladoria Regional de Trânsito – CRT, para apuração das infrações atribuídas aos CFC’s e agentes credenciados, na forma prevista pela legislação competente;

IV – Dar conhecimento à Diretoria de Operações para acompanhamento de todos os procedimentos e certificação quanto ao cumprimento do disposto no art. 72 da Portaria n.º 029/2010-DS e 39 da Portaria n.º 028/2010-DS.

V – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. Da Assessoria de Imprensa do Detran

Para Tribunal de Contas da União, inelegíveis por contas irregulares pode aumentar

TSE recebeu lista com agentes que podem ser impedidos de disputar.

TCU vai seguir atualizando o TSE com dados sobre julgamentos das contas.

O número de agentes públicos que podem ficar inelegíveis por terem contas julgadas irregulares nos últimos oito anos pode aumentar, segundo o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar. Nessa segunda-feira (21), o TCU enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma lista com 4.922 agentes que tiveram contas julgadas irregulares nos últimos oito anos. Caberá agora ao TSE, com base no projeto “ficha limpa”, barrar a candidatura desses agentes.

Aguiar afirmou que a lista encaminhada será atualizada de acordo com os julgamentos, podendo crescer até as eleições. “A lista encaminhada ao TSE deverá ser acrescida a proporção que as matérias venham sendo julgadas. Vão sendo encaminhados os dados para se tomar medidas cabíveis”, afirmou o presidente do TCU.

Ele afirmou que nem em todos casos o problema é a corrupção. Aguiar criticou a qualificação dos agentes públicos. “Há corrupção, desvio, malversação, mas há casos em que clama a falta de profissionalização dos quadros da administração pública brasileira. Há uma deficiência na qualidade técnica, principalmente âmbito municipal”.

Aguiar acredita que o projeto “ficha limpa” pode ajudar a melhorar a gestão. “Considero o ficha limpa no patamar de leis como a de responsabilidade fiscal. Elas contribuem para um momento em que a cidadania esteja presente, para a moralidade da coisa pública, para os princípios éticos”.

O presidente do TCU criticou ainda o atual sistema de prestação de contas. Ele destacou que um levantamento do órgão encontrou cerca de 50 mil prestações de contas da administração federal ainda não analisadas pelos órgãos internos de controle.

“Nós, em uma auditoria recente, verificamos a existência de cerca de 50 mil prestações de contas que estão paralisadas em órgãos federais para que sejam analisadas, porque são os órgãos internos que vão examinar essas contas e se acumula durante dois, três, cinco, até oito anos. Quando vai se examinar e detecta irregularidades é encaminhado ao tribunal, mas fica difícil às vezes para reaver o que foi desviado”, afirmou Aguiar.

O presidente do TCU esteve no Senado nesta manhã para entregar ao presidente José Sarney (PMDB-AP) o relatório do tribunal sobre a prestação de contas do governo no exercício de 2009. As contas foram aprovadas, com ressalvas. Cabe ao Congresso julgar as contas com base nos relatórios do TCU.


notícias PB

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Ficha limpa vale para condenados antes da publicação da lei, diz ministro do TSE

O relator da consulta feita ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a validade da lei da ficha limpa, ministro Arnaldo Versiani, votou pela aplicação da norma para políticos condenados antes e depois da publicação da lei. Ele citou decisões anteriores do Supremo Tribunal Federal (STF) nas quais a inelegibilidade não foi considerada uma pena e, portanto, pode ser aplicada a fatos anteriores à vigência da lei.

O projeto, de iniciativa popular, foi aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A lei foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 7 de junho.

“Considero irrelevante saber o tempo verbal aplicado pelo legislador complementar. “Pouco importa o tempo verbal. As novas disposições atingirão a todos que, no momento do registro da candidatura, incidirem em alguma causa de inelegibilidade”, disse o ministro.

Versiani considerou também que a lei prevê que o órgão colegiado suspenda em caráter cautelar a inelegibilidade sempre que considerar necessário. “Trata-se de verificar se a decisão que condenou o cidadão poderá ser revertida por órgão superior”.

O relator respondeu à consulta feita pelo deputado federal Ilderley Cordeiro (PPS-AC) sobre a aplicação da ficha limpa. Na consulta, o deputado fez seis perguntas sobre a aplicação da lei.

Antes de o relator anunciar sua posição, a procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, deu parecer em que diz que entendeu a lei se aplica tanto às situações de inelegibilidade já configuradas como as que vierem a acontecer depois da vigência da lei. Ela ressaltou que ao interpretar uma lei é preciso averiguar a finalidade da regra.

“Se a gente pensasse que a lei só aplicasse aos casos que ocorrem entre 4 de junho [quando ela foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva] e o dia das eleições estaríamos esvaziando a finalidade da lei, e isso não é possível”, afirmou a procuradora.

Aprovação
O projeto ficha limpa surgiu da iniciativa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que reuniu mais de 1,6 milhão de assinaturas de eleitores desde o lançamento da proposta, em setembro do ano passado. O projeto foi o quarto de iniciativa popular a virar lei.

A aprovação do projeto pelo Senado causou polêmica por conta de uma emenda do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), acatada pelo relator, Demóstenes Torres (DEM-GO), que substituiu a expressão "tenham sido condenados" por "que forem condenados”, ao tratar de quem seria alcançado pela lei. A intenção, segundo os senadores, era padronizar o projeto, que já trazia nas outras alíneas expressões com o tempo verbal no futuro.

Cientistas encontram genes associados ao vitiligo

Pesquisadores da universidade da Flórida e do Colorado, nos EUA, analisaram o DNA de 1.500 pessoas com vitiligo e encontraram evidências definitivas de que a doença está associada a genes que regulam o sistema imunológico.

A enfermidade prejudica as células produtoras da melanina, substância responsável por dar cor à pele e proteger contra o sol. Nos locais afetados surgem manchas brancas, que costumam crescer e se espalhar por todo o corpo. A doença, que não é contagiosa, ainda não tem tratamentos eficazes para todos os pacientes.

Em artigo publicado no periódico científico "Nature Genetics", os pesquisadores dizem ter encontrado nas pessoas com vitiligo variações em dez genes diferentes. Essa alteração é responsável por fazer com que o sistema de defesa do organismo fique muito agressivo e mate os melanócitos – células que produzem melanina.

Segundo os cientistas, a descoberta pode ajudar no desenvolvimento de terapias genéticas contra o vitiligo. A doença, segundo eles, costuma ganhar pouca atenção dos pesquisadores porque não é um problema que causa risco de morte, mas prejudica muito a auto-estima de suas vítimas, que têm a aparência alterada.


Do G1

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Operação Espelho de Prata: confira a relação das autoescolas e dos envolvidos nas fraudes

O delegado Wagner Dorta da Polícia Civil divulgou na manhã desta quarta-feira (16), a relação com os nomes das pessoas e autoescolas que sofreram buscas durante a Operação Espelho de Prata, que apura o esquema de fraude do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), na emissão de 2005 a 2010 de cerca de 50 mil habilitações que foram feitas de forma irregular.

As investigações da Polícia Civil sobre o caso culminaram com a Operação Espelho de Prata, que prendeu até o momento 36 pessoas. O trabalho que teve início às primeirtas horas da manhã desta segunda-feira (14), contou também com o apoio da Polícia Rodoviária Federal. O último a ser preso, na manhã desta quarta-feira (16), foi identificado como Lamartine Silva do Nascimento. Os envolvidos foram presos no Estado do Ceará, na cidade de Pombal, Campina Grande, Itaporanga e João Pessoa.

Veja abaixo a relação das autoescolas e funcionários, além dos servidores do Detran:

Autoescolas

- Autoescola Milenium, em Itabaiana;
- Autoescola Mileni, em Alhandra;
- Autoescola Liderança, em João Pessoa;
- Autoescola Globo, em João Pessoa;
- Autoescola Ideal, em Sapé;
- Autoescola Nossa Senhora do Pepétuo Socorro, em Pombal;
- Autoescola Borges, em Rio Tinto;
- Autoescola Sinal Verde, em Campina Grande;
- Autoescola Point, em Campina Grande;
- Autoescola Frei Damião, em Guarabira;

Servidores do Detran:

- Andrea Cláudia dos Santos Silva;
- Jimena Lacerda Cavalcanti;
- Fernando Luiz Fernandes Galvão;
- Irenaldo da Silva;
- Marcíola Santana Moreira de Lacerda;
- Maria do Socorro Camelo de Sá;
- Saulo Freire de Aarújo;
- Tereza Cristina Mororó Melo;
- Zulmira Andréia P. Mindello;
- Josinalva Guedes da Costa;
- Marcílio Guimarães da Silva;
- Lindemberg Morais de Santana Filho.

Proprietários, funconários de autoescolas e despachantes:

- Marilene Bezerra de Almeida;

- Jonas Evangelista do Rosário;

- Jefferson de Almeida Soares;

- Betânia Bezerra de Almeida;

- Niedgena Santos da Silva;

- Naelia Lira de Oliveira;

- Pedro Aurélio Cavalcante Melo Júnior (Aurélio);

- Tiago Ribeiro da Silva;

- Frankle Tomaz Rodrigues da Silva;

- Elton Jonas Rodrigues Bezerra;

- Josué Gustavo da Silva;

- Angélia Maria do Rego Barros;

- João Cândido dos Santos Neto;

- Marlene Rodrigues Medeiros;

- Edilberto Nunes Pereira;

- Isabel Cristina Noronha Monteiro;

- Isaías Alves da Silva;

- Ana Paula Pulino de Sousa;

- Lamartine Silva do Nascimento;

- Francelene Rodrigues Ferreira da Silva;

- Francisco Auritano Nogueira (CE);

- Raimundo de Lima Pereira (CE);

- Ronaldo de Alcântara (CE);

- Ian Monteiro da Silva.



Emmanuel Noronha com informações de Pollyana Sorrentino

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Operação policial caça e prende falsificadores de carteiras de motorista em todo o Estado

O Gaeco, Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado, do Ministério Público da Paraíba, a Polícia Civil do Estado, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal desencadearam na madrugada desta segunda-feira (14) a Operação Espelho de Prata, que já prendeu até o momento 28 pessoas.

A operação tem como finalidade coibir e reprimir a atuação de organização criminosa especializada na emissão fraudulenta de Carteiras Nacional de Habilitação. A quadrilha tem atuação interestadual. Segundo o delegado Wagner Dorta, do Grupo de Operações Especiais, a quadrilha emitiu cerca de 50 mil carteiras de forma fraudulenta em cinco anos.

Ao todo, são 41 Mandados de Prisão e 52 de Busca e Apreensão em quatro Estados brasileiros: Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e Ceará. Na Paraíba, os mandados estão sendo executados nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Alhandra, Itabaiana, Sapé, Guarabira, Rio Tinto, Pombal e Princesa Isabel. No total, cerca de 400 policiais participam da operação.

Os envolvidos nos crimes são servidores públicos, donos de Centro de Formação de Condutores (Auto-Escolas) e despachantes. O inquérito policial foi presidido pelo delegado Wagner Dorta, a quem competirá ouvir todos os investigados que forem detidos, além da análise do material apreendido. Será concedida entrevista coletiva as 10h30 no auditório do Ministério Público do Estado da Paraíba, no centro de João Pessoa.

domingo, 13 de junho de 2010

Temer diz que vitória do PMDB na Paraíba ‘é certa’


Na noite deste sábado, 12, o deputado federal Michel Temer foi escolhido oficialmente pelo PMDB para ser candidato a vice na chapa encabeçada por Dilma Rousseff. A decisão aconteceu durante a convenção nacional do partido, que contou com a presença do governador da Paraíba, José Maranhão.

Após discursar e ficar ao lado do deputado Michel Temer, Maranhão recebeu palavras de incentivo do deputado durante um jantar. “A Paraíba é um dos Estados em que o PMDB dá certa a vitória”, destacou Temer, que também ressaltou o fato de que o partido não será coadjuvante, e sim ‘protagonista principal, com relação à aliança com o PT.

Em um dos momentos de seu discurso, o deputado citou o nome de algumas lideranças do partido que contribuem para o crescimento do PMDB, e que dão contribuição para o crescimento do País, entre eles, o governador José Maranhão.

sábado, 12 de junho de 2010

o diretor com a primeira dama e amigos de joão pessoa

noticias PB

www.joaodure.com.brnoticias PB
A LIDERANÇA POLITICA DE ITABAIANA GRACINHA DURÉ O DIRETOR DO BLOG E O PREFEITO DE ITAPOROROCA ANTONIO CELSO PRESTIGIANDO A CAVALGADA

o dep.manoel jr. prestigiou a festa da cavalgada da integração joão duré

ex prefeito antonio carlos,maria jose pacheco ,dep. manoel jr. e o diretor do blog,o diretor sofreu um acidente durante a cavalgada da integração joão duré visitem www.joaodure.com.br

Congressistas e gestores da PB na mira do Ficha Limpa

Em meio ainda a muitas dúvidas sobre a sua aplicação, a Lei da ‘Ficha Limpa’ (Lei Complementar 135/10), que altera a Lei das Inelegibilidades (LC 64/90) e cuja aplicação o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que acontece já nestas eleições de outubro, pelo menos cinco parlamentares da bancada federal paraibana, entre deputados federais e senadores, quase a metade dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa da Paraíba e, no mínimo, nove prefeitos municipais que tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral, correm o risco de ficar impedidos de disputar as eleições deste ano.
A possibilidade ou não de obter registro de candidatura também vem provocando polêmica em torno do nome do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), cassado pela Justiça Eleitoral por uso promocional da máquina do Estado.

Os motivos pelos quais os políticos paraibanos estariam “complicados” na Justiça vão desde crimes contra a administração pública, crimes de natureza eleitoral até aqueles de natureza criminal.

A nova lei prevê que candidatos que tiverem condenação criminal por órgão colegiado, ainda que caiba recurso, ficarão impedidos de obter o registro de candidatura, pois serão considerados inelegíveis.

A lei também estabelece casos de inelegibilidade e prazos de cessação, ampliando prazos de inelegibilidade de três para oito anos.

Na lista dos prefeitos, nove complicados

Se depender da nova ‘Lei da Ficha Limpa’, com sua vigência definida pelo TSE ainda para as eleições deste ano, pelo menos nove prefeitos municipais paraibanos – e seus vices – eleitos em 2008, podem ser impedidos de registrar candidatura, caso pretendam concorrer a cargos eletivos, em outubro próximo.

Os gestores foram cassados em primeiro grau por juízes das zonas eleitorais das comarcas que abrangem seus municípios e alguns deles ainda têm recursos tramitando no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), enquanto outros já tiveram os processos remetidos ao TSE.

CASSADOS

De acordo com o TRE, os processos dos prefeitos de Campina Grande (Veneziano Vital do Rêgo - PMDB), Santa Rita (Marcus Odilon – PMDB), Lucena (Antônio Mendonça, o “Bolão” - PR), Juru (José Orlando Teotônio – PR), Princesa Isabel (Thiago Pereira de Sousa Soares – PSDB) e Gurjão (José Martinho – PT) continuam tramitando no TRE. Parte deles se encontra na Procuradoria Regional Eleitoral.

Já outros, como Itapororoca (Celso De Morais – DEM) e Barra de São Miguel (Luzinectt Teixeira Lópes – PMDB) tiveram os recursos remetidos ao TSE. Embora cassados, esses prefeitos se encontram nos cargos em virtude do efeito suspensivo de liminares.

Um outro município onde houve cassação do chefe do Executivo municipal foi Nova Olinda, onde foram cassados os mandatos de Maria Galdino Irmã e de seu vice e, mediante novas eleições ocorridas em dezembro do ano passado, o eleitorado do município elegeu como sua nova prefeita Maria do Carmo Silva (DEM) e o vice Idácio Souto. (AL)

Parlamentares com pendências judiciais

Vários deputados estaduais têm seus nomes citados por contas rejeitadas. O deputado Jeová Campos teve as contas da campanha de 2006 rejeitadas. O processo está arquivado.

O deputado José Aldemir foi condenado a ressarcir a Câmara dos Deputados em R$ 12.279,93 por uso de apartamento funcional depois do fim do mandato de deputado federal, além de pagar multa de R$ 4 mil (acórdão n.º 506/2005). Márcio Roberto, que entrou com Recurso Contra Decisão de juiz eleitoral que reprovou suas contas de 2000, teve a decisão de primeiro grau mantida pelo TSE.

Da mesma forma, Nivaldo Manoel, Ricardo Barbosa e Ricardo Marcelo tiveram as contas de campanha de 2006 desaprovadas no TRE.

A deputada Olenka Maranhão responde à Ação Penal Eleitoral n.º 239/2005 no TRE pela prática, em tese, da conduta ilícita tipificada no art. 302 do Código Eleitoral (promover, no dia da eleição, com o fim de impedir, embaraçar ou fraudar o exercício do voto, a concentração de eleitores, sob qualquer forma, inclusive o fornecimento gratuito de alimento e transporte coletivo).

O deputado Romero Rodrigues tem seu nome relacionado à investigação por crime contra a ordem tributária, em inquérito no TRF-5ª Região, e é réu em cerca de quatro execuções forçadas no Tribunal de Justiça, movida na Comarca de Campina Grande. (AL)






Seja o primeiro a comentar este artigo.

Detran participa da caminhada contra as drogas e pede paz no trânsitoMobilização tem como objetivo alertar para o perigo do uso indevido de substância

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) participa neste sábado (12) da abertura da I Semana Estadual de Ações Educativas sobre Drogas.

O evento, realizado pelo Governo do Estado, através do Programa Estadual de Políticas sobre Drogas (PEPD/PB), acontece de 12 a 19 de junho e tem o objetivo de mobilizar a Paraíba em discussões, reflexões e atividades de prevenção às drogas, alertando sobre o perigo que o uso indevido de substâncias químicas representa para a sociedade.

A I Semana terá a participação das diversas Secretarias Estaduais e parceiros da sociedade civil organizada, e será aberta com uma caminhada, neste sábado (12), na praia do Cabo Branco, em João Pessoa.

Segundo o superintendente, Coronel Francisco de Assis Silva, no momento em que realiza uma ampla campanha pela paz no trânsito, o Detran não poderia ficar fora desta mobilização contra as drogas. Ele lembrou que o Detran aderiu formalmente ao PEPD/PB durante o Encontro de Diretores e chefes de postos e Ciretrans, realizado no dia 28 de maio, no Hotel Caiçara.

Com 560 votos a 100, PMDB oficializa Michel Temer como vice na chapa do PT

O PMDB oficializou neste sábado (12) durante a convenção nacional do partido a candidatura do deputado Michel Temer (SP) a vice na chapa da pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. Foi derrotada a ala do partido liderada pelo senador Pedro Simon (RS) que defendia candidatura própria à sucessão presidencial.

Após o anúncio do resultado, Temer foi saudado pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). “Temer, é na sua figura que o partido entrega a sua bandeira como vice-presidente. PMDB chega não de mãos vazias, com união, com suas ideias e seus representantes.” Sarney disse que o momento é de "revolucionar e eleger, pela primeira vez, uma mulher para a Presidência".

“Nós precisamos lembrar a causa das mulheres. Há poucos anos elas não tinham nem direito de votar . Teremos a grande virada que constitui a unidade que é ter pela primeira vez uma mulher disputando a presidência e sendo presidente da República. Elas estão aqui e no Brasil inteiro e terão na figura da ministra Dilma uma mulher competente, que tem sido sacerdotisa do serviço público”, disse o presidente do Senado.

No total, participaram da votação 473 peemedebistas. Houve mais votos do que votantes porque alguns convencionais têm direito a mais de um voto. Cada delegado do partido tem direito a um voto. Se for deputado, tem direito a mais um. Se for presidente de diretório estadual, a mais um. O presidente do partido também tem um voto extra. Temer, por exemplo, pode votar três vezes por ser delegado, deputado e presidente do partido.

Dilma Rousseff chegou à convenção do PMDB logo após o anúncio da vitória de Temer como candidato a vice na chapa encabeçada pelo PT e foi saudada pela plateia como "a futura presidente do Brasil".

Os convencionais começaram a depositar as cédulas às 9h deste sábado e a votação foi encerrada às 15h. Eles tiveram que optar por uma das duas cédulas disponíveis: uma que trazia a opção de ratificar Temer como vice e outra que continha o nome dos dois membros do partido que pleiteavam concorrer à Presidência pelo PMDB.

Durante discurso antes da apuração dos votos, Michel Temer defendeu “unidade e equilíbrio” no partido. "Hoje o PMDB é o PMDB da unificação, da coligação, do equilíbrio, que sabe que ao disputar o cargo não vai servir a si apenas, mas ao país”, disse.

Temer afirmou ainda que na condição de vice na chapa de Dilma, o PMDB não vai se limitar a participar do governo, e sim governar o Brasil. Ele disse ainda que o partido não vai apenas fazer parte do governo e sim governar o país.

“O PMDB não está fazendo ajuntamento de pessoas, está fazendo ajuntamento de ideias. O PMDB será protagonista, ator principal”, disse. “Deus me deu a oportunidade de presidir o PMDB num momento de unidade e num momento em que o PMDB não vai apenas participar do governo, vai governar o país”, declarou.

Dilma deve ser oficializada como candidata do PT à Presidência na convenção do partido marcada para este domingo (13), em Brasília.

do G1

'Foi alguém que queria acabar com ela', diz mãe de advogada morta

"Não foi sequestro, não foi um assalto. Foi alguém que queria acabar com ela", afirmou neste sábado (12) Janete Nakashima, mãe de Mércia, sobre a morte de sua filha. A declaração foi dada momentos antes do sepultamento do corpo da advogada no cemitério São João Batista, no centro de Guarulhos. Ela foi enterra às 11h20.

Mércia foi achada sem vida boiando na sexta-feira (11) numa represa em Nazaré Paulista, no interior de São Paulo. O carro dela foi localizado um dia antes no mesmo local. Ela estava desaparecida desde o dia 23 de maio. De acordo com a Polícia Civil, o principal suspeito pelo seu desaparecimento e morte é o ex-namorado, o também advogado Mizael Bispo, de 40 anos. Ele alega inocência.

Indagada se também considerava Mizael suspeito, Janete respondeu: "O suspeito é o que a polícia fala. Só sei que não levaram nada e não tiraram nada da minha filha. Até os processos dela estavam dentro do carro", disse a mãe de Mércia que, no entanto, confirmou que o relacionamento de sua filha com Mizael era conturbado.

Investigação

De acordo com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o GPS do carro de Bispo mostra que ele estava perto do local onde Mércia foi vista pela última vez antes de sumir. O ex-namorado alega que estava com uma outra mulher em seu carro num estacionamento de um hospital próximo a casa da avó da advogada. Além disso, a quebra do sigilo telefônico da vítima e do suspeito mostram que Bispo ligou para o telefone da ex momentos antes de ela desaparecer. É investigada a possibilidade de mais de uma pessoa ter participado do assassinato.

Ainda na sexta, a equipe do delegado Antônio Olim, do DHPP, cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência dele. Foram apreendidos roupas para serem periciadas. O veículo de Mércia também passará por análise da perícia técnica do departamento. O mesmo ocorreu com o corpo de Mércia, que foi necropsiado em busca das causas da morte. Os resultados ainda não foram divulgados.

cavalgada da integração joão duré foi d++


concentração da cavalgada joão duré em macaíba RN.dia 23/05/10 a saída foi do parque de vaquejada da cidade em direção a itabaiana PB.foram 249km de cavalgada chegando no dia 29/05/10